Morro de medo de ser uma narcisista vulnerável. Tenho TOC e é uma das obsessões, mesmo q eu não poss

28 respostas
Morro de medo de ser uma narcisista vulnerável. Tenho TOC e é uma das obsessões, mesmo q eu não possa pedir reafirmação é algo q pode ser diagnosticado então não consigo aceitar a dúvida. Identifico muitos traços em mim e me sinto muito desesperada e culpada. Existe a possibilidade de ser narcisista e ao mesmo tempo ter toc e morrer de medo de ser e se sentir muito mal e culpada?
Caríssima, Infelizmente um transtorno não exclui o outro, é possível ter essas duas patologias. É notório sua preocupação, já que são transtornos distintos e ambos causam muita angústia. Tanto o TOC quanto o narcisismo geram impacto significativo em sua vida. Eles a impedem de fazer coisas que outras pessoas facilmente fazem. Podem interferir em seu trabalho, relacionamentos, lazer e muitas outras coisas, por conta do controle ou falta dele, precisa então de equilíbrio. Mas para modificá‑los você terá que passar pelo processo terapêutico. Não carregue esse fardo sozinha, busque ajuda profissional para ter auxilio nessa momento de dor. Te estimo melhoras, um fraterno abraço!

Bom dia! É possível sim ser narcisista e ter TOC. O TOC está relacionado a uma intolerância a incerteza, e a dúvida sobre ser narcisista que você percebe como uma obsessão, pode ser apenas um sintoma de TOC. Até porque o excesso de culpa e medo de ser narcisista, e a exposição de vulnerabilidade, não são traços muito comuns desse transtorno. Somente a avaliação de um profissional pode esclarecer se de fato ambos os transtornos estão coexistindo. Por isso é importante buscar ajuda através de um processo de psicoterapia!
Prezada: mais importante do que buscar rótulos e diagnósticos que digam "quem você é" é você poder de fato se conhecer. O autoconhecimento é uma ferramenta importantíssima adquirida durante o processo de terapia e que lhe auxilia a detectar quem de fato você é, o que busca, como se responsabiliza pelo seu desejo e como lida com as frustrações e culpas que vêm junto com esse "pacote" todo. Estou à disposição. Boa sorte!
Boa Noite! Sim, um transtorno não exclui o outro. O transtorno de personalidade narcisista é caracterizado por um padrão generalizado de grandiosidade, necessidade de adulação e falta de empatia, o TOC é um transtorno psiquiátrico de ansiedade que tem como principal característica a presença de crises recorrentes de obsessões e compulsões. Importante procurar ajuda adequada com tratamento medicamentoso e psicoterápico para aprender a lidar com as dificuldades geradas por estes transtornos. Abraços!
Olá. Primeiramente indico uma avaliação com psiquiatra para que seja diagnosticado seu problema e se possa verificar a necessidade ou não de medicação. O TOC Transtorno obsessivo compulsivo afeta pessoas de todas as idades e a principal característica é o aprisionamento do indivíduo em um ciclo de obsessões que são pensamentos, imagens ou impulsos indesejados e intrusivos que provocam sentimentos angustiantes – O que explica a forma de seus pensamentos intrusivos e a angústia relatada ¬- e as compulsões são os comportamentos que o indivíduo faz para se livrar das obsessões com a intensão de diminuir suas angústias. Quando existe um ciclo de obsessões e compulsões que consomem grande parte do tempo e de energia e se tornam obstáculos para a realização de atividades importantes, se dá o diagnóstico de TOC. Podem existir ou não transtornos associados. A terapia é amplamente indicada para entender como se processa esse transtorno, aceitar, agir e desenvolver estratégias para combate-lo.

É possível ter tudo isso junto sim! E ainda pode ter causa e efeito relacionadas.
Vc não está sozinha(o). Venha participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. Sua CONDIÇÃO atual não define quem vc é. Esse possível narcisismo e TOC associados que estão trazendo esses sentimentos são altamente tratável e acontece principalmente quando estamos com ruminação (de pensamentos negativos) e sentimentos de culpa. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que vc não é assim. Vc está assim!. abs e fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Olá! Sim! É possível ter os dois tipos de transtornos ao mesmo tempo.
Para lidar com isso, recomendo que você procure um psicólogo ou um psiquiatra. Esses profissionais poderão dar a você orientação e informação para você se entender e se conhecer melhor e até fornecer um diagnóstico adequado, caso você tenha algum. A orientação e o conhecimento são ferramentas poderosas que poderão te ajudar a lidar com a angústia e outros sentimentos associados que você possa estar sentindo. Além disso, caso você tenha algum diagnóstico, é importante que seja feito um tratamento adequado.
O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é um transtorno de ansiedade caracterizado por pensamentos obsessivos (obsessões) e comportamentos repetitivos (compulsões) que a pessoa sente como sendo fora de seu controle. A narcisismo é uma personalidade que se caracteriza por um sentimento exagerado de importância e um desejo intenso de admiração e atenção.

Em geral, é possível ter características de ambos os transtornos ao mesmo tempo. No entanto, é importante lembrar que nenhum transtorno de saúde mental é definido por um único sintoma ou comportamento. Para um diagnóstico preciso, é importante consultar um profissional de saúde mental qualificado que pode avaliar suas sintomas e experiências de maneira mais completa.

Se você está se sentindo desesperada e culpada, é importante lembrar que esses sentimentos são normais em pessoas com transtornos de saúde mental, mas que há tratamento disponível e é possível melhorar. Não hesite em procurar ajuda de um profissional de saúde mental se você estiver se sentindo sobrecarregado ou se estiver tendo dificuldade para lidar com suas emoções.
Bom dia
Primeiro é preciso fazer uma avaliação pontual para entender e lhe ajudar a saber sobre suas obsessões e tratá-las. Procure um psicólogo experiente cognitivo comportamental para lhe ajudar
Olá! E de onde vem tanto medo junto? Você tem cuidado desses sintomas com psicoterapia e/ou medicação? Perceber nossas fragilidades faz com que consigamos pensar em recursos para driblar e/ou conviver melhor. Seu medo vem por ter feito mal a si mesma ou a outras pessoas? Como recuperar e cicatrizar essas feridas? Já pensou que tem formas de lidar com isso tudo? Fico à disposição!
Olá! Psicólogo Adriano Galocha, aqui.
É possível sim ter mais de um transtorno.
Importante pensar que a vida é muito difícil e que não devemos tentar dar conta de tudo sozinho, as vezes um lugar para você poder expressar seus sentimentos, angústias e aflições pode lhe ajudar muito.
Minha sugestão é psicoterapia - para promover autoconhecimento e saúde emocional.

Fico a sua disposição!
Olá. Entendo como se sente e imagino como deve ser difícil para você ter que lidar com esse problema. É possível sim existir mais de um transtorno presente e isso pode ser melhor cuidado com um tratamento adequado, que te ajude a entender melhor o que se passa com você e a encontrar maneiras de aliviar os sintomas presentes. Uma psicoterapia é um bom começo, Já atendi vários casos de TOC e sei bem como é. Em algumas situações a medicação também é necessária, Se cuida e busque ajuda. Estou a sua disposição.
Olá. Você está manifestando uma vontade de mudar, com um primeiro passo, a partir de algo que incomoda, que te faz sofrer e se questionando sobre seus medos. Antes de pensar em rótulos há um sujeito e é esse sujeito com o qual a psicanálise trabalha. O autoconhecimento num percurso analítico favorece profundas mudanças. Então, é necessário que o analista caminhe junto, buscando compreender como você interpreta suas relações com o mundo externo.
Prezada, o TOC tem características bem interessantes, um deles é que a pessoa muitas vezes se dá conta dos absurdos de seus pensamentos, mas não consegue pensar ou sentir diferente, dito isso. Se o seu diagnóstico estiver correto, mesmo que tenhamos aqui respostas claras e convincentes, elas não serão o suficiente para amenizar tuas angústias e recomendo fortemente a ajuda de um especialista. Mas respondendo a sua dúvida bem pontualmente, não acredito que se trate de um Transtorno de Personalidade Narcisista por um simples motivo: Pessoas com esse transtornos nunca iriam pensar que existe um problema com elas. E não é por pura maldade não, pessoas com essas característica são incapazes de perceber em si mesmas falhas, o culpado para elas é sempre o outro e fim de papo. Por esse motivo é que raramente uma pessoa com Transtorno de Personalidade Narcisista procura terapia e quando procura é por motivos que não são uma tentativa de se melhorar como pessoa. Outra característica que você apontou e que “narcisistas” dificilmente sentem é culpa. Então nesses breves aspectos, posso supor, de maneira bem superficial claro, que você não tem essas características, mas sim outras angústias que merecem ser trabalhadas em terapia.
Um transtorno mental não exclui a possibilidade de outra condição existir ao mesmo tempo. Por exemplo, uma pessoa pode ter tanto depressão quanto ansiedade, ou transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). É importante lembrar que esses transtornos podem ser tratados, e a boa notícia é que há tratamentos eficazes disponíveis.

Para receber um diagnóstico preciso, é necessário consultar um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra. Esses profissionais podem avaliar os sintomas e determinar se um ou mais transtornos estão presentes, e qual o tratamento mais adequado para cada um deles.

Embora viver com transtornos mentais possa ser desafiador, a boa notícia é que existem muitas opções de tratamento eficazes disponíveis. Com o tratamento adequado, muitas pessoas podem viver com qualidade de vida e alcançar suas metas pessoais e profissionais.
sobre os transtornos é possível, mas recomendo não focar sobre os transtornos que tem ou não, mas aprender a lidar com todos esses sentimentos e sensações que tem. Por isso recomendo estar em acompanhamento profissioanl para que juntamento com o profissional você possa aprender melhor sobre você e seus sentimentos e como lidar com tudo isso. Espero ter ajudado, qualquer dúvida estou a disposição.
Sim, pode ter os dois ao mesmo tempo. Mas nesse caso parece que o TOC se sobressai, gerando sofrimento justamente por querer impor a si mesma como deveria ser. Trabalhar a flexibilidade de pensamento é uma estratégia muito importante que pode fortalecer com auxílio de um Psicólogo.
A psicanálise pode ajudar a entender melhor o que está por trás de seus sentimentos e pensamentos. Ela pode ajudar a identificar o que está causando seu medo e ansiedade e ajudar a encontrar maneiras de lidar com isso. Ela também pode ajudar a entender melhor como seus traços narcisistas estão afetando sua vida e como você pode lidar com eles. A psicanálise pode ajudar a encontrar maneiras de lidar com seus sentimentos de culpa e ansiedade e ajudar a encontrar maneiras de se sentir mais seguro e confiante.
Olá! A questão está em compreender o transtorno, realizar um diagnóstico e procurar um profissional que lhe auxilie nessa compreensão e que posso realizar uma psicoeducação para atenuar os efeitos do transtorno possibilitando um convívio mais tranquilo.
Olá! Existe sim a possibilidade de diferentes transtornos estarem juntos na mesma pessoa. Me parece bom você buscar uma terapia para tratar as diferentes questões que você relatou.
Olá Tudo bem?
Quantas dúvidas relacionadas aos transtornos, você pode ter um ou o outro, mas já pensou do porque da sua dúvida? O que isso significa para sua vida, esse medo do transtorno atrapalha em suas relações?
Podemos conversar isso em sessão e entender melhor, o que acha? Fique à vontade para agendar a sessão se quiser ou precisar.
Olá! Há essa possibilidade, sim. No entanto, para ter uma visão ampla do seu contexto, é necessária uma avaliação psicológica para levantar dados suficientes para identificar essas condições. Além disso, após a avaliação, o profissional poderá apresentar um tratamento mais eficaz para suas questões. Não deixe de buscar um auxílio profissional. Espero tê-lo(a) ajudado!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Olá, sim é possível ter os dois diagnósticos ao mesmo tempo. Mas para tal é necessário uma avaliação aprofundada em psicoterapia e a depender da situação buscar acompanhamento psiquiátrico também. O TOC está associado a pensamentos de culpa e ansiedade elevada, principalmente nas situações em que há medo da perda do controle. Por vezes buscamos um diagnóstico para explicar ou justificar o que sentimentos, mas nem sempre isso é necessário, as vezes é mais saudável entender o que está por trás destes pensamentos e elaborar eles de uma maneira adaptativa do que receber um diagnóstico em si. É importante você buscar um local seguro para expressar os pensamentos, sentimentos e emoções que vem surgindo. Acredito que você irá se beneficiar da psicoterapia. A Terapia Cognitivo-Comportamental é a abordagem padrão ouro para tratamento da ansiedade e dos sintomas de TOC, pois tem se mostrado a mais eficaz neste tipo de caso. Fico à disposição. Espero ter ajudado!
olá, pode se ter os dois diagnosticos, mas teria que ter uma avaliação mais criteriosa com profissional para ter certeza se são esses mesmos diagnosticos que você se refere e trabalha los para lidar e ter uma melhor qualidade de vida, a Terapia dos esquemas ajuda muito quanto ao transtorno narcisista e terapia cognitivo comportamental ao TOC ajudando a o paciente a não ficar "preso" as compulsoes e obsessoes que venham a se manifestar.
Olá. Sim, é possível. Abraço.
Sua preocupação e sentimentos são totalmente válidos, e é importante reconhecer que a complexidade dos traços de personalidade e transtornos psicológicos pode às vezes se sobrepor de maneiras que são difíceis de desembaraçar por conta própria. O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) pode manifestar-se de muitas maneiras, incluindo obsessões com medos ou preocupações sobre si mesmo.
Boa noite! Inicialmente, recomendo uma avaliação com um psiquiatra para diagnosticar o problema e determinar a necessidade de medicação. O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) afeta pessoas de todas as idades, caracterizando-se pelo aprisionamento do indivíduo em um ciclo de obsessões, que são pensamentos, imagens ou impulsos indesejados e intrusivos, desencadeando sentimentos angustiantes. As compulsões são os comportamentos realizados para aliviar essas obsessões e reduzir a angústia. O diagnóstico de TOC é estabelecido quando esse ciclo consome uma parte significativa do tempo e da energia da pessoa, interferindo nas atividades importantes. Podem existir transtornos associados. A terapia é altamente recomendada para compreender, aceitar, agir e desenvolver estratégias de enfrentamento desse transtorno.
Melhoras.
Entendo sua preocupação. É possível ter traços narcisistas e lidar com o TOC ao mesmo tempo. O medo de ser uma narcisista vulnerável e a busca por reafirmação podem ser sintomas do TOC. É importante lembrar que ter esses pensamentos não significa necessariamente que você é uma narcisista. Buscar ajuda profissional pode ajudá-la a entender melhor seus padrões de pensamento e desenvolver estratégias para lidar com eles.