O "Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)" afeta sua capacidade de realizar várias tarefas ao mesmo t

5 respostas
O "Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)" afeta sua capacidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo?
 Denise Kipper
Psicólogo
Porto Alegre
Olá, tudo bem?
Na psicanálise, pensamos na obsessão e a compulsão como expressões de conflitos inconscientes entre desejos e impulsos, e deles deriva a necessidade de controle.
Esses conflitos sobrecarregam a psique, dificultando a capacidade de lidar com múltiplas demandas externas, como a multitarefa.
Espero ter ajudado!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Lays Faria
Psicólogo
Rio de Janeiro
Pode afetar sim. Imagine que antes de realizar uma tarefa, sua atenção é levada para coisas que precisam ser organizadas, antes de iniciar a coisa em si. Então sim, não só pode afetar, como demanda níveis de energia, atenção organização e desgaste emocional relacionados a tarefas, sejam elas do dia a dia ou mais complexas como projetos e outros.
Olá, boa tarde.

É possível que dificulte, principalmente se a pessoa tem um tipo de compulsão que dificulte isso. Por exemplo: se tenho compulsão de lavar muito bem as mãos, não vou conseguir fazer uma planilha enquanto converso numa vídeo-chamada. São atividades muito opostas.

Espero ter ajudado, grande abraço.
Olá, tudo bem? Espero que sim. O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) pode, sim, impactar a capacidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo, mas isso depende da intensidade dos sintomas. Pessoas com TOC costumam ter pensamentos obsessivos muito intrusivos (ideias, imagens ou impulsos repetitivos e angustiantes) que consomem grande parte da atenção e da energia mental. Como consequência, a concentração e a flexibilidade cognitiva (ou seja, a habilidade de alternar entre tarefas e focos diferentes) podem ficar prejudicadas.

Além disso, as compulsões , comportamentos repetitivos ou rituais mentais usados para aliviar a ansiedade também interferem na produtividade e na capacidade de manter o foco em múltiplas atividades. Essa dificuldade não é falta de capacidade, mas sim um reflexo do quanto a mente está ocupada tentando lidar com o desconforto causado pelas obsessões.

O tratamento baseado em evidências, como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) com técnicas de Exposição e Prevenção de Resposta (EPR), tem mostrado resultados muito eficazes para o TOC. Em alguns casos, a combinação com acompanhamento psiquiátrico e uso de medicação pode potencializar os resultados.

Um grande abraço! Espero ter ajudado. Caso deseje compreender melhor seu funcionamento cognitivo e aprender estratégias para lidar com o impacto do TOC na rotina, a psicoterapia é o espaço ideal para isso. Conte comigo!
 Enzo Amaral
Psicanalista, Psicólogo
Embu das Artes
Olá.

Sim, o TOC pode impactar na capacidade de realizar múltiplas tarefas, contudo a dificuldade central não está em "fazer várias coisas", mas no fato de que a mente já está completamente ocupada com uma tarefa interna e exaustiva: gerenciar a ansiedade de pensamentos obsessivos e a urgência de rituais compulsivos.

Nesse sentido, a pessoa pode se paralisar em um único pensamento ou ritual, impedindo-a de seguir com outras atividades. Por outro lado, também pode levar a uma execução incessante de múltiplas tarefas, que funciona como um mecanismo de fuga para tentar escapar da angústia.

Ou seja, essa questão em relação ao TOC não é sobre uma capacidade cognitiva, mas como a economia psíquica está organizada em torno da ansiedade. Diante disso, psicanálise busca compreender a origem e o significado desse circuito, ajudando a libertar a mente desse trabalho exaustivo para que a atenção e energia possam, de fato, serem investidas na vida.

Espero ter ajudado!

Especialistas

Michelle Esmeraldo

Michelle Esmeraldo

Psicanalista, Psicólogo

Rio de Janeiro

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Juan Pablo Roig Albuquerque

Juan Pablo Roig Albuquerque

Psiquiatra

São Paulo

Liézer Cardozo

Liézer Cardozo

Psicólogo

Curitiba

Rene Jesus Acosta

Rene Jesus Acosta

Generalista

Petrolina

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1172 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.