Minha filha foi diagnosticada com dislexia com 7 anos. Hoje com 18 ela ainda tem muitas dificuldades

28 respostas
Minha filha foi diagnosticada com dislexia com 7 anos. Hoje com 18 ela ainda tem muitas dificuldades como por exemplo: na escrita ( troca letras ), dispersa, dificuldade para ler o que escreve, não decora matérias,Estuda e depois não lembra etc.

Ela ainda tem dislexia??
Qual profissional devo procurar??
Pois ela quer trabalhar mas não consegue sair do ensino médio normal.
Um transtorno de aprendizagem como a dislexia tende a se tornar marcante conforme o tempo passa e as exigências escolares aumentam se não for bem respaldado por tratamento adequado. Porém as dificuldades que descreve também são comuns a outras condições clínicas e devem ser investigadas. Procure um profissional de saude mental (psiquiatra, psicologos, neuropsicologos, psicopedagogos) para melhor orientação.

Um psicólogo pode te auxiliar, porém um psicopedagogo ou neuropsicólogo pode te dar um melhor diagnóstico dessa situação.
A dislexia precisa de acompanhamento multidisciplinar contínuo considerando o desenvolvimento das habilidades do sujeito durante a vida. As principais demandas para se ter qualidade de vida são o acompanhamento psicoterápico e psicopedagógico contínuo. Espero ter contribuído!
Olá mamãe !
Concordo com todos os especialista que já deixaram aqui suas "opiniões".
Na verdade qualquer indivíduo com dislexia necessita de acompanhamento, tratamento contínuo , pois é um transtorno da aprendizagem que o "acompanha" por toda vida. Mas com intervenção de um profissional sua filha conseguirá ter resultados muito melhores em seu aprendizado.
Espero ter ajudado, sou Psicopedagoga estou à disposição em São Paulo.
Olá, pelo que descreveu ela já tinha sido diagnosticada anteriormente, um laudo dado na condição de dislexia ele permanece por ser um Transtorno de Aprendizagem, com tratamentos ao longo dos anos podem diminuir os sinais mais o Transtorno em si permanece. Quem pode te ajudar neste momento fazendo uma nova avaliação e direcionando para os atendimentos que podem contribuir para melhor evolução é o neuropsicólogo, ele poderá verificar várias funções cognitivas com testes e te dizer se há outras alterações que também atrapalham ela na evolução dos estudos.
Bom dia! A sua filha chegou a fazer tratamento na infância para a Dislexia? A Dislexia é um transtorno do Neurodesenvolvimento que acompanha o indivíduo a vida toda, sendo necessário tratamento com profissionais capacitados para fornecerem orientações para o ambiente acadêmico com estratégias de adaptação do conteúdo para ajudá-la a mostrar o conhecimento no conteúdo por outras formas, além da escrita. Recomendo uma reavaliação com neuropsicóloga para identificar as suas dificuldades e facilidades. Estou à disposição para maiores esclarecimentos, Denise A. Wendland, neuropsicóloga.
Olá! Sim, essas dificuldades que sua filha apresenta são compatíveis com a dislexia, que é um transtorno de aprendizagem que cursa durante toda a vida, ou seja, não tem cura mas tem tratamento. Aconselho-a a procurar um psicopedagogo para auxiliá-la com técnicas de leitura, estudos e memorização além de montar um PDI (plano de desenvolvimento individual) para orientar a escola (média ou faculdade) no manejo adequado em momentos de aprendizagem. Estou a disposição! Abraços
Olá, sou psicopedagoga clínica e desenvolvo um trabalho ligado aos transtornos de aprendizagem. Neste caso em específico é interessante um trabalho multissenssorial, fônico e articulatório alinhada a sua modalidade de aprendizagem.

Para os pacientes com dislexia é indicado acompanhamentos psicopedagógico para trabalhar a hipossegmentação na escrita e leitura porém, com foco na reabilitação fônica e multissenssorial.
Também procurar rotas , mecanismos para melhorar a assimilação e acomodação do conhecimento.
Exemplo: Auxilio na construção de mapas mentais e procedimentais , o que ajuda e muito nos momentos de estudo.
Importante avaliação com equipe transdisciplinar (escola-terapeuta -equipe medica).
Importante desenvolver algumas estratégias de aprendizagem.
Estou a disposição.

É bem provável que além da dislexia ele também tenha o Transtorno de Déficit de Atenção. Geralmente com as perdas e danos pelos quais ela já passou, consequentemente acontece a Baixa autoestima (ideal tratar também)
O ideal é procurar na psicopedagogia o acompanhamento através de terapia.
Boa tarde...vc pode fazer uma Avaliação Neuropsicológica para constatar as habilidades e dificuldades cognitivas que ela tenha...isto ajudará em um processo de Reabilitação e também em relação aos tratamentos necessários para ajudá-la.
Apesar disso, quando falamos em Dislexia, falamos em Transtorno do Neurodesenvolvimento e que nao se altera ao longo do tempo...então, se o diagnóstico estiver correto, ele não mudará...
Fico a disposição
Priscilla - Psicóloga, Psicopedagoga e Neuropsicóloga
Após o diagnóstico de dislexia , o indivíduo deve ser submetido a um acompanhamento multidisciplinar. Sendo o profissional de Fonoaudiologia e Psicopedagogia que dariam maior ênfase no trabalho com as trocas na leitura e escrita.
Olá! O psicopedagoga poderá avaliar e te dar um diagnostico correto Tenho muita experiencia nessa área sempre com um bom tratamento sua filha pode cursar o ensino medio ,com mais facilidade
Boa tarde! A dislexia compromete a capacidade de aprender a ler e escrever com fluência, de compreender textos, como também dificuldades na matemática.Os sintomas variam de acordo com os diferentes graus do distúrbio. Ainda não conhece cura para a dislexia, porém o tratamento exige participação de uma equipe multidisciplinar ( fono, psicopedagogo, psicologo, etc) para ajudar o portador a superar dentro do possível suas dificuldades. Sua filha poderá desenvolver com o apoio dos profissionais adequados e realizar seus objetivos. A caminhada é longa para todos nós, mas não podemos desistir ...
A intervenção psicopedagógica com a sua filha, bem como na orientação escolar é de extrema importância para o desenvolvimento e finalização do ensino médio, devendo se estender para a faculdade.
Dislexia é um transtorno de aprendizagem que requer acompanhamento longitudinal.
Uma vez diagnosticada como dislexica, sempre será, pois ela tem um distúrbio de aprendizagem, uma alteração na extrutura cerebral que compromete a aprendizagem, porém se tiver a intervenção de um psicopedagogo, pode se desenvolver bem, tendo respeitadas as suas necessidades de aprendizagem diferenciadas e tendo um bom e contínuo acompanhamento com um psicopedagogo que tenha conhecimento no trabalho de intervenção com dislexia. Coloco-me a disposição.
Ola. Você precisa procurar auxílio de um psicopedagogo para realizar avaliações e verificar se a questão é isolada na dislexia. Ela precisa também ser avaliada por um fonoaudiólogo para sequência acompanhamento.
Seguindo nesse processo o psicólogo será muito importante para lidar com as questões de autoestima e também ela pode ter criado ao longo desse período um processo de autosabotagem negando o seu potencial devido as dificuldades. Essas questões também influenciam.
Espero ter ajudado de alguma forma.
A dislexia precisa de acompanhamento e avaliação multidisciplinar . A dislexia é uma alteração na estrutura cerebral. Então, sim, ela ainda tem dislexia. Não tem cura. É uma característica dela.
Ela tem ou teve acompanhamento com psicoterapia e psicopedagogia?
Ter um acompanhamento com estes profissionais e , também, fonoaudiólogo a ajudará em suas dificuldades de aprendizagem.

Um psicopedagogo é essencial para auxiliá-la com técnicas de leitura, estudos e montar um plano de desenvolvimento individual para orientar a escola, paciente e família em momentos de aprendizagem.

A dislexia não tem cura. O melhor é fazer tratamentos psicopedagógico para ajudá-la a encontrar a melhor forma de se relacionar com a leitura e escrita. É bem importante que faça o tratamento. A dislexia não tem cura mas seus efeitos podem ser minimizado, e até passar despercebido.
Se ela realmente foi diagnosticada corretamente para dislexia, ela terá esta condição para o resto da vida. Porem uma reavaliação de tempos em tempos é necessária para verificar o impacto que esta causando na vida dela e atualizar o laudo. Muitas pessoas diagnosticadas com dislexia podem na verdade ter comorbidades e portanto apresentar outros transtornos, como TDAH e discalculia por exemplo. A síndrome de Irlen tambem deveria ser rastreada! Sugiro reavaliação com profissionais como psicopedagogo, fono e psicologo.
A Dislexia não tem cura, mas tratamento. Entretanto, ela é tratada para uma certa atividade da vida diária, um emprego diferente, por exemplo, exige adequações que são possíveis de resolverem com sucesso por um psicopedagogo habilitado em TGD - Transtorno Global do Desenvolvimento. Agora, não adianta procurar o melhor especialista se ela não fazer a parte dela. Fico à disposição na modalidade On-line. Abraço virtual!
Olá, com certeza, sua filha precisa de uma Psicopedagoga, existem infinitas ferramentas de trabalho que ajudariam o melhor desenvolvimento no tipo aprendizagem dela.
Sugiro que assistam um filme chamado "Como estrelas na Terra".
Coloco-me a disposição!
A dislexia é um transtorno neurodesenvolvimento, caracterizado pela dificuldade para aprender habilidades acadêmicas fundamentais, que persistem por toda a vida do indivíduo. No entanto, com a ajuda de um psicopedagogo, sua filha irá desenvolver habilidades que irão melhorar seu desempenho acadêmico e também seu dia-a-dia, tornando esse processo mais confortável e agradável para ela.
Olá querida, a dislexia não tem cura, mas todos conseguem aprender e avançar no seu tempo, afinal somos pessoas únicas, singulares, não é mesmo? Sua filha precisa de acompanhamento psicopedagógico para aprender estratégias e estímulos para atenção, concentração, memória, percepção visual, novas estratégias de cálculos, enfim... estímulos que irão ajudá-la nas suas dificuldades. Fique tranquila! Vai dar tudo certo! Sua filha pode e deve sonhar em ser tudo o que ela quiser!! Existem muitos famosos dislexos.
Um grande abraço. Espero tê-la ajudado.
Olá! Sim, sua filha ainda tem dislexia, este é um Transtorno, então não deixa de existir, tem melhora com o acompanhamento adequado. Um Psicopedagogo atua com crianças e com adultos oferecendo suporte para a compreensão do transtorno, assim como auxilia o paciente/cliente a criar estratégias para viver com a dislexia. Não há "fórmulas", mas estratégias dentro de cada caso para aprender "a viver com ela". Sua filha também tem direito, confirmando o diagnóstico, a ter algumas adaptações no momento das avaliações na escola. Se a escola tem conhecimento do diagnóstico, é importante que você possa verificar que suporte sua menina está recebendo. Espero ter contribuído! Abraço, Jaqueline.
Olá !
Sua filha precisa de ajuda psicopedagógica !
Possuímos métodos através das avaliações e posteriormente com as intervenções para que sua filha tenha qualidade de vida adaptadas as suas necessidades !
A disposição !
A dislexia é uma condição que pode persistir ao longo da vida, embora suas manifestações e impactos possam variar. No caso da sua filha, as dificuldades que você mencionou sugerem que ela ainda pode estar enfrentando desafios relacionados à dislexia.

Para avaliar sua situação atual e receber orientações específicas, recomendo que você consulte um psicopedagogo. Os psicopedagogos são profissionais especializados em identificar e auxiliar no tratamento de dificuldades de aprendizado, incluindo a dislexia. Eles podem realizar uma avaliação abrangente das habilidades de leitura, escrita e cognitivas da sua filha e, com base nessa avaliação, desenvolver um plano de intervenção personalizado para ajudá-la a superar seus desafios.
Parece que sua filha ainda pode estar enfrentando desafios relacionados à dislexia, pois muitas das dificuldades que você mencionou, como troca de letras, dispersão, dificuldade de leitura e escrita, dificuldade de memorização e retenção de informações, são características comuns associadas a essa condição.

Como sua filha já passou da idade escolar, é importante buscar uma avaliação atualizada com um profissional especializado em neuroaprendizagem ou neuropsicopedagogia. Esses profissionais têm experiência em compreender as necessidades específicas de indivíduos com dislexia e podem oferecer orientações e estratégias para ajudá-la a superar os desafios que enfrenta.

Além disso, um psicólogo ou psicopedagogo também pode ser útil para ajudar sua filha a lidar com eventuais questões emocionais relacionadas às dificuldades acadêmicas e profissionais. Eles podem oferecer suporte psicológico e auxiliar no desenvolvimento de estratégias para lidar com a frustração e ansiedade associadas à dislexia.

É importante que sua filha se sinta apoiada e compreendida enquanto busca realizar seus objetivos profissionais. Com o suporte adequado, incluindo orientação profissional e adaptações no ambiente de trabalho e estudo, ela pode alcançar o sucesso em sua carreira.
Se precisar de mais informações ou suporte nesse processo, estou aqui para ajudar.
É importante entender que a dislexia não é algo que ela vai superar completamente, mas com o suporte adequado, ela pode aprender estratégias para lidar com seus desafios e alcançar seu potencial máximo. Isso pode incluir sessões de terapia especializada em dislexia, que podem ser conduzidas por profissionais, com experiência no assunto.
Além disso, é fundamental que sua filha receba um acompanhamento contínuo ao longo do tempo para monitorar seu progresso e ajustar as estratégias de intervenção, se necessário. Profissionais especializados em educação inclusiva podem fornecer orientação e apoio tanto na escola quanto fora dela, ajudando-a a desenvolver habilidades compensatórias e a superar os obstáculos acadêmicos.
Quanto ao planejamento futuro de sua filha, é importante que ela receba orientação profissional para explorar opções educacionais e de carreira que sejam adequadas às suas habilidades e interesses. Existem leis que a amparam e fornecem condições especializadas para condução acadêmica. Profissionais serão capazes de lhe orientar quanto a isso.
Lembre-se de que o apoio da família é crucial para o sucesso de indivíduos com dislexia. Ofereça a sua filha incentivo, compreensão e apoio emocional enquanto ela enfrenta os desafios associados à dislexia e busca alcançar seus objetivos educacionais e profissionais.
Com o suporte adequado, ela pode alcançar um futuro brilhante, mesmo com a dislexia, assim como outras pessoas famosas obtiveram êxito. Não há veredito ou condenação para essa dificuldade.