O psicólogo pode induzir o desenvolvimento de novos hábitos, caso for pedido? Qual a abordagem usada

28 respostas
O psicólogo pode induzir o desenvolvimento de novos hábitos, caso for pedido?
A terapia faz com que, juntos, paciente e profissional possam encontrar novas possibilidades. A palavra "induzir" cujo significado é "inspirar, provocar" pode ter um sentido aqui se pensarmos que, nas sessões em terapia, são trabalhadas as questões que o paciente traz e como ele lida com elas. Com o andamento do processo podem surgir esses "novos hábitos", o importante é começar, trazer o que está latente, preso, sufocado. Procure um psicanalista e comece uma análise, assim terá um suporte emocional para lidar com essa e outras questões que surgirem no processo. Cuide-se ..um abraço!

Nós psicólogos trabalhamos com mudança de comportamentos que estão causando sofrimento, e potencialização dos comportamentos que são saudáveis. Nosso trabalho é melhorar a qualidade de vida do paciente auxiliando o a ter hábitos mais saudáveis, por exemplo lidar melhor com a frustração, conseguir controlar a ansiedade, perder o "dedo podre" pra escolher relacionamentos entre vários outros. Espero ter ajudado, abraços.
Olá, a psicoterapia é um trabalho de autoconhecimento que pode levar à mudança de comportamento. É um espaço de acolhimento e escuta por parte da psicóloga e no seu caso de encontro com aquilo que busca e de mudança com questões que trazem sofrimento e incômodo. Sou especialista em saúde mental e fico à disposição. Um abraço
Boa tarde!
Um dos objetivos da psicoterapia é que o paciente descubra maneiras efetivas de lidar com suas emoções, resolver os seus problemas cotidianos e adquirir hábitos saudáveis. Dessa forma, a aquisição de novos hábitos é adquirida de forma natural pelo paciente na medida que o mesmo adquire melhor autoconhecimento e equilíbrio emocional. Além disso, os novos hábitos pode ser o enfoque principal desde o início do tratamento, considerando que este seja o objetivo do paciente.
O trabalho do Psicólogo é justamente encontrar e traçar estratégias junto a você, para que você de sinta bem com você mesmo e com suas relações. Se juntos identificarem que comportamentos e hábitos podem ser modificados ou adquiridos, este será o caminho!

É importante apenas que faça sentido pra você! ;)
Sua resposta pode ser “sim”, caso esses hábitos estejam ligados ao que é considerado saúde mental. Contudo, este é um tema delicado, pois o que é saúde mental pode trazer aspectos bastante diferentes de pessoa para a pessoa. O objetivo é não causar sofrimento para si e para os outros. Não há, porém, um mundo perfeito. A avaliação e exercício do equilíbrio é algo a ser considerado em todas as etapas da vida. Caso você esteja em “guerra” consigo, o setting terapêutico (mesmo online) pode te ajudar a ver e agir de formas mais confortáveis e úteis. Você poderá ganhar um bom tempo ao considerar a Terapeia EMDR e Dor, visto que mente e corpo falam a mesma linguagem. Um abraço!
Eu concordo com tudo que os colegas responderam até aqui, só gostaria de acrescentar um pequeno detalhe: é possível que o paciente desenvolva novos hábitos, mas esse hábitos não não introduzidos pelo psicólogo nem por terceiros, os hábitos que o paciente desenvolve são fruto do fomento terapêutico às tendências internas saudáveis que o paciente tenha, ou seja, a vontade preponderante é a do paciente.
Espero ter contribuído um pouco. Um abraço!
Olá, o Brainspotting e EMDR podem ajuda-lo a identificar os hábitos que você gostaria de ter e se comprometer de uma forma leve com a mudança.
Olá, querida/o.

Obrigado pela pergunta. Ela me faz pensar a respeito daquilo que esperamos de um profissional de psicologia e o que esperamos de nós mesmos, não acha?

Porque alguém pagaria um profissional para dizer como se deve viver?

Penso que somos mestres do saber acerca de nós mesmos, na linha do que ensinou Freud, ou para ficar mais perto de nós, o que nos ensinou o educador pernambucano Paulo Freire.

Gosto de dizer para os amigos fugirem de psis que prescrevem como devemos viver e como devemos nos sentir. Isso só nos infantiliza e atesta nossa incompetência em matéria de nós mesmos. E não queremos ser desqualificados dessa forma.

Mas se você me fala que a psicóloga ou o psicólogo podem nos ajudar a pensar mais nossas escolhas, não dizendo o que devemos fazer, mas nos botando para pensar, fazendo-nos trabalhar para produzir um saber a respeito de nossas angústias e de nossos destinos, então estou do teu lado.

Espero ter provocado algumas perguntas em ti. É isso o que mais me interessa fazer como psicólogo.

Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 100
O processo terapêutico em si faz com que o pacientes passem por reflexões, descobertas, autoconhecimento que levam a mudanças. Abçs!
Os "novos hábitos" são percebidos na psicoterapia de abordagem psicanalítica como efeitos secundários ao tratamento. Os novos hábitos podem vir sim, mas como solução encontrada pelo paciente diante de problemas mais complexos trabalhados em análise e investigado junto ao paciente. Se o sentido de "induzir" se refere a hábitos sugeridos pelo psicólogo como solução a seu problema, não é dessa forma que o tratamento caminha nessa abordagem, isso pode levar o paciente a uma dependência e assujeitamento ao profissional, e não é isso que buscamos. O psicólogo que trabalha com essa abordagem preza pela autonomia do paciente, que ele trilhe o caminho de seu desejo.

Espero ter respondido a sua questão como esperava e caso ainda tenha dúvidas ou queira entender melhor sobre isso, fico à disposição para contato.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Em qualquer abordagem escolhida para seu percurso terapeutico,(psicanalise, gestalt, cognitiva, comportamental, psicodrama), voce descobrira mecanismos que possibilitarão como trabalhar de forma satisfatoria e efetiva com suas emoçoẽs, todas as abordagens tambem lhe oportunizarão um novo olhar sobre como voce verá o mundo , não porque seu cerebro será reprogramado , mas porque tudo aquilo que vc tomou como certo em uma fase de sua vida , e que serviu para criar condiçoes de viver neste locus de seu tempo, não estão mais lhe respondendo e precisam ser revisadas ou ate mesmo abandonadas . Este é o objetivo de qualquer linha de terapia ; um terapeuta de confiança em um trabalho conjunto com o paciente ,lhe dará condiçoes de se conhecer e saber o que esta acontecendo ao seu redor , sem as fantasias , doces ou assustadoras da infância ,que produzem crenças negativas e impedem o sujeito de ser livre .
Boa tarde! Sua pergunta ainda que capciosa tende a uma resposta positiva. É possível uma construção, psicólogo e paciente para novos hábitos, quando esses são construtivos para o processo terapêutico. a TCC trabalha justamente na linha cognitiva comportamental para tal. Sucesso!
Induzir não seria o termo mais interessante, mas o psicólogo pode incentivar e esclarecer o benefício em aderir ou não a hábitos e comportamentos diferentes ou que aconteciam e não acontecem mais. Mas cabe sempre ao cliente optar por aderir ou não.
Veja, a terapia irá trabalhar de acordo com a demanda apresentada, diante da queixa que o cliente traz. Adquirir novos hábitos pode ser um objetivo de trabalho, então a terapia se focará neste aspecto. Mas quando eu penso em processo terapêutico, onde o trabalho de uma demanda requer novos aprendizados, então, a psicoterapia caminha nesse sentido de hábitos ou práticas mais saudáveis para sua saúde mental. Porém, não cabe ao psicólogo induzir a nada. Tudo que é trabalhado na terapia deve ser muito transparente com o cliente, sempre informando o objetivo de se usar esta ou aquela técnica, o porque o trabalho está sendo assim ou de outra maneira etc. O nosso papel é ajudá-lo a ver as possibilidades existentes, o que pode ser feito para lidar com tal queixa, o caminho que poderemos seguir para alcançar os objetivos na terapia, mas sempre será o cliente quem irá decidir se quer ou não trabalhar tais aspectos. Cabe ao profissional orientar, pontuar suas percepções e ver se faz sentido para o cliente, ajudá-lo a compreender quais comportamentos tem sido pouco benéficos e suas consequências,
pontuar os benefícios ou prejuízos de manter este ou aquele hábito, mas a escolha de se engajar em novos aprendizados ou novos hábitos é do cliente. Espero ter ajudado. Em caso de dúvidas fico à disposição
Olá! O Psicólogo é alguém que te ajuda a agir em direção ao que é importante pra você. Isso significa que o plano terapêutico adotado será construído a partir da sua demanda. É fundamental que as estratégias adotadas façam sentido pra você para que o seu interesse se mantenha no processo. Sendo assim, os objetivos traçados levarão em consideração o que você deseja e espera da terapia. Se o desenvolvimento de novos hábitos for importante pra você, isso pode e deve ser solicitado. Juntos, você e o Psicólogo, irão avaliar as possibilidades existentes e você poderá escolher o melhor caminho a ser percorrido. Espero ter respondido a sua dúvida. Qualquer coisa, estou à disposição. Cuide-se bem!
Sim, te ajudará mto .
O psicólogo não induzir novos hábitos, a psicoterapia por meio do empirismo colaborativo auxilia nas suas necessidades e juntos traçam estratégias para a aquisição de novos hábitos. Fico a disposição!
Olá! Se for concluído em terapia que algum novo comportamento pode ser benéfico para você, é possível combinar um plano estratégico para implementar esse comportamento. Mas o psicólogo não fará por você e dificilmente, ficará te cobrando quando você não conseguir. Você já parou para pensar primeiro por que esse comportamento é tão importante para você? Descobrir isso vai te ajudar mais facilmente a implementá-lo.
Olá, boa tarde. No processo da terapia, diferentes formas de pensar, sentir e agir podem ser compreendidas e transformadas (mesmo que sejam muito antigas ou rígidas ou inconscientes), indo em uma direção mais construtiva. Isso pode levar ao desenvolvimento de novos hábitos. Quanto mais o paciente conseguir cooperar com o processo e focar em transformações específicas, mais rápido isso ocorre. Fico a disposição para falar mais a respeito. Abs!
Boa noite,
Psicólogo não deve induzir nada, mas auxiliar a pessoa a encontrar as próprias respostas, e seguir seu caminho.
Se tiver mais dúvidas, fico a disposição.
Olá! Veja, essa questão é mais uma mudança de perspectiva do próprio paciente, este passa a compreender como vem lidando com os problemas e novas formas de fazê-lo, isso o auxilia a criar novos recursos internos para agenciar situações complicadas ou estressantes da vida.
"Induzir" não é uma boa palavra neste caso, pois o psicólogo(a) deve respeitar a liberdade e autonomia do cliente em todo o processo terapêutico. Tendo dito isso, muitas vezes, se não sempre, ocorre alguma mudança comportamental no decorrer da psicoterapia, seja essa mudança o objetivo da terapia ou um efeito do autoconhecimento e alteração no jeito de ver a vida.
Olá, uma pergunta muito interessante de pensarmos e que podemos nos basear naquele ditado que "aconselhamos alguém a fazer algo e no final ela faz o oposto".

O profissional mesmo "sugerindo", ou, usando a palavra da pergunta, "induzindo" o paciente a recuperar ou promover novos hábitos, esta condição não tem eficácia absoluta, visto que um dos objetivos da psicoterapia é criarmos um outro modo de autonomia para promovermos ou não novos hábitos, fortificar ou desfazer outros.

O que é significativo para nós é aquilo que nos faz sentido, se aquilo não faz sentido é difícil de realizar e sustentar, mesmo que um profissional te diga.

Portanto, um processo psicoterapêutico nos leva a enxergar um sentido naquilo que nos propomos desejar, para que só assim, percebamos se é válido ou não para nossa vida.
Olá, como vai você?
O psicólogo pode ajudar, através de tua história, teu caso, teus sintomas, e através da escuta terapêutica, construir JUNTO com você melhores estratégias de cuidado com vc mesmo. Induzir acredito que não seja bem a palavra, mas orientar e construir é melhor. Mas tudo depende do caso a caso. Às vezes os pacientes acham que a consulta é como a médica, em que o médico passa orientações a serem seguidas. Na terpia a forma é diferente: a dupla terapêutica (psicólogo e paciente) irão pensar juntos. Mas o mais importante é fazer sentido para o próprio paciente. Espero ter ajudado. Me coloco à disposição caso queira saber mais do meu trabalho. Sou a Letícia, sou psicóloga. abraço! @psi.leticiaaa
È papel do psicologo atraves da psicoterpia , trabalhar mudanças de atitudes que promovam qualidade de vida ao seu paciente... importante entender o que se quer dizer com induzir.....
Olá, tudo bem? O certo seria trabalhar junto do cliente no desenvolvimento de comportamentos e estratégias de intervenção, o menos aversivo possível, com um grande nível de assertividade. Quando você se refere induzir, se refere a uma prática antiética da profissão, induzir a crenças e comportamentos não é o dever do psicólogo mesmo que seja pedido pelo cliente, possivelmente estamos falando de um indivíduo com dificuldades na tomada de decisões, uma baixa assertividade ou com um repertório comportamental restrito que necessita ser desenvolvido. São questões trabalhadas junto do cliente na psicoterapia, sempre estimulando a participação deste em ideias para mudanças e novas atitudes, ou reflexões a certa de determinada temática. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.

Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
O psicólogo não pode fazer com que você desenvolva novos hábitos, isso somente você pode fazer, mas o psicólogo pode te ajudar a desenvolver autoconhecimento, desenvolvimento emocional, que são essenciais para o desenvolvimento de novos hábitos.