O que a pessoa pode fazer durante uma crise de ansiedade?

27 respostas
O que a pessoa pode fazer durante uma crise de ansiedade?
Olá! Existem algumas estratégias, como praticar exercícios de respiração, observar os pensamentos e tentar modificar seus conteúdos, distração, mudança de foco, evitar estressores, ter a ciência de que a crise em si é passageira. De todo modo, um profissional em Psicologia pode auxiliar tanto na prevenção de novos episódios quanto no trabalho sobre as causas desse sintoma. Espero ter ajudado!

Olá, existem várias técnicas e exercícios comportamentais para tratamento da ansiedade.
Mas, por conta da subjetividade humana, não temos uma receita de bolo, cada indivíduo tem os seus gatilhos emocionais. O ideal é buscar um psicólogo para trabalhar os motivadores da ansiedade.
Abraços!
Olá, existem várias formas de manejar crises de ansiedade. Mesmo dentro da terapia cognitivo comportamental, há diferentes propostas dependendo do objetivo (por exemplo, reduzir a intensidade ou tolerar a crise), isso vai depender da compreensão geral do quadro. Eu gosto muito de utilizar técnicas de respiração. Há um vídeo da Dra Renata Brasil no youtube sobre pânico (sugiro assistir) que ela explica de forma bem clara o motivo das técnicas de respiração melhorarem a ansiedade aguda. Em uma explicação reducionista pode-se dizer que tu "engana o cérebro" e sinaliza entende que o perigo já passou. Mas lógico, é necessário entender o caso antes de prescrever uma estratégia ou outra.
Olá! Em crises de Ansiedade ou Situação de Pânico, a primeira atitude e solicitar a ajuda de uma pessoa próxima. A Ansiedade extrema pode levar a enturpecer as vistas e criar uma situação de insegurança pessoal.
Nestes momentos, há estratégias, como praticar exercícios de respiração, observar os pensamentos e tentar mudar de foco para outra idéia diferente que seja calma, como tentar lembrar de um banho de cachoeira ou mar. Ao modificar seu pensamento, você distrai a atenção, muda de foco, evita pensamentos invasivos estressores, e que seu cérebro produza uma descarga de adrenalina na corrente sanguínea. Pode-se trabalhar consigo dizenod a si que a crise é passageira e os sintomas superficiais. De todo modo, um profissional em Psicologia pode auxiliar tanto na prevenção de novos episódios, quanto no trabalho sobre as causas deses sintomas. Procure ajuda psicológica, pratique exercícios e converse sobre seu estado com a família e amigos!
Olá! Existem algumas técnicas recomendadas para tentar ajudar a manter a calma nesse momento e aguardar a crise ir embora.
- Respirar calmamente é fundamental.
Uma das primeiras sensações pode ser a falta de ar ou hiperventilação. Então, respirar fundo, inspirando pelo nariz e soltando o ar pela boca pode ser fundamental para ajudar na hora. Existem técnicas mais recomendadas, como respirar devagar utilizando o diafragma, segurando a respiração por alguns segundos e sentindo o abdômen subir e descer durante o processo. “É importante prestar atenção à respiração durante a crise porque ela realmente pode ajudar a acalmar”.
_Técnicas de distração podem ajudar a não focar na crise.
Evitar ter pensamentos negativos e tentar não ficar focado na crise também é essencial. É a chamada distração cognitiva. Existem algumas formas mais conhecidas, mas qualquer pensamento que conforte a pessoa na hora é adequado. É possível contar de 100 a 1 pelos números ímpares, em outra língua que conheça, cantar a letra de uma música que goste ou pensar em todas as pessoas que conheça com o nome começando por uma letra do alfabeto. O ideal continuar fazendo essas distrações diversas vezes até se acalmar um pouco. “Essas técnicas funcionam mais como uma distração para o cérebro da pessoa, fazendo ela pensar em outra coisa que não a crise e, com isso, consiga passar melhor pelo ataque até ele diminuir os efeitos.
_Tentar sair daquele ambiente em que se está, mesmo que de forma imaginativa e pensar em um local que se sinta em paz e relaxado, que dê conforto e segurança, também pode ajudar. Fechar os olhos e adicionar cada vez mais detalhes à cena, tentando focar toda a mente nessa atividade, é outra alternativa.
Conseguir a ajuda de um amigo, conversar, ouvir música, fazer exercício ou uma outra atividade no momento, tomar um banho quente e evitar cafeína também são indicados para os momentos de crises de ansiedade.
São apenas técnicas que podem ajudar, mas é fundamental o tratamento da ansiedade. Procure um Psicólogo e se necessário um Psiquiatra. Abraço!
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da ansiedade - R$ 100
Olá, bom dia
Algumas estratégias da terapia podem te ajudar com os sintomas da ansiedade como, por exemplo, manejo da respiração, identificação dos pensamentos ansiogênicos, atenção plena. Um profissional pode te orientar melhor, busque ajuda.
Olá, para uma intervenção assertiva, buscar ajuda de um profissional psicólogo é essencial , em um tratamento com diagnóstico, identificando as causas, também com a terapia planejada juntamente com o paciente, e ainda o aprendizado com ensaio de novas condutas.
Existem alguns exercícios que podem ajudar bastante.
O famoso respirar com um saquinho na boca ajuda bastante pois aumenta a ingestão de gás carbônico, fazendo com que o nível de oxigênio caia, "acalmando" bastante na situação.
Outro exercício bem legal é o ACALME-SE.
Não sei se posso colocar um link do meu canal aqui, mas, pelo doctoralia você consegue acessar meu canal e acompanhar um vídeo sobre esse exercício, mas, se procurar no google, vai encontrar também.
Te convidamos para uma consulta: Terapia cognitivo comportamental - R$ 160
Boa noite. Se você está tendo crises de ansiedade, deve buscar um psicólogo. Para que possa entender as causas emocionais da sua ansiedade e as suas origens, tratando o problema pela raiz. Existem técnicas para o momento da crise, mas são superficiais para aquele momento, não traz a cura: tente se distrair dos sintomas (como aperto no peito, falta de ar, músculo contraídos...), tente prestar atenção na sua respiração, inspire e expire.
Tente conversar, pensar ou falar sobre coisas diversas, que te distraiam e que você goste.
Por fim pense em pessoas e lugares que você se sinta seguro, bem e relaxado. Espero ter ajudado! Fique bem.
A primeira instrução que passo aos meus pacientes quando estão em crise de ansiedade é seguir esses passos:
1º Puxe todo o ar para dentro dos pulmões como se estivesse enchendo um balão;
2º Segure por 30 segundos;
3º Solte o ar bem devagar, pode contar até 6;
4º Repita a operação até perceber que sua respiração voltou ao normal e siga em frente com suas atividades desfocando dos motivos que te levaram ao encontro das crises de ansiedade. Abçs!
Olá
Existem diversas estratégias que podem ser feitas como por exemplo as que envolvem a respiração . É válido tentar entender o que está acontecendo através da terapia, os motivos que estão impulsionando sua ansiedade.
Há uma série de alternativas, tanto de manejo, como alguns profissionais já descreveram, mas há também outras de prevenir a crise. Se quiser saber mais, entre em contato e marcamos uma conversa de cortesia minha para falarmos disso. Até mais! ;)
Exercícios de respiração são muito eficientes no momento da crise. Existem muitas técnicas acessíveis pela internet. É importante ter disciplina e insistir no uso delas, com o tempo se tornarão mais eficientes. No entanto, crises de ansiedade costumam estar ligadas com fatores emocionais mais complexos e que demandam acompanhamento psicológico e por vezes psiquiátrico para o tratamento eficaz.
A ansiedade se caracteriza por antecipação do futuro na tentativa de controlar situações hipotéticas. Em outras palavras, a pessoa ansiosa busca por controle. O controle traz segurança. A técnica de controle da respiração parece boba, mas ela ativa no cérebro a sensação de segurança justamente porque a pessoa está controlando algo. Há inúmeros outros benefícios dessa técnica, mas me atentei a esclarecer o benefício psíquico.
Primeiramente, a Crise de Ansiedade é uma aceleração.

E esta aceleração provavelmente tem por gatilho MEDO DE ALGO.

Ansiedade, na maiorias das vezes tem a ver com medo!

Mas, para o controle eficiente de uma crise de ansiedade é necessário centrar-se no presente e no que está acontecendo no seu corpo.
Exercícios de respiração diafragmática podem ser extremamente eficientes para o controle de crises de Ansiedade!

No entanto, não deixe de procurar um profissional psicólogo para entender o que está por trás desta crise de Ansiedade.

Estou à disposição!
Ola! Durante a crise é dificil lembrar de alguma coisa para fazer, mas existem alguns exercicios e técnicas que podem te ajudar a lidar com a crise. Como por exemplo uma respiração mais lenta e profunda, tentar deslocar o foco dos seus pensamentos durante aquele momento, entre outros. Contudo é importante lembrar que estes são exercicios que vão te ajudar com os sintomas nos momentos de crise, não vão necessariamente evitá-las, or isso é importante um acompanhamento com um psicologo para te ajudar a compreender a ansiedade e a trabalhar com ela. Estou a disposição!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica online
Olá! Os exercícios de respiração são técnicas simples (qualquer pessoa pode fazer) e muito eficientes em momentos de crise. É possível aliviar parte dos sintomas da ansiedade apenas respirando de forma correta. Um padrão respiratório eficiente é capaz de desacelerar os batimentos cardíacos, baixar a pressão arterial e diminuir as respostas orgânicas ao estresse. Gosto bastante da respiração diafragmática. A orientação é: encontre uma posição que seja confortável pra você, concentre-se em sua respiração e inspire pelo nariz contando até 4, segure o ar por 2 segundos e expire lentamente, esvaziando os pulmões e o abdômen, contando até 6. Repita todo o processo por mais 4 vezes ou até quando sentir que precisa. Como no momento da crise dificilmente você irá lembrar desse passo a passo, o ideal é que esse exercício seja incorporado a sua rotina diária para que se torne um hábito. Assim, com a prática, será mais fácil acessar a técnica quando a necessidade surgir. Você pode usar a técnica da respiração 4-2-6 sempre que precisar produzir alívio. Em terapia, o Psicólogo te ajudará a se entender melhor e ao investigar a raiz do problema, serão avaliadas outras formas de lidar com esse sofrimento. Cuide-se bem!
Além das técnicas de respiração já citadas você precisa ter em mente que uma crise de pânico SEMPRE passa. Não se esqueça disso. Lembre-se que seus pensamentos são só pensamentos... não condizem com a realidade.
busque um lugar tranquilo. Você pode tomar um banho quente enquanto faz os exercícios de respiração. Se tiver um bichinho de estimação dócil, pode abraça-lo ou alguém que se sinta confortável para isso. O abraço além de promover segurança libera ocitocina, um hormônio fundamental para combater ansiedade. Atividades motoras também ajudam, como tocar um instrumento, montar quebra cabeças...
Não lute contra, isso só piora. Apenas deixe passar.
Espero que melhore. Estou a disposição para ajudar! Forte abraço... e não se esqueça da terapia..rs
Como comentado pelos outros profissionais, existem diversas técnicas para reduzir a ansiedade em uma crise dessas e não vou repeti-las porque foram muito bem explicadas. Porém, quero complementar dizendo que é imprescindível que o tratamento da causa principal dessas crises seja realizado por meio de alguma abordagem bem específica e muito bem direcionada e uma das que mais tenho visto funcionando com os pacientes com transtorno de ansiedade e/ou pânico, é o EMDR, uma sigla em inglês que significa dessensibilizaçāo e reprocessamento pelos movimentos dos olhos. Essa abordagem ajuda o paciente a se dessensibilizar em relação ao evento traumático que causa as crises e que fica, digamos, "congelado" ou "mal processado" em sua rede de memórias, trazendo para o presente sintomas de um evento passado. Após essa dessensibilizaçāo, é possível entrar na etapa do reprocessamento da memória, o que permite que a memória que antes estava mal processada, seja reprocessada de uma forma mais saudável, com menos carga emocional, fazendo assim com que os sintomas desapareçam, incluindo as crises. Existem vários psicólogos com esse conhecimento no site e eu sou uma delas. Fico à disposição caso tenha mais dúvidas.
Olá.
Esta é uma dúvida muito comum, tanto para a pessoa em situação de crise, quanto para alguém que busca ajudar esta pessoa.
A ansiedade é um sentimento natural, todos nós sentimos ansiedade em algum momento da vida. É ela que nos ajuda a antever uma ação frente a um risco real. Acontece que para algumas pessoas a ansiedade surge mesmo quando a situação não apresenta um risco real e acaba se transformando em preocupações excessivas frente ao que esta por vir.
Isso acaba impedindo que a pessoa não desfrute o momento presente e muitas vezes cria-se uma barreira que impede de seguir, planos, desejos...
Para os momentos de crise, exercite fazer respirações mais profundas, nomeie as coisas que vê ao seu redor, perceba os cheiros os sons de tudo que está acontecendo no seu presente, para que aos poucos retome ao seu estado natural.

A Ansiedade deve ser cuidada com carinho e atenção, a busca por Psicoterapia, tem grande valor junto a estes exercícios.

Busque ou incentive a ajuda.

Qualquer dúvida estou a disposição.

Com carinho, Rafa.
Olá
Controlar a respiração é fundamental, porém é preciso ver a frequência da crise de ansiedade, o que já foi tentado antes, se a pessoa faz uso de ansiolítico etc.
O melhor mesmo é fazer psicoterapia e tentar entender o por quê dessas crises.
Boa sorte
Olá!

Durante a crise, existem algumas técnicas que podem ser utilizadas, como as técnicas de respiração; realizar uma atividade relaxante como pintar ou tocar um instrumento; fazer uma caminhada ou mesmo escrever o que está pensando e sentindo, dentre outras.

Entretanto, acho que muito mais importante do que saber o que fazer no momento da crise, é iniciar na terapia para identificar a causa da ansiedade, que é o tratamento mais efetivo e duradouro.

Espero ter ajudado!
Olá, Procure um psicólogo para identificar a causa da ansiedade.
Durante a crise, você pode tentar técnicas de respiração (procure vídeos que ensinam a fazer), meditação também pode ser muito util. Mas indico também que você procure por um psicólogo para fazer um tratamento mais prolongado e, juntamente com o profissional da sua escolha, avaliar a necessidade do uso de medicamentos.
Te convidamos para uma consulta: Psicanálise - R$ 150
Ola. Bom o primeiro passo eh lembrar que a ansiedade é uma visita chata que chega sem avisar, mas ela costuma ir embora apos uns 20 minutos. Eu gosto muito da estratégia do Prof Bernard Range que se chama ACALME SE. O primeiro passo é aceitar a ansiedade. A visita chegou e brigar com.ela.nao adianta, mas ela é passageira. Ela é incomoda mas passa, ja veio antes e vai embora. Esta tudo bem. Aceite as alterações do seu corpo como algo normal. Contemple as coisas ao seu redor, nao fique focando no seu corpo, sensacoes ou medo. Preste atenção nos detalhes externos, se sua atenção voltar pro corpo ou pensamento gentilmente volte ela novamente para o que vc esta vendo, para os sons e estimulos de fora de voce. Aja apesar da ansiedade, continue o que vc estava fazendo antes da crise. Libere o ar dos seus pulmões. Inspire o ar e encha o abdômen e solte o ar lentamente, mantenha esses passos. Eu aceito, eu contemplo e eu respiro. Examine os seus pensamentos, veja se vc nao esta fazendo tempestade em copo de agua. Alguma vez tudo aquilo que voce imagina que vai acontecer, ja aconteceu? Das inúmeras vezes que imaginou todas essas hipóteses elas aconteceram? Tudo isso é somente a sua ansiedade, ela é ruim, mas nao é perigosa. Sorria... Voce conseguiu. Agora espere o futuro com.aceitacao. Pode ser que sua ansiedade retorne. Mas vc ja sabe lidar com ela. Mantenha os exercícios respiratórios. Essa técnica nao eh um tratamento efetivo para a ansiedade. Eh apenas pra ajudar na crise. Busque ajuda de um psicólogo que faca terapia cognitivo comportamental para uma avaliação.
Quando uma crise de ansiedade se instala o que se pode fazer é fechar os olhos e tentar respirar fundo e lentamente durante alguns minutos, até que os batimentos cardíacos e a respiração acalmem e normalizem. Em seguida procurar um acompanhamento com psiquiatra e psicólogo.
Olá. Penso que os pontos principais são lembrar que a crise é passageira e buscar a calma. Exercícios que façam sua mente focar em um único assunto (respiração, por exemplo), conversar com si mesma em voz alta, buscar um lugar que traga conforto e segurança e pedir ajuda.