O que diferencia depressão de depressão bipolar?

9 respostas
O que diferencia depressão de depressão bipolar?
Complementando a resposta, a Depressão é um quadro de frequente episódios de tristeza e falta de interesse, sentimentos de culpa etc. A "depressão bipolar" talvez se refira ao episódio que se alterna à euforia, no transtorno bipolar. As manifestações em ambas são semelhantes, mas o quadro geral de cada uma é diferente.

Att,

Olá. Efeitos colaterais podem acontecer com determinados medicamentos, porém estes mesmos efeitos, podem mudar de pessoa para pessoa. Neste sentido a melhor medida é você retornar ao seu médico e verificar com ele se as alterações musculares se dão devido aos efeitos da medicação.
A depressão está relacionada a uma grande tristeza e apatia na qual o sujeito está absorto. O transtorno bipolar, como denominado pela psiquiatria, consiste na alteração entre o estado depressivo e o estado maníaco, no qual o sujeito se encontra altamente eufórico. É importante diferenciar a depressão que tem seus picos de um transtorno bipolar, pois este último só se caracteriza com a presença desse estado eufórico acentuado. É muito comum a depressão como comorbidade do Transtorno Obsessivo Compulsivo ser confundida com o Transtorno Bipolar, já que há uma certa "euforia" no campo dos pensamentos no TOC. Espero ter ajudado.
Na depressão bipolar ha alternância de comportamentos relacionado ao humor ( padrões depressivos:alteração do apetite,sono, libido,dificuldade de concentração, desanimo, inquietude, ideação suicida etc, e padrões maniacos:euforia, comportamentos compulsivos,agressividade etc.),A alternância não é exata e normalmente padrões depressivos são mais frequentes.
A depressão é um quadro decorrente de tristeza, apatia, falta de vontade de fazer coisas habituais, choro, alterações no sono e alimentação, entre outros sintomas. Na depressão bipolar ocorre o mesmo, a diferença é que esse estado de depressão decorre do "Transtorno Bipolar".
Uma pessoa pode ter depressão e não ser Bipolar. Um Bipolar pode ter um único quadro de depressão na vida ou vários, a diferença é o tratamento. Em quadros de depressão usa-se antidepressivos, na fase de depressão do bipolar geralmente usam antidepressivos e "estabilizadores de humor" como uso constante, pode ser repentina (virada maníaca) e exige mais atenção, a medicação ocorre por toda a vida. Em quadro de depressão normal, será tratada a fase com medicação ou somente a terapia já pode ser suficiente.
As duas são bem semelhantes, depressão é excesso de tristeza, sentimento de culpa, sem motivação para fazer as coisas de sua rotina do dia a dia. falta de interesse. Depressão bipolar é quando a pessoa apresenta episódios de tristeza e euforia.
Akiskal e outros pesquisadores propõe uma classificação bem mais ampla da psicose maníaco depressiva, podendo deste modo haver confusão entre o transtorno afetivo bipolar e depressão maior.
Vale lembrar que a mania e a hipomania podem ser raras, e o paciente passar a maior parte da doença na fase depressiva.
O estado de depressão tende a ser constante, enquanto que no caso de bipolaridade existe a oscilação entre tristeza extrema e euforia extrema, levando a comportamentos compulsivos algumas vezes.
Creio que a depressão bipolar na verdade seria o Transtorno Bipolar em que a pessoa alterna entre ciclos de de mania e depressão. Esses ciclos podem ser rápidos variando até no mesmo dia com uma alteração de humor ou espaçados, a pessoa pode permanecer por meses em um dos dois estados. Há ainda o transtorno bipolar com predominância de mania e o com predominância de depressão.
A depressão é um transtorno de humor em que pessoa se encontra em uma tristeza profunda, falta de energia, alteração do sono e da fome, falta de libido, desânimo e apatia.