Me trato para depressão há 3 meses. Comecei a observar que meu humor oscila ao longo do dia. Acordo

13 respostas
Me trato para depressão há 3 meses. Comecei a observar que meu humor oscila ao longo do dia. Acordo muito deprimido, depois melhoro ao longo da manhã, depois fico deprimido de novo, e à noite me sinto melhor. É possível na depressão ter essa oscilação, ou posso ter outro transtorno?
Olá. Os sintomas provocados pelo quadro depressivo são exatamente esses que você relata, transtornos do humor, falta de vontade, desanimo, cansaço, etc, alternando os períodos de intensidade. Importante salientar que o tratamento da depressão compreende não somente um acompanhamento psiquiátrico mas também terapêutico. A medicação prescrita auxilia no controle dos sintomas, mas a terapia pode ajuda-lo a se perceber, controlar seus pensamentos e adquirir comportamentos mais saudáveis que permitam aumentar os períodos de estabilidade. Imprescindível que seja desta forma, para um tratamento mais eficaz. Tente e seja feliz.

Olá!
Existem outros transtornos de humor em que há uma oscilação maior e mais frequente do que na depressão, como o ciclotímico. No entanto, independente da classificação diagnóstica, o que pode contribuir para que você se sinta melhor, além de medicamentos psicotrópicos, é um processo de acompanhamento psicológico em que você consiga entender o sentido que os sintomas estão assumindo para você e como você pode lidar melhor com isso.
Estimo melhoras e estou à disposição
Atenciosamente,
Alânia Diógenes
Dependendo do grau de depressão, a medicação é necessária para tratar os sintomas, mas as causas devem ser tratadas com psicoterapia, ou haverá uma dependência da medicação, que também tem efeitos colaterais. A medicação resolve a curto prazo, mas a longo prazo ou definitivamente, é necessário um tratamento psicológico.
Se o tratamento que você está realizando é somente medicamentoso recomendo que inicie um processo psicoterapêutico também. Procurar realizar uma psicanálise seria indicado, para que na continuidade desse processo, você venha perceber o que está por trás desse sintoma que aparece como quadro depressivo, com alterações alternadas de humor e a partir daí reconstruir um outro caminho frente a essa questão.
É muito comum a variação de humor na depressão e existem outros transtornos que tem essa variação como sintoma. Mas o que é importante observar que você iniciou o tratamento a três meses e existe um tempo de adaptação ao tratamento, tempo esse que podem aparecer alguns sintomas que incomodam, incluindo a variação de humor. Neste caso o mais correto, é fazer uma avaliação cautelosa com psicólogo e psiquiatra em conjunto, para tentar entender esse sintoma e saber como lidar com ele.
Nós somos mais inconsciente do que consciente. Nossa mente faz associações a todo tempo daquilo que estamos vivenciando no presente, no agora com nossas experiências/contatos vividas ao longo da vida. Assim, explica-se a sua variação do estado de humor, como também, o da sua depressão. Recomendo a psicoterapia como tratamento para o seu caso. Um abraço!
Olá! Procure um bom Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental e hipnoterapeuta. Paz e Bem!
Olá! Sim, essa oscilação pode acontecer em um quadro de depressão. A medicação pode auxiliar no tratamento, mas é importante você realizar a psicoterapia, pois assim, você poderá ter consciência dos pensamentos e sentimos que podem estar causando este quadro. Além disso, a medicação não dá conta de causas mais profundas do ser humano, causas estas que surgem das angústias da alma.
O tratamento que você buscou é psicoterapêutico ou psiquiátrico? Acredito que devas conversar com o profissional que você escolher para te ajudar. Pode ser leviano da minha parte dizer que é somente do quadro depressivo ou se há comorbidade. Seu psicoterapeuta ou psiquiatra saberá lhe ajudar. Ele precisa conhecer tua história de vida para ter uma base sólida e poder cuidar do seu plano terapêutico.
Estou de acordo com todas as respostas continue psiquiatra e psicólogo mas acrescente atividades físicas(depressão é total paralização das energias e precisa endorfinas) e atividades prazeroras(aquelas pensa fazer quando aposentar,comece já) uma boa nutricionista, descobri recentemente que estava sem vitamina D e as consequências são terríveis, também conheço o que é faltar ferro. Na verdade para cura-se da depressão precisa somar parte mental emocional​ e física
.
São poucos dados para dar um parecer sensato e pouco tempo de tratamento para inferir qualquer coisa.
Existe uma epidemia falsa de depressão, muito propagada pela indústria farmacêutica e repetida pela mídia popular.
Por outro lado, grande parte dos que sofrem com depressão nem sequer chegam ao consultório. Ou seja, temos muitas pessoas com depressão sem tratamento e muitas sem depressão tomando remédios dispensáveis.
A "depressão" não está restrita ao tempo circadiano, mas sim a um período maior de meses a anos. As oscilações que acontecem ao longo do dia são naturais e devem ser valorizadas.
Importante verificar se o quadro é de Instabilidade Emocional. Para isso tanto o psicólogo quanto o psiquiatra podem ajudar.
Lembrando que, ao contrário do que estamos acostumados, a primeira entrevista deve ser realizadas por um psicólogo. Este profissional costuma ter uma compreensão mais integral, menos patologizante e não medicalizadora. Havendo necessidade pode encaminhar ao médico
Se o tratamento o qual você se refere for medicamentoso o psiquiatra deve ser informado. Às vezes é necessário um ajuste na dosagem ou, dependendo da medicação, um período de utilização até que os sintomas amenizem. Embora o uso da medicação seja importante no tratamento do quadro sintomático é fundamental destacar que o uso da medicação não cura adoecimento psíquico. A medicação trata os sintomas e cria condições para que a pessoa trabalhe, conviva socialmente. Atos considerados banais, mas para quem sofre de depressão são tarefas extremamente difíceis e até mesmo impossíveis de serem realizadas. O tratamento medicamentoso deve ser conjugado com sessões de psicoterapia por tempo indeterminado para melhor entendimento dos conflitos, remissão dos sintomas ao mesmo tempo em que o desmame da medicação é avaliado e controlado pelo psiquiatra. Peça ao seu médico uma indicação de psicólogo ou psicanalista.
Bom dia! Se você já faz tratamento de depressão com psiquiatra, vale falar para ele sobre essa alteração de comportamento que surge ao longo do dia. Desta maneira o profissional poderá auxiliar melhor se é necessário fazer uso de medicação, ou se adapta melhor a outra medicação, para que você se sinta bem em seu dia a dia. Fundamental também, é fazer acompanhamento com um psicólogo, pois esse poderá te auxiliar em seu auto conhecimento, possibilitando viver com maior harmonia.