Eu pensei que estava com falta de ar ( não estava ) mas após pensar comecei a ficar o dia todo com e

33 respostas
Eu pensei que estava com falta de ar ( não estava ) mas após pensar comecei a ficar o dia todo com essa sensação. Foi como se eu tivesse em enviado pro cérebro pra me fazer sentir falta de ar. Isso é algum transtorno específico ou algo que eu transmiti para o cérebro ?
olá bom dia! você esta passando por algum momento de estresse? Quais outros sinais você consegue identificar? Você consegue identificar mais alguns sinais de ansiedade?

Olá, é importante compreender o que causa esse pensamento e o por que ele se repete. Pois, uma vez que você pensa na falta de ar ela começa a se fazer presente. Através da psicanalise é possível falar sobre esses pensamentos, o que faz eles se repetirem e o incomodo que isso causa, para, então, trabalhar esse comportamento e buscar uma nova solução para esse repetição. Espero ter ajudado. ;)
Com que frequência você sente falta de ar?Você sente algo além da falta de ar?Em que situações a falta de ar fica mais intensa?

Sugiro a você a psicoterapia para promover seu bem estar e saúde mental.
A terapia cognitivo-comportamental é uma abordagem eficaz para tratar a ansiedade, incluindo a falta de ar associada a ela. A falta de ar é um sintoma comum de ansiedade e pode causar bastante desconforto. A terapia cognitivo-comportamental inclui várias estratégias para ajudar a lidar com esse sintoma e reduzir a ansiedade. Um dos principais componentes da terapia cognitivo-comportamental é a reestruturação cognitiva. Isso envolve identificar e desafiar os padrões de pensamento negativos e distorcidos que contribuem para a ansiedade. Muitas vezes, pessoas com ansiedade tendem a ter pensamentos catastrofistas, como "Eu vou sufocar" ou "Eu vou morrer". Esses pensamentos intensificam a ansiedade e podem levar a uma maior sensação de falta de ar. A terapia cognitivo-comportamental ajuda a substituir esses pensamentos negativos por pensamentos mais realistas e equilibrados.
Olá! Respondendo a sua pergunta, sim, nossos pensamentos nos leva a sentir. Na Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), dizemos que, primeiro nós pensamos, depois sentimos, e em seguido nos comportamos. Todo nosso pensamento leva a um sentimento. Esse mecanismo que você relatou é o que gera o transtorno de pânico. É importante entender se isso acontece com frequência contigo, se sim, seria importante um acompanhamento psicológico, para trabalha esses sintomas, e lhe ajudar a lidar com ele da melhor forma possível.
Qualquer dúvida estou à disposição.
Olá! O primeiro ponto é fazer um check-up médico para descartar causa biológica. Se necessário fazer acompanhamento médico e psicológico, para entender o seu contexto de vida atual e as possíveis causas.
O que você descreve parece estar relacionado a um fenômeno chamado "hiperventilação emocional", onde a preocupação com a falta de ar pode, de fato, desencadear uma sensação real de falta de ar. Isso pode ser uma resposta à ansiedade. É importante consultar um profissional de saúde mental para uma avaliação adequada e orientação sobre como lidar com essa preocupação e ansiedade, que podem estar por trás desse sintoma.

Terapia baseda em Mindfulness, pode ser muito útil para gerenciamento da ansiedade nesse contexto.
Pode ser um fenômeno comum conhecido como "hipervigilância". Isso acontece quando a atenção se concentra em sensações físicas, como a respiração, devido a preocupações ou pensamentos ansiosos. É como se a mente estivesse constantemente monitorando a sensação de falta de ar, o que pode, por vezes, aumentar essa sensação. Não é necessariamente um transtorno específico, mas sim uma reação natural do cérebro diante da preocupação constante com a respiração. No entanto, essa preocupação pode se tornar um ciclo vicioso, aumentando a ansiedade e a sensação de falta de ar.
Você parece descrever transtorno de ansiedade, o que pode causar crises de ansiedade e/ou pânico. De qualquer maneira, sugiro primeiro um checkup médico e estando tudo ok buscar um psicologo para tratar a ansiedade.
Olá! É muito importante que possamos entender em que contexto isso vem acontecendo, se diz de uma situação de estresse ou ansiedade, ou qualquer outro cenário possível na sua vida. A terapia é um espaço potente para o cuidado de si e de questões como essa.
Sugiro acionar um profissional.
Me coloco a disposição!
Um abraço
A sensação de falta de ar é algo bastante comum associada aos períodos de maior ansiedade. Sugiro que você possa cuidar das suas emoções e pensamentos, bem como receber o acompanhamento de um profissional especializado em saúde mental (psicólogo e/ou psiquiatra). Também é de nossa responsabilidade sugerir uma avaliação criteriosa, para descartamos outras causas clínicas, que também podem levar a sensação de falta de ar. Os transtornos de ansiedade ou períodos pontuais de ansiedade elevada, podem ser cuidados com psicoterapia!
Olá. Algumas vezes nossos pensamentos fazem com que sintamos sintomas desagradáveis. Você provavelmente ficou tenso e preocupado com essa situação inicial da falta de ar e a sua ansiedade aumentou diante disso. Mas sempre é importante descartar as causas orgânicas Procure uma ajuda profissional. Se cuide! Estou à disposição.
Levando em conta somente as informações que você trouxe na sua pergunta, acho pouco provável que seja um transtorno, pode ser que você esteja enfrentando um momento mais desafiador emocionalmente. Minha orientação é fazer consulta com psicólogo para ter mais clareza e entendimento. Abraço.
A sensação de falta de ar, mesmo quando não há uma causa física óbvia, pode estar relacionada a vários fatores, incluindo a ansiedade. O fenômeno que você descreve, onde a preocupação ou o pensamento sobre a falta de ar desencadeia ou amplifica a sensação, é conhecido como "hiperventilação psicogênica" ou "hiperventilação por ansiedade". Isso pode ser um sintoma de um transtorno de ansiedade, como o transtorno de ansiedade generalizada (TAG) ou o transtorno de pânico. A boa notícia é que a hiperventilação por ansiedade é tratável. O psicólogo, pode ajudar a identificar e abordar as causas subjacentes da ansiedade e ensinar técnicas de relaxamento e respiração para controlar os sintomas. Em alguns casos, a terapia cognitivo- comportamental (TCC) é eficaz no tratamento desses sintomas.

É importante procurar ajuda profissional para entender e gerenciar essa sensação de falta de ar, pois isso pode melhorar significativamente sua qualidade de vida e bem-estar emocional.
Olá! Acredito que podemos entender isso como um afeto psíquico que se transformou em sintoma corporal. Não é necessário pensarmos em transtorno nessa ocasião, mas sim em compreender que afeto é esse. É muito comum que a angústia (sentimento que pode chegar do nada e parece não ter explicação) atinja o corpo causando sensações de falta de ar, formigamento, sensações de ansiedade. E não é possível dar uma resposta generalizada aqui, pois a angústia não é igual para todo mundo, cada um possui sua história de vida e situações que podem ser angustiantes. O melhor a se fazer é buscar um espaço onde você tenha lugar para falar sobre esse sentimento e buscar construir um conhecimento sobre ele, de onde vem, o que causa, etc.
Boa Tarde! espero que você esteja melhor. É importante lembrar que nossa mente e corpo estão interligados e as vezes, o estresse, a ansiedade ou pensamentos persistentes podem influenciar nosso bem-estar físico. Se essa sensação persistir e estiver causando desconforto, pode ser uma boa ideia consultar um profissional de saúde mental. Não hesite em buscar apoio, você não precisa enfrentar isso sozinho.

Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Olá, pode ser um sinal de ansiedade. Mas, é fundamental buscar um clínico para avaliar. Se tiver questões emocionais envolvidas procure também um psicólogo, poderá lhe avaliar e orientar melhor.
Ola. O que você descreve é sinal de ansiedade. Na saude e medicina chamamos de psicossomatização, quando as situações emocionais se manifestam fisicamente. O profissional da psicologia que vc escolher pode lhe auxiliar a psicoeducar seus pensamentos para que consigas ter uma saúde mais plena. Não exite em procurar apoio.
A experiência que você descreve, em que você começou a sentir falta de ar após pensar sobre isso, pode ser associada a vários fatores, incluindo fatores psicológicos. Isso não é incomum e pode ocorrer como resultado de um ciclo de ansiedade, onde o pensamento sobre um sintoma, como a falta de ar, pode aumentar a percepção desse sintoma, levando a mais ansiedade e sensações físicas associadas. Não é necessariamente um transtorno específico, mas pode ser um sintoma de ansiedade.

É importante lembrar que a mente e o corpo estão interconectados, e as preocupações e o estresse mental podem afetar a percepção de sintomas físicos. Se você está experimentando sintomas físicos que não podem ser explicados por causas médicas óbvias e esses sintomas estão causando angústia significativa, é aconselhável procurar ajuda médica para descartar problemas de saúde subjacentes.

Além disso, se você está percebendo um padrão de ansiedade em relação aos seus sintomas físicos, pode ser útil consultar um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, para avaliação e orientação. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma abordagem comumente usada para tratar a ansiedade e pode ser eficaz no gerenciamento de preocupações excessivas com sintomas físicos. O profissional de saúde mental poderá trabalhar com você para ajudar a identificar e modificar padrões de pensamento e comportamento que possam estar contribuindo para seus sintomas.
Olá, pela sua descrição parece sintomas de ansiedade. Sugiro observar se os sintomas persistem. Caso permaneçam e afete sua rotina de vida é aconselhável procurar um psiquiatra para avaliação e iniciar psicoterapia com um psicólogo de sua confiança. Fico a disposição. Um abraço.
O que você descreveu parece ser uma manifestação de ansiedade. A ansiedade pode causar uma variedade de sintomas físicos, incluindo a sensação de falta de ar, mesmo quando não há uma causa física subjacente para esse sintoma.

Esse fenômeno é conhecido como "hiperventilação", que é uma resposta do corpo ao estresse e à ansiedade. Quando você está ansioso, pode começar a respirar de forma rápida e superficial, o que pode levar a uma sensação de falta de ar, mesmo que a quantidade de oxigênio que você está recebendo seja adequada.

Isso não significa que você tenha "transmitido" algo para o seu cérebro, mas sim que a ansiedade pode afetar o funcionamento do seu corpo, incluindo a sua respiração. É importante reconhecer esses sintomas como parte da ansiedade e procurar maneiras de gerenciar o estresse e a ansiedade.

Se a sensação de falta de ar persistir ou se você estiver preocupado com esses sintomas, é aconselhável consultar um profissional de saúde, como um médico ou um psicólogo, para avaliação e orientação adequada. Eles podem ajudar a determinar se há uma causa médica subjacente e oferecer estratégias para lidar com a ansiedade, se for o caso.
Pode ser algo relacionado a ansiedade, é preciso investigar. Recomendo que procure um profissional para investigar isso juntamente com você. Abraço!
Olá.. Tudo bem?
É importante observar em que momentos você se sente assim, se é em todo lugar ou em algum lugar específico, e a quanto tempo isso está acontecendo. O que você descreveu, é um evento que acontece no transtorno de ansiedade, em que pensamentos disfuncionais, resultam em sensações corporais e sintomas físicos. Busque ajuda profissional e cuide da sua saúde e bem-estar. Fico a disposição se precisar!
Te convidamos para uma consulta: Tratamento de sofrimento psiquico
Olá, pelo seu relato, me parece ser um sintoma característico de um transtorno de ansiedade. Geralmente acontece a partir desses pensamentos disfuncionais e pessimistas. É uma resposta do nosso corpo algum evento que não foi elaborado. Nossa mente e corpo são partes integradas que se um esta sendo afetado, naturalmente a outra parte irá se manifestar de alguma forma, porém o mais importante não é o tipo de nomenclatura que se enquadra, mas entender porque estes sentimentos estão surgindo. Busque ajuda de um psicólogo para descobrir o que esta por trás desses pensamentos e sintomas é a maneira mais adequada de se tratar. Estou a disposição caso precisar! abços
É possível que a sensação de falta de ar que você descreveu seja um sintoma psicossomático. Isso significa que a manifestação física pode ser uma expressão de conflitos emocionais ou psicológicos inconscientes.

A mente e o corpo estão interligados, e muitas vezes, a tensão emocional pode se manifestar no corpo como sintomas físicos. É possível que a sua preocupação com a falta de ar tenha desencadeado uma resposta somática, intensificando a sensação da falta de ar.

É importante considerar que cada pessoa é única e pode ter uma experiência diferente em relação aos sintomas psicossomáticos. Por isso, é recomendável buscar orientação profissional, como um psicólogo ou psicanalista, para ajudar a compreender e lidar com os sintomas que você está enfrentando. Através da análise e do autoconhecimento, é possível identificar e trabalhar as questões emocionais subjacentes que podem estar contribuindo para a sua sensação de falta de ar.
Ola, bom dia. A sensação que descreveu pode ser entendida como hiperventilação, e estar relacionada a um quadro de ansiedade, onde pode ser exacerbado ao focar e pensar na possibilidade de ficar sem ar. (pensamentos disfuncionais). Então é importante investigar melhor, entender o que trouxe este sintoma, e a somatização. A Terapia irá te ajudar a lidar com esta situação.
Me coloco a disposição.
Um abraço @psiluanamarys
Olá! O que você descreve pode estar relacionado a vários fatores, incluindo ansiedade ou até mesmo uma resposta psicossomática. A ansiedade pode levar a sintomas físicos, como falta de ar, mesmo quando não há uma causa física subjacente óbvia. É possível que, após ter a ideia de estar com falta de ar, você tenha ficado mais consciente de sua respiração, levando a uma sensação prolongada de falta de ar. É importante procurar ajuda de um profissional da psicologia para cuidar desses sintomas.
Olá, como tem passado?
A partir do seu relato, eu e os colegas acima pudemos pensar diversas coisas, mas creio que você poderá pensar mais e melhor sobre a situação vivida. Em uma situação como essa é importante pensar em qual momento do seu dia você começou a pensar que estava sentindo falta de ar, um sintoma muito comum em situações de stress, ansiedade ou desconforto, também é possível pensar como foi seu dia, o que você sentiu, como tem sido sua rotina, como se sente nela e quais os possíveis incômodos.
É complicado dizer que você mandou algo para o cérebro, situações assim não acontecem dessa maneira, porém podem indicar possibilidades interessantes de serem investigadas. Em momentos que surge falta de ar pode ser que alguma ansiedade ou desconforto está passando sem ser percebido, caso esse sintoma continue a se manifestar, procure um clínico geral e um(a) psicólogo(a) para poder falar mais sobre possíveis situações que trazem essa sensação.
Espero ter ajudado.
O que você descreve parece ser um exemplo de como a mente pode influenciar a experiência física, e isso está frequentemente relacionado à ansiedade. Não é incomum que as pessoas que estão ansiosas ou preocupadas com a saúde comecem a se concentrar excessivamente em sensações físicas normais, como a respiração, e isso pode desencadear uma resposta de ansiedade que leva a sintomas como a sensação de falta de ar.

Essa resposta de ansiedade pode criar um ciclo, onde a preocupação com a respiração leva a uma maior atenção a ela, o que por sua vez intensifica a sensação de falta de ar, mesmo que não haja uma causa física subjacente real.

Embora não seja um transtorno específico, essa experiência é consistente com a maneira como a ansiedade pode se manifestar em algumas pessoas. É importante notar que essa resposta não é algo que você tenha "transmitido" para o cérebro de forma consciente; em vez disso, é uma reação emocional e psicológica à ansiedade.

Se você está enfrentando essa sensação persistente de falta de ar, é aconselhável procurar ajuda de um profissional de saúde mental. Um psicólogo ou psiquiatra pode ajudá-lo a entender e lidar com a ansiedade subjacente que está contribuindo para esses sintomas.

Além disso, se você tiver alguma preocupação com a sua saúde física, é importante consultar um médico para descartar quaisquer problemas médicos subjacentes que possam contribuir para esses sintomas. Ter um diagnóstico médico adequado é fundamental para garantir que você receba o tratamento e o apoio adequados.
Olá, o sintoma que você relata pode se tratar de um crise de ansiedade e/ou pânico, recomendo que busque a ajuda de um profissional para avaliar demais fatores presentes, pois somente com a descrição deste sintoma em específico não é possível o diagnóstico.
Espero ter ajudado até aqui.
A sensação de falta de ar, mesmo quando não há uma causa física evidente, pode ser associada a uma variedade de fatores psicológicos. Essa experiência pode ser resultado de um fenômeno conhecido como "hiperventilação psicogênica" ou ser sintomática de transtornos de ansiedade.

A hiperventilação psicogênica ocorre quando a respiração se torna rápida e superficial devido a fatores emocionais ou psicológicos, em vez de uma necessidade real de oxigênio. Isso pode levar a uma série de sintomas, incluindo a sensação de falta de ar.

A psicoterapia, especialmente abordagens como a terapia cognitivo-comportamental (TCC), pode ser eficaz para lidar com esses sintomas.
Olá,
Essa falta de ar pode estar ligada com ansiedade que acaba que resulta em sintomas no corpo. A psicoterapia com certeza vai te auxiliar e muito a identificar, compreender e lidar com as situações e pensamentos que te causam esse sintoma. Porém, importante só ter certeza que não seja um quadro clínico que necessite de intervenção médica, exames e tratamento. Fora isso, a psicoterapia será muito bem vinda no seu caso. Estou a disposição. Desejo felicidades
Olá, como você está? O transtorno de ansiedade pode se manifestar de diversas maneiras, e a sensação de falta de ar é um sintoma comum em algumas formas de transtornos de ansiedade, como o transtorno de pânico. Nessas situações, a ansiedade pode desencadear reações físicas, como a sensação de dificuldade em respirar, apesar de não haver uma causa fisiológica real.

É importante destacar que isso não significa que os sintomas são menos significativos. Eles são reais e podem causar desconforto significativo. Se você está enfrentando esses sintomas regularmente, é recomendável buscar a orientação de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra. Eles podem realizar uma avaliação completa, compreender melhor suas experiências e oferecer estratégias de manejo, como terapia cognitivo-comportamental, que é eficaz no tratamento de transtornos de ansiedade. Fico à disposição! Abraços @kelly_psicologa
Te convidamos para uma consulta: Terapia cognitivo comportamental - R$ 250