O psicólogo pode dar diagnostico baseado no DSM-5?

27 respostas
O psicólogo pode dar diagnostico baseado no DSM-5?
O diagnóstico é fechado pelo médico (psiquiatra, clinico geral, especialista) em conjunto com outros profissionais de uma forma interdisciplinar. Através de observação clinica o psicólogo pode buscar referencias nos critérios diagnósticos do DSM-5 (como também em livros, artigos, supervisão), que poderá nortear o seu raciocinio clinico. Porém, nem sempre todos os critérios são preenchidos uma vez que a natureza do ser humano é dinâmica e subjetiva. Portanto é fundamental uma comunicação entre os profissionais que atendem o paciente para que possa ajudar no diagnóstico. Espero ter ajudado, um abraço.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130

O diagnóstico é sempre dado pelo médico (psiquiatra, neurologista, entre outros) o psicólogo participa buscando os critérios diagnósticos no DSM-5 ou mesmo CID, para compor o laudo psicológico.. Espero ter ajudado.
Boa tarde! O psicólogo pode ter uma hipótese diagnóstica através das suas demandas e do uso do DSM e assim poder traçar um melhor tratamento para ajudá-lo. No entanto, quem pode fechar um diagnóstico de fato é o médico (Psiquiatra ou Clínico Geral...) Abçs!
Psicólogos tem total liberdade de fechar um diagnóstico com base no DSM-5 ou no CID-10 e geralmente encaminham para psiquiatria para iniciar o tratamento farmacológico.
Espero ter ajudado.
Abraço.
O profissional psicólogo tem expertise e autonomia para realizar diagnósticos através de classificações de diagnóstico, científica e socialmente reconhecidas, tais como o CID ou DSM. Esse diagnóstico pode ser inclusive expresso em documentos, tais como o Atestado Psicólogico e o Laudo Psicológico.

Fontes: Conselho Federal de . Resolucao nº 6, de 29 de março de 2019
Olá! Sobre psicólogo fechar diagnóstico. O profissional da psicologia pode fazer inferência e hipótese diagnóstica, porém não é considerado um fechamento de diagnóstico. A hipótese diagnóstica, pode ser válida para que o médico pondere a perspectiva do profissional colega de saúde, podendo culminar em uma complementação de perspectiva, entretanto não existe habilitação clínica para o profissional da psicologia fechar diagnóstico. Ainda que sejamos profissionais especializados, com especialização em saúde mental e vasta experiência prática na saúde mental, (inclusive trabalhando lado a lado com colegas psiquiatras), não é lícito ao psicólogo fechar diagnóstico. Mas independente do diagnóstico, entender o ser humano e diversos aspectos de sua vida é tão fundamental que pode vir a ser mais necessário do que fechar por si só um diagnóstico sem a compreensão completa e plena daquele indivíduo. Espero ter ajudado! Fico à disposição!
Psicólogos podem e, quando necessário, devem realizar diagnósticos psicológicos, utilizando os códigos internacionais de doença, CID-10 e DSM-5
Recentemente, foi reconhecida como uma das atribuições do psicólogo o ato de diagnosticar, que pode ser baseado no DSM-5 ou no CID 10.
Os rótulos podem ser muito perigosos, pois, podem fazer o paciente sentir-se vítima do rótulo ou do diagnóstico fechado. De tal modo, ele corre o risco de perder a confiança em seus recursos e capacidades, o que desestimula-o a esforçar-se para conquistar avanços.
Uso o DSM e o CID, apenas para demandas burocraticas.
O trabalho psicoterapeutico baseia-se em comunicar as características do paciente ajudando-o a compreender-se e buscando caminhos para atravessar o sofrimento e os sintomas, focando em sua evolução emocional, psicologica e mental.
Um abraço,
Lea
Oi, bom dia. O psicólogo pode criar uma hipótese diagnóstica, mas o diagnóstico fechado é dado pelo médico. Espero ter ajudado.
Olá! O profissional da psicologia pode utilizar do DSM-V, do CID-10 e da supervisão de casos clínicos para postulação de hipótese diagnóstica, bem como, de um diagnóstico clínico. Sempre quando possível o diagnóstico deve ser feito não somente por um profissional (ex.: ou médico ou psicólogo), mas sim, por uma equipe multidisciplinar.
Sim, pode! Muitos psicólogos dão apenas hipótese diagnóstica mas nós temos sim respaldo para fazer o diagnóstico utilizando tanto do DSM quanto o CID. Abraços
Olá! O psicólogo pode se basear no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM- 5 para levantar uma hipótese diagnóstica sobre a queixa do paciente/cliente, porém, só o médico pode realizar um diagnóstico.
A hipótese diagnóstica ajuda a nortear as possíveis características comuns a certos transtornos ou condições psicológicas, mas é importante saber que, cada indivíduo tem suas peculiaridades por sua história de vida, percepção de si e do outro, fazendo com que a conduta em psicoterapia seja individualizada.
Olá, o psicólogo pode se basear no Manual DSM ou o CID-10, mas quem fecha o diagnostico é o psiquiatra. Sempre procurar ajuda especializada é o melhor caminho. Abraço.
Olá!
Inicio essa resposta embasando na lei Lei 4.119 de 1962, que regulamenta a profissão de psicólogos no Brasil, em seu §1º do artigo 13 estabelece que:

“Constitui função privativa do Psicólogo e utilização de métodos e técnicas psicológicas com os seguintes objetivos:

a) diagnóstico psicológico;
...entre outros...
Temos também uma resolução do conselho nacional de saúde (CNS) 218 de 1997 reconhecendo Psicólogos(as) como profissionais de saúde de nível superior.
Apresento também que o próprio Conselho Federal de Psicologia regulamenta a possibilidade de realizarmos diagnósticos em matéria. Respaldando na Resolução de documentos psicológicos, 006 de 2019.
Tanto o CID 10 quanto o DSM-V não restringem sua utilização a tipo de profissão. Onde podemos concluir que profissionais da psicologia podem utilizar, quando necessário, códigos internacionais de doenças para dar diagnósticos em saúde mental.
Olá! O parágrafo 1º. artigo 13º da Lei nº. 4.119 de 27 de agosto de 1962 estabelece que é função do psicólogo a elaboração de diagnóstico psicológico. O Conselho Federal de Psicologia descreve que fica facultado ao psicólogo o uso do Código Internacional de Doenças - CID, ou outros códigos de diagnóstico, científica e socialmente reconhecidos, como fonte para enquadramento de diagnóstico.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
O diagnóstico sempre será realizado pelo médico psiquiatra ou neurologista em conjunto com o psicólogo. Ou seja, haverá sempre uma “conversa” entre os especialistas e ambas devem conter o respaldo científico, seja pelo DSM - 5 seja pelo CID.
Olá! Sim, o psicólogo pode utilizar o DSM-5 ou o CiD-10 para a elaboração de diagnóstico. Contudo, é ideal que o diagnóstico seja dado a partir da avaliação de uma equipe multiprofissional.
Claro, é aprendizagem de formação.
Sim !!! Ao psicólogo fica facultado o ato diagnóstico. Nosso conselho permite essa ação.
O psicólogo usa o DSM como uma das referências para o diagnóstico, porém não é usado para categorização, visto que, é apenas uma manual de referência americano. No mundo o manual de categorização é a CID.
Olá! Estudamos as patologias e somos capazes de fazer uma hipótese diagnóstica para orientação do nosso trabalho conforme as demandas dos nossos pacientes. Entretanto, não rotulados, encaminhamos ao psiquiatra caso haja necessidade de medicação, pois nós não podemos medicar, visto que esse é um ato médico.
Olá! O psicólogo é um profissional totalmente apto para dar um diagnóstico, embasado no DSM V e/ou na CID10, inclusive dar diagnóstico conta como uma de suas atribuições, porém alguns profissionais optam por não dar diagnóstico pois entendem que assim estariam rotulando o paciente, cada profissional entende de uma forma. Na abordagem cognitivo comportamental que é a linha que eu sigo, costumamos compartilhar com o paciente o diagnóstico, pois este norteia o tratamento, porém o paciente é muito mais que seu diagnóstico. Espero que tenha conseguido sanar a sua dúvida. Fico à disposição. Abraço! Esther Araújo.
Olá, sim o psicólogo utiliza o DSM-5 e a CID-10 para gerar uma hipótese diagnostica a ser confirmada de maneira multidisciplinar com outros profissionais (Psiquiatra / Neurologista). O psicólogo tem autonomia para levantar hipótese e trabalhar em conjunto com outros profissionais para fechar um diagnostico. Caso você tenha ficado com dúvidas sobre algum diagnostico, converse melhor com o profissional e peça orientações, isso pode lhe ajudar a compreender melhor o seu processo. Abraços.
Psicólogos podem formar um diagnóstico com base no DSM-5 ou no CID-10 e geralmente encaminham para psiquiatria para iniciar o tratamento unido ao psicológico..
Sim. Se o psicólogo identifica a psicopatologia, deve se basear nos critérios diagnósticos do DSM.
O psicólogo pode sim dar o seu parecer do ponto de vista psicológico baseado no DSM 5. Até porque ele não é de uso exclusivo médico. Entretanto falamos em HD, hipótese diagnóstica e normalmente quando sugerimos uma HD pedimos para procurar um médico ou retornar em consulta. Abraço.