Meu filho de treze anos tem um sono muito leve e demora muito pra dormir, dorme mais ou menos 6 horas

22 respostas
Meu filho de treze anos tem um sono muito leve e demora muito pra dormir, dorme mais ou menos 6 horas por noite. O q eu posso fazer pra melhorar isso? Pois tenho medo que prejudique o seu crescimento.
Olá mãe, vc está certa, o sono é muito importante para o crescimento do seu filhote. Com isso , é preciso investigar o que está incomodando-o neste momento. Para isso seria interessante uma avaliação psicológica, alguns exames médicos, ssim como observar sua higiene do sono.
As estratégicas do tratamento devem ser planejadas após as avaliações, pois assim seram eficazes .

Espero que tudo fique bem !

Alterações no sono pode ser indício de ansiedade mas também pode ser decorrente de fatores ambientais, orgânicos, falta de rotina adequada na hora de dormir etc. É necessário fazer este tipo de avaliação. Fale com o pediatra ou procure um psicólogo.
Boa tarde! Seria importante entender os fatores emocionais que tem dificultado que ele durma, se ele simplesmente não tem sono ou se tem algum sintoma de ansiedade o impedindo de dormir de forma saudável. Pode ser interessante conversar com ele sobre o assunto, perguntar o que acontece quando ele não consegue dormir, o que ele sente, e levá-lo a um acompanhamento psicológico para que ele possa aprender a melhor forma de lidar com esses fatores e regular seu sono. Espero ter ajudado! Estou à disposição.
Olá! O ideal é você de imediato relatar esse episódio ao pediatra dele, pois na fase da puberdade é comum alterações no sono do adolescente. Além disso, importante também é você procurar um psicólogo. O psicólogo irá ajudá-lo a entender e lidar com essa nova fase que muita das vezes devido o sono prejudicado causa grande irritabilidade e alterações de humor.
Olá mãezinha. Sempre foi assim? Se não, desde quando está apresentando essa dificuldade para dormir? . Seria bom se ele pudesse passar por uma consulta com um médico clínico. Este médico orientará o melhor tratamento e se necessário vai encaminhar para outros especialistas. Pode ser que seja de fundo emocional, mas para isso precisa ser descartada qualquer causa orgânica, por isso a necessidade de passar em um medico primeiro.
Olá! Seu filho está passando por uma fase onde está deixando de ser criança para entrar na puberdade, período geralmente conturbado onde a ação dos hormônios produzem alterações corporais necessárias ao desenvolvimento e crescimento. Nesta fase o indivíduo passa por uma série de questões psicológicas que podem estar atuando sobre o sistema nervoso fazendo com que perca o sono. É importante verificar se não há exposição excessiva em aparelhos como celular, jogos eletrônicos, TV(séries), músicas agitadas, redes sociais e outros fatores que interferem na qualidade do sono. Caso não se aplique, seria interessante ter uma conversa com ele a fim de verificar se há algo específico que esteja fazendo com que este comportamento ocorra com frequência. Pode ser consultado um neurologista especialista em transtornos do sono e/ou um profissional da psicologia. Qualquer dúvida estou a disposição. Abraços!.
Sugiro buscar um psicologo para avaliação dos aspectos emocionais que podem esta afetando a qualidade do sono (ansiedade, preocupações, medos, fobias, etc), bem como buscar atendimento clinico (pediatra/neurologista) para avaliação dos aspectos neurológicos e metabólicos.
Olá tudo bem. Sugiro uma avaliação psicológica com terapia breve para avaliar e entender o motivo deste sono ser tão leve. Estou a sua inteira disposição.
Não devemos esquecer que o hormônio do crescimento age durante o sono e que quanto melhor for a qualidade do sono melhor será o seu processo de crescimento e o equilíbrio mental nessa idade tão complicada que é a adolescência.
Indicaria um exame de (EEG) Eletroencefalograma para avaliar a intensidade das ondas alfa, e teta(sono profundo ou paradoxal) e corrigir com medicamento uma possível disfunção dessas ondas causadoras do sono leve ou agitado. Depois desta correção poderemos investigar algum problema de comportamento com um Psicólogo .
Atualmente, vivemos cercados de estímulos visuais e sonoros (celulares, tablets, computadores, etc). Crianças e adolescentes recebem, diariamente, grande quantidade de informações. Falta tempo para o aparelho psíquico elaborar tanto conteúdo, gerando uma carga excessiva de estímulos.
Aspectos psicológicos deverão compor a avaliação dos sintomas apresentados. O objetivo é identificar as causas e estabelecer uma direção de tratamento para que melhore a qualidade de vida, conquistando um sono reparador.
Olá sugiro que procure um especialista como um neurologista ou até um clínico geral, se não tiver um diagnóstico preciso, é nescessario uma ajuda de um profissional da área da psicologia, talvez seja ansiedade noturna.
Muitos estímulos e parece pouco tempo para um adolescente que está despertando para o mundo!
O sono profundo e na medida certa é importantíssimo para refazer as energias, assimilar e reter novas informações e aprendizagens. Creio que um pouco de disciplina e de rotina na hora de dormir são necessárias e depende da atitude dos pais para realizar esta simples postura. Colocar limites para o uso da Internet , joguinhos e conversar virtuais. Não considero isso um problema psicológico mas sim de comportamento e de relacionamento com os pais.
Apesar de uma noite tranquila de sono para reestabelecer energia e outros benefícios ao organismo, cada indivíduo tem sua necessidade específica de sono, claro que isso não remove a necessidade de se preocupar com o desenvolvimento dele. Ele pode estar dormindo pouco por vários fatores, desde a fase de desenvolvimento dele, até a rotina do "pré-sono" dele, por exemplo, se ele come demais pra dormir, ou se expõe demais a dispositivos que fazem com que ele não "desligue" o cérebro na hora de dormir. É muito corriqueiro adolescentes ficarem até altas horas no celular, fazendo com que durmam pouco por terem que acordar cedo para irem a escola. São várias detalhes que devem ser vistos a fundo, sugestiono que procure um profissional, ou psicólogo, ou neuropediatra, ou psiquiatra.
Seu filho esta na adolescencia. Muitos fatores podem estar influencindo.
Primeiramente procure uma avaliacao psicolgica e fisica.As vezes precisa de uma reorganizacao da rotina . Outras vezes ate um plano alimentar.
Primeiramente, deve-se descartar qualquer problema físico, por isso procure o pediatra ou clinico geral para essa avaliação. Descartado o problema físico, deve-se procurar um psicólogo para identificar o problema emocional que está ocasionando a dificuldade em dormir, seja ansiedade, falta de rotina ou até mesmo a falta de uma atividade física. Esse profissional poderá também ensinar algumas técnicas de relaxamento que contribuirá para melhoria e qualidade do sono.
Olá!
Veja, o horário de sono dos adolescentes é um pouco diferente do dos adultos. Isso é normal, faz parte do desenvolvimento deles. O "dormir pouco" pode estar relacionado justamente com a rotina escolar, que começa muito cedo para quem costuma dormir tarde. Provavelmente, ele sente-se melhor dormindo mais tarde, e acordando mais tarde também, pois esse é o ritmo biológico de muitos adolescentes (e de alguns adultos também).
Sua preocupação é valida, já que o sono está relacionado com uma boa aprendizagem, uma boa saúde, um humor melhor, entre outros. Nesse caso, seria bom verificar se existe a possibilidade de fazer mudanças na rotina, como uma boa higiene do sono, ou até mesmo, se for viável, trocar o turno escolar dele (caso ele estude de manhã).
Uma psicoterapia pode ajudá-lo, pois pode ajudar ele a desenvolver estratégias para lidar com seu ritmo de sono, além de poder auxiliar em possíveis preocupações que ele possa ter que pode influenciar nessa insônia.

Espero ter ajudado, e fico a disposição.
Ola!
De fato o sono é extremamente importante e reparador, seu filho pode sim ter prejuízos futuros devido a falta ou má qualidade do sono.
Sugiro levá-lo a um psicólogo para uma avaliação, o mesmo deverá sugerir uma atuação interdisciplinar.
Olá. Busque a opinião do pediatra dele, havendo a necessidade ele encaminhará a outro profissional especialista. Atenciosamente.
Olá!
Para uma resposta mais acertada seria necessário mais informações como atividades que realiza na sua rotina, uso e tempo com eletrônicos, atividades físicas, horário e qualidade da alimentação, etc.
O sono realmente é fundamental para várias questões de desenvolvimento, inclusive a mental. E nesta faixa etária deve ser de no mínimo 8h diárias.
Importante avaliar com Hebiatra se há alguma condição orgânica para tanto. Observar hábitos relacionados às condições gerais do ambiente para dormir e ver adequações necessárias.
Estabelecer horário para a casa silenciar e as atividades cessarem.
Com estas observações e cuidados, não mudando o sono dele, busque ajuda.
ola mãe, importante preocupação, porque o sono, alimentação e equilíbrio emocional interferem direto no desenvolvimento da pessoa, para seguir com um desenvolvimento equilibrado é importante focar nos aspectos biológicos, psicológicos, social e cultural, sendo assim, comece com uma avaliação médica e ai vá fechando as possibilidades de tratamento.
Olá, entendo completamente a sua preocupação. O sono é multifatorial, isso quer dizer que estão envolvidas questões biológicas e emocionais. Minha sugestão é que você limite o uso de telas até 2 horas antes dele dormir. Ele ainda precisa dormir cedo, pois está em fase de crescimento, o primeiro sono (primeira metade da noite) é mais restaurador, tem um sono mais profundo (mais sono NRem). Além disso, fique atenta ao ambiente de sono, se está sendo adequado: nenhuma luz (utilize cortinas ou blackout); temperatura agradável - em torno de 21º (se necessário ligue o ar condicionado); pouco barulho no ambiente (se necessário utilize o ruído branco para auxilar); como está a alimentação dele (o consumo de frituras e cafeína, por exemplo?) Além disso, observe como anda o emocional dele, ele está angustiado, ansioso? Vocês têm tido tempo de qualidade juntos? E o seu emocional, mamãe, como anda?
Espero ter te ajudado. Se precisar de apoio, pode contar comigo!
Olá. Você percebe que isso está trazendo prejuízos para vida dele? Caso sim, converse com ele para entender o que está causando a dificuldade com sono e procure ajuda profissional. Abraço