Minha irmã está com sintomas de anorexia e gostaria de saber se devo levar primeiro a um psiquiatra

8 respostas
Minha irmã está com sintomas de anorexia e gostaria de saber se devo levar primeiro a um psiquiatra ou Psicologo.
Olá! Acredito ser importante uma avaliação com o psiquiatra para o diagnóstico e possível tratamento com medicamento se este indicar, e psicoterapia porque muitas vezes os transtornos alimentares estão relacionados à questões emocionais que serão trabalhadas na psicoterapia. Sou especialista em Saúde Mental e fico à disposição se precisar. Um abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O importante é de que ela tome contato com a sua iniciativa antes de levá-la, pois o todo o sucesso do tratamento depende do envolvimento dela e aceitação da mesma com os profissionais envolvidos.
Tomar ação arbitrária só prejudica todo o contexto, por isto vai da sensibilidade em trazer o assunto a tona e conscientiza-la de aceitar ajuda.

Sempre deve-se se passar tanto com o psiquiatra quanto com psicólogo, o que ela estiver mais aberta inicialemnte
A anorexia é um transtorno alimentar, é importante que a pessoa busque um profissional da saúde mental, se sentir mais a vontade para buscar um psicologo no primeiro momento este possivelmente vai encaminhar sua irmã para um psiquiatra e caso vá primeiramente a um psiquiatra este vai sugerir psicoterapia também. Já que para sucesso do tratamento se faz necessário o acompanhamento por ambas especialidades.
É importante que a pessoa acometida deste sintoma queira se tratar, se isto acontecer é mais fácil aderir ao tratamento. Psiquiatra ou psicólogo, ambos são importantes, veja qual está mais rápido do teu alcance.
É importante começar o tratamento o mais rápido possível para não se tornar crônico e, portanto mais difícil de livrar-se.
A adesão ao tratamento precisa ser voluntária, mas não somente do paciente identificado portador de anorexia, como de seu contexto familiar. Estudos comprovam muito maior eficácia quando a família também é envolvida no processo terapêutico. O acompanhamento psiquiátrico deve caminhar paralelamente. Conversas entre os familiares se disponibilizando a percorrerem juntos esse caminho que traz sofrimento a todos são muito benéficas. É o que atesta minha experiência no atendimento a famílias com portadores de transtorno alimentar.
O psiquiatra e o psicólogo serão necessários no tratamento da Anorexia nervosa, além do nutricionista. Mas, o mais importante no tratamento da Anorexia é a pessoa desejar melhorar, aceitar o tratamento, e desenvolver um bom vinculo com os profissionais. E além disso contar com o amor e a compreensão da família.
Olá, ambos são necessários, indico que ela inicie o tratamento com o psicólogo. este irá avaliar em que grau está a doença e se será necessário introduzir um psiquiatra e um nutricionista.... Explicando: A palavra ´´Anorexia´´ significa perda ou falta de apetite. A pessoa que possui anorexia pode perder peso, porém, precisa de outros sintomas além desse para ser chamada de Anorexia Nervosa. Mas qual a diferença? A anorexia nervosa é considerada um transtorno. Quem possui esse tipo de anorexia se recusa em manter o peso em um nível igual ou acima do mínimo adequado a idade e a estatura. Além disso, tem uma distorção da imagem corporal e um medo intenso de ganhar peso, mesmo estando com o peso abaixo do normal. Esse transtorno gera sérias consequências físicas, como osteoporose, plenitude gástrica, hipotermia, bradicardia, hipotensão, lanugem, edemas e hipoglicemia.
Quais são os comportamentos mais comuns? Esconder alimentos, não comer na presença de outras pessoas, usar roupas em excesso... Se você se identificou ou reconheceu alguma pessoa no que foi dito, procure ajuda psicológica e psiquiátrica.
O acompanhamento de ambos é importante, afinal há risco de vida pela questão física, mas também pela condição psíquica do paciente. O psiquiatra pode fechar esse diagnóstico, porém não é só anorexia a questão, muito do psiquismo deve ser trabalhado além da questão do peso. Busque ajuda dos dois sim

Especialistas

Patrícia Melo

Patrícia Melo

Psiquiatra

Caruaru

Barbara de Castro Telles Cesar Pestana

Barbara de Castro Telles Cesar Pestana

Psiquiatra, Médico de família

Jundiaí

Jéssica Mendes da Silva

Jéssica Mendes da Silva

Nutricionista

Belo Horizonte

Luisa Monks

Luisa Monks

Nutricionista

Vitória

Meguy Bentes

Meguy Bentes

Nutricionista

Belém do Pará

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 29 perguntas sobre Anorexia nervosa
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.