Eu estou com um problema bem sério, bom eu só tenho 15 anos e namoro uma menina bissexual, eu tenho

33 respostas
Eu estou com um problema bem sério, bom eu só tenho 15 anos e namoro uma menina bissexual, eu tenho muito ciúmes dela com outras pessoas e essas atitudes me deixam muito mal, eu penso demais na gente e isso me dá uma crise de ansiedade toda hora, tentei conversar com ela mais infelizmente nada muda, a ansiedade continua forte e meus pensamentos não mudam.. e eu sofro demais com isso, e todo dia uma nova crise do transtorno.
Caríssimo! Todos nós temos medo de alguma coisa, seja por trauma ou uma ideia negativa formulada a respeito daquilo que tememos. Entretanto, precisamos sempre buscar conhecimento e superação das adversidades. Em estados mais intensos de ansiedade podem ocorrer pensamentos que você normalmente entenderia que não fazem sentido. São ideias absurdas, também chamadas de obsessivas, já que além de não fazerem sentido, frequentemente são involuntárias, persistentes e repetitivas, trazendo significativo sofrimento pra ti. Busque um profissional de saúde mental para te ajudar nesse processo, não é fácil lidar com esses sentimentos que causam muita angústia. Quando você sofre com ansiedade, você tem pensamentos pessimistas, e acredita que algo ruim está prestes a acontecer, mesmo que não haja nenhuma evidência que aponte para isso. O site terapêutico é ótimo para você se conhecer e melhorar como pessoa nos assuntos que dependem de ti.

Olá! Seria muito importante para você, iniciar uma terapia, para compreender melhor seus sentimentos, controlar a sua ansiedade, e saber lidar com o seu relacionamento. Relacionar não é fácil, e o mundo de hoje traz questões que desafiam ainda mais, as pessoas. Eu trabalho muito essas questões com meus pacientes, e tenho, inclusive, um ebook, chamado Manual da Vida a Dois. Ficando ou não neste relacionamento, é importante você cuidar de si mesmo, para ficar mais forte e tomar decisões mais adequadas para a sua vida.
Abço
Ana Luisa
Olá! Ter ciúme é algo comum em relacionamentos. Sentir que a pessoa é tudo na vida, que nada deveria estar entre os dois apaixonados faz parte do processo de enamoramento. No entanto, é bom perceber o quanto esses sentimentos estão trazendo sofrimento para os envolvidos. Além da terapia, que é algo sempre recomendado para qualquer pessoa que queira refletir sobre sua vida, sugiro buscar informações sobre as mais variadas formas de se relacionar, por exemplo, textos sobre não monogamia da Geni Núñes.
Olá! Assim como os colegas mencionaram, a psicoterapia poderá ajudar muito no momento que está vivendo. A psicoterapia cognitiva comportamental irá proporcionar o autoconhecimento, identificando os pensamentos, medo e preocupações que são gatilhos para sua ansiedade. Desse modo, poderá perceber e aplicar técnicas para modificar os pensamentos e controlar a ansiedade. Além disso, irá trabalhar sua autoestima e demais questões ligadas ao ciúmes e assertividade. Procure ajuda!
Olá, tudo bem?

É necessário começar um processo analítico para conseguir entender o núcleo dessa insegurança e como isso está afetando esse relacionamento.

Acredito que o autoconhecimento é necessário para entender o que está acontecendo, principalmente entender qual é o seu limite.

Um abraço na alma.
Olá! Pude observar o quanto está ansioso e parece-me que buscando uma saída para a situação! Isso é bastante compreensível, haja vista se tratar de um relacionamento amoroso que mexe muito com o interior de cada um de nós. Você já pensou em procurar uma ajuda terapêutica? No espaço da escuta psicológica as questões de relacionamentos são vividas na própria experiência da relação terapeuta/cliente, pois tudo se desenrola através do vínculo terapêutico. Vibro por melhores momentos em sua vida! Forte abraço!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica online - R$ 180
Você está em um sofrimento muito intenso, pq não busca uma ajuda? Fico a disposição para ajudar.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online
O ciúme é um estado emocional que nos impõe a necessidade de conhecer um pouco mais de nós mesmos. Normalmente, a origem está dentro, não fora. Inicie sua terapia.
O sentimento de ciúmes que gera esse grau de sofrimento merece ser escutado e tratado. É compreensível que você tenha tentado conversar com ela, mas quando diz que nada muda, talvez seja porque a origem dos ciúmes possa estar em como você tem lidado com os desejos que são seus e que podem estar por trás deles, dando a sensação de que são incontroláveis e de que a realidade exterior não está mudando o que está acontecendo com você. Há processos complexos envolvidos nas diferentes modalidades de ciúmes e um tratamento psicoterápico poderia te auxiliar a descobrir tanto as raízes dos ciúmes quanto os seus desejos que estão por trás deles. É importante informar que seria preciso uma avaliação mais aprofundada que permita ir identificando esses elementos. Isso porque os ciúmes podem ganhar diferentes formas a depender de cada caso e de cada relação. Só para você ter uma ideia desse quadro amplo que quero mencionei, dentre as diferentes modalidades de ciúmes, existem aqueles que são paranoicos, nos quais se cria um delírio de que um outro o ama e o quer, sem que isso exista na realidade. Nesses casos é comum a perseguição do outro com obsessão (Recomendo um belo filme sobre esse tema: “Bem me quer, mal me quer”, de Laetitia Colombani). Partindo de uma perspectiva psicanalítica, há também modalidades de ciúmes nas quais a dificuldade de lidar com o próprio desejo despertado por outras pessoas pode fazer com que a pessoa não aceite esses desejos em si e os “coloque” ou os “projete” na pessoa amada e pense que o outro poderia traí-lo a qualquer momento, mesmo constatando que isso possa aparecer como um pensamento obsessivo, enquanto o que está por trás disso, nesses casos, é descobrir desejos despertados em si próprio com relação a outras pessoas. Há também outras modalidades nas quais o ciúme camufla um desejo de ter ou ser como o outro que se ama, criando situações empobrecedoras de competição na relação com o outro. Ou seja, somente uma avaliação cuidadosa de cada caso poderia permitir identificar o que vem acontecendo. Um tratamento psicanalítico certamente pode te auxiliar a lidar com seus desejos de modo que permita diminuir o sofrimento que vem sentindo ao poder começar a falar sobre ele ir acessando suas origens as quais, num primeiro momento, podem parecer incompreensíveis. Além disso, pode te permitir lidar melhor com seus desejos e permitir que esse amor não se empobreça naufragando no ciúme, mas sim possa enriquecer a relação.
Boa Noite! Posso imaginar que você vive oscilações intensas todos os dias em relação a esse amor. A culpa é um sentimento que quando alimentado pode devorar todo seu organismo. É necessário desvendar as causas por trás dessa culpa.. por que tem viu? Muitas vezes pode vir da história da pessoa, de todas as lutas ou sentimentos afugentados. Você precisa verbalizar sobre o que sente, é o primeiro passo para encontrar alguma das causas. Se quiser conversar estou a disposição. Pode ter certeza que encontrará um espaço sem julgamentos e pronto para te acolher! Fique bem
Olá, a adolescência é um período de muita intensidade, pelas mudanças físicas, sociais e pela importância que o grupo e os relacionamentos fora da família assumem, assim como a preocupação em ser aceito e ser legal. A descoberta dos sentimentos, da sexualidade, do amor, do ciúmes, e tantas outras descobertas podem ser muito desafiadores.
Somando isso a crises de ansiedade, posso imaginar o seu sofrimento. Mas você não precisa passar por tudo isso sozinha. Pode buscar ajuda profissional, a psicoterapia é um ótimo recurso para te ajudar nesse processo.
Boa tarde tudo bem?

Segundo o seu relato acima, penso que seria interessante você conseguir verbalizar seus pensamentos que são um gatilho para a ansiedade. Como você está na fase da adolescência, está descobrindo sentimentos novos e talvez não consiga lidar com eles, provocando medo e insegurança. Uma psicoterapia poderia te ajudar a compreender melhor o que se passa com você e enxergar quais recursos você pode utilizar para enfrentar esses momentos de ansiedade. Pode ser que você já tenha esses recursos internos, mas ainda não conseguiu usufruir deles.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 110
O ciúmes até certa medida é um sentimento natural, mas é preciso se manter atento para que não se torne algo prejudicial a você, sua companheira e ao relacionamento de vocês. Procure olhar mais para si neste momento, compreender a fundo a origem deste ciúme e os impactos que tem gerado com relação à ansiedade que vem surgindo o ajudará e para isso um processo de psicoterapia pode contribuir muito. Fique bem.
Boa tarde meu caro! Sou psicólogo focado em pensamentos e comportamentos (Terapia Cognitivo-Comportamental) e especializado em demandas de pacientes LGBT+. Em minha clínica, é bem recorrente o tema "ciúmes" associado a relacionamento amoroso com bissexuais. Então, não se sinta só rsrs. Geralmente o ciúmes e a ansiedade em um relacionamento com uma pessoa bissexual pode ser associado a alguns mitos populares bem comuns em que acreditamos automaticamente, sem perceber - alimentando crenças distorcidas - como: "bissexuais tem mais chance de trair do que heterossexuais", "algum momento serei trocado", "bissexuais são promíscuos", "bissexuais são indecisos", "bissexuais são gays/lésbicas mal resolvidos", "bissexuais tem mais opções no cardápio, né? Então fica mais fácil” etc.
Geralmente são essas crenças distorcidas que geram grandes gatilhos emocionais para pensamentos que nos angustiam e nos dão a maior dor de cabeca! Por isso, recomendo que se aprofunde mais sobre assuntos ligados a comunidade LGBT+, sobretudo pessoas bissexuais (o que é ser bi e ou que NÃO é, por exemplo), para que, então, você possa mudar sua forma de pensar sobre o assunto e te traga mais confiança que você precisa nesse relacionamento. Deixando claro que a bissexualidade não é uma escolha. Agora.. se já fez isso e ainda não foi o suficiente para te trazer alívio, recomendo que procure um profissional para entender melhor de onde vem esta insegurança, até mesmo para que o profissional possa entender melhor como funciona o seu tipo de relacionamento e o ponto que ele está (se já houve traições, desconfianças, tentativa de relacionamento aberto etc) e intervir da melhor forma possível. E ah...Pessoas ansiosas costumam ter mais dificuldades em outras áreas da vida além da insegurança, como relacionamento familiar, na escola, futura carreira profissional etc. Por isso, recomendo novamente um acompanhamento psicológico mais aprofundado e detalhado para te trazer o alívio e o aprendizado que você precisa para lidar melhor com essas questões e muitas outras. As vezes, com um profissional fica mais fácil ;) Cuide-se e fique bem!
Recomendo buscar se aprofundar mais em sua questão CIÚMES que se apresenta tão proeminente e acaba por poder precipitar o oposto daquilo que supostamente busca na relação. Medos inconscientes podem estar relacionados com seu sofrimento atual. Estou à disposição.
Olá, creio ser importante fazer alguns questionamentos: sua namorada faz coisas ou se comporta de um modo que gere indícios que ela está interessada por outras pessoas ou esse ciúme que descreve é algo relacionado a seus receios e fantasias? Qual o grau de interesse ede disponibilidade interna que você tem para lidar com as questões da bissexualidade (como apontado por outros profissionais)? A adolescência é uma fase de muita intensidade, descobertas, idealizações, sonhos. Nem sempre é tranquilo elaborar tudo isso sozinho. A terapia é um espaço para isso.
Olá! O ciúme muitas vezes tem a ver com inseguranças próprias e a necessidade de controlar o outro para que ele não se interesse por uma terceira pessoa. É um momento importante olhar para si e perceber quais medos você tem nesse relacionamento e se eles têm a ver com o relacionamento ou com você. Entender o que você quer num relacionamento e o que você espera dele, o que te mantém nele, pode ser importante também. Busque ajuda nesse momento.
Olá! É natural que tenhamos inseguranças. Quando não temos um autoconhecimento mais profundo sobre o que nos angustia, isso pode causar sensações parecidas com as quais você relatou. Seria importante procurar ajuda profissional para que você possa conversar sobre tais inseguranças e receios. Dessa forma, você poderá desenvolver, junto de um profissional, meios de lidar com o que te angustia.
Olá, sinto muito pelo que está passando e sentindo. Pelo seu relato tem sido muito sofrido enfrentar esta situação. O ciúmes é um sentimento comum mas que nos faz sentir e agir de maneiras que não nos orgulhamos. Como já sugerido e creio que você já tem noção, iniciar um processo terapêutico irá te ajudar a entender melhor essa situação para aprender a lidar com ela sem tanto sofrimento. Podem ter varias causas e vários caminhos a seguir, mas sua situação, seu caso, seu relacionamento são únicos, então precisa de um acompanhamento de perto, de uma pessoa que consiga te ajudar a olhar para essa situação sem a interferência das emoções. É preciso você se conhecer melhor para desenvolver e reconhecer seus recursos para lidar com essa dependência emocional. Caso necessite podemos agendar uma sessão.
Olá!
Imagino como tem sido difícil e desconfortável para você passar por isso.
Te sugiro iniciar a psicoterapia para trabalhar o manejo da ansiedade e o ciúme que tem causado sofrimento em você e repercutindo no seu relacionamento .
Olá. Ciúmes é algo que todos sentimos, a questão é se ele deixa a pessoa em sofrimento como você está. O ciúme em excesso se deve a uma insegurança sua, interna que precisa ser entendida. Sua companheira te dá motivos para seu ciúmes? Sua companheira te dá motivos para esse ciúmes excessivo? Você já sentiu tanto ciúmes de outra pessoa assim? Faça perguntas pra você explorando este sentimento. Se precisar de algo marque um horário comigo, mas precisa de autorização de seus pais, este primeiro encontro te dou de presente. Fico te aguardando( sou especialista em terapia online).
Olá! Lamento ouvir que esteja passando por isso. Ciúme é uma emoção natural e comum em relacionamentos, mas é importante aprender a lidar com ele para não afetar negativamente a saúde mental e o relacionamento.

A primeira coisa que você pode fazer é buscar ajuda profissional. Você pode falar com um psicólogo para obter orientação e ajuda no controle da ansiedade e ciúmes. Eles podem te ensinar técnicas para lidar com os pensamentos negativos e controlar a ansiedade, além de trabalhar com você para fortalecer sua autoestima e confiança no relacionamento.

Você também pode tentar conversar com sua namorada de uma forma calma e respeitosa, explicando seus sentimentos e tentando encontrar uma solução em conjunto. Mas lembre-se, é importante respeitar a orientação sexual dela e entender que ela pode se relacionar com outras pessoas independentemente do gênero.

Além disso, tente distrair-se e ocupar a mente com atividades que você goste e te façam sentir bem, como hobbies, esportes, entre outros. Isso pode ajudar a aliviar a ansiedade e os pensamentos negativos.

Não tenha vergonha de buscar ajuda, pois é importante cuidar da sua saúde mental e bem-estar emocional. Espero ter ajudado!
Boa tarde, como está?
Depois de ler o que escreveu parece que existem algumas questões a serem pensadas e elaboradas para chegar em um momento mais saudável para você em sua vida. Procurar uma ajuda terapêutica para explorar um pouco mais os motivos dos ciúmes, como começaram, quando começaram e em quais momentos eles aparecem mais, ao que está mais associado esse sentimento de ciúme, quais outras pessoas.
Poder trabalhar esses vários pensamentos que ocupam sua mente e que parecem serem muitos, ao que eles se associam e como eles se manifestam, te afetam e poder levar o relacionamento de uma outra forma mais saudável para você e para sua namorada.
Espero ter ajudado um pouco.
Oi! Várias coisas me chamaram atenção na sua fala, então vamos com calma. Sua queixa é seu ciúme te dando causando sofrimento psiquico e até se tornando gatilho para crises de ansiedade. Primeiramente, respire fundo, enquanto comunicação é essencial em relacionamento, conversa com sua namorada não irá necessariamente te ajudar nesse caso, pois a origem de suas angústia me parece vir mais de si mesmo do que as ações dela, e você ainda indicou sentir culpa por se sentir assim, por isso não resolveu o problema, entede? O contexto breve que foi dado indica que a sexualidade dela é relevante para estar causando ciúmes (posso estar errada, mas é a forma como se pode interpretar), infelizmente bissexualidade pode ser vista com pessimos olhos sociais, já que muitos taxam a pessoa como promíscua ou indecisa, quando no caso, o sujeito se apaixona pela pessoa indepedente do gênero. E assim, relacionamentos são complexos; o outro e você, ambos trazendo toda uma bagagem de vida, ainda mais na adolescência onde estamos descobrindo o "beabá" todo. Minha sugestão é buscar ajuda psicoterapêutica para trabalhar essas questões internas de forma saúdavel, assim aprendera a lidar com suas crises e também não pejudicar seu relacionamento.
Olá. O ciúme é algo que acontece em boa parte das relações, mas o que faz com que o ciúme que você sente seja algo tão intenso que te gere ansiedade? É insegurança sua ou é falta de confiança nela? A questão dela ser bissexual é algo que te deixa mais enciumado ou você está bem com a sexualidade dela?
Acredito que seria interessante vocês conversarem abertamente sobre essas suas questões (se ainda não fizeram isso) e você poderia buscar uma terapia para te ajudar com a ansiedade. Me coloco à disposição para te ajudar, caso se interesse. Beijos.
Oi! O ciúmes faz parte de nossos sentimentos humanos. Mas quando ele aparece demais e recorrente, precisa ser visto e entendido. Em que situações ocorer mais ciúmes? Você consegue conversar com sua parceira sobre isso? Consegue ter uma conversa franca e aberta? Seria importante para uma relação mais franca e que os dois possam se entender e se ajudar. Porém creio que no processo teraêutico será improtante você entender o que está dentro de você que faz você ter tentas inseguranças. Busque um profissional que te acolha e você consiga se abrir, sentindo confiança no profissional para um bom processo terapêutico. É libertador o autoconhecimento. A psicoterapia poderia te ajudar a compreender melhor o que se passa com você e enxergar quais recursos você pode utilizar para enfrentar esses momentos de ansiedade. Espero ter ajudado. Me coloco à disposição. Abraços!
O ciúme e a ansiedade, sintomas de insegurança em um relacionamento, e é comum que isso aconteça, principalmente começando a explorar a vida amorosa. É preciso trabalhar na sua própria autoestima e confiança para lidar melhor com esses sentimentos.
A psicologia pode ajudar a identificar as causas dos seus ciúmes e ansiedade, e desenvolver estratégias para lidar com essas emoções de maneira mais saudável. Alguns possíveis tratamentos incluem terapia individual, terapia de casal e técnicas de relaxamento, como meditação e respiração profunda.
É importante lembrar que relacionamentos saudáveis são baseados em confiança, respeito e comunicação. Se você se sente inseguro em relação ao seu relacionamento, tente conversar com a sua parceira de forma honesta e respeitosa, buscando entender as suas necessidades e limites. Caso você sinta que as crises de ansiedade estão atrapalhando a sua vida, é fundamental buscar ajuda profissional. À disposição.
Se puder faça psicoterapia, vai te ajudar a entender seus sentimentos e encontrar possibilidades de lidar com essa situação. Abraço.
Realmente amar alguém trás certa insegurança por nos deixar envolver, nos deixar vulnerável ao sentimento de querer ser, querer pertencer, querer ser aceito, ser amado, correspondido. Estar sempre ao seu lado, só para si, por ti. E quando é um primeiro amor, é tudo vem tudo junto, trás a insegurança a incerteza, principalmente quando esse amor está sendo dividido com alguém. Temos um cenário de ansiedade, o medo, a tristeza, a solidão de não compartilhar de tantos sentimentos com outras pessoas. Vem! estaremos juntos nesta jornada.
Sinto muito ouvir que você está enfrentando dificuldades em lidar com ciúmes e ansiedade em seu relacionamento. É compreensível que você possa se sentir inseguro ou preocupado em relação à sua namorada, especialmente considerando que ela é bissexual. No entanto, é importante abordar esses sentimentos de uma maneira saudável para o seu bem-estar emocional e o bem-estar do relacionamento.

Aqui estão algumas sugestões que podem ajudar:

Autoconhecimento: Tente entender a origem de seus sentimentos de ciúme e ansiedade. Eles podem estar relacionados a experiências passadas, inseguranças pessoais ou medo de ser abandonado. Explorar essas questões em terapia individual pode ser benéfico para você.

Comunicação aberta: Tenha conversas honestas e abertas com sua namorada sobre seus sentimentos. Explique como o ciúme e a ansiedade estão afetando você e busquem juntos maneiras de lidar com essas emoções.

Confiança mútua: Construir e fortalecer a confiança em seu relacionamento é essencial. Trabalhem juntos para estabelecer uma base sólida de confiança, respeito e comunicação aberta.

Autoestima: Concentre-se em desenvolver sua autoestima e autoconfiança. Lembre-se de que você é valioso e digno de amor e respeito, independentemente de sua namorada ser bissexual. Fortalecer seu próprio senso de identidade e valor pode ajudar a reduzir a insegurança.

Busque apoio: Considere buscar o apoio de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou terapeuta. Eles podem ajudá-lo a desenvolver estratégias de enfrentamento específicas para lidar com o ciúme e a ansiedade, e fornecer suporte emocional durante esse processo.

Lembre-se de que relacionamentos saudáveis são baseados em confiança, respeito e comunicação. Trabalhar em conjunto com sua namorada e buscar apoio profissional pode ajudar a lidar com esses desafios e promover um relacionamento mais satisfatório e equilibrado.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Sinto muito ouvir que você esteja enfrentando esses desafios em seu relacionamento e lidando com crises de ansiedade. Ciúmes e inseguranças são sentimentos naturais que podem surgir em relacionamentos, mas é importante encontrar maneiras saudáveis de lidar com eles. Converse com sua namorada sobre seus sentimentos de ciúme e ansiedade. Explique como esses sentimentos estão afetando você e seu bem-estar emocional. É importante que ela entenda o que você está passando para que possam trabalhar juntos em busca de soluções. Também é importante entender a origem de seus sentimentos de ciúme e insegurança. Pergunte a si mesmo se existem razões objetivas para desconfiar de sua namorada ou se esses sentimentos estão mais relacionados a suas próprias inseguranças pessoais. Refletir sobre isso pode ajudá-lo a ganhar mais clareza e perspectiva. Construir confiança mútua é essencial em qualquer relacionamento. Lembre-se de que sua namorada escolheu estar com você e isso significa que ela valoriza o relacionamento. Trabalhem juntos para fortalecer a confiança, estabelecendo limites claros e mantendo uma comunicação aberta e honesta. Se você sentir que suas crises de ansiedade estão fora de controle e impactando significativamente sua qualidade de vida, é recomendável buscar a ajuda de um profissional de saúde mental. Eles podem oferecer orientação e tratamentos específicos para lidar com a ansiedade e ajudá-lo a desenvolver mecanismos de enfrentamento saudáveis.
Ola, tudo bem? A insegurança que tem sentido no seu relacionamento tende a te causar mais ansiedade. E é normal na ansiedade ter pensamentos pessimistas e até irreal. Lembre-se que pensamentos não são fatos. Não esqueça que sua namorada decidiu por você, e sua insegurança pode prejudicar a relação. Sugiro uma conversa onde possa expressar sobre suas inseguranças. E em segundo, inicie um processo terapêutico para que possa entender de onde vem sua insegurança, trata-la e encontrar estratégias para uma melhora na relação e posicionamento nesta relação, para um relacionamento de segurança e qualidade.
Olá, como você está? Espero que evoluindo. Emocionalmente ficamos tão envolvidos em alguma situação que não conseguimos enxergar, com clareza, algumas saídas para seu bem estar e controle emocional. Em Psicoterapia é possível trabalhar seus pensamentos, emoções e comportamentos de forma leve e que provoque autoconhecimento. Busque ajuda e com certeza conseguirá ressignificar muitas situações que vive. Estou disponível, quando precisar.