Eu e meu marido moramos com minha sogra, as vezes temos contrariedade de opinião, eu acredito que ela

12 respostas
Eu e meu marido moramos com minha sogra, as vezes temos contrariedade de opinião, eu acredito que ela tenha transtorno bipolar e é ela quem deveria procurar um especialista (psicólogo), então gostaria de saber como posso fazer com que meu marido entenda isso, ou será que o problema sou eu?
Entendo esta situação como uma dificuldade que você está em ser assertiva consigo mesma, e praticar assertividade implicará em se posicionar mediante a situações como estas que você descreve sem sentir culpa ou algum tipo de receio em relação ao que o outro pensa, se este é o problema que enxerga em você, seria sim indicado que você procure psicólogo especialista, que trabalhe na abordagem cognitivo-comportamental. Pois mudando a si mesma os pensamentos disfuncionais é possível modificar coisas/pessoas que você considera difícil. Abraço, procure ajuda profissional e desejo que você consiga encontrar caminho de resolução!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É natural que pessoas com idades, história, ponto de vista diferentes, entre outros fatores, entrem em conflito eventualmente. Além disso relacionar-se não é uma tarefa simples, tampouco morar na mesma casa com sogros ou pais após o casamento. Por vezes precisamos de um mediador para facilitar um diálogo mais assertivo entre as pessoas e ajudar a esclarecer as expectativas e emoções. A terapia pode ajudar.
Olá. Tentar convencer seu marido de que sua sogra possui uma doença mental pode ser algo bastante infrutífero e desgastante. Vocês moram na casa dela e dependendo do relacionamento estabelecido entre ele e ela, independentemente do que argumentar, você pode ser vista como alguém de "fora" e que não entende o que se passa ali. A forma pela qual conduz seu relato faz parecer que é aquele que não tem razão que deve procurar um especialista. No entanto, parece-me que é você que está sofrendo com essa situação. Há momentos na vida em que as possibilidades criativas para encararmos algumas questões se esgotam e aí começamos a repetir ações e pensamentos que, longe de resolverem a situação, parece que só a intensificam. Enfrentar essas questões em psicoterapia ou análise pode te ajudar a encontrar novas perspectivas e modos de lidar com seu marido e sua sogra.
Em muitas vezes pode ser difícil, por mais que um filho adulto entenda; se posicionar em relação a um genitor, quanto a uma critica. Se o casal mora com um familiar próximo assim, Penso que se possível, podem começar a planejar, na medida do possível, uma moradia mais independente e com menos interferências de terceiros. Se está ideia for inviável; a saída é buscar um especialista que oriente a convivência entre os três, de forma a favorecer a diminuição dos conflitos.
Bom dia!
Se você se sente incomodada com a situação, você deve procurar ajuda, independente do diagnóstico da sua sogra. Com a ajuda de uma psicoterapia você poderá ter melhores condições de enfrentar a sua situação de vida atual.
Sucesso para você!
Quando criticadas as pessoas tendem a adotar uma posição defensiva e muitas x isso também acontece quando as críticas são em relação aos seus parentes, pois podemos considerar essa crítica como uma ofensa extendida a nossa própria pessoa. Então antes de tudo o ideal seria não criticá-la mais para o seu marido, assim ele poderá se tornar mais receptivo a sua sugestão de solução. Após parar de procurar um culpado, o ideal seria comentar com ele que não importa quem esteja fazendo o que, mas que se a situação interfere na relação de vocês, são vocês quem deve procurar uma ajuda profissional (indep.de sua sogra também precisar ou não). Na terapia você perceberá que o problema nunca será "uma pessoa ou a outra", mas sim a forma como os comp. das duas se entrelaçam e é essa RELAÇÃO que será trabalhada ajudando-os compreender que os 2 deverão tomar atitudes para melhorar a relação. Fortalecendo a sua relação primeiro, vocês poderão lidar melhor com qualquer interferência sobre ela. Abs.
Olá, como você teve essa percepção, e esta lhe incomodando muito, o ideal é você e seu esposo procurar uma terapia de casal. O terapeuta com certeza lhe ajudara a encontrar um caminho facilitador para melhor lidar com a situação.
Olá, você está passando por dificuldades em família, é isso?
Problemas na relação com a sogra e com seu esposo.
Casar exige de nós alguns comportamentos. Cada um de vcs tem um padrão de funcionamento e ao casar constroem um padrão de funcionando do casal.
A terapia de família iria ajudá-los muito.
Quero que você saiba que a busca por terapia é um movimento individual, cada um sabe o tamanho do sofrimento q esta passando. Quem busca terapia não é a pior pessoa,e nem a pessoa doente, quem busca terapia é quem quer viver bem independente do problema do outro.
Se cuide e cuide do seu bem estar!
Feliz 2018.
Olá! independente de quem é o "problema", ou seja o problema"percebo que a situação lhe incomoda e que sofra com isso. Logo, mesmo que sua sogra precise de terapia, de ajuda é muito importante que você também busque orientação, pois a psicoterapia não tem contraindicação, faz bem e é para todos. Você só tem a ganhar. Principalmente se sua sogra tiver realmente um diagnostico psiquiátrico, você precisará de apoio e orientação para saber lidar com isso.
Espero ter ajudado... Votos de que resolva da melhor forma possível.
Felicidades
Att. Danielle Anselmo
Olá. Você se uniu a seu marido como casal, logo uma relação dual de trocas, sendo que cada um tem sua família, particularidades e se uniram. Sua sogra é mãe do seu marido, a qual ele ama e quer ver bem, talvez fique incomodado no modo como você sugere que a sogra esteja doente. Converse, mas lembre sempre que seu relacionamento é com teu marido, você pode apenas sugerir, mas sua sogra é independente de vocês e deve procurar ajuda por vontade própria ou sugestão do filho. A forma do seu relato parece que isso realmente lhe incomoda talvez possa lidar com isso e outros aspectos do relacionamento numa terapia individual sua.
Relacionar se bem , nao é uma tarefa facil para ninguem , mesmo para casais que tem sua casa independente. No seu caso , é visível que morar junto com familiares, com saúde emocional ou não, está desgastante para você e para o relacionamento do casal. Procure uma terapia de casal , os dois serão ajudados para fazer mudanças que desejam e para poderem se relacionar melhor assim como esperam . É possível aprender como conseguir realizar as metas que forem propostas. Abraços
Olá
A convivência não é fácil, morar com a sogra então, pode ser bem difícil. Vc deseja que seu marido chegue a uma mesma conclusão que você, ou seja que faça a mesma análise da situação.
Quando vc pergunta se o problema é você, nos dá uma boa pista por onde começar.
Seria muito interessante você aprofundar essas dúvidas numa terapia.
Lembre-se que ninguém muda ninguém, só podemos mudar a nós mesmos.
Boa sorte

Especialistas

Ruth Carvalho

Ruth Carvalho

Psicólogo

Jacareí

Gisele de Brito

Gisele de Brito

Psicólogo

Jacareí

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 141 perguntas sobre Terapia de Casal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.