O medico disse que sindrome do pânico, transtorno de ansiedade generalizada e depressão são comorbidade

27 respostas
O medico disse que sindrome do pânico, transtorno de ansiedade generalizada e depressão são comorbidade (pessoa é diagnosticada com síndrome de asperger). O que seria comorbidades? Muito obrigada!
A existência de duas ou mais doença na mesma pessoa simultaneamente, porém é de fundamental importância não ficar preso a uma categorização.
E sim tentar trabalhar as questões com o objetivo de amenizar os conflitos e se aproximar do seu próprio eu, através de uma psicoterapia.
Boa sorte.

Comorbidades é a existência de duas ou mais doenças simultaneamente na mesma pessoa. Uma de suas características é que existe a possibilidade de as patologias se potencializarem mutuamente, ou seja, uma pode provocar o agravamento da outra. Na pergunta acima, sim pode ser considerado comorbidade quando esses diagnósticos aparecem simultaneamente no paciente.
Olá
Comorbidade é um termo que descreve a existência conjunta de transtornos ou doenças, que se potencializam mutuamente. Um agravamento de uma, provoca o agravamento da outra, e vice-versa.
Fica a dica para da importância de procurar um Psicoterapeuta. O isolamento pode levar a um maior sofrimento, dificultando ainda mais a situação.
Espero ter ajudado.
Comorbilidades são doenças acontecem juntas porém possuem sintomas e diagnóstico diferentes.
Algumas doenças podem aumentar as chances de novas doenças associadas: por exemplo: obesidade + ansiedade, depressão + abuso/dependência de substâncias.
O exemplo citado na sua pergunta também são diagnósticos que se somam, interdependentes.
O mais importante é garantir o melhor cuidado possível, o diagnóstico é uma ferramenta importante nesse sentido. Não se prenda aos nomes diagnósticos, busque o cuidado profissional. Abraços
Há transtornos que podem estar relacionados com o diagnóstico do paciente, sendo possível que ocorram simultaneamente. Em autistas de alta funcionalidade, pode haver ansiedade exacerbada e sintomas depressivos. Aí está a importância de ter um estilo de vida saudável, fazer psicoterapia, buscar atividades prazerosas, melhores estratégias para lidar com suas dificuldades, auto-conhecimento, etc, tudo o que sabemos comprovadamente que é benéfico para a saúde mental. O acompanhamento psicoterapêutico é muito importante para o seu filho!
A palavra comorbidade é formada pelo prefixo co-, que significa "junto" e morbidade, palavra que indica a incidência de doenças. Sendo assim, algumas pessoas que possuem algum transtorno específico podem desenvolver alguma(s) outra(s) doença(s) e condições por conta do transtorno em si. Por exemplo, no Transtorno de Pânico é possível ter comorbidades de Agorafobia, Depressão, outros transtornos de Ansiedade e abuso de substâncias psicoativas. Abçs.
Nao vejo depressão e a ansiedade serem decorrentes da sindrome de asperguer....(por causa dela, sintomas dela ) , acredito q algo mais possa estar acontecendo. Possivelmente um profissional com conhecimento na area podera ajudar melhor.
A familia buscar ajuda terapeutica tb tem um grande valor pois uma vez sendo ajudados podem auxiliar uns aos outros.
Att.
Eduardo
Olá! Comorbidades são doenças/transtornos relacionados à uma doença/transtorno principal de uma mesma pessoa e que seguem seu curso simultaneamente. Espero ter ajudado. Estou à disposição. Abço.
Como já comentado pelos colegas, o termo se refere a 2 ou mais transtornos simultaneamente na pessoa.
A palavra comorbidade já foi explicada suficientemente pelo colegas a cima o que desejo sugerir é frequentar uma psicoterapia para conseguir amenizar os conflitos que isso provoca na pessoa e a faz ser mais agressiva ou mais agitada.

Comorbidades, como os demais colegas mencionaram, é o termo utilizado para falar de doenças que acontecem de forma simultânea. Normalmente, utiliza-se esse termo para falar principalmente de doenças secundárias que tem suas causas especificamente da doença principal. No seu caso, ele quis dizer que Sindrome do Pânico e Depressão estão ocorrendo especificamente por conta do autismo leve. O que precisa ser observado é se, de fato, ele não está conseguindo lidar com o transtorno, ou se existem outras causas que podem ter desencadeado Síndrome do Pânico e Depressão. Se for o último caso, deixam de ser comorbidades.
Comorbidade é quando duas ou mais doenças estão relacionadas, ocorrendo ao mesmo tempo. Abçs.
Comorbinades são doenças que se derivam de outras doenças. no seu caso, acredito que o médico quis dizer que os sintomas de ansiedade e depressão apareceram pelo paciente ter síndrome de asperger, que é o transtorno social que pode sim causar alterações no humor.
Boa tarde! Comorbilidade é a existência de duas ou mais doenças, que estão presentes de forma simultânea numa mesma pessoa.
Comorbidades é a existência de mais de duas doenças que simultaneamente acomete um mesmo indivíduo.
Como os colegas já explicaram, comorbidades é quando o paciente apresenta doenças simultâneas. É importante ressaltar que, as que você mencionou, uma potencializa e agrava a outra. Considerando o momento de isolamento social e incertezas, pacientes com essas circunstâncias podem ter seu estado intensificado devido ao cenário. Sugiro que ele seja acompanhado pelo psiquiatra (que já deve ter) e por um profissional de psicologia para dar o amparo e cuidado necessários e ele passar de forma melhor por esse momento. À disposição.
Comorbidade é um termo técnico que os profissionais de saúde usam para eles se referirem à pessoas que possuem alguma doença em conjunto com a outra. Por exemplo: nos idosos com mais de 65 anos, é comum o disgnóstico da pressão alta, e tenham uma outra doença relacionada.
Comorbidade é o termo usado pelos profissionais de saúde, referente a uma doença em conjunto com outra.
No caso citado é muito importante um acompanhamento multidisciplinar.
Abraços!
Olá! Comorbidade é quando duas ou mais doenças ocorrem juntas na mesma pessoa. Espero ter ajudado! Abraço.
Olá! Comorbidade é o termo técnico utilizado por profissionais da saúde quando duas ou mais doenças estão relacionadas na mesma pessoa ao mesmo tempo.
A junção de duas ou mais doenças é o que se refere a comorbidades.
Olá,
Comorbidade é a quando ocorre duas ou mais doenças ao mesmo tempo. Um abraço
Por definição, as comorbidades ocorrem quando há associação entre duas ou mais doenças, ao mesmo tempo, em um paciente
Olá! Comorbidade é a existência de duas doenças em paralelo e correlacionadas. Por exemplo, é muito comum em alguns transtornos mentais que tenhamos comorbidades como o abuso de álcool e outras drogas, isso significa que apesar de ser mais comum nem sempre acontece. O ideal é que você pergunte ao seu médico sempre que tiver dúvida, além de tentar conseguir lidar com seu quadro de condições sem que você se patologize, isto é, o transtorno é uma parte de quem você é, ele não esgota a sua possibilidade de existir enquanto pessoa. Faça terapia também, lhe auxiliará bastante.
Olá, é a existência de duas ou mais doenças ao mesmo tempo e na mesma pessoa.
Olá! Comorbidade é a existência de mais doenças acontecendo ao mesmo tempo. É comum que alguns transtornos ou doenças aumentam a chance de outros aparecerem ou de surgir junto, de forma correlacionada.
Bom dia!
Esses diagnósticos não são você, é apenas uma parcela sua. A terapia fará você rever esses temas e te conhecer melhor. Um forte abraço