Fui diagnosticado com gastrite esofragite é refluxo posso comer pão integral?

12 respostas
Fui diagnosticado com gastrite esofragite é refluxo posso comer pão integral?
Olá, para tratar gastrite, costumo excluir alimentos condimentados com temperos artificiais, como caldos prontos, molho de tomate, chá preto, mate e verde, café, alimentos industrializados e fermentados, aí entraria a exclusão do pão, refrigerantes e álcool, retiro esses alimentos e procuro tratar a gastrite, depois pode tentar incluir 1 alimento por vez e observar se dói. Não voltaria a comer pão todos os dias.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Elissa Cunha
Nutricionista
Brasília
A questão não é o pão em si, mas todo o processo inflamatório que seu corpo apresenta. É preciso tratá-lo com alguns cuidados como a retirada de alguns alimentos irritantes da mucosa e inserção de um tratamento para refazer sua parede, para que você não sinta mais dor ou desconforto. Fazemos a eliminação e depois reintrodução de alimentos. A presença ou não de H pilori faz bastante diferença, pois é preciso eliminar o bichinho. Assim, vamos eliminando os sintomas e construindo novos hábitos.
 Malu Proetti Lintomen
Nutricionista
Niterói
O pão pode até ser consumido com parcimônia caso você não perceba que ele piore os seus sintomas gastrointestinais.
A dieta como um todo tem que ser balanceada. O ideal seria uma consulta com profissionais nutricionista e gastro para avaliar o que de fato está lhe causando esse mal, e montar uma dieta própria para você.
Dra. Elza Gomes Piraciaba Peçanha
Nutricionista
Nova Friburgo
Pergunta comum , ainda mais agora que estamos passando por um mundo novo,uma doença que ameaça a finitude da vida. Organização e planejamento da vida com uma alimentação regrada, lhe trará um conforto gástrico , e interromper esse ciclo.
Dra. LIVIA BALTHAZAR
Nutricionista
Jataí
Depende se o pão realmente for integral.
E é necessário avaliar as causas do gastrite/esofagite. Dependendo pode ser necessário restringir trigo, inclusive trigo integral (presente no pão integral). O ideal é buscar atendimento nutricional.
 Hirzla Tic Pereira
Nutricionista
Londrina
O ideal seria procurar um profissional nutricionista para que ele possa avaliar a situação como um todo. Porque depende muito dos sintomas de desconforto que cada alimento proporciona. Se os sintomas de dor forem muito constante, recomendo começar com uma dieta líquida leve, muito cuidado com a temperatura dos alimentos para não agredir ainda mais a mucosa, e, depois começar a inserir os alimentos sólidos aos poucos. Mas é muito importante que retire da sua dieta produtos industrializados principalmente temperos prontos e refrigerantes.
É muito importante se manter em posição ereta após a realização das refeições, pelo menos uma hora, sentado ou em pé!
Dr. Rodrigo Babadopulos
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral, Cirurgião bariátrico
Fortaleza
É preciso tratá-lo com alguns cuidados como a retirada de alguns alimentos irritantes da mucosa e inserção de um tratamento para refazer sua parede, para que você não sinta mais dor ou desconforto.
 Gabriela Laiber
Nutricionista
São Paulo
Olá,

não tem problema algum em comer pão integral. Você deve retirar alimentos muito condimentados, com muita pimenta, além de chocolate, fritura, industrializados e refrigerantes.Uma alimentação natural é fundamental.

Espero ter ajudado
abraços
 Alana Oliveira
Nutricionista
São Paulo
Oi! Quando falamos de gastrite, esofagite e refluxo, o ideal é priorizar alimentos de fácil digestão e evitar aqueles que possam causar fermentação ou aumentar a acidez gástrica. O pão integral, por ter mais fibras, pode ser mais difícil de digerir e, em algumas pessoas, pode gerar desconforto. Se for consumido, vale testar em pequenas quantidades e sempre mastigar bem. Além disso, é importante observar se há algum ingrediente que possa piorar os sintomas, como glúten ou fermento. Para ajustes mais específicos, um acompanhamento nutricional individualizado faz toda a diferença! Se precisar de um plano alimentar adequado, é só me chamar!
 Rachel Franco
Nutricionista
Rio de Janeiro
Busque atendimento nutricional adequado e tratado com individualidade. Estou disponível para agendamento de consulta.
 Bernardo Castanho
Nutricionista
Rio de Janeiro
Sim, pão integral pode ser uma opção segura e até mesmo benéfica para quem tem gastrite. A fibra presente no pão integral pode ajudar a controlar os níveis de ácido no estômago, prevenindo o aparecimento de sintomas como azia e queimação.
POde sim, só se atente se este pão é realmente integral, para melhor qualidade da sua alimentação e segurança alimentar.
Não exagere nas porções e fique de olho nos seus sinais e sintomas.
Excesso de determinados alimentos: café, refrigerante e bebidas gaseificadas podem contribuir para a esofagite.
Tabagismo: o fumo enfraquece o músculo que fica na parte inferior do esôfago, responsável por evitar o retorno do conteúdo do estômago para o esôfago.
Mastigar bem os alimentos: auxilia na digestão e permite uma melhor absorção dos nutrientes.

Evite comer e se deitar em seguida: é recomendável fazer refeições com duas ou três horas de antecedência da hora de deitar-se. Assim, evitam-se problemas digestivos durante o sono.
Cuidado com alimentos quentes: evitar ingerir alimentos e bebidas muito quentes, pois podem agredir a mucosa do sistema digestivo.

Especialistas

Bernard Favacho

Bernard Favacho

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

São Paulo

Camilla de Almeida Martins

Camilla de Almeida Martins

Gastroenterologista, Internista

São Paulo

Arnaldo Machado

Arnaldo Machado

Generalista

Timbé Do Sul

Fernanda Fernandes

Fernanda Fernandes

Médico clínico geral

Pouso Alegre

Giovanna Ricarte

Giovanna Ricarte

Cirurgião geral

Campo Grande

Bruno Margotti

Bruno Margotti

Gastroenterologista

Feira de Santana

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1632 perguntas sobre Gastrite
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.