O transtorno obsessivo compulsivo pode prejudicar a atenção do aluno nos estudos?

6 respostas
O transtorno obsessivo compulsivo pode prejudicar a atenção do aluno nos estudos?
Com certeza. Como o transtorno, de forma geral, está relacionado a pensamentos invasivos e rituais para alívio da ansiedade, há uma troca de atenção dos estudos para esses rituais. Sugiro que procure um psiquiatra para uma avaliação adequada e para descartar diagnósticos diferenciais, além da prescrição de um tratamento (se necessário). Espero ter ajudado. Um abraço.

Não é uma regra absoluta... mas como a pessoa deixa de fazer algumas coisa em detrimento da compulsão, a consequência é um prejuízo que pode ser nos estudos, na socialização ou outros... Não necessariamente que você seja portador de déficit de atenção. Há testes psicológicos que avaliam a capacidade atentiva. Quanto antes você tratar de forma adequada, melhor. Psiquiatra e psicólogo é o tratamento adequado.

Abraços!!
Sim, conforme os rituais repetitivos ou mesmo os de pensamento são intensos e sem controle, não há dúvida que trarão prejuízos a concentração.
Boa tarde! Cada sujeito é um ser que tomará isso de uma seguinte forma, não existe como afirmar que em todos os casos isso pode ocorrer, ou de que não irá ocorrer. Por exemplo, em alguns casos pode se criar um ritual de estudo compulsivo, e isso possa de fato ajudar o sujeito a estudar. A questão é que sempre depende de como pode se adaptar as situações. De outro modo, os pensamentos obsessivos podem atrapalhar o sujeito na hora em que quiser se concentrar para estudar em sala de aula, no seu quarto, ou em algum outro local. Todas as situações dependem de como esse sujeito se comporta, quais são suas obsessividades, seus rituais, a forma em que ele vive essas questões no seu dia-a-dia. Abraços e tenha uma ótima semana!
Sim. Veja, a ansiedade por si só provoca rebaixamento temporário da atenção concentrada e pode sim prejudicar os estudos.
TOC tem tratamento.

Att, Renata Freitas
Pode ocorrer variando isso de caso para caso de paciente com transtorno obecessivo compulsivo. O tratamento com terapia cognitivo comportamental e EMDR vem apresentando grande êxito em pacientes com TOC. Coloco me a disposição para esclarecimentos.