Meu filho tem sete anos e diagnosticado com TDAH F 90. Porém possua também, o F-81.9. Ele necessita

9 respostas
Meu filho tem sete anos e diagnosticado com TDAH F 90. Porém possua também, o F-81.9. Ele necessita de professor de Apoio.?
Sim seria excelente que procure um profissional especializado nessa área em conjunto com um Psicólogo também com essa experiência. Paz e bem!

Um questionamento... Ele já fez com um psicólogo especialista em Neuropsicologia, uma avaliação neuropsicológica? Acredito que sem essa avaliação, você ficará sem um norte, para pensar terapias e apoio psicopedagógico para seu filho. Coloco me a disposição para esclarecimentos.
Um professor de apoio ajuda bastante nas atividades escolares da criança, ajudando-o a ter foco na hora da realização das tarefas de casa. Porém, o que é realmente efetivo seria o uso de uma medicação juntamente com a terapia.
Muito bem lembrado o colega acima mencionou a Avaliação Neuropsicologica para investigar em qual área cognitiva está preservada e qual precisara trabalhar. Assim realizada será encaminhado para os profissionais específicos.
Atenciosamente!
Neuropsicóloga
Olá. É comum a comorbidade entre TDAH e Transtornos de Aprendizagem. Sobre professor de apoio, depende de como essas dificuldades impactam no dia a dia dele. É importante ele ter adaptações curriculares em termos de conteúdo, para que este seja compatível com o que ele tem desenvolvido, quanto a forma de exposição deste. Para isso, é importante acompanhamento com neuropediatra e psicólogo, sendo que este último dará as orientações a escola de como deve ocorrer as atividades e avaliações dele. Além disso, dependendo das dificuldades pedagógicas, pode ser necessário acompanhamento com Psicopedagogo e Fonoaudiólogo. Abraços, Luana
Olá! Acredito que se seu filho já foi diagnosticado esteja sendo acompanhado por profissionais capacitados para esses transtornos. Seria importante ficar atenta como está sendo o rendimento dele na escola, e ter uma ligação entre a escola e os profissionais que estão lhe atendendo, acredito que seja importante um professor de apoio, mas isso também vai depender do caso, sugiro que converse com a psicologa(o) que está acompanhando o caso. Fico a disposição!
Olá! É de suma importância que uma criança com diagnóstico de TDAH e comorbidade em Transtornos de Aprendizagem (Dislexia ou Discalculia) tenha um acompanhamento com psicopedagogo para fazer o papel do mediador, orientá-la quanto às questões pedagógicas, orientar os pais, dar suporte nas tarefas escolares e fazer um trabalho em parceria com a escola, a fim de minimizar impactos acadêmicos ao longo da vida da criança.
Tendo como base apenas as suas informações, seu filho necessita de acompanhamento com neuropediatra, psicopedagogo e adequação escolar.
O tipo de terapia e o tipo de suporte escolar que a criança necessita varia em cada caso.
Olá! F81.9 e F90 são transtornos de habilidades escolares e da atividade e da atenção, respectivamente. O TDAH (transtornos do déficit de atenção e hiperatividade, na maioria das vezes são distraídas, hiperativas, agitadas e desorganizadas, porém também muito criativas, intuitivas e inteligentes. Seu diagnóstico é feito por neurologista, e seu tratamento deve ser combinado várias especialidade como psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo. Não necessariamente precise de um professor de apoio, irá depender do que os profissionais que acompanham seu filho irão sugerir. Espero ter ajudado!