Há 4 meses sinto pressão na testa e na bochecha, além de um pouco de dor nessas regiões e formigamento

26 respostas
Há 4 meses sinto pressão na testa e na bochecha, além de um pouco de dor nessas regiões e formigamento no rosto, sintomas que aparecem e somem. Mas quando coloco a mão na região que incomoda a pressão some até eu retirá-la. Existe alguma doença que possa causar isso ou a causa seria psicossomática?
Recomendo inicialmente avaliação médica, preferencialmente com neurologista, para inspeção de saúde relacionada a estes sinais. Esse profissional poderá orientar você sobre a melhor intervenção.

Para qualquer sintoma físico persistente é importante procurar um médico para avaliação e diagnóstico, e tratamento se necessário. Descartada a hipótese de doença, pode se pensar em sintomas psicossomáticos, por exemplo, em decorrência de estresse ou ansiedade. Nesse caso, procure um psicólogo para avaliação!
Um abraço!
Boa tarde, se você já passou pelo médico de sua confiança, fez todos os exames e descartou qualquer problema físico, acredito que seja o momento de procurar ajuda psicológica de um profissional capacitado na área da psicossomática. Algumas de nossas vivências quando não bem “digeridas”, não conseguem ficar apenas no campo da mente e acabam sendo externalizadas para o corpo em forma de sintomas. Normalmente esses processos apresentam melhora com sessões terapêuticas. Forte abraço, boa sorte.
Olá. Os sintomas descritos podem sim ser psicossomáticos. Principalmente ligados a quadros de ansiedade.
Contudo,e imprescindível uma avaliação médica para descartar qualquer motivo organico.
E depois, se for o caso, buscar por acompanhamento psicológico e/ou psiquiátrico.
Primeiramente, um exame detalhado com um clínico e um neurologista. Depois sugiro que procure um
psicologo para avaliar também. Pode ser uma doença? Sim, se o médico detectar. Ao não detectar uma doença específica, será psicossomático e quem cuida disso é o psicólogo iniciando uma psicoterapia. Procure estes profissionais e vá em frente, sintomas psicossomáticos escondem grandes tristezas, angústias, medos. É o corpo falando, já gritando o que palavras não dizem.
Buscar uma avaliação médica para um exame mais detalhado, se descartado qualquer doença fisiológica , atentar a um tratamento psicológico para uma compreensão do caso entorno de doenças psicossomáticas.
Quadro de ansiedade, stress, depressão podem desencadear alguns sintomas psicofisiológicos como estes. No entanto, a avaliação médica inicial é imprescindível para avaliar vocē clinicamente e descartar outros diagnósticos.
Olá.
É preciso uma avaliação psicológica presencial para entender melhor o caso e poder um diagnóstico. Pode ser necessário também uma avaliação médica. É importante descartar outras doenças.

Pode ser psisomatico sim. O estres do dia a dia, o convívio familiar agitado e a vida profissional exaustivo podem causar muitos efeitos físicos, mas que na verdade são de origem emocional. Que investigados em exames não vão aparecer.
Sugiro que procure um psicólogo na sua região, para poder investigar de forma assertiva o que pode estar causando essas dores. Abraços
Olá, acredito que em um primeiro momento possa buscar uma avaliação médica, para descartar uma condição física e caso isso aconteça o acompanhamento com um psicológo será importante para entender esses sintomas.
Este é um caso para ser avaliado primeiro por um neurologista.
Toda doença tem uma causa emocional. Nosso corpo e mente não estão separados. Nascemos para funcionar perfeitamente, porém, quando nossos desejos não são atendidos, correspondidos, quando nossa fala não é dita como gostaríamos, quando calamos, ao invés de dizer o que queremos, tudo isso vai causando dores em nosso corpo, e quando não damos a devida atenção, essa dor se transforma em doença. É o corpo pedindo ainda mais atenção. O fato de ao você colocar a mão e sentir que a pressão desaparece, me remete a pensar a questão da energia que todos nós possuímos. Com certeza você colocar a mão com a intenção de acalmar aquele desconforto, levando energia e pensamento direcionados à região. Acredite, confie e se permita mergulhar nos meandros de seu Inconsciente . Escolha um profissional, nós Psicólogos amamos esse tipo de investigação. E lhe desejo Boa Sorte!
Boa noite!! Não fique hiper vigilante ao sintomas, não busque informações isso pode te deixar mais insegura e preocupada. Procure um profissional de sua confiança e converse, mesmo antes de decidir ser fará ou não o tratamento !!
Bom dia! É muito importante buscar ajuda profissional adequada, então antes de tudo procure seu médico para a avaliação fisiológica. Se não for encontrado nada que tenha conexão com os sintomas procure um psicólogo, a maioria dos sintomas corporais são psicossomáticos. Tratar as emoções e cuidar da saúde mental melhora a qualidade de vida. Boa sorte e cuide-se!
Muitas questões emocionais podem se manifestar sim como sintomas físicos. Mas antes de qualquer questão precipitada, garanta uma consulta médica para avaliação geral do quadro e vá fazendo terapia para elaborar também seus sentimentos. Como Psicóloga, encontro-me à disposição para agendar uma avaliação. Deseja agendar?
Olá!!!
Pode ser emocionais sintomático pode ! E também não pode ser.
Para dar um diagnóstico, melhor coisa procure um profissional para avaliar e juntos elaborar está questão.

Boa sorte!
Tudo que afeta seu corpo também vai repercutir em sua mente.A priore seria interessante passar por um clinico geral mesmo. E também passar por uma avaliação e anamnese mais detalhada para se ter um parecer através de um psicologo(a).
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá! Sugiro inicialmente a procura de um neurologista para averiguar causas orgânicas da sua queixa. Caso seja descartado um diagnóstico médico, é necessário a ida ao psicólogo para investigar o que te causa esta condição, pois pode sim, ser inerente de causas emocionais. Sempre verifique com um médico como está a saúde quando houver sintomas desconhecidos.
Olá! É importante procurar um médico para averiguar se há alguma causa biológica para esses sintomas. Nem tudo é somatização, e é preciso cuidar do corpo físico também. Caso ainda tenha suspeitas de uma somatização - ou caso sinta que tem demandas que possam ser tratadas em análise, procure também um profissional da área. Abraço!
Sintomas físicos não podem ser avaliados por meio de mensagens de texto na internet, e se o fossem isso seria muito complicado pois o risco de erro diagnóstico seria enorme. Ao apresentar sintomas físicos, procure um médico. Caso esse sintoma clínico não possua etiologia orgânica, o próprio médico irá sugerir a você acompanhamento psicoterapêutico.
Olá! Boa tarde! Tudo bem? Neste caso oriento você a buscar ajuda de um médico para uma investigação orgânica. Recomendo um neurologista. Sobre a questão psicossomática, todo e qualquer sintoma e adoecimento na visão da psicologia analítica pode ser considerada como psicossomático. Independente da psicossomática é necessária uma investigação por parte dos médicos.
Olá, boa noite.

Para saber se este sintoma trata-se de somatização, é necessário afastar as possibilidades biológicas com um médico especialista. Feito todos os exames e no caso de não haver qualquer problema médico aí sim podemos pensar na possibilidade de conflitos psíquicos não resolvidos que se manifestam no corpo.

Qualquer dúvida, basta clicar em meu perfil, estou à disposição.
Boa tarde. Comece por procurar uma avaliação médica, só assim podemos chegar à conclusão de se é psicossomatico ou não. Uma vez tendo isso claro poderemos iniciar o cuidado adequado.
Olá. Não há uma doença que cause esses sintoma exclusivamente, é preciso investigar com mais detalhes para entender o que está acontecendo. Minha orientação é procurar avaliação médica e consulta com psicólogo.
Olá, sugiro que faça uma avaliação médica com otorrinolaringologia ou neurologia para descartar hipóteses de sinusite ou outra inflamação no seios da face. Caso não encontre diagnóstico, inicie psicoterapia em busca de autoconhecimento para verificar causas psicossomáticas.
Voce tem uma histeria, algo que foi diagnosticado na França por volta de 1890. É uma conversão de sintomas emocionais em sintomas fisicos, em qualquer parte do corpo. Voce precisa de um profissional bem formado e experiente para elaborar estas emoções de forma que elas deixem de ser somatizadas, ou sejam, voce deixe de sentir o que sente no rosto.