O abuso sexual na infância, pode causar algum transtorno?
10 respostas
O abuso sexual na infância, pode causar algum transtorno?
Pode sim, embora o aparecimento de um transtorno não seja uma consequência unânime de um abuso. Embora seja mais comumente associado à transtornos de preferencia sexual (parafilias), o A.S também pode gerar dificuldades de relacionamento, isolamento social, autoestima, agressividade e outros agravos.

Acompanhamento Psicológico é importante.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim. Pode causar vários transtornos e se estender para a vida adulta se não houver um acompanhamento psicológico necessário para a criança superar o trauma.

Pode, mas não é uma consequência necessária, ou seja, que sempre vai acontecer.
O transtorno vai surgir considerando a forma como a criança vai lidar (ou não) com o que aconteceu com ela.
Sem dúvida é uma situação grave, que deve ter todas as providências cabíveis. No aspecto psicológico, deve-se observar a criança, com atenção a possíveis mudanças no comportamento ou rotina, pois a possibilidade de um trauma existe e pode se manifestar de diversas formas.
A procura de um especialista deverá acontecer se julgar necessário, mas é importante lembrar que crianças são mais fortes do que imaginamos, e possuem recursos surpreendentes para lidar com as situações, mesmo quando são dessa gravidade.

O abuso na infância seja feminino ou masculino, pode trazer graves consequências. Agressividade, questões relacionadas ao próprio desempenho sexual e a sexualidade, medos, inseguranças entre outros.

Buscar uma ajuda psicológica é necessário e indispensável.

Att
Sayonara Machado.

Um abuso na infância geralmente é motivo pra procurar ajuda psicológica pra re-significar todos os contextos permeados pelo acontecimento, pois não é do universo da criança passar por isso, e sempre trazemos para o hoje nossa criança interior, que pode estar ferida. Estou às órdens.

Diversas pesquisas demonstram que um histórico de abuso sexual pode causar diversas dificuldades físicas e emocionais, e um transtorno comumente associado ao abuso sexual é o TEPT - Transtorno de Estresse Pós-Traumático. Quando o indivíduo se lembra do evento traumático sofrido, sente as mesmas sensações (dores, sofrimento), que vivenciou no passado. Aqui está um artigo brasileiro que descreve a associação entre abuso sexual e suas consequências: www.scielo.br/pdf/pe/v13n2/a20v13n2.pdf

Vários transtornos mentais são relacionados a abuso sexual na infância. São tantos que fica até difícil relatar aqui sem deixar algum de lado. No entanto, nem sempre as vitimas irão desenvolver algum transtorno. No caso de crianças vitimas é possível que com o atendimento psicológico e cuidado familiar adequados as sequelas sejam reduzidas.

O abuso silencia as vítimas que passam anos, as vezes uma vida inteira sentindo-se culpadas quando na realidade são vítimas e sobreviventes. Na vida adulta, a criança que foi abusada tende a desenvolver várias sequelas como dificuldades na vida afetiva e sexual, desenvolvimento de disfunções sexuais, ideação suicida, dificuldade na vida parental, busca de companheiros(as) inadequados(as), Síndrome do Pânico, Ansiedade, Depressão, isolamento social, comportamento erotizado, citando algumas. As sequelas na criança também são muitas. E uma vez abusado(a), o indivíduo fica vulnerável a ser abusado novamente. Identificar esse abuso e discutir o assunto é o primeiro passo para poder ser tratado(a).

Sim pode. É uma situação bastante delicada.

Deve ser cuidado com psicoterapia.

E dependo da situação com o uso de medicamentos.

Att

Olá. Sim o abuso Sexual pode desenvolver algum transtorno,se identificar mudanças no comportamento do abusado, tais como: agressividade, isolamento, choro constante entre outros, sugiro buscar ajuda especializada. Abraço.

Especialistas

Roberta Sequeiros

Roberta Sequeiros

Psicólogo

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Alessandra Sena

Alessandra Sena

Psicólogo

Lauro de Freitas

Agendar uma visita
Rodrigo Vogas

Rodrigo Vogas

Psicólogo

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 67 perguntas sobre Terapia Cognitivo Comportamental

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.