Minha filha de 8 anos está muito desatenta, na Escola ja me chamaram pra conversar, ela não cópia

8 respostas
Minha filha de 8 anos está muito desatenta, na Escola ja me chamaram pra conversar, ela não cópia as tarefas, fica sempre por último. Em casa é do mesmo jeito, já fiz de tudo, bati, deixei de castigo e nada. Chego a conclusão de que é um transtorno. Que especialista devo levar?
Entendo sua preocupação, mas varios fatores poderem contribuir para que a criança apresente desatenção, descartadas todas as possibilidades físicas, como má audição, deficit de visão, verificados exames de fezes e de sangue, aí pôde-se pensar em déficit de atenção. Quando a dificuldade é observada há algum tempo, a causa “ pode ser” TDHA. A emoção e a concentração são irmãs se alguma coisa na vida da criança não vai bem, dificilmente conseguirá prestar atenção.
Sugiro que você busque primeiro um pediatra, não sendo descoberto nada físico, busque um Psicólogo Infantil.
Espero que tenha podido lhe ajudar, estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde! Penso que seria interessante passar em sessão com uma Neuropsicologa para que possa ser avaliado o que realmente está acontecendo e qual é a demanda de sua filha. Fico a disposição. Abs, Sandra Romão
Boa tarde!as dúvidas poderão ser elucidadas com uma avaliação neuropsicologica ! Nela avaliamos as principais funções cognitivas e traços de personalidade! A partir das conclusões realizamos os devidos encaminhamentos! Realizado essa avaliação!
Ruthenia pedrosa
Olá, é preciso vê sua filha como um todo, pode ser algo social em casa, na escola, com amigos próximos ou até algo biológico. Em primeiro lugar, quando começou essa mudança, precisa observar o que aconteceu um pouco antes da mudança, pode ser desde uma mudança de colégio até a perda de alguém ou uma separação, pode também ser mudança de professor. Em paralelo seria importante alguns exames, entre eles exames de sangue, pois níveis de vitaminas e hormonios podem interferir também no humor, testes cognitivos e de personalidade também são importantes para avaliar questões neuropsicológicas. Abraços Ana Célia Rocha Costa
Olá, varios fatores podem estar relacionados a um baixo rendimento escolar - aspectos emocionais, problemas familiares, dificuldade em
Adaptação do método adotado pela escola, até problemas ou desordens específicas do aprendizado - os transtornos ou distúrbios de aprendizado escolar - dentre eles o Transtorno do Déficit de Atenção, a Dislexia, as Deficiências Intelectuais.
Se realmente está havendo prejuízo persistente do aprendizado, talvez seja importante a avaliação de uma equipe multiprofissional onde terapeutas como psicólogo e fonoaudiólogo juntamente com o neuropediatra poderão avaliar melhor a criança.
Olá!
Procure ajuda de um psicólogo especializado em crianças, ele irá te orientar nesse processo.
Olá! De acordo com a sua descrição sobre o que está acontecendo é necessário buscar avaliação profissional com neuropsicólogo, neuropediatra. Abraços!
O problema de sua filha pode e precisa ser visto por mais de um ângulo, aqui expresso apenas um deles. Perguntaria desde quando este comportamento vem ocorrendo? Quais as consequências? Tem recebido mais atenção desde então? Se este comportamento tivesse uma função, qual ou quais seriam?
Sua filha pode estar chamando a atenção para si mesma e desta forma resolve um outro problema. Qual seria? Como está o clima em casa? Como está na escola?
Creio que vale investigar. Um psicólogo pode ajudar e como ela tem apenas 8 anos, penso que na abordagem sistêmica (família) poderia ter bons resultados. Se o problema dela for médico, igualmente a família poderá se beneficiar ao aprender como lidar e reconhecer mais rapidamente o que o sintoma conta.
Desejo-lhes sucesso.
Forte abraço

Especialistas

Taramis Sartorio

Taramis Sartorio

Psicólogo

Porto Alegre

Vanessa Ramona Santos

Vanessa Ramona Santos

Psicólogo

Recife

Daniele Leão

Daniele Leão

Terapeuta complementar

Salto

Mayara Vieira Pereira

Mayara Vieira Pereira

Psicólogo

Maringá

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 106 perguntas sobre Transtornos do comportamento infantil
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.