Nunca gostei de sair de casa sozinha, mas com o passar dos anos isso só tem piorado. Até mesmo ir ao

28 respostas
Nunca gostei de sair de casa sozinha, mas com o passar dos anos isso só tem piorado. Até mesmo ir ao supermercado sozinha pra mim é uma tortura. Ir a lugares que têm muita gente (seja conhecida ou não), ou as vezes basta ser 2 ou 3 pessoas com quem não tenho intimidade é motivo pra me sentir sentasse àquele lugar. Só saio de casa sozinha para trabalhar ou para alguma coisa extremamente necessária que eu não tenha conseguido uma companhia. Suspeito que eu tenha TDAH, mas não é diagnosticado, e acredito que isso venha justamente desse "possível TDAH". Há essa possibilidade?
Ultimamente nem ir para a academia fazer meu treino sozinha eu tô conseguindo. Só em imaginar aquele ambiente com várias outras pessoas, sem ter nenhuma como minha companhia, me desanima. não tenho mais vontade de sair de casa, e sair é uma tortura. Existe algum Transtorno que explique isso?
Olá! São poucas informações para avaliar qualquer diagnóstico, mas essa dificuldade constante em sair de casa ou estar sozinha em alguns ambientes podem (mas não necessariamente) estar relacionadas à agorafobia, que é um transtorno de ansiedade.
Pessoas com agorafobia são apreensivas e ansiosas em algumas situações especificas, com medo de não conseguir escapar ou não haver auxílio disponível caso desenvolva sintomas incapacitantes ou constrangedores. Procure uma psicóloga que irá avaliar esse e outros sintomas, sua história de vida e entender o impacto dessa dificuldade em seu dia a dia, somente após uma avaliação completa existe a possibilidade de um diagnóstico.

Ansiedade Social (ou Fobia Social): O desconforto ou medo intenso de estar em situações sociais, especialmente aquelas em que se sente observado ou julgado, é uma característica central da ansiedade social. Pessoas com ansiedade social podem temer situações específicas (como falar em público) ou podem ter medo de uma variedade de situações sociais. Evitar essas situações é comum.

Agorafobia: A agorafobia envolve um medo intenso e/ou ansiedade de estar em lugares ou situações de onde escapar pode ser difícil (ou embaraçoso) ou onde ajuda pode não estar disponível caso tenha um ataque de pânico. Isso pode incluir locais como supermercados, multidões ou até mesmo estar fora de casa sozinho.

TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade): Embora o TDAH seja principalmente associado a sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade, algumas pessoas com TDAH também podem experimentar problemas de regulação emocional ou sentir-se facilmente sobrecarregadas em ambientes sociais. No entanto, o que você descreve parece estar mais relacionado à ansiedade social do que ao TDAH.

Evitação: Em muitos transtornos de ansiedade, a evitação é uma estratégia comum para lidar com situações temidas. Embora possa trazer alívio temporário, a evitação pode reforçar o medo a longo prazo.

Isolamento Social: Se você se sente cada vez mais relutante em sair de casa e interagir com outras pessoas, pode estar experimentando um nível de isolamento social. O isolamento pode ser resultado de um transtorno de ansiedade, depressão ou uma combinação de fatores.

Procure ajuda profissional: Diante dos sentimentos e comportamentos que você descreveu, é essencial procurar a ajuda de um profissional de saúde mental. Um psicólogo, psiquiatra ou terapeuta pode fornecer uma avaliação mais precisa de suas experiências e recomendar o melhor tratamento, que pode incluir terapia, medicação ou uma combinação de ambos.

Finalmente, lembre-se de que é válido e importante buscar apoio. Você não está sozinho em suas experiências e há tratamentos e abordagens que podem ajudar a melhorar sua qualidade de vida.
Olá! Como a colega cita são poucas informações para criar hipóteses diagnósticas. Mas vamos lá: primeiro ponto para facilitar o seu entendimento sobre essas sensações e emoções é diferenciar medo, pânico e fobia. O medo é uma reação instintiva frente uma situação de perigo. A fobia é caracterizada pelo medo exagerado e muitas vezes irracional de algo concreto, como por exemplo, uma apresentação. Já no pânico o medo exagerado não tem uma explicação, um exemplo possível é: a pessoa está na fila do banco e começa a ter a sensação que irá morrer, mas não tem motivo plausível para esse pensamento. Uma pergunta importante é: o que você nomeia como tortura é o medo exagerado de algo concreto ou é algo que não sabe explicar? Aconselho que busque um psicólogo/psicanalista para que tenha um espaço de escuta e acolhimento e consequentemente haja possibilidade de investigação e elaboração da questão. Caso tenha maiores dúvidas e se for do seu interesse marcar uma entrevista estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Existem muitas situações que envolvem essas questões que você está trazendo. Tão importante quanto a avaliação de um possível diagnóstico, é essencial tratar esses sintomas o quanto antes, que são tão desafiadores e que estão ocasionando isolamento social, manejo de sentimentos depressivos, desânimo, etc. Contudo, fazer avaliação diagnóstica é um caminho importante a seguir. Fico à disposição.
Eu sinto muito que suas vivências estejam causando tanto sofrimento assim. Seu relato é extremamente angustiante de ser lido e espero que possa buscar ajuda o mais rápido possível para que não piore. Existem sim transtornos que podem estar associados, mas somente com um acompanhamento especializado para ser feito um diagnóstico. Vejo como possibilidade maior algum Transtorno de Ansiedade, já que os sintomas mais comuns de TDAH não são tão bem descritos pelo que você disse, mas somente com uma avaliação. Ainda assim, independente do que seja, merece atenção e tratamento, já que tem prejudicado sua vida em tantas áreas. Procure um bom profissional para que possa te acolher!
Sim,existe. Pelo pouco que contou suponho algo relacionado à ansiedade ou ansiedade-depressiva. Procure ajuda psicológica e não deixe esse estado se arrastar ainda mais.
Breno Schweller
Olá! A princípio a parece algum tipo de fobia ou transtorno de ansiedade, só você consultando para saber exatamente o diagnóstico. Mas além do diagnóstico eu sugiro você buscar uma psicoterapia para melhora de qualidade de vida. Abc
Olá, pelos seus sintomas relatados, as possibilidades diagnósticas estão mais associadas a transtornos de ansiedade, agorafobia, ansiedade generelizada, fobia social. Mas sem dúvidas será necessário um atendimento especializado, um psiquiatra, psicólogo para um diagnóstico mais preciso. Este desconforto que você vive é intenso e precisa ser tratado para uma melhor qualidade de vida. De atenção à sua saúde mental. É muito importante sair deste ciclo em que você se encontra, procure ajuda.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia adulto - R$ 200
Olá, sinto muito por você estar passando por isso. Somente por aqui não é possível saber exatamente o que está ocorrendo. Porém o transtorno de ansiedade social, em que situações sociais podem despertar desconforto intenso pode ser uma das possíveis explicações. Há de ser feito um diagnóstico diferencial entre este quadro e a Agorafobia, que desperta medo intenso de situações onde pode parecer difícil escapar. O possível TDAH pode ter tido sim influência no curso dos acontecimentos, mas não explica por si só os eventos relatados. Em todos os casos é necessário que você busque ajuda psicológica, principalmente pelo fato de que esse desconforto já está gerando prejuízos nas suas atividades, como é o caso da academia, e no decorrer do tempo pode trazer maiores limitações. Busque por ajuda!
Olá. Você relata sintomas que podem estar associados a diferentes realidades diagnósticas em saúde mental.
Será de grande auxílio buscar profissional de psicologia e, se considerarem importante, auxílio psiquiátrico.
Olá!
Acredito que você tenha interesse até de saber se o que você sente e vivência com relação à sua necessidade de ficar em casa, e só sair se tiver a companhia de alguém especial/próximo/de confiança, etc., é "normal", ou se isso acontece com outas pessoas. Os seres humanos desenvolvemos formas de nos colocarmos em segurança, dependendo do ambiente no qual vivemos, da nossa realidade particular, dos riscos reais ao nosso redor, e também, dependendo das nossas possibilidades individuais de lidar com tudo aquilo. Nesse sentido, o que você descreve é humano, e seguramente faz bastante sentido no contexto da sua vivência pessoal e da sua biografia.
O importante não é tanto o diagnóstico específico, já que dele não se deriva uma solução específica, até porque, como eu já disse, cada indivíduo vive num contexto que precisa ser entendido. O que vai ser importante sempre é tentar falar a respeito do decorrer dos sintomas que você descreve, a história deles, o que você acha que eles significam, o que você já sentiu ao longo da vida a respeito de estar sozinha lá fora, ou de estar com várias pessoas...
O que a psicoterapia ou a psicanálise oferecem é atingir um melhor ENTENDIMENTO do que possa estar acontecendo no seu caso particular, ou pelo menos de algumas coisas que possam ser feitas para lidar melhor com as sensações desagradáveis ligadas ao que você descreveu. Eu fico por aqui, caso queira marcar uma conversa remota, até para prepararmos um trabalho remoto.
Grande abraço!
;)
Que ruim se sentir assim! Sabe dizer se piorou depois da pandemia? Ou já se sentia assim antes ? Pergunto mais para puxar conversa, pq mais do que para pensar em uma resposta, pois penso que você precisa de um espaço para falar sobre isso e que assim verá a melhora ... procure ajuda, não se entregue à angústia apenas. Grande abraço!
Essa sensação que você sente é muito comum . Provavelmente trata-se de Transtorno de Ansiedade Social (TAS). As pessoas com estão apresentando este transtorno psicológico frequentemente têm baixa autoestima e acreditam que os outros as estejam rejeitando e sejam críticos em relação às suas fraquezas.
Como resultado, as ‭ ‬pessoas com ‭ ‬TAS buscarão sinais de rejeição, vasculhando as outras pessoas em busca de falta de ‭ ‬interesse que ‭ ‬estas possam sentir por elas. As pessoas com TAS enfocarão os sinais ‭ ‬de sua ‭ ‬própria ‭ ‬inaptidão e acreditarão que todas as pessoas estão fazendo o mesmo. Procure ajuda psicológica para resolver esta questão. Espero ter ajudado.
Olá, existe alguns transtornos sim que podem explicar seus sintomas. Entretanto tão importante quanto o diagnóstico é você compreender o que causa esses sintomas, e para isso é importante conhecer sua história, a evolução desse quadro, seu início entre outras coisas. Sugiro que busca ajuda psicológica, afim de que esse desconforto não se arraste muito. Conte comigo, um abraço.
Boa tarde,
Devido a poucas informações, nesse caso, parece ser agorafobia. Medo de multidões. Melhor procurar um psicólogo com experiencia para lhe ajudar a compreender melhor e tratar
Olá! Possivelmente você pode está tendo uma fobia social e para isso existe tratamento, mas obviamente você precisa buscar um profissional psicólogo/psiquiatra, para avaliar direitinho e saber o que realmente ocorre. Se faz necessário mais informações para um melhor diagnóstico. O mais importante é buscar um tratamento e se cuidar direitinho. Não permita se paralisar por essa situação. Um tratamento adequado pode te ajudar. Estou à disposição.
Olá. O que você descreveu, em uma avalição superficial, não se relaciona a TDAH. Penso que, independentemente de um transtorno que explique isso, é importante você entender o que está acontecendo com você. Psicoterapia vai te ajudar nessa direção. Abraço.
Olá. É preciso contexto e mais informações e uma avaliação completa para identificarmos possíveis transtornos causadores destes sintomas. O TDAH e Transtorno do Espectro Autista dividem genes, ou seja, caso seja diagnosticada com um dos dois, sinais do outro também podem estar presentes. Estou a disposição caso deseje realizar uma avaliação, para assim direcionar melhor seu tratamento.
É necessário mais informações para realizar uma hipótese diagnóstica precisa, isso pode ser feito através de uma avaliação mais meticulosa, psicológica ou até mesmo neuropsicológica. Mas esses sintomas descritos parecem, a princípio, indicativos de algum tipo de transtorno ansioso. Um acompanhamento psicoterapêutico pode te ajudar a compreender as raízes dessa questão e a desenvolver habilidades cognitivas e comportamentais necessárias para enfrentar essa condição. Espero que encontre um profissional capacitado e que te gere acolhimento. No mais, não se entregue a narrativa de que isso é assim. São apenas momentos, e nós temos que aprender a lidar com cada um deles no presente, um de cada vez, aqui e agora. Boa sorte na busca!
Olá, tudo bem! Parece que você está consciente da importância de buscar ajuda e compreensão para lidar com essas questões.
O TDAH e a ansiedade são temas complexos, e uma avaliação profissional pode fornecer uma visão mais clara sobre como esses aspectos podem estar interligados. Estou feliz que você esteja aberta à possibilidade de iniciar um processo terapêutico.
Caso decida dar esse passo, estarei aqui para apoiá-la ao longo desse processo. A terapia pode ser um espaço acolhedor para explorar as causas subjacentes desses desafios, desenvolver estratégias práticas e promover o seu bem-estar emocional.
Fique à vontade para entrar em contato quando se sentir pronta. Estou aqui para ajudar e auxiliar no seu caminho em direção ao bem-estar. Se tiver mais alguma pergunta ou se quiser discutir mais sobre o início da terapia, estou à disposição. Entre em contato e vamos seguir!
Olá boa tarde!
Pelo seu relato percebe-se que há uma ansiedade social, onde apresenta-se também o medo, para melhor diagnosticar seria necessário uma avaliação com um profissional psicólogo, para saber mais detalhes e poder te ajudar de forma mais adequada. Já a questão do TDAH, pela sua descrição, não se apresenta, esse quadro trás sim ansiedade, porém não seria de algo tão específico, e sim de modo geral.
Sugiro que procure ajuda de um profissional adequado para te ajudar, pois caso seja um quadro de ansiedade patológica, se faz necessário um tratamento, para que não progrida e te prejudique ainda mais.
Espero já ter ajudado e coloco-me á disposição caso queira iniciar um acompanhamento psicológico.
Olá! Dá pra perceber um intenso sofrimento em seu relato. É possível sim que algum transtorno esteja associado, o que está notório é a presença de uma ansiedade porém são poucas informações para deduzir um diagnóstico específico ou se há possível comorbidade. Caberia iniciar psicoterapia, além de avaliação psicológica, um processo no qual é realizada uma anamnese seguida da aplicação de alguns instrumentos que auxiliam na compreensão de forma mais segura sobre o que pode estar acontecendo e como melhorar. Sugiro que busque o acompanhamento com um bom profissional. Espero ter ajudado e me coloco à disposição.
É possível que o que você esteja experimentando seja uma forma de ansiedade social, que é caracterizada por sentir-se extremamente desconfortável ou ansioso em situações sociais. É importante destacar que embora o TDAH não seja tradicionalmente associado à ansiedade social, algumas pessoas com TDAH podem experimentar dificuldades em lidar com situações sociais devido a desafios de atenção, impulsividade ou problemas de autorregulação emocional.
Compreendo o que você está passando e é corajosa compartilhar esses sentimentos. Embora eu não possa fazer um diagnóstico específico pela internet, os sintomas que você descreve parecem estar relacionados à ansiedade, possivelmente Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), Fobia Social ou Agorafobia. A sensação de desconforto ao sair de casa sozinha, a aversão a lugares com muitas pessoas e a dificuldade em realizar atividades cotidianas podem ser indicativos desses transtornos. Entendo que seja muito abrangente, mas para um diagnóstico preciso, você precisa passar em consulta com um Psicólogo ou Psiquiatra.

É importante ressaltar que quanto mais cedo buscar ajuda, maior a possibilidade de viver com qualidade de vida. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) tem se mostrado bastante eficaz no tratamento da ansiedade, inclusive em formatos online, o que pode ser uma opção para você se não se sentir confortável em sair de casa para procurar ajuda.

Encorajo você a marcar uma consulta com um profissional de saúde mental, seja pessoalmente ou online, para uma avaliação mais detalhada e para discutir as melhores opções de tratamento para você. Estou aqui para oferecer apoio e orientação ao longo desse processo. Se precisar de mais informações ou tiver alguma dúvida, não hesite em entrar em contato comigo.
O desconforto em sair de casa sozinha e a ansiedade em ambientes com muitas pessoas podem estar associados a várias condições psicológicas, mas é importante destacar que somente uma avaliação profissional pode oferecer um diagnóstico preciso. A descrição que você forneceu sugere algumas possibilidades, como ansiedade social, agorafobia, ou até mesmo aspectos do transtorno do espectro do autismo, que podem incluir dificuldades com mudanças na rotina ou desconforto em ambientes sociais.

O TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) também pode influenciar seu bem-estar emocional e social de maneiras complexas. Embora o TDAH seja mais conhecido por sintomas como dificuldade de concentração, impulsividade e hiperatividade, ele pode afetar a autoestima, as habilidades sociais e a capacidade de lidar com ambientes desconhecidos ou estressantes.

É possível que a ansiedade de enfrentar situações sociais ou públicas sem uma companhia conhecida esteja ligada a uma dessas condições ou a uma combinação delas. Além disso, a evitação persistente de situações sociais pode levar a um ciclo de isolamento e ansiedade reforçada, dificultando a superação desses sentimentos sem ajuda.

A busca por um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, é um passo importante. Eles podem avaliar suas experiências, considerar todas as possibilidades, incluindo o TDAH e outras condições, e trabalhar com você para desenvolver um plano de tratamento. Esse plano pode incluir terapia, estratégias de enfrentamento, e, se necessário, medicação para ajudar a gerenciar os sintomas.

Lembre-se de que buscar ajuda é um sinal de força. Há caminhos para melhorar sua qualidade de vida, e um profissional pode guiar você nessa jornada, oferecendo suporte e estratégias adaptadas às suas necessidades. Se precisar de mais informações ou apoio, estou aqui para ajudar.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 100
Olá, me parece que você está descrevendo sintomas de ansiedade, ou talvez até um pouco de agorafobia, que é o medo de estar em situações onde escapar pode ser difícil. Mas, o importante, é não se julgar por tais sentimentos e buscar ajuda, se sentir que sua qualidade de vida está sendo afetada. Fico à disposição, para mais informações ou apoio.
Olá! O que você descreve pode não estar diretamente relacionado ao TDAH, mas sim a outras questões relacionadas a ansiedade. De toda forma, é importante lembrar que um diagnóstico preciso só pode ser feito por um profissional de saúde mental, após uma avaliação detalhada e profunda. Saiba que é possível encontrar formas de lidar com esses desafios e melhorar sua qualidade de vida através da terapia!

Os sintomas que você descreve, como desconforto em ambientes sociais ou ao sair sozinha, podem estar relacionados a transtornos de ansiedade, como o Transtorno de Ansiedade Social ou Agorafobia, e não são típicos do TDAH. É essencial consultar um profissional de saúde mental para uma avaliação precisa e discutir opções de tratamento, como a Terapia Cognitivo-Comportamental, que pode ajudar a gerenciar esses sentimentos de ansiedade.
Te convidamos para uma consulta: Atendimento psicológico online - R$ 120