O transtorno de aprendizagem é uma doença?

24 respostas
O transtorno de aprendizagem é uma doença?
Sim, os transtornos de aprendizagem são disturbios que afetam a leitura, escrita, capacidade intelectual, atenção.
Uma avaliação psicopedagógica cautelosa poderá ajudar a diagnosticar a presença ou não destes disturbios que acabam afetando diretamente o desenvolvimento do aluno, sua auto estima e atingindo também pais e educadores.

Há alunos que realmente possuem dificuldades no aprendizado. Contudo, nem sempre, essa dificuldade é devido a um distúrbio orgânico. O que pode contribuir para o fracasso escolar, entre outros fatores são as relações dentro da comunidade escolar. As relações estão deturpadas entre os alunos, entre os professores, entre professores e alunos, entre todos. O que ocorre é que os tempos são outros, a sociedade é outra mas os profissionais da escola insistem em não mudar. Insistem em manter relações com.os alunos que não são mais atrativas e só distanciando os alunos. Essa cultura, colocá toda a responsabilidade e culpa no aluno. Dessa forma, deve-se verificar o que está realmente errado.
Os transtornos de aprendizagem consta na Classificação de Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10), contudo não é necessariamente uma doença, mas causa prejuízos ao bem-estar da criança ou adolescente. Geralmente está associada a diversos fatores que podem ser:
1. Orgânicos (problemas visuais, auditivos, disfunções ou lesões neurológicas, transtornos do desenvolvimento infantil);
2. Ambientais (relacionados à metodologia de ensino, influências sociais, estímulos recebidos ao longo do desenvolvimento infantil, qualidade de ensino rebaixada) e
3. Psíquicos (inadequação a realidade, instabilidade emocional, baixa tolerância a frustração, inibição, sentimentos de rejeição e inferioridade, entre outros).
Os transtornos de aprendizagem constituem-se como doenças e são descritos nos principais manuais diagnósticos, também conhecidos como CID e DSM. Eles podem ser diversas ordens: dificuldade de leitura, escrita, cálculo matemático ou ainda sem especificação (mais incomuns). Uma avaliação psicodiagnóstica adequada pode auxiliar na identificação desta disfunção, bem como nos devidos encaminhamentos para a criança/adolescente: psicopedagogia, fonoaudiologia, orientações para a escola, psicoterapia; os quais muitas vezes podem ocorrer de forma associada.
Espero ter ajudado!
O transtorno de aprendizagem não tem cura. Mas não afirmo que seja uma doença, é uma CONDIÇÃO. É uma forma que a criança tem de pensar, Por exemplo: as rotas de leitura e escrita dessa criança estão alteradas nos processos cognitivos dela. Essas rotas podem ser melhoradas, mas não há como "zerar" isso. A dificuldade será crônica, vai persistir.
Sim, os Transtornos da Aprendizagem são uma entidade nosológica catalogada, não obstante diferirem de variação de desempenho verificadas nas escolas ou universidades ou do fracasso escolar em dadas disciplinas em função da menor oportunidade, aspectos socioculturais ou processo ensino-aprendizagem deficiente. O arcabouço sociocultural incompatível com a instituição de ensino, o fato do aluno ser imigrante com pouca consolidação dos significantes relacionados aos conceitos em função de barreiras ligüísticas. podem justificar o fracasso escolar. A dificuldade de acesso físico à instituição de ensino por pobreza ou transtornos fisiopatológicos (incluindo surdez e patologias oftalmológicas), contexto familiar disruptivo podem, também, gerar fracasso escolar.
Outra variável é a inflluência dos Transtornos da Comunicação serem comórbidades. Variáveis congênitas e genéticas podem relacionar-se com o Transtorno de Aprendiizagem (Transtornos Invasivos do Desenvolvimento).
Depende, o transtorno é seu, ou é da Escola?! \0/
É uma brincadeira mas, nem tanto, pois vários autores apontam para uma construção destes transtornos que envolvem mais do que apenas patologizar (dizer que é doente) a criança/adolescente que sofre. A avaliação precisa levar em consideração o contexto escolar, social, familiar e o indivíduo. Dito isto, há sim transtornos que incidem e inibem o processo de aprendizagem, mas certamente não são tão comuns (quando bem avaliados). Procure um profissional de Psicologia especializado em Educação, e aqui falo em especialização estrita mesmo, como mestrado e doutorado.
Como foi especificado pelos colegas acima, o transtorno de aprendizagem, assim como os transtornos de forma geral são considerados sintomas que se não forem devidamente tratados podem se complicar e trazer consequências indesejáveis no futuro. Contanto, deve ser diagnosticado e devidamente encaminhado a profissionais especializados a fim de minimizar sua incidência. Os transtornos de aprendizagem caracterizam distúrbio no desenvolvimento neurológico, emocional, social e cognitivos. Recomendo procurar um profissional especializado.
Os Transtornos de Aprendizagem são inabilidades específicas, como leitura, escrita ou matemática, em indivíduos que apresentam resultados significativamente (em provas e testes) abaixo do esperado para o seu nível de desenvolvimento, escolaridade e capacidade intelectual. De acordo com o DSM-V, o transtorno específico da aprendizagem é um transtorno do neurodesenvolvimento com uma origem biológica em nível cognitivo as quais são associadas com as manifestações comportamentais. A origem biológica inclui uma interação de fatores genéticos, epigenéticos e ambientais que influenciam a capacidade do cérebro para perceber ou processar informações verbais ou não verbais com eficiência e exatidão.Estes transtornos são intrínsecos ao indivíduo, supondo-se que são devido à disfunção do sistema nervoso central, e podem ocorrer ao longo do ciclo vital.
As dificuldades de aprendizagem também podem concorrer com outros transtornos, como por exemplo: problemas nas condutas de auto-regulação, percepção social e interação social.
O tratamento para a maioria das crianças necessita de intervenção psicopedagógica e/ou fonoaudiológica, mas a criança continua participando das aulas convencionais oferecidas pela escola.
Acrescentando à resposta dos colegas:
-
As dificuldades escolares possuem múltiplas causas e podem ser determinadas por limitações orgânicas, história de vida particular ou condições socioculturais que dificultam o desenvolvimento de hábitos de estudo. Deve-se discriminar se a criança não aprende por não ter sido corretamente ensinada, por não possuir comportamentos pré-requisito, por atender a exigências concorrentes com as da escola, ou ainda, por possuir um transtorno de aprendizagem.
-
No caso dos transtornos estamos falando de uma disfunção neurológica, geralmente associadas a algum comprometimento no funcionamento de certas áreas do cérebro e que não decorrem exclusivamente das causas acima apontadas.
-
As dificuldades de aprendizagem das mais variadas origens devem ser diagnosticadas multidisciplinarmente e, em geral, o trabalho a ser realizado é predominantemente pedagógico e psicopedagógico, embora possa incluir, quando necessário, psicoterapia individual e familiar, acompanhamento neurológico, tratamento fonoaudiológico etc.
Olá, de acordo com os principais manuais de diagnóstico CID e o DSM, sim é enquadrado como uma doença assim como diversos outros transtornos, necessitando de uma avaliação de um profissional de psicológia/ psicopedagogia afim de fazer esse diagnóstico.
Importante diferenciar o transtorno de aprendizagem da dificuldade de aprendizagem. A dificuldade de aprendizagem é uma condição passageira que acontece quando influências do mundo externo dificultam o processo de aprendizagem. Diversos fatores podem causar dificuldades de aprendizagem, como questões emocionais, problemas familiares, alimentação inadequada e um ambiente desfavorável. Já o transtorno de aprendizagem está descrita no DSM-V, e é uma condição neurológica que afeta a aprendizagem e o processamento de informações.
Transtornos de aprendizagem são distúrbios que afetam a leitura, escrita, capacidade intelectual, atenção. Desde que o diagnóstico seja realizado com segurança e se enquadre no DSM ou CID e suas particularidades, há que procurar tratamento. Procure um psicólogo especialista em avaliacao psicologica. Ele podera dirimir suas duvidas.
(Essa pergunta pareceu de uma pessoa assustada). Mas sim, um transtorno de aprendizagem é uma doença.
Acho que a pratica de como ter que administrar a questao da aprendizagem é oque importa. A questao de ter definido oque voce vai abracar com alguns disturbios e focar nos objetivos, é que delimita se vai caminhar do lado da saude ou da doenca em voce. Quando temos uma doenca nao nos tormamos a doenca .
Oi, tudo bem?
Hoje na ciência, existe toda uma discussão em torno da nomenclatura dada em questões de saúde. A palavra doença, tem sido cada vez menos utilizada.
Os transtornos de aprendizagem, podem ser considerados como uma inabilidade específica ligada às habilidades de escrita, leitura, matemática, em alunos que apresentam resultados aquém do esperado para o nível de escolaridade, desenvolvimento e capacidade cognitiva.
Existem profissionais capacitados para reconhecer esse tipo de transtorno, como psicopedagogos e psicólogos.
Espero ter respondido a sua pergunta!
Me coloco à disposição para maiores esclarecimentos!
O transtorno de aprendizagem se refere a condições neurológicas que afetam a aprendizagem e é citado tanto pelo DSM-V como o CID-10 ( código internacional de doenças). Devemos ter muito cuidado para não confundir com dificuldades de aprendizagem, pois ambos possuem causas diferentes. Um por se tratar de um transtorno do neurodesenvolvimento, apresenta características específicas e pontuais ligados a fatores biológicos. Já a dificuldade de aprendizagem, apresenta defasagens que podem ser de origem cultural, cognitiva ou do método pedagógico utilizado.
Como a própria palavra diz trata-se de um transtorno. Quando você fala doença me parece que carrega um estígma esta pergunta. De qualquer maneira, os transtornos da aprendizagem causam prejuízos no desenvolvimento infantil que são classificados com CID e categorizados no manual de diagnóstico de doenças mentais como um transtorno do neurodesenvolvimento infantil.
Olá! Sim, podemos caracterizar como doença. Porém é preciso entender a diferença entre dificuldade de aprendizagem e transtorno de aprendizagem. A dificuldade de aprendizagem é algo passageiro, a qual o meio externo influencia no desempenho baixo. Sendo assim, os transtornos são condições permanentes, afetando de forma neurológica. Alguns exemplos de transtorno: discalculia, dispraxia, dislexia, TDAH, deficiência intelectual, alterações das funções executivas, etc.
Olá! Com base no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – 5 (DSM-V), a origem do transtorno de aprendizagem está no aspecto biológico, por se tratar de um transtorno do neurodesenvolvimento. É interessante reiterar que a origem inclui também uma interação de fatores genéticos, ambientais e epigenéticos, o que influencia a capacidade do cérebro para processar ou perceber as informações, tanto verbais como não-verbais.
Além disso, alguns estudos esclarecem que as causas do transtorno de aprendizagem podem estar relacionadas a aspectos multifatoriais. No entanto, isso é apenas uma hipótese que precisa ser pesquisada com mais riqueza de detalhes para qualquer conclusão pela comunidade científica. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá! Transtorno de aprendizagem, quando assim avaliado por um profissional, tem tratamento, com psicopedagogos, psicólogos e/ou psiquiatras, a depender da intensidade dos sintomas e do tipo de transtorno. Contudo, no senso comum, alguns problemas que se apresentam são assim chamadas, mas podem ser revertidos com mudanças ou ajustes no ambiente, na interação com colegas, amigos e família.

Fico à disposição! Um abraço, psicóloga Natália
A psicologia vem desde seu surgimento perpetuando a naturalização de um padrão "correto" e normal de desenvolvimento, de aprendizado, de identidade e personalidade. Afirmar que há limites e possibilidades que atravessam o desenvolvimento é diferente de criar um padrão normal de psique e julgar como doente tudo que foge a ele. As diferentes patologias e doenças, tão bem descritas e estudas pelas ciências médicas em seus tratados e manuais, encobrem a construção historico e social das dificuldades e problemas que vemos hoje. Também, tendem a centralizar as explicações em questões individuais e subjetivas, além de naturalizar visões fragmentadas e excludentes do ser humano.
Existem as deficiências ou existe uma cidade, uma sociedade, não projetada para receber, acolher e promover a vida de pessoas diversas? Existe o transtorno de aprendizado ou uma escola, um sistema educacional, que normatiza e naturaliza um desenvolvimento inato, em etapas e com prérequisitos?
Transtorno de aprendizagem é uma doença? Doente é perpetuar uma sociedade em que crianças são medicadas com ritalina desde os 6 anos por não atingirem a expectativa de uma escola excludente, de uma educação alienante. De qualquer modo, ninguém merece sofrer por ter limitações e dificuldades no difícil processo que é aprender, se socializar e se tornar humano. Busque profissionais que te acolham dentro de sua realidade concreta e não medicalize sua vida e a de seus filhos, não torne tudo uma patologia encontrada num manual com receitas prontas de tratamento. Esses profissionais existem, estamos aqui, buscando construir uma sociedade diferente, mais humana.
Não. O transtorno de aprendizagem não é uma doença, mas sim um distúrbio de desenvolvimento que afeta a capacidade de uma pessoa de adquirir, processar, armazenar e/ou expressar informações. Os transtornos de aprendizagem são comumente associados a problemas de leitura, escrita, matemática, habilidades de comunicação, habilidades motoras e habilidades sociais.
Os transtornos de aprendizagem constam no CID-10 (Classificação Internacional das Doenças), não sendo entendidos como uma doença no sentido tradicional, mas sim uma condição devido a uma disfunção ou alteração.