Cometi um grande erro no passado e não consegui me perdoar e isso me consome muito, tenho traumas em

42 respostas
Cometi um grande erro no passado e não consegui me perdoar e isso me consome muito, tenho traumas em relação ao sexo, auto estima baixa e sinto que destruí minha vida por conta desse erro, devo procurar ajuda através de terapia?
 Alana Suelan Santos Ferreira
Psicólogo
Passo Fundo
Olá. Bom dia. Como vc sentiu a necessidade de uma ajuda especializada, recorra a um profissional sim. Não perca a chance. Sentimos de culpa pode ser o nosso combustível para busca novas rotinas e transformações, criando novas alternativas de saída dessa situação. Um profissional habilitado irá lhe ajudar na melhoria da sua qualidade de vida e na conquista da liberdade. Abraço. Fique bem.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Oie. Muitas vezes tentamos lidar com a culpa e os traumas sozinhos. O tempo vai passando e é possível que nosso estado piore e traga prejuízos pra nossa vida, atrapalhando relacionamentos, trabalho, estudo, entre outras atividades que nossa vida demanda. Não é fácil tomar essa decisão, mas diante do que expôs, acredito que seria o melhor momento. Tenho certeza que irá se beneficiar imensamente através de um processo psicoterapêutico! Não tenho dúvida. Merece ser livre, e isso é possível! Abçs e desejo toda sorte.
 José Lucas Verteiro Pimenta
Psicólogo
Contagem
Oi, diante de um trauma que vem atravessando a um longo período e as dificuldades que este vem ocasionando a sua vida, é sim importante que procure uma ajuda profissional para conseguir lidar e entender os sentimentos e as causas deste sintomas. A disposição para outras dúvidas.
 Meire Santos
Psicólogo
São Paulo
O sentimento de culpa causa uma fixação em alguma situação especifica que faz o indivíduo reviver repetidamente o mesmo estado emocional e não superar isso.Com a psicoterapia você poderá identificar a origem desse mal estar e buscar um novo olhar para a situação e si mesma.Sem ressignificar os afetos,seu sofrimento emocional será persistente.Busque ajuda e se precisar de mais esclarecimentos estou à disposição.
Olá! Diante do seu relato sobre dificuldade de lidar com erro cometido, traumas e baixa autoestima, certamente indico terapia. Tentar resolver estas questões por si só pode ser desgastante e desmotivante. O processo terapêutico ajudará a entender e cuidar destas vivências e dificuldades emocionais que apresenta e isso ajudará a retomar o seu bem-estar. Acredito que a terapia será um ótimo recurso para ter a devida escuta e também um lugar de fala com segurança e acolhimento.
Dra. Vera Pelizzari
Psicólogo
São Paulo
Me pareceu que você está no melhor momento, já que tomou consciência de que está presa nessa culpa, não saber lidar pode além de provocar dores emocionais, também poderá causar doenças físicas.
Busque Psicoterapia, você certamente aprenderá a se conhecer e conseguirá ver a vida com outro olhar.
Espero que lhe tenha ajudado, estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari




 Alessandro Peixoto
Psicólogo
Niterói
Olá, diante do seu relato, percebo que tem sofrido com autoestima baixa e com problema relacionado ao sexo, sugiro que procure um acompanhamento psicoterápico, a terapia cognitiva comportamental tem tido bons resultados. Pode ter certeza que sua vida não está destruída, se foi capaz de perceber que precisa de ajuda, acredito que um bom acompanhamento trará sua felicidade de volta.
Olá. Com certeza. O mais rápido possível. Vai te ajudar bastante. Atenciosamente.
 Letícia de Oliveira Silva
Psicólogo
Salvador
Com certeza! É preciso que você vá ao psicólogo para que consiga descobrir quais as crenças que estão mantendo este comportamento, e então entender melhor como lidar com este erro que você disse que cometeu. O terapeuta cognitivo comportamental pode te ajudar bastante.

Espero ter ajudado!
Sim ! Precisamos entender o que seria esse trauma para você.
Promover habilidades para a resolução de problemas e até mesmo aceitação .

Eu como terapeuta cognitiva e terapeuta cognitiva sexual também acataria sua queixa sexual atual, mas definiríamos metas para onde iniciarmos primeiro.
 Ana Paula Fest Muller
Psicólogo
Salvador
Com certeza a terapia poderá lhe ajudar muito! A sua tomada de consciência do que lhe afeta auxiliará muito na co-construção de alternativas para vc viver melhor!!!! Abraços e continue buscando viver melhor. Parabéns!
 Lissandra Fieltz
Psicólogo
Curitiba
Sem dúvida! Você não está condenada a viver à sombra de seu passado! Uma boa terapia, de verdade, é uma das poucas coisas que pode realmente te ajudar a viver bem!
Sim, muitas vezes não conseguimos lidar com traumas e erros do passado sozinhos. Na psicoterapia, aos poucos entendemos do que se trata e encontramos uma forma mais saudável de enfrentar as situações. Procure um profissional sim! Se cuide!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 90
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Vera Lucia Sousa Cunha
Psicólogo
São Paulo
Percebo pelo seu relato o quanto necessita falar sobre o que lhe aconteceu e trabalhar pelo perdão de si mesmo para que possa voltar a viver e crescer como pessoa,aprendendo com a experiência.Por isto,é muito importante que busque a ajuda de um psicoterapeuta,sim.Boa sorte.
 Patricia Milani
Psicólogo, Psicanalista
Maringá
Olá, recomendo que procure um psicanalista para ajudá-la a ressignificar suas questões do passado, dando um novo sentido. Somente com ajuda profissional você irá conseguir lidar melhor com seus sentimentos.
 Luiz Morais
Psicólogo
Trancoso
Bom dia!! Com certeza a terapia pode te ajudar, inclusive em uma abordagem que inclua a relação com o corpo.
 Andrea Zouein
Psicólogo, Psicanalista
Campinas
Olá!! Sim, a terapia poderá ajudar a entender o que aconteceu e que ainda está muito presente nos dias atuais. A culpa é um sentimento que talvez venha acompanhado de medo e de raiva. Medo de toda essa situação e as consequências que ela traz, e raiva pela própria situação, pelas pessoas envolvidas ou até de você mesmo pelas escolhas que foram feitas. Você não precisa lidar com tudo isso sozinho, busque um profissional para que juntos possam analisar todos esses conflitos.

Sim!!!! Permitir acionar suas potencialidades e construções já vividas, lhe dará o suporte necessário para sair da culpa e ver que a cobrança de si mesmo é um castigo que não merece ser vivido. O aprendizado nos relacionamentos são difíceis e as vezes até doloridos, mas são elas que nos faz crescer. Sempre é bom procurar quem realmente te escuta e te direciona para melhores níveis de consciência.
Olá! Alana! Desejo que esteja bem.
Respondendo a sua pergunta, sim. Uma psicoterapia pode ajudar no processo de entender melhor os fatos que aconteceram, os motivos que te levaram a tomar tais decisões, descritas por você como erradas, e a encerrar essa história que ainda está em aberto.
Passado bom é aquele que nos traz reflexões e crescimento. Assim, passado bom é aquele que fica no passado.
Olá! Sim. A psicoterapia poderá te ajudar com o trauma, a tratar a culpa que trás um peso muito grande a vida e pense que sempre é tempo de recomeçar. O perdão deixa a vida mais leve e pode te permitir a se abrir para melhores relações com os outros e consigo. O trabalho de psicoterapia é de autoconhecimento. Cuide-se! Sou especialista em Saúde Mental e fico à disposição para ajudar neste processo.
 Dora Costa
Psicólogo, Psicanalista
Brasília
Sim. Talvez a Terapia possa te acompanhar e te dá elementos para lidar com seus conflitos bem como novos sentidos para sua vida.
 Teresa Cristina de Oliveira
Psicanalista, Psicólogo
Goiânia
Olá! Sem dúvida alguma,seu desejo de "passar sua história a limpo" veio bem forte neste momento;creio que está na sua hora de buscar a psicoterapia, aproveitar este impulso pode até ser um excelente facilitador das questões apresentadas. Grande abraço.
Olá! Com certeza a terapia poderá te da suporte, para que você possa, lidar com estes conflitos e resignificar estas feridas na alma!
Sugiro que você procura um profissional capacitado, que trabalhe com constelação sistemas, é uma ferramenta muito eficiente para se trabalhar a culpa!
Abraço!
Passado é passado. Você poderá se ajudar no presente. A psicoterapia irá lhe ajudar a identificar seus pensamentos que incomodam no presente e modificá-los
 Fabiane Valentin da Silva
Psicólogo
Curitiba
Olá!

Perdoar a si mesmo não é algo fácil de se fazer, mas é possível, e a psicoterapia pode te ajudar nessa tarefa.

Num processo de psicoterapia, o psicólogo pode te ajudar também a melhorar a sua autoestima, e lidar melhor com a sua sexualidade.

Busque ajuda de um psicólogo, você não precisa continuar sofrendo com essas situações que te acompanham há tanto tempo. Sua qualidade de vida pode melhorar muito com a terapia.

Espero ter ajudado!
Dra. Emy Lay Soares Loiola
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá! Entendo que por vezes é difícil lidar com algumas decisões ou atitudes que praticamos no passado, mas é também importante entender que o modo como você respondeu a situação era a maneira na qual você dava conta de elaborar no momento. Encontrar novas formas de ressignificar sua história e não manter o julgamento e autocobrança pode lhe auxiliar a lidar melhor com sua história, temos a possibilidade de modificar pensamentos que por ventura estejam distorcidos da realidade, através da Terapia Cognitivo Comportamental. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Prof. Wanessa Mesquita
Psicólogo, Psicanalista
Goiânia
Olá! O ideal é fazer terapia.
Essas questões relacionadas a sexualidade são bastante comuns na clínica, embora sempre singulares nas experiências. Todo trauma pode deslocar da gente nosso potencial, seja nas nossas relações, vivências, experiências, enfim. Em terapia você pode identificar seus recursos, suas potencialidades, suas questões, para que você se reafirme e se deixe viver a plenitude de quem você é.
Sim, a terapia será um bom caminho, para que você consiga se acolher e se perdoar da melhor forma, procure ajuda de um Psicólogo.
 Rafaella Amata
Psicólogo
Rio de Janeiro
Que bom que você se deu conta dessas questões. A terapia pode sim te ajudar a superar esses traumas e a se perdoar para seguir em frente de uma maneira mais saudável. Espero ter ajudado.
 Henrique José Almeida
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá, seria indicado voce iniciar acompanahmento com psicologo clinico.
Poucos assuntos são tão delicados quanto falarmos de traumas sexuais.Falar sobre traumas sexuais é importante para quem sofre com eles para que isso não seja internalizado e se transforme em problemas muito maiores durante toda sua vida. É claro que isso não é algo que se supera sozinha, sendo necessária muita ajuda profissional.
Trauma sexual e resultado de qualquer tipo de abuso, tenha sido ele físico ou psicológico, que afeta as condições de convivência de um ser humano durante sua vida, em outras palavras, é aquilo que fica marcado como uma experiência sexual negativo.
Quem sofre algum tipo de abuso precisa procurar ajuda para aprender a lidar e vencer os traumas sexuais. É extremamente importante que a pessoa aprenda a se expressar e se abrir, até porque, o inconsciente apresenta sinais que podem ir desde sonhos até sintomas físicos como vômitos constantes, sem contar os inúmeros sinais psicológicos que afetam as pessoas.
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
Com certeza
 Ingrid Azevedo
Psicólogo
Rio de Janeiro
Primeiramente, é importante reconhecer a coragem que você demonstra ao compartilhar seus sentimentos e experiências. O fato de você estar buscando ajuda já é um passo significativo em direção à cura e ao bem-estar.

Perdoar a si mesmo por erros do passado pode ser extremamente desafiador, especialmente quando esses erros têm um impacto profundo na sua vida e na sua autoestima. É comum que sentimentos de culpa e arrependimento persistam, mas é importante lembrar que todos nós cometemos erros e que o crescimento pessoal muitas vezes vem desses momentos difíceis.

Você mencionou que tem traumas relacionados ao sexo e uma autoestima baixa, o que são questões complexas que podem estar profundamente interligadas com o seu erro do passado. Essas questões não apenas afetam seu bem-estar emocional, mas também sua qualidade de vida e relacionamentos.

Sim, procurar ajuda através da terapia pode ser extremamente benéfico para você. Um terapeuta pode oferecer um espaço seguro e sem julgamentos para explorar seus sentimentos, traumas e desafios. Aqui estão algumas maneiras pelas quais a terapia pode ajudar: Processar o Passado, Tratar Traumas, Melhorar a Autoestima, Sexualidade Saudável.
Lembre-se de que procurar ajuda não é um sinal de fraqueza, mas de força e determinação para melhorar sua vida. Todos nós merecemos viver com paz interior e bem-estar, independentemente dos erros que cometemos no passado.

Com o apoio adequado, você pode superar esses desafios e construir uma vida mais feliz e saudável. Me coloco à disposição se fizer sentido para você! Um grande abraço.
olá, esse processo de uma constante culpabilização de si mesmo é muito danoso para sua saúde mental. A psicoterapia pode auxiliar na elaboração e processamento desse sentimento. Att.
Dra. Julieth Gusmão
Psicólogo
Brasília
Sim, procurar ajuda através da terapia pode ser um passo muito importante para lidar com esses sentimentos que você está enfrentando. O que você está descrevendo – sentimentos de culpa, dificuldades de perdão, traumas relacionados ao sexo e baixa autoestima – são questões complexas que podem afetar profundamente o bem-estar emocional e psicológico. A terapia pode ser um ambiente seguro para explorar esses sentimentos e começar o processo de cura.

Aqui estão algumas razões pelas quais a terapia pode ser muito útil nesse caso:
1. Processamento do Erro e do Perdão
Quando cometemos um erro grande, a culpa pode se tornar avassaladora, especialmente se não conseguimos nos perdoar. Muitas vezes, essa falta de perdão impede que possamos seguir em frente. A terapia pode ajudar você a entender o que aconteceu e reconstruir sua visão sobre o erro, para que você possa aprender a perdoar a si mesma. Isso envolve não apenas aceitar que você errou, mas também reconhecer que as falhas fazem parte da experiência humana e que há sempre a oportunidade de mudança.
2. Superação de Traumas Relacionados ao Sexo
Se você tem traumas relacionados ao sexo, seja devido a experiências passadas ou à forma como esses eventos impactaram sua autoestima e autoconfiança, a terapia pode ajudá-la a entender e ressignificar essas experiências. Um terapeuta especializado pode trabalhar com você para desconstruir crenças negativas sobre o sexo e o corpo, ajudando você a recuperar a confiança e o prazer em suas relações pessoais e sexuais.
3. Fortalecimento da Autoestima
A baixa autoestima muitas vezes está interligada com sentimentos de culpa e vergonha, e pode ser exacerbada por experiências difíceis, como os erros cometidos ou traumas. A terapia pode ajudar você a desafiar essas crenças limitantes, melhorar a autocompaixão e aprender a se valorizar. Muitas vezes, a autoestima é fortalecida quando entendemos melhor nossas dificuldades e nos tornamos mais gentis conosco mesmos.
4. Ressignificação da Sua Vida
A sensação de que você “destruiu” sua vida pode estar muito relacionada à forma como você está interpretando o que aconteceu no passado. A terapia oferece ferramentas para ajudar você a ressignificar a situação, de modo a perceber que, apesar dos erros, você não perdeu a capacidade de viver uma vida significativa e satisfatória. A mudança de perspectiva pode permitir que você veja os erros como aprendizados e não como bloqueios permanentes.
5. Suporte Emocional e Ferramentas para Enfrentar as Dificuldades
Quando lidamos com problemas emocionais intensos, pode ser difícil enfrentar tudo sozinha. A terapia oferece um espaço para expressar livremente os seus sentimentos, sem julgamentos, e receber orientação profissional. Além disso, o terapeuta pode ensinar técnicas de enfrentamento, como a mindfulness, a gestão de emoções e a reestruturação cognitiva, que são úteis para lidar com a ansiedade, a culpa e a vergonha.
6. Terapia Individual e Terapias Específicas
No caso dos traumas relacionados ao sexo, uma abordagem terapêutica focada em trauma, como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) ou a Terapia EMDR (Dessensibilização e Reprocessamento por Movimento Ocular), pode ser extremamente útil para ajudar a processar e curar traumas emocionais específicos.
Também é importante terapeutas especializados no trabalho de autoestima e autopercepção, que podem te ajudar a reconstruir sua imagem e se tornar mais confiável consigo mesma.
7. Próximos Passos
Se você decidir buscar terapia, procure por psicólogos que se especializam em trauma, autoestima, culpa e relações sexuais. Eles poderão te ajudar a desconstruir as crenças que você tem sobre si mesma e encorajar um processo de cura.
Além disso, lembre-se de que a mudança leva tempo e a cura emocional é um processo gradual. É normal que você sinta que a dor e os pensamentos negativos não desaparecem de imediato, mas com o suporte adequado, você poderá começar a reconstruir sua confiança e encontrar formas de lidar com a dor de maneira mais saudável.
Conclusão
O que você está vivenciando é profundamente desafiador, mas não significa que você está sozinha ou sem esperança de recuperação. A terapia oferece um ambiente seguro e acolhedor para ajudá-la a processar suas emoções e experiências de maneira construtiva. Com o apoio certo, é possível superar os traumas, perdoar a si mesma e recuperar o prazer e a satisfação na vida, mesmo após grandes dificuldades.
 Marcella Fleuri
Psicólogo
São Paulo
Sim, procurar ajuda através da terapia pode ser uma das decisões mais importantes e transformadoras que você pode tomar para lidar com os sentimentos de culpa e autocrítica que estão consumindo você, especialmente se você sente que isso está afetando sua autoestima, seus traumas em relação ao sexo e sua vida emocional de maneira geral.

A culpa e o peso de um erro do passado
Quando você comete um erro que carrega um grande peso emocional, como o sentimento de ter "destruído" sua vida, é comum que isso se torne uma fonte constante de dor e sofrimento. A culpa pode ser paralisante e difícil de superar, especialmente se você sente que não merece perdão ou autocompaixão. Esses sentimentos podem se manifestar de diversas maneiras:

Autocrítica excessiva: A sensação de que não é bom o suficiente, que não merece ser feliz, ou que não é digno de perdão.
Paralisia emocional: Sentimentos de culpa profunda podem levar a um estado de prostração emocional, onde fica difícil tomar decisões, seguir em frente ou ter confiança no próprio futuro.
Traumas emocionais: Dependendo do erro que você cometeu, isso pode ter gerado traumas, que podem afetar sua percepção de si mesmo, suas relações interpessoais e sua saúde mental.
Além disso, você mencionou que tem traumas relacionados ao sexo, o que também é algo importante a ser tratado. Traumas podem afetar sua percepção de intimidade, autoconfiança e até a capacidade de estabelecer relações saudáveis, além de serem uma das razões que contribuem para a baixa autoestima.

O impacto da culpa no corpo e na mente
Sentir que cometeu um "erro imperdoável" pode realmente consumir sua energia emocional. A culpa muitas vezes gera um ciclo vicioso de autossabotagem, onde você continua se punindo mentalmente, o que pode levar a sintomas como:

Ansiedade: Medos constantes de que algo de ruim vai acontecer, sensação de que não é capaz de mudar ou melhorar.
Depressão: Falta de motivação, sensação de desesperança, de que nada vai melhorar ou de que não merece ser feliz.
Baixa autoestima: Sentimento de que você não vale a pena ou que não tem valor, o que pode afetar sua autopercepção e a forma como se relaciona com os outros.
Dificuldade em seguir em frente: O peso da culpa pode fazer com que você sinta que não tem controle sobre sua vida, como se o erro do passado fosse uma barreira intransponível.
Como a terapia pode ajudar?
A terapia pode ser um processo profundamente transformador para ajudar você a lidar com esses sentimentos e a reconstruir sua autoestima e bem-estar emocional. Aqui estão algumas maneiras em que a terapia pode ajudar:

Exploração do passado e aceitação: A terapia pode ajudá-lo a entender o que realmente aconteceu no passado, sem o peso do julgamento excessivo. Um terapeuta pode ajudá-lo a explorar o erro cometido, identificar suas causas e ajudá-lo a entender que todos cometemos erros. Você pode aprender a perdoar a si mesmo e a libertar-se da culpa. Lembre-se: erramos, mas não somos definidos pelos nossos erros.

Reestruturação cognitiva: A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), por exemplo, pode ser muito eficaz para mudar a forma como você se vê e como você lida com a culpa. Ela pode ajudá-lo a questionar e desafiar pensamentos negativos e distorções cognitivas, como o pensamento de que você "destruiu" sua vida de forma irreparável. A TCC pode ensinar formas mais saudáveis de pensar e lidar com a culpa.

Tratamento dos traumas relacionados ao sexo: Se você tem traumas sexuais, a terapia também pode ajudar você a processar essas experiências de maneira segura e saudável. Existem abordagens específicas, como a Terapia de Processamento Cognitivo (TPC) ou a Terapia de Exposição, que podem ajudar a tratar traumas sexuais, ajudando você a reconstruir uma relação saudável com a sexualidade.

Redefinir a autoestima: A terapia pode ser um espaço seguro para você reconstruir a sua autoestima. Isso inclui trabalhar com o que você acredita sobre si mesmo e descobrir como ser mais gentil consigo mesmo. Muitas vezes, as pessoas com baixa autoestima têm uma visão distorcida de si mesmas, acreditando que não são merecedoras de amor ou felicidade. A terapia pode ajudar a desafiar essas crenças e ajudar você a encontrar um espaço mais saudável e equilibrado dentro de si.

Técnicas de autocompaixão: Muitas pessoas com dificuldade em se perdoar carecem de autocompaixão — a habilidade de tratar a si mesma com a mesma gentileza e compreensão com que tratariam um amigo que estivesse passando por dificuldades. Um terapeuta pode ajudá-lo a aprender a ser mais amigo de si mesmo, e isso pode ser um passo fundamental no processo de cura.

Planejamento para o futuro: A terapia também pode ser útil para ajudá-lo a criar um plano de vida focado no que você pode fazer de positivo agora e no futuro. O processo de mudar o foco da culpa para a ação construtiva pode ajudá-lo a recuperar o controle da sua vida.

Por que procurar ajuda agora?
O fato de você estar ciente de como esse erro e os traumas estão impactando sua vida emocional é um primeiro passo muito importante. Mas, para que a cura seja efetiva, é importante que você busque ajuda profissional para entender profundamente essas questões e trabalhar nelas de maneira sistemática e segura.

É fundamental que você saiba que todos somos imperfeitos e somos dignos de perdão — tanto o perdão dos outros quanto o perdão de nós mesmos. A terapia pode ajudá-lo a processar os traumas, a libertar-se da culpa e a aprender a reconstruir sua autoestima, para que você possa seguir em frente com mais confiança e paz interior.

Conclusão
Sim, buscar ajuda através de terapia pode ser extremamente útil e importante para lidar com os sentimentos de culpa, baixa autoestima e os traumas que você mencionou. Um terapeuta pode ser uma aliada valiosa para ajudá-lo a curar o passado, perdoar a si mesmo e reconstruir uma vida mais saudável emocionalmente. Com o suporte adequado, você pode recuperar o controle da sua vida e aprender a viver de maneira mais leve, sem a carga do passado impedindo seu progresso.

Se você sentir que está pronto para começar esse processo, procurar um psicólogo pode ser um excelente primeiro passo para transformar essa dor em um caminho de cura e autodescoberta.
 Juliana Costa
Psicólogo, Psicanalista
Boa Vista
Cometer um erro pode nos deixar presos em ciclos de culpa e dor, mas isso não precisa definir sua vida. É possível entender o que aconteceu, ressignificar essa experiência e recuperar sua autoestima. A terapia é um espaço onde você pode lidar com esses traumas, encontrar alívio e se reconectar consigo mesmo de maneira saudável. Procurar ajuda não é só um passo, é um abraço em si mesmo e na sua história. Se sentir que está pronto, estarei aqui para caminhar ao seu lado nesse processo.
 Victoria Marie Lima
Psicólogo
Goiânia
Sim, a terapia vai te auxiliar a trabalhar esses traumas, e te ensinar formas de como lidar com isso!
 Enzo Amaral
Psicanalista, Psicólogo
Embu das Artes
Olá!
A terapia pode ser uma excelente maneira de te ajudar nesse caso, visto que através dela você pode conseguir elaborar, ressignificar, aquilo que te consome em relação aos seus traumas e vivências do passado. Dessa forma, o processo terapêutico te ajuda a se conciliar não só com seu passado mas com você mesmo(a).
Espero ter ajudado de alguma forma.
Atenciosamente,
Enzo C. Amaral
 Valter Rodrigues
Psicanalista, Psicólogo
Contagem
Sim, definitivamente procurar ajuda através da terapia é uma excelente decisão para lidar com a situação que você descreve. Sentimentos de culpa persistentes, traumas relacionados ao sexo, baixa autoestima e a sensação de ter destruído sua vida por causa de um erro no passado são sinais de que você pode se beneficiar muito do apoio de um profissional.

Como a terapia pode ajudar:

A terapia pode te ajudar a entender o erro, reconhecer o que você gostaria de ter feito diferente e aprender com a situação. Ela te ensina a se olhar com carinho e compaixão, da mesma forma que você trataria um amigo. A autocompaixão é uma ferramenta poderosa para o acolhimento emocional. Colocar os sentimentos negativos para fora é essencial. A terapia oferece um espaço seguro para expressar suas emoções, seja através do choro, da fala ou de outras formas de expressão, como a arte ou o esporte.

A terapia pode auxiliar na identificação e reestruturação de pensamentos automáticos relacionados à culpa, ajudando a trabalhar o perdão a si mesma. Ela te proporciona um caminho para o autoconhecimento e cura.

A terapia é um ambiente seguro para praticar o autoconhecimento e trabalhar traumas e amarras, sejam do presente ou do passado. Buscar ajuda profissional é um ato de coragem e um passo importante para se libertar da culpa e construir uma vida mais leve e feliz. A psicoterapia é recomendada para te ajudar a lidar com esses pensamentos e sentimentos. A terapia pode ajudar a reduzir a intensidade da depressão e proporcionar mais alívio emocional.

Disponibilizo-me para uma consulta, onde poderemos aprofundar suas preocupações e delinear um plano de tratamento individualizado.
Sim, procurar ajuda através da terapia pode ser um passo muito importante para resgatar o seu bem-estar. Sentir-se sobrecarregado por um erro do passado e carregar traumas não precisa ser um peso que você carregue sozinho. A terapia oferece um espaço seguro para entender suas emoções, reconstruir sua autoestima e aprender a se perdoar de forma saudável. Reconhecer a necessidade de ajuda já é um grande avanço e um sinal de coragem. Isso pode ser o começo de um processo de cura e autodescoberta.
Sim, o espaço da terapia é o lugar onde você poderá contar sobre essas experiências e produzir novas elaborações acerca do que aconteceu e os efeitos disso em sua vida hoje. Sendo a terapia um ambiente sigiloso e o profissional psicólogo alguém que oferta escuta, acolhimento e te auxilie a contar mais sobre sua história e questões.
Sim, é importante procurar psicoterapia. Quando a culpa e o arrependimento ficam muito fortes, é comum que isso gere sofrimento, vergonha e até bloqueios emocionais e afetivos. A terapia é um espaço seguro para compreender o que aconteceu, trabalhar o perdão a si mesmo e reconstruir sua autoestima. É um processo de cuidado e reconciliação com a própria história.

Especialistas

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Giorgia Paula Frohlich

Giorgia Paula Frohlich

Psicólogo

Balneário Camboriú

Caroline Vitória Affonso Lopes da Silva

Caroline Vitória Affonso Lopes da Silva

Psicólogo

Rio de Janeiro

Carolina Bohn

Carolina Bohn

Psicólogo

São Leopoldo

Gabriel Daufembach Wielewski

Gabriel Daufembach Wielewski

Psicólogo

Curitiba

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 11 perguntas sobre Trauma psicológico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.