o uso excessivo de aparelhos eletrônicos pode causar depressão ou sintomas depressivos?

34 respostas
o uso excessivo de aparelhos eletrônicos pode causar depressão ou sintomas depressivos?
Olá seja bem vindo (a) a plataforma. Sim o uso de tais tecnologias poderá influenciar um pouco nesses transtornos, principalmente se for ligados a jogos de longa sequência que te impeçam de sair ao ar livre, socializar, comer, dormir e etc. É muito importante aprender a administrar seu tempo nas redes sociais, pois existem células fotossensíveis nos seus olhos que podem deixar seu cérebro sem energia devido os picos de cortisol. O ideal é que você passe pelo menos 3h por dia sem o uso de eletrônicos, caso necessite de tais aparelhos para trabalhar, em seu tempo livre o recomendado é que não os use! Se interessar ou queira aprender mais posso ajudá-lo a montar uma rotina saudável e funcional, por meio de pequenos micro passos aprendendo a usar as tecnologias a seu favor, estou a disposição. Forte abraço!

Olá. Quando há um excesso pode gerar problemas ou transtornos como ansiedade e depressão.
Use o necessário para trabalho e limite o tempo de lazer.
Caso tenha dificuldade e não consiga sozinho indico acompanhamento psicológico para te ajudar nesse processo. Abraço.
Olá, o uso excessivo pode trazer inúmeros prejuízos e a depressão pode ser um deles, se vc percebe que não consegue parar e sente muita vontade de estar jogando sempre, procure um profissional de psicologia na TCC para focar na sua demanda, e a compulsão ser investigada relacionada a suas emoções e os determinados fatores que desencadeiam a vontade de jogar. Espero ter ajudado.
Tudo que é excessivo pode causar grandes prejuízos a nossa saúde física, mental e também social. Proteja-se para não se tornar um dependente de qualquer adicto, seja eletrônico ou não. Nossa vida deve fazer sentido sem a necessidade de qualquer outro mecanismo externo, minha recomendação é que inicie uma boa terapia, onde você vai poder identificar o que está faltando para te fazer sentir-se melhor, e também outros temas que surgirão durante o processo terapêutico. Fico a disposição caso queira mais informações sobre o tema.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 200
Olá! Na verdade o que podemos afirmar é que o excesso de estímulos a partir do uso abusivo de aparelhos eletrônicos, pode sim estar relacionado aos fatores como ansiedade, depressão ou estresse. Além de estudos que falam sobre possíveis alterações no sono após interferências luminosas ou outros estímulos, também podemos observar as interferências emocionais relacionadas ao que consumimos ou estamos expostos nas redes sociais. É certo que a tecnologia tem seus inúmeros benefícios e já está integrada a nossa rotina diária. O que devemos atentar é à forma como ela nos beneficia ou nos prejudica. Como nos afasta ou nos aproxima das pessoas, ou o quanto nos gera ansiedade ou isolamento. A forma com que usamos os aparelhos eletrônicos é um dos fatores que podem nos sinalizar o quanto sabemos gerenciar da maneira mais saudável possível as nossas escolhas.
Olá! Sim, o uso excessivo pode ser gatilho para sintomas depressivos e ansiosos. O uso de eletrônicos e/ou redes sociais pode fazer com que você evite lidar com questões da sua vida ou cria sensação de desconforto ao se comparar com outras pessoas. Se você achar necessário, procure um psicólogo independente da abordagem, mas o fundamental é que você se identifique com ele. Espero ter ajudado!
Olá, considero importante analisar todo o processo, muitas vezes a pessoa está com sintomas depressivos e recorre ao uso excessivo de aparelhos eletrônicos como uma fuga da realidade e o não enfrentamento da dor. Por outro lado o uso excessivo é um adicto, um vício, a pessoa não vive o dia a dia, as relações sociais e isso pode ocasionar ansiedade, depressão.
Sugiro que busques ajuda com um psicólogo para entender a sua dinâmica e poder ter uma vida mais equilibrada.
Há evidências de que o uso excessivo de aparelhos eletrônicos pode estar associado a um maior risco de depressão ou sintomas depressivos. No entanto, é importante notar que a relação entre o uso de tecnologia e a depressão é complexa e pode ser influenciada por uma variedade de fatores.
No entanto, é importante lembrar que o uso de tecnologia não é necessariamente a causa direta da depressão ou dos sintomas depressivos. Outros fatores, como o isolamento social, o estresse, a falta de sono e o sedentarismo, também podem contribuir para esses problemas de saúde mental. Em resumo, o uso excessivo de aparelhos eletrônicos pode estar associado a um maior risco de depressão ou sintomas depressivos, mas a relação entre tecnologia e saúde mental é complexa e influenciada por uma variedade de fatores. É importante encontrar um equilíbrio saudável no uso da tecnologia e buscar ajuda profissional se estiver enfrentando problemas de saúde mental.
Olá! Olha, há a possibilidade de o uso excessivo de aparelhos eletrônicos estar associado à sintomas depressivos e ansiosos, sim. Mas dificilmente isto será a causa direta para tais problemas. A situação é um pouco mais complexa e é preciso avaliar como é realizado este uso, sua finalidade e se realmente é um fator que está afetando a sua vida offline.
Atualmente vivemos muito conectados a aparelhos eletrônicos, e uso excessivo se torna bastante relativo. Por isso, se percebe que está mantendo uma relação não muito saudável com o meio digital/virtual, busque ajuda de uma profissional de psicologia com enfoque nesta temática.
Espero ter ajudado!
Olá. Sim, de fato vários estudos apontam para os malefícios gerados pelo uso da tecnologia em excesso. Evidencias indicam que os atuais altos níveis de ansiedade registrados na população de forma geral tem ligação direta com a grande quantidade de estímulos a que somos expostos ao longo do dia, sendo que a maioria deles chega até nós através de vias eletrônicas.
A ligação com a depressão pode se dar pois coisas como jogos eletrônicos, redes sociais e pornografia vão ensinando ao nosso organismo vias fáceis e infalíveis para sentirmos prazer de forma instantânea e recorrente, o que pode por acabar gerando desinteresse no mundo real e dificuldades em lhe dar com a frustração.
Olá! O uso excessivo de aparelhos eletrônicos provoca o aumento de estímulos sonoros, visuais, de informações e tátil (em determinadas situações) o que pode, em excesso, gerar um desequilíbrio químico, neurológico e comportamental no indivíduo. Muitas pesquisas tem mostrado que o uso excessivo de telas (bem comum atualmente) tem sido associado a sintomas isolamento social, depressão, ansiedade, níveis elevados de estresse e insônia. As redes sociais, marketing digital, jogos online, filmes e todo mundo digital podem gerar uma ideia distorcida e acelerada da realidade (24 horas por dia, sem hora para parar). A depender da relação que cada indivíduo estabelece com o uso dessas ferramentas, pode sim estar associada a sintomas ansiosas, depressivos, atrapalhar na construção de identidade, autoestima, entre outros. Espero ter contribuído. Abs.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Olá! Espero que esteja bem. O uso excessivo das telas pode acarretar em muitos prejuízos físicos e psicológicos, há alguns estudos que estão associando o abuso de aparelhos eletrônicos a sintomas semelhantes ao abuso de álcool e outras drogas, então é sim possível que esse excesso gere sintomas depressivos, como: isolamento, agressividade, baixa autoestima, entre outros. É importante investigar esses sintomas e as causas que os tem provocado. Caso deseje, estou a disposição para conversarmos.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Pode, devido ao desgaste mental.
Olá!! O uso excessivo de aparelhos eletrônicos pode afetar o comportamento de uma pessoa e, portanto, suas emoções e pensamentos.

Apesar de não haver uma relação direta entre o uso excessivo de aparelhos eletrônicos e a depressão, é possível que o uso frequente desses dispositivos esteja associado a certos comportamentos que podem contribuir para sintomas depressivos.

Por exemplo, o uso excessivo de aparelhos eletrônicos pode afetar negativamente a qualidade do sono, levando à fadiga e cansaço durante o dia. Além disso, o uso excessivo de dispositivos eletrônicos pode levar ao isolamento social, à diminuição da atividade física e à redução da interação face a face com outras pessoas.

Esses comportamentos podem levar a sentimentos de solidão, tristeza e falta de energia - sintomas comuns da depressão. Portanto, é importante equilibrar o uso de aparelhos eletrônicos com outras atividades saudáveis, como exercícios físicos, interações sociais e uma boa higiene do sono, para evitar comportamentos que possam contribuir para a depressão ou outros sintomas depressivos.
O uso excessivo de aparelhos eletrônicos pode estar associado a sintomas depressivos, mas não é uma causa direta da depressão. Existem muitos fatores que contribuem para o desenvolvimento da depressão, incluindo fatores biológicos, psicológicos, sociais e ambientais.

O uso excessivo de aparelhos eletrônicos, como smartphones, computadores e videogames, pode contribuir para a depressão de várias maneiras. Por exemplo, o uso excessivo desses aparelhos pode levar a um isolamento social, falta de atividade física, alterações no sono, exposição a imagens negativas ou estressantes e uma tendência a comparar a própria vida com a vida idealizada apresentada nas redes sociais.

Além disso, o uso excessivo de aparelhos eletrônicos pode levar a um aumento do estresse, ansiedade e irritabilidade, o que pode piorar os sintomas de depressão.

É importante lembrar que o uso de aparelhos eletrônicos não é o único fator que contribui para a depressão e que cada pessoa é única em sua experiência de saúde mental. Portanto, se você está preocupado com sintomas depressivos, é importante procurar um profissional de saúde mental para avaliar o seu caso e determinar o tratamento mais adequado para você.
Olá.
Sim, existe relação entre o uso excessivo aparelhos eletrônicos e sintomas depressivo. No entanto, o uso excessivo destes aparelhos não necessariamente é causa da depressão, mas um sintoma de um quadro depressivo já instalado. Como se trata de uma relação de duas mãos, digamos assim, o uso exagerado pode reforçar tais sintomas por conta de alguns fatores como o isolamento, a falta de atividade física, desregulação do nosso relógio biológico por causa da exposição à luz azul, dentre outros.
Vale lembrar que a relação entre o uso excessivo de aparelhos eletrônicos e a depressão não é apenas uma questão individual, mas também é influenciada por fatores sociais, econômicos e culturais mais amplos. Por exemplo, a falta de espaços públicos seguros e acessíveis para prática de atividades físicas também pode contribuir para o sedentarismo, que é um fator de risco para a depressão.
Outro aspecto importante é a forma como as empresas de tecnologia projetam seus produtos e serviços. O uso de técnicas de gamificação e recompensas pode levar as pessoas a ficarem presas aos seus aparelhos eletrônicos por longos períodos de tempo, o que pode contribuir para a falta de atividade física e isolamento social.
Como vimos, são muitos os fatores envolvidos na relação entre o uso de aparelhos eletrônicos e os sintomas depressivos. O mais importante é procurar um profissional da área de saúde mental para que tais sintomas sejam investigados a fundo.
Bom dia! Sim, há muitos estudos relacionando o uso abusivo de aparelhos eletrônicos (especialmente redes sociais) a sintomas depressivos, ansiedade e a uma série de outros transtornos, como TDAH e Insônia. Vale a pena tentar ficar no modo analógico por um tempo! Um abraço
Olá, o uso excessivo de qualquer coisa mostra que a pessoa está desviando seu foco da vida de um modo geral e concentrando em algo que, naquele momento, supre suas necessidades de prazer, alegria e outros sentimentos. Entretanto, a dependência gerada por esse comportamento compulsivo vai retirando o verdadeiro objetivo que todos temos na vida: viver uma vida útil e saudável. Acredito que um acompanhamento psicoterápico pode ajudar a rever suas carências e decisões daqui para frente. Boa sorte!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Olá, o uso excessivo de aparelhos eletrônicos podem atrapalhar no desenvolvimento de comportamentos de autocontrole, dificuldades para lidar com frustrações e o desenvolvimento de habilidades sociais. São essas, habilidades muito importantes e quando há uma defasagem de comportamentos dessa classe, existe a possibilidade de se desenvolver sintomas de ansiedade e de depressão.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Olá. Sozinho o uso de aparelhos eletrônicos não causa depressão, mas a ausência de reforçadores (sair com amigos, ter prazer nas atividade, atividade física, relações de qualidade) pode sim levar a um quadro de depressão.
Olá, quando falamos de saúde mental, dificilmente temos apenas uma causa. Sempre falamos em múltiplos fatores e em relações complexas entre predisposição genética, hábitos de vida, situações traumáticas, fatores de personalidade, rede de apoio, recursos internos e capacidade de lidar com as adversidades. De maneira geral, qualquer excesso é prejudicial, inclusive de coisas saudáveis, mais ainda se pensarmos que excesso de aparelhos eletrônicos pode acabar impedindo outros hábitos importantes para a nossa saúde: exercício físico, momentos ao ar livre, interação com outras pessoas, relações afetivas de qualidade.
Além disso, podemos pensar também no excesso de aparelhos eletrônicos como uma consequência de a pessoa já não estar se sentindo bem, evitando o contato com pessoas e situações mais desafiadoras que a tela. Do que você está fugindo quando se distrai com os eletrônicos? Está evitando contato com o que?
Vale a pena buscar uma avaliação profissional para entender melhor o que você chama de uso excessivo e como são os sintomas depressivos que você se refere. E aí sím poder tratar as causas emocionais do uso excessivo de eletrônicos.
O uso excessivo de aparelhos eletrônicos pode acarretar alguns prejuízos, mas para além desse uso excessivo, é necessário avaliar quais conteúdos esse usuário consome e como esse uso é feito.
Olá! Tudo que é em excesso não é saudável e hoje em dia é muito comum vermos pessoas viciadas em eletrônicos. Ás vezes o indivíduo passa a dar preferência ao mundo virtual e deixa de lado o mundo real. Isso, pode acarretar diversos sintomas e transtornos, como a ansiedade e depressão.
Sim, o uso excessivo de aparelhos eletrônicos pode contribuir para o desenvolvimento de sintomas depressivos. Na TCC, trabalhamos para ajudar as pessoas a equilibrar o uso de aparelhos eletrônicos com outras atividades e desenvolver habilidades de regulação emocional.
Ola tudo bem?

O uso excessivo de aparelhos eletrônicos pode influenciar o estado emocional sim, porém pode não ser o único fator. Mas tudo que é em excesso pode fazer mal. Penso que precisamos analisar todo o processo para entender o que está havendo. Muitas vezes quando recorremos a algo para fazer uso em excesso pode ser por que algo estamos em falta e por isso recorremos a outra coisa para "tapar o buraco".
Em um processo terapêutico podemos investigar melhor e através de sua própria fala , aliado à escuta do profissional, podem chegar a conclusões importantes.
Mas só de você se questionar e vir até aqui perguntar sobre, já demonstra um autocuidado e auto percepção de você mesmo né? Vamos aproveitar isso?
Busque um profissional que você se identifique e sinta-se acolhido. Isso vai ajudar no seu processo terapêutico.
Boa sorte e espero ter ajudado.
sim
Olá, o uso excessivo de algo pode indicar que aí tem alguma coisa, não necessariamente depressão ou sintomas depressivos, mas é preciso olhar quais conteúdos tem sido acessados, como se sente com relação a eles, quando acessa mais, perto de quem, quais as funções desses excessos de aparelhos eletrônicos, entre outros pontos.
É uma questão interessante pensar para que esse excesso está servindo.
Espero ter ajudado em algo, estou à disposição.
Olá! Levando em consideração que tudo que é ultilizado em excesso pode ser prejudicial para a sua saúde, se tratando com o uso excessivo de aparelhos eletrônicos não seria diferente. O que é extremamente potencializado quando já há um quadro ou uma pré-disposição inicial para a depressão, geralmente quando você já percebe que está com o humor deprimido. No entanto, é importante olhar para essa necessidade de estar imerso no meio eletrônico de maneira exarcebada, talvez esta necessidade também esteja te dizendo algo. Esprero que fique bem, se puder ajudar com algo mais estou á diusposição!
Sim, com certeza.
Sim, mas é importante entender que a relação entre o uso desses dispositivos e a depressão é complexa e multifatorial, promovendo isolamento social, dificuldades em dormir, não praticar esportes e alimentação de qualidade, sentimentos de comparação, entre outros. Mas cada pessoa é afeta de maneira diferente, podendo ser os aparelhos eletrônicos algo que contribua para o desenvolvimento da depressão.
Procure buscar auxilio psicológico profissional.
Olá, tudo bem? Seria mais interessante analisar qual a relação que você estabelece com o consumo dessas tecnologias. Se você usa para consumo de conteúdos, informações e uso de redes sociais dependendo do caso você pode desenvolver algumas problemáticas a depender da frequência e intensidade. Por exemplo, podemos ficar dependentes de conteúdos aversivos em longo prazo, como conteúdo adulto, uso excessivo de redes sociais que dependendo da relação trazem mais prejuízos e momentos aversivos do que prazerosos, ultimamente consumo de fake news também são analisadas por psicólogas por gerarem conflitos e ansiedade nas pessoas que consomem. Não podemos esquecer que dependendo no nível de consumo e tempo que se está despendendo nesses aparelhos, acaba que outros setores da vida possam estar sendo negligenciados, como trabalho, relações amorosas, relações interpessoais, nisso já somado com os malefícios de um consumo de conteúdo prejudicial, não se torna difícil pensar na possibilidade de desenvolver um quadro depressivo. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.

Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
O uso excessivo de aparelhos eletrônicos pode contribuir para o desenvolvimento de sintomas depressivos, especialmente quando esse uso está associado a outros fatores de risco ou desencadeantes da depressão. Algumas formas pelas quais o uso excessivo de aparelhos eletrônicos pode afetar o bem-estar mental incluem:

Isolamento social: O uso excessivo de dispositivos eletrônicos pode levar ao isolamento social, reduzindo o tempo dedicado a interações pessoais e conexões sociais significativas. A falta de conexões interpessoais pode aumentar o risco de depressão.

Comparação social: As redes sociais podem contribuir para sentimentos de inadequação e baixa autoestima, uma vez que as pessoas tendem a compartilhar apenas os aspectos mais positivos de suas vidas, levando outros a se compararem e se sentirem insuficientes.

Sono prejudicado: A exposição à luz azul dos dispositivos eletrônicos antes de dormir pode interferir no sono, o que está associado ao aumento do risco de depressão.

Sedentarismo: O uso excessivo de aparelhos eletrônicos pode levar ao sedentarismo e à falta de atividade física, o que pode afetar negativamente o humor e o bem-estar emocional.

Sobrecarga de informações: O acesso constante a notícias e informações pode causar estresse e ansiedade, que são fatores de risco para a depressão.

É importante notar que o uso de aparelhos eletrônicos em si não causa depressão, mas pode ser um fator de risco ou contribuir para agravar os sintomas em pessoas predispostas. Equilibrar o uso de dispositivos eletrônicos com outras atividades significativas, interações sociais e práticas de autocuidado pode ajudar a mitigar esses efeitos negativos. Se alguém estiver enfrentando sintomas depressivos significativos, é fundamental procurar ajuda profissional de um psicólogo ou profissional de saúde mental para avaliação e suporte adequados.
bom dia, como vai? Sim, o uso tecnologias e aparelhos eletrônicos podem desenvolver vários prejuízos incluindo quadro de depressão e ansiedade. Hoje já existem varias pesquisas que mostram evidências. Inclusive mostram nos resultados de Exames de ressonância magnética que revelaram que a dependência provoca alterações no equilíbrio químico do cérebro. É muito importante a ajuda de um psicólogo no tratamento destes casos.
Sim, o uso excessivo de aparelhos eletrônicos pode contribuir para a depressão ou sintomas depressivos. Isso ocorre porque o uso prolongado desses dispositivos pode levar a uma redução na interação social face a face, diminuição da atividade física, padrões de sono perturbados e exposição a conteúdos negativos ou estressantes, como nas redes sociais portanto, esses fatores podem sim desempenhar um papel no desenvolvimento ou agravamento da depressão.