Minha namorada, além de transtornos alimentares causados na época da escola, tem tido falta de vontade

11 respostas
Minha namorada, além de transtornos alimentares causados na época da escola, tem tido falta de vontade de ir ao trabalho, não consegue expressar como se sente, crises de choro, muito estresse, tristeza. Como devo proceder?
Aconselho acompanhamento psicoterápico, independente da abordagem clínica do profissional pois, o objetivo maior no processo terapêutico é o autoconhecimento. Sua namorada irá compreender melhor essas questões que está vivenciando. Um abraço.

Sua namorada, pelo que você descreve, parece estar passando por uma angústia muito grande. Tal questão pode acarretar em sintomas no corpo, nos quais você já descreveu pelo menos um (problemas na alimentação).
Além disso, as outras questões do qual alega parecem ser desdobramentos de algo do qual ela não consegue falar, sendo que a partir do momento que há dificuldade de se expressar, os sintomas normalmente começam a recair sobre o corpo.
Uma escuta analítica poderia aliviar tais questões, pois, ao ter um lugar onde ela poderá se sentir a vontade para falar sobre tais problemas,abre-se uma possibilidade de melhora em um futuro próximo.
Olá, sem dúvida ela deve procurar ajuda profissional, no caso terapia. No tratamento ela conseguirá falar, se abrir e assim trabalhar essas questões que estão angustiando. Na linha psicanalítica, ela poderá trabalhar questões do passado e assim entrar em contato com essas questões que afligem hoje. O profissional precisa descobrir de onde vem essa falta de apetite e falta de ânimo para viver a vida dela.
Seria aconselhável ela procurar um psicólogo, preferencialmente que segue a linha Cognitivo Comportamental para que possa iniciar um processo de auto conhecimento, entendendo como ela pensa, sente e consequentemente se comporta.
Atuando no presente para construir um futuro mais positivo.
Olá. Desanimo ou falta de interesse podem estar associados a possíveis necessidades de mudanças que na maioria das vezes temos dificuldades de assumir ou até mesmo enxergar. Rever os propósitos de vida podem nos assinalar as ações que devemos tomar. Um emprego que não nos agrada, uma profissão que não encanta, são possíveis situações que podem nos trazer este desconforto. Sem contar com outros aspectos que permeiam a nossa vida. Em algumas situações, podemos precisar de apoio para estas conclusões e, se for o caso, busque uma terapia, ela pode ajudar. Tente e seja feliz.
olá! imagino que você esteja bem preocupado com sua namorada e as coisas não estão nada fáceis... ela com certeza precisa de ajuda especializada multidisciplinar (psiquiatra, psicólogo e nutricionista) porque não é fácil lidar com esse tipo de problema. e você pode ajudá-la, apoiando nos momentos difíceis e incentivando-a na busca por tratamento. o apoio de amigos, parentes e companheiros é essencial porque alguém que teve ou tem um transtorno alimentar tende a se isolar; por isso talvez ela não consiga expressar suas angústias e demais sensações. um abraço!
Sua namorada pode estar atravessando um episódio depressivo, ou apresentar transtorno de humor depressivo. Um psicólogo poderá amadurecer o correto diagnóstico, considerando o histórico clínico, bem como, fazer os encaminhamentos necessários, conforme as especificidades do quadro. Imprescindível que você demonstre a ela que existem formas de lidar com tais dificuldades, e que várias pessoas passam pelo mesmo problema, encontrando um suporte com um profissional capacitado.
boa sorte e forte abraço
O ideal é você tentar conversar com ela ou ver se existem outras pessoas próximas com quem ela possa se abrir. Como você disse, possivelmente ela também não compreende os motivos do sofrimento. Um psicólogo que se mantém em constante aperfeiçoamento, em geral, é mais qualificado, independentemente da abordagem teórica que segue. Ajudá-la na escolha desse profissional pode ser um caminho e pode demonstrar a ela apoio e compreensão de sua tristeza, mas, antes de tudo, é ela quem precisa sentir se gostaria de fazer um acompanhamento psicológico. Então, a ajuda que você pode oferecer a sua namorada seria a compreensão de seus sentimentos, amor, carinho e suporte para ela ter segurança para procurar um profissional qualificado. Na psicoterapia, caso aceite, ela irá conversar e ser incentivada a se abrir, por isso é essencial que ela tenha um primeiro contato e veja se sente acolhida. Dra. Nara Helena Lopes
Sua namorada necessita de ajuda profissional. Procure um Psicanalista na sua região para iniciar uma análise para que ela possa ir mais além da superfície desse sintomas apresentados.
Acredito que, num primeiro momento, seja importante que demonstre a ela sua preocupação com como ela está, como demonstra aqui através da busca por ajuda no site. Isso pode ajudá-lo na comunicação com ela para que possa entender um pouco melhor o que está acontecendo e se ela sente que esse é um sofrimento que precisa de cuidado nesse momento. Digo isso pois um dos aspectos importantes para que o tratamento psicológico tenha sucesso é o desejo do paciente em se tratar. Se chegarem a conclusão que sim, sugiro que procurem por um Psicoterapeuta da abordagem que ela se identifique mais (é possível uma ideia das principais abordagens teóricas através de pesquisa rápida no Google).
Olá!
Acredito que sua namorada esteja necessitando de ajuda profissional, procure um psicólogo e se houver necessidade de outras intervenções o psicólogo fara o encaminhamento.