Não consigo respirar quando está ventando muito, ou por exemplo, quando fico de frente de um ventila

26 respostas
Não consigo respirar quando está ventando muito, ou por exemplo, quando fico de frente de um ventilador muito forte. É como se os pulmões se contraíssem. Vi que pode ter a ver com uma resposta instintiva do corpo chamada de 'diving reflex', que confunde o fluxo de ar com a água. Como pode ser tratado este problema?
Olá! Uma sugestão para seu caso: Terapia EMDR.

Bom dia!
Há uma grande probabilidade de se tratar de um problema psicológico. Recomendo que procure um psicólogo.
Estou à disposição!
Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 120
Olá! A principio é algo instintivo do nosso corpo. Se Vc não se colocar nessas situações não sentirá esse sintoma. A não ser q Vc trabalhe em algo q lhe exponha a essas situações não precisa de tratamento...
Sugestão: terapia emdr e brainspotting.
Olá. Eu tentaria entender melhor essa associação da dificuldade de respirar com a ventilação do ambiente. Algumas correlações com outros fatores poderiam ser interessantes verificar também, como com o seu momento de vida atual, algum trauma do passado ou ainda o teu modo de lidar com a angústia. Pode ser que isso seja sintomático de uma questão relevante, como também pode ser só um problema comum, veja o nivel de stress que isso te traz, se atrapalhar a tua rotina de forma que você deixe de fazer coisas importantes seria bom procurar um psicólogo. Boa sorte.
É uma resposta do seu próprio corpo quando precisa trabalhar com o excesso de ar, procure evitar esse tipo de exposição, tranquilize-se, caso persista sem estímulo externo, caso o ventilador, procure um médico.
Estou a disposição,
Abraço
Vera Pelizzari
Boa tarde,
Uma das possibilidades seria utilizar a técnica da imaginação ativa, durante um processo de psicoterapia, para investigar possíveis dinâmicas psíquicas que possam estar relacionadas com essa reação corporal. Fico a disposição caso queira conversar mais a respeito.
Procura um terapeuta!
Não está relacionado a problemas psíquicos, não há necessidade de acompanhamento de um psicólogo, e apenas um reflexo natural ao fato exposto.
Sem duvidas é uma reposta instintiva, devido a exposição ao vento forte e principalmente quando exposta ao ventilador.
No entanto, parece haver um registro emocional vinculado a este evento. E neste caso acho prudente passar por Psicólogo ou Hipnoterapeuta, pois isto figura apenas um gatilho emocional emitido por sua mente subconsciente, é possível.
Grato
Olá, pelo seu relato deve haver algum gatilho emocional relacionado com este evento. Quando estamos expostos a alguma situação de stress, desconforto, nosso estado emocional muda a frequência do sistema respiratório. Para identificar possíveis causas, busque ajuda psicológica.
Olá! Caso esse fato te incomode ou atrapalhe, sugiro procurar um pneumologista para avaliação de problemas físicos. Boa sorte!
Se formos pelo lado clínico sugiro um clínico e pneumologista. Se estiver tudo bem procure um psicólogo, pode ser ansiedade, fobia. À terapia EMDR poderá funcionar muito bem para ver ao que esse sintoma está associado!

Pode ser ultilizada O EMDR normalmente que é utilizado para reduzir sintomas de ansiedade, manifestações depressivas e para melhorar, de forma global, a saúde mental do paciente. Trata-se de um método especialmente eficiente em questões relacionadas a eventos traumáticos. utiliza a estimulação sensorial (auditiva, ocular e/ou tátil) para ativar mecanismos de cura.
Pode ser muitas coisas, porém, você precisa descartar por meio de avaliação médica. Tendo a liberação deste profissional procure atendimento psicológico se for o caso. Estou a inteira disposição, Alexandre (DD: VINTE UM) NOVE, OITO, SETE, OITO, NOVE, DOIS, UM, SEIS, DOIS.
Bom dia, reforço a escolha da terapia com EMDR ou Brainspotting para este tipo de casos.
Acredito que para se responder a questão com precisão é necessário uma avaliação mais aprofundada. Pode estar associado a transtorno de ansiedade e ou fobia.
Faça a psicoterapia para que possamos entender por que isso é um problema para você. É comum estar em vento desse tipo?

Qual a frequência ? é possível se afastar desse estímulo
Concordo;sem duvida,há um componente instintivo
.Porém,se voce responde instintivamente onde outros não mais, pode estar correlacionada a "lembrança " de acontecimentos traumáticos ou a eventos em que se sentiu muito exposto e vulnerável.
Para confirmar,só mesmo buscando investigar junto a um psicoterapeuta.Boa sorte.
Reações automáticas não são um problema, não vejo isso como um problema psicossomático. É uma reação normal. Mas a questão de você ficar pensando muito sobre isso, pesquisando e procurando algum diagnostico, isso sim merece e precisa de atenção e nesse caso a psicoterapia é necessária.
A respiração acontece de forma automática em nosso sistema e quando existe uma trava, é a resposta do organismo se defendendo de uma "ameaça" Por exemplo quando ficamos com medo, tendemos a travar a respiração para não sentir o desconforto.

Terapia baseada em Mindfulness pode ajudar.
O que você acha? Tem relação com alguma coisa já vivida?
Qual sentimento quando vivencia essa falta de ar?
Você acha que realmente para de respirar, ou apenas fica mais difícil?

Vamos conversar sobe esse e outros questionamentos em terapia?
Assim poderá ver como se sente ao falar sobre isso, e quem sabe, compreender se é algo relacionado a psicopatologia.
Ola, bom dia! Este é um reflexo natural e esperado do organismo ao ser exposto a esta situação. Para entendermos se há alguma associação emocional ao medo, como um quadro de ansiedade ou fobia será necessário uma avaliação psicológica para entender todo o contexto e associações com momentos de sua vida, assim como o que significa para você está reação e medo. A principio, o que seria ideal, é evitar o comportamento. Fico a disposição para que possa conhecer meu trabalho, Um abraço @psiluanamarys
Olá. Será um prazer ajudar!
boa sorte
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online - R$ 250
Sugiro que procure um profissional da medicina, como um clínico geral, para melhor avaliação do seu caso.
Olá! Precisaria entender quando isso começou e qual o seu padrão de respiração usual, fora desta situação extrema, para compreender o seu movimento emocional. A respiração está intimamente associada às emoções, é o símbolo da vida e nosso primeiro contato com o mundo ao nascermos. Quais os registros que você tem da vida? Ela te assusta? O que acontece que diante o excesso de ar / vida você se contrai? Outro ponto a levar em consideração é que estar diante de um ar forte pode simbolizar hiperventilação, que move conteúdos psíquicos, e isto pode afetar você. A terapia é um ambiente seguro para que esses conteúdos sejam mobilizados e trabalhados. Conte comigo se quiser iniciar um trabalho de psicoterapia corporal, pode ser muito útil pra você! Abraço