Fiz diversas pesquisas e tenho quase certeza que tenho TDAH. Fui a um neuro e o falei sobre minhas suspeitas,

9 respostas
Fiz diversas pesquisas e tenho quase certeza que tenho TDAH. Fui a um neuro e o falei sobre minhas suspeitas, mas ele imediatamente descartou, pois minha notas são na média e eu nunca repeti. Ele diagnosticou ansiedade, mas parece muito vago. Pode estar errado?
Bom dia.
Não temos como saber somente com essas informações.
Um neurologista é um especialista em problemas neurológicos e não em problemas psicológicos ou psiquiátricos, portanto procure pessoalmente um psicólogo para uma avaliação mais completa.
Estimo melhoras.
Atenciosamente.

Olá! O rebaixamento atentivo pode aparecer frente a uma serie de situações, dentre elas a ansiedade. Para caracterizar um TDAH, o deficit atencional precisa aparecer de forma primaria, independente de outras situações. As notas escolares e ausência de repetências não são excludentes de diagnostico, pois uma das características de portadores do transtorno se encontra na elevada competência intelectual, fazendo com que, mesmo diante da dificuldade atencional, a pessoa consiga ter um bom rendimento escolar.
O TDAH tem componentes de ATENÇÃO e de HIPERATIVIDADE, que podem estar presentes em proporções variáveis: agitação (crianças têm dificuldades de ficar sentadas; adultos podem só ficar se "remexendo", quando sentados ou mesmo só mexendo dedos dos pés e mãos); tendência a perder objetos pessoais, perder prazos e horários, interromper quando outras pessoas falam, ter dificuldades em observar e descrever detalhes; dificuldades gerais de se organizar; tendência a pular trechos quando lê ou escreve.

Todas as pessoas com TDAH CONSEGUEM prestar atenção quando a situação é MUITO ESTIMULANTE (por exemplo, jogos de computador).

O TDAH interfere na capacidade de aprender e esta dificuldade aumenta nos níveis mais avançados da escola e, MESMO que a pessoa seja inteligente, pode levar a notas ruins.

A ansiedade grave pode prejudicar a atenção, realmente. Mas, você ter notas na média certamente NÃO exclui que tenha TDAH. SE o profissional usou APENAS este critério, pode estar enganado.
Um psicodiagnóstico pode lhe apresentar em escala qual nível destes transtornos a pessoa apresenta.
Bom dia. O Deficit de atenção pode ter como causa vários fatores, orgânicos ou não, patológicos ou não, que oscilam de acordo com o estado de animo, luminosidade, presença ou não de ansiedade, entre outros. Assim, o Deficit de Atenção não e categórico, mas, sim, dimensional, como a pressão arterial e a glicemia, o que significa que todos podemos ter, em algum grau, um Deficit na atenção. Já o TDAH (Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade/Impulsividade), tem alguns critérios diagnósticos que devem ser preenchidos para se chegar ao diagnostico correto de TDAH. É importante lembrar, também, que os sintomas do TDAH, divididos entre desatenção e hiperatividade/impulsividade em diferentes proporções, contemplam apenas um critério e, por si só, não levam ao diagnostico. Melhoras e sucesso no seu tratamento.
Meu parecer.pessoas com tdah.e inqueto nao consegue se concentrar,fala demais nao ,esquece tudo.O paciente precisa se analisado pra se ter um diagnostico correto.
Bom dia! Todo diagnóstico ligado à saúde (física / psíquica) deve impreterivelmente, ser realizado por profissionais devidamente registrados e especializados na área em questão. De acordo com o informado, você foi assertivo (a) ao buscar a avaliação de um profissional, formado em medicina e especializado em neurologia, o que sugere possível conhecimento e responsabilidade do mesmo, ante a avaliação.
Desta forma, sugiro que , quando e se possível, inicie uma análise pessoal individual, que possivelmente lhe beneficiará para além do saber do diagnóstico. Caso a Psicóloga (o) que estiver te acompanhando, após suficiente número de sessões realizadas, detectar possível TDAH, esta lhe fornecerá todas as informações necessárias e te orientará de forma profissional e responsável, ao trabalho conjunto com médico psiquiatra, para auxílio medicamentoso combinado com a análise.
**Importante que a análise seja realizada por uma Psicóloga (o) de sua escolha e confiança.
Espero ter podido auxiliar.
À disposição.
O neurologista é um médico com especialização em doenças neurológicas, não é o caso do TDHA. É necessário que um psiquiatra e/ou psicólogo especializado em TDAH faça a avaliação (o tratamento é multidisciplinar).

O desempenho escolar é um dos itens avaliados no diagnóstico de TDAH, mas, não quer dizer que o resultado na média seja suficiente para descartar a possibilidade. Em adultos, além da análise comportamental, utiliza-se o questionário ASRS-18 para diagnóstico de TDAH, sendo necessário apresentar ao menos 6 dos itens questionados, por mais de 6 meses. Procure um profissional especializado em TDAH.
Neste caso, só é possível ter um diagnóstico mais correto através de uma avaliação psicológica