Oi, gostaria de saber como faço para evitar a gagueira, tenho 42 anos, fico ansioso e muito tenso an

42 respostas
Oi, gostaria de saber como faço para evitar a gagueira, tenho 42 anos, fico ansioso e muito tenso antes de qualquer reunião. Pois evito falar.
Não está claro pra mim se a gagueira é sempre ou somente ao falar em publico ou quando participa de reuniões? Se é ao falar nas reuniões ou em publico pode frequentar algumas aulas de dicção para saber se expressar, como também frequentar uma psicoterapia para entender as causas que te deixam inseguro ao se expressar. A gagueira pode ser quase sempre de origem emocional, pode ter também causas físicas referentes as cordas vocais e para cuidar disso é preciso de um fonoaudiólogo e de otorrino.

Olá

A hipnoterapia pode ajudar com a gagueira de forma muito rápida

Você precisa desenvolver a capacidade em confiar em si mesmo e linertar-se da opinião que os outros podem ter de você!
Lembre-se disso da próxima vez que precisar falar que esse pensamento poderá te ajudar!
Um abraço,
Lea
Bem, faltam muitos dados para poder responder mas já posso dizer que seja qual for seu tipo de gagueira só se livrará dela com profissionais adequados. Procure primeiramente um psicólogo para uma boa avaliação e poder ser direcionado para o tratamento correto. Gagueira melhora e muito e muitas vezes desaparece. Procure tratamento.
Penso que a evitar o problema não pode ser considerado o caminho mais eficaz tendo em vista a permanência do sintoma, que na verdade é interno e vai com você para onde for. O enfrentamento, por mais doloroso que seja, me parece ser o melhor caminho, porém, em conjunto com a terapia, sempre, pois é na terapia onde você poderá levar todas as sensações, pensamentos e sentimentos sobre cada enfrentamento à que se propor, e assim, compreender a si mesmo, cada vez mais.
Boa noite, recomenda-se acompanhamento fonoaudiológico e psicológico para trabalhar tanto a questão de dicção quanto a exposição social devido às características do quadro clínico.
Olá, considero importante investigar se houve algum trauma relacionado a fala na sua história de vida. Caso exista, essa memória dolorosa pode ser reprocessada com o EMDR.
Olá... É interessante buscar ajuda do fonoaudiologo, entender melhor o tipo da gagueira, vale também uma avaliação com o psicólogo, pois na sua fala me diz que fica ansioso e tenso nos horarios que antecede a reunião. Existe gagueiras de ordem emocional, sobre tudo, precisa entender todo o contexto.
Abraços!
A Gagueira é um transtorno de fluência de fala e, independente do momento de sua aparição, deve ser avaliado e tratado por um fonoaudiólogo que é o profissional que vai sugerir as técnicas de fala ideais para melhor controle de respiração e articulação das palavras e frases. Caso se faça necessário, pode sugerir avaliação psicológica, uma vez que o trabalho integrado pode otimizar o tratamento.
Somos um organismo que está todo interligado. Assim, o tratamento precisa ser interdisciplinar. Os profissionais que você deve procurar inicialmente são o fonoaudiólogo é o psicólogo. Apos uma avaliação mais precisa da intensidade da ansiedade, poderá ou não haver a necessidade do acompanhamento do psiquiatra também.
Olá! Parece que você já sabe qual é um dos gatilhos que faz surgir a ansiedade e posteriormente a gagueira. Isso já irá ajudar bastante a dessensibilização das percepções disfuncionais que geram sintomas relacionados aos mais variados tipos de desconforto e manifestações indesejadas. A terapia mencionada aqui é a TERAPIA EMDR.
Alguns dados não ficaram muito claros como ; desde quando surgiu este problema , se nas reuniões a dificuldade é em relação a fluência da fala, ou sua temporalização, mas mesmo assim seria muito importante você procurar um fonoaudiólogo e um psicólogo . O primeiro lhe ajudaria com um diagnóstico preciso da gagueira e também com todo um processo de aprendizado para produçao de resultados de como agir com o problema, o segundo profissional lhe ajudará como administrar questões existenciais , familiares, e a continuidade do tratamento , que vai durar muito tempo , já que a gagueira não tem cura , mas um percurso terapeutico bem realizado produz qualidade de vida. Espero ter ajudado , fico a disposição. Um abraço.
Olá, há algumas propostas para se entender casos de gagueira, como uma predisposição genética, uma indicação de lesão neurológica, e no campo da psicologia podemos entender como uma conversão somática de questões emocionais. Então, acredito ser importante buscar uma avaliação, tanto médica, e principalmente buscar um acompanhamento com um psicólogo, o qual poderá entender melhor seu caso, para conduzir a uma melhor qualidade de vida.
A avaliação de um psicologo sera importante para direcionar um encaminhamento para outras áreas se necessário. A psicoterapia ajuda no controle da ansiedade social e controle da ansiedade generalizada , fato que te ajudará muito melhorar seu problema.
Abraços
É importante você passar por uma avaliação psicológica e fonoaudiológica para entender o motivo da emergência da gagueira e trabalhar essa questão.
É importante um tratamento multidisciplinar. Procure um psicólogo para tratar as questões comportamentais e afetivas e um profissional de fonoaudiologia para trabalhar a dicção. Abraço.
Você é um paciente que deve ser tratado pela fonoaudiologia e, de preferencia, fonoaudiólogos especializados em disfluência.
A disfluência tem uma causa orgânica, ou seja, que nasce com a pessoa, e é um transtorno que afeta a conexão da área do cérebro que programa os movimentos de fala e a inervação das áreas responsáveis em produzir. Porém com o tratamento o indivíduo consegue ser bem mais fluente.

É importante que você entre em contato com um fonoaudiólogo próximo a você, pois com o tratamento adequado você irá melhorar nessas situações de fala, principalmente.

Espero ter ajudado, abraço
Olá, primeiramente se essa gagueira aparece em situações diversas pode ser indicado ir à um fonoaudiólogo para avaliar se há alguma questão no próprio corpo. Caso não haja pode procurar um psicanalista para tratar da gagueira.
Recomendo que agende com um Fono especializado em Gagueira (de sua confiança) e faça também um acompanhamento Psicoterápico. Durante o tratamento e com maior controle sobre sua ansiedade e medo, é possível fazer um curso de oratória com fono especializado para aprimoramento e desenvolvimento de habilidades específicas.
O trabalho do analista consiste em despertar aquilo que já existe dentro da pessoa. É a arte de despertar o sujeito para seu potencial criativo genuíno. A finalidade não é curar, e sim favorecer o crescimento interior por meio das dificuldades pessoais.
No decorrer do trabalho analítico há a proposição de que pelo falar, pelo escutar e pelo fazer criativo nos confrontamos com nós próprios. Pôr-se em processo analítico é possibilitar o existir permeável a outros saberes. É despertar para o próprio caminho de vida como processo natural com sentido, finalidade e objetivo; é a experiência interior.
A experiência interior se torna experiência de vida quando vivida com todas as suas implicações. A psicoterapia tem como objetivo auxiliar pessoas que sofrem ou estão com dificuldades na vida e não conseguem resolver sozinhas. Na terapia o analisando é convidado a, num espaço seguro e sigiloso, explorar seus afetos, pensamentos e fantasias que compõem o cenário de seu sofrimento.
O processo de psicoterapia junguiana possibilita que o analisando se familiarize com os sintomas que produz.
Atenciosamente,
Aline M De Coster.
Hipnose clínica mostra-se ser uma ótima ferramenta para casos de gagueira.
Você deve buscar um fonoaudiólogo especialista em voz e um psicólogo para tratar questões possivelmente ansiogênicas quem levam ao sintoma da gagueira. Tenho conseguido bons resultados utilizando Terapia Cognitivo comportamental e Terapia EMDR.
Olá!
Ressalto a importância de avaliar junto a um profissional psi da sua confiança essa ansiedade e tensão que apresenta ao falar em uma reunião, por exemplo.
A disfluência, mais popularmente conhecida como gagueira, pode ser uma expressão dessa ansiedade e insegurança de falar em público. Cuide-se, não se acomode com o incômodo.
Espero ter ajudado.
Um abraço.
Boa noite!
A gagueira tanto pode ter uma causa física quanto emocional. O mais interessante é realizar uma avaliação com psicólogo e fonoaudiólogo para saber os tratamentos mais adequados no seu caso.
Você pode buscar tratamento fonoaudiológico e psicológico. A gagueira também está relacionada a causas emocionais. Como você disse, o fato de você ficar ansioso aumenta seu nervosismo e prejudica ainda mais a gagueira. Portanto, tratar as duas coisas, ansiedade e gagueira, é fundamental.
Olá! Como dito pelos meus colegas, o acompanhamento com Fonoaudiólogo e Psicólogo é o que te ajudará a lidar melhor com essa questão. Mas separei algumas estratégias simples que você pode adotar para facilitar suas apresentações. À primeira vista parecem tarefas bobas porém os dados de pesquisas sugerem que são úteis no enfrentamento da sua queixa. Recomendo que você teste e verifique o que funciona pra você:

- Praticar a respiração diafragmática para aliviar a tensão e a ansiedade. Você pode pesquisar no google ou no YouTube como se faz. Em qualquer um desses canais você encontra facilmente o passo a passo.

- Preparar previamente a sua fala. Ou seja, ver com antecedência o que você pretende falar e de que forma. Tenha um roteiro para seguir. Não precisa decorar o texto se for difícil pra você. Apenas separar tópicos já ajuda. Desse modo você sentirá mais segurança e tranquilidade no dia da reunião.

- Construir frases simples e menos elaboradas. Seja objetivo. Assim a probabilidade de gaguejar será menor.

- Não esquecer de falar pausadamente. Quando estamos muito ansiosos falamos rápido demais e isso a atrapalha a execução das palavras. Então respire e não atropele as palavras.

- Ensaiar de frente pro espelho. Isso mesmo que você acabou de ler, treine! Faça isso repetidas vezes, até quando achar necessário. Imaginar o dia da reunião e se comportar de acordo irá tornar a sua fala mais natural.

- E o mais importante, não se cobrar tanto. Ninguém é 100% fluente. Lembre-se que a perfeição não existe.

Quando você estiver se sentindo mais confiante, é provável que sua apresentação seja mais leve. Espero ter ajudado, cuide-se bem!
Olá! Recomendo fazer um acompanhamento com um Fonoaudiólogo para trabalhar a dicção e com um Psicólogo para trabalhar as questões emocionais que estão por trás desta gagueira. A ansiedade e o nervosismo, estão afetando seu desempenho ao falar em público ou esquivando-o de falar. Isso merece atenção, procure ajuda de profissionais e logo se sentirá mais seguro e leve. Fica posto o convite! Abraço!
Olá, eu entendo que a ansiedade nesses momentos acentuem a dificuldade na fala. Além do acompanhamento com fonoterapia, como muitos colegas sugeriram aqui, a psicologia pode ajudar a lidar com ansiedade, de modo geral, inclusive nas situações mais desafiadoras, trabalhar também sua autoconfiança, segurança e inclusive, olhar a gagueira como um processo que tem um papel e um significado na sua vida emocional e relacional.
Olá! Quando falamos de terapia e gagueira, o objetivo principal da pessoa com gagueira deve ser realizar uma comunicação produtiva por meio de um processo terapêutico que leve a pessoa a construir um modelo de comunicação no qual a informação se sobreponha a quaisquer outros comportamentos (evitação, fuga, ansiedade...). Dessa forma, qualquer profissional da psicologia conseguirá lhe abarcar nesse sentido, em função das técnicas e ferramentas que possuímos.
Olá. Pela sua fala, parece que a gagueira tem uma função: evitar falar. Me parece que a gagueira é apenas uma coadjuvante, apesar de parecer ser o problema central.
São apenas hipóteses levantadas aqui. Seria interessante uma investigação mais aprofundada da situação, através de uma boa psicoterapia.
Abraços!
Olá!
A gagueira pode ser parte de questões relacionadas à ansiedade, ou a uma dificuldade com habilidades sociais específicas, dentre outras possibilidades.

Como Psicóloga, posso te ajudar a entender melhor, e tirar todas as suas dúvidas, caso deseje.

Se cuida!
A psicoterapia poderá ajudá-lo e com auxílio da hipnose já obtive bons resultados.
Estou à disposição!
Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
O mais adequado para seu caso seria buscar um acompanhamento psicológico para que possa identificar a origem, os desencadeantes, e assim trabalhar para superar esta dificuldade.
A psicanálise pode ajudar a tratar a gagueira de várias maneiras. Primeiro, ajuda a identificar e compreender as causas subjacentes à gagueira, como ansiedade, estresse, medo ou outras emoções. Em seguida, ajuda a desenvolver estratégias para lidar com essas emoções e reduzir a ansiedade antes de reuniões. Por último, ajuda a desenvolver habilidades de comunicação para ajudar a melhorar a fluência da fala.
Não sei se é possível evitar a gagueira, penso que é preciso aprender a lidar com as questões que geram ansiedade, estresse e etc e contribuem para que ela aconteça. Psicoterapia vai te ajudar a entender e lidar com questões emocionais relacionadas a gagueira. Abraço
Olá, boa tarde. Importante que você comece um acompanhamento multi profissional com uma fonoaudióloga e uma psicóloga para lhe ajudar com o seu desconforto com a gagueira. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estou à disposição, @psimariajube.
Para evitar a gagueira e melhorar a fluência da fala, você pode considerar:

Praticar a fala: Ensaiar o que deseja dizer antes de uma reunião pode aumentar sua confiança.

Respiração profunda: Use técnicas de respiração profunda para acalmar a ansiedade antes de falar.

Falar devagar: Fale em um ritmo mais lento e concentre-se em articular as palavras com calma.

Pensamentos positivos: Substitua pensamentos negativos por afirmações positivas sobre sua capacidade de se expressar.

Aceitação: Aceite que todos têm desafios de comunicação, e a gagueira não o define.

Se a ansiedade persistir e afetar significativamente sua fala, buscar ajuda de um fonoaudiólogo ou terapeuta especializado em gagueira pode ser benéfico. Além disso, um profissional de saúde mental pode ajudar a abordar a ansiedade subjacente.

Olá
Conseguiu resolver o problema? Gostaria muito de lhe ajudar,
Boa sorte
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 250
O controle da gagueira se faz com a ajuda de uma fonodióloga e com o trabalho psicológico/emocional realizado por uma psicóloga (o) .Também com técnica de respiraçao e outros tipos de tecnica que pode ajudar a conviver com a gagueira. Procucure ajuda!
Estou a disposição, marque um horário.
Abç!
A gagueira, muitas vezes, está presente em pessoas muito ansiosas e que pensam mais rápido do que conseguem verbalizar. Você relata se sentir ansioso, e isso, muito provavelmente, favorece o aumento da gagueira. Muitas vezes, tentando controlar algo que tememos, acabamos impulsionando aquilo que tentamos, sem sucesso, evitar. Não falar em suas reuniões, pode trazer prejuízos em seu trabalho e / ou progresso profissional. Já tive pacientes que remitiram quadros de gagueira em terapia, uma vez que, tratou-se ansiedades que alimentavam no paciente tal dificuldade. Desse modo, sugiro que inicie a terapia e caso deseje, estou ä disposição para ajudar.
Várias questões devem ser levadas em consideração para um tratamento adequado, mas a princípio sugiro consultar um fonoaudiólogo responsável por sugerir técnicas de fala para melhor controle da respiração e articulação de palavras. Além disso, buscar um psicólogo pois essa questão pode estar ligada a ansiedade, dificultando a desenvoltura em falar em público. O tratamento em conjunto com esses profissionais, pode promover confiança e melhora significativa.
Boa tarde! Entendo como a ansiedade e a tensão podem afetar sua capacidade de se expressar durante reuniões e outras situações sociais. É importante reconhecer que a gagueira pode ser exacerbada por sentimentos de ansiedade e tensão, especialmente em momentos em que você se sente pressionado a falar. Existem várias técnicas que podem ajudar a aliviar a ansiedade e a tensão, como exercícios de respiração profunda, meditação, mindfulness e relaxamento muscular progressivo. Além disso, praticar a fala em situações mais descontraídas e seguras, como com amigos ou familiares, pode ajudar a aumentar sua confiança e reduzir a pressão que você sente ao falar em público. O importante é desenvolver uma atitude gentil consigo mesmo e entender que é normal sentir ansiedade nessas situações, mas que você tem recursos para lidar com ela. Também é muito importante procurar a orientação de um psicólogo ou fonoaudiólogo especializado em gagueira. Eles podem fornecer técnicas específicas para ajudá-lo a melhorar sua fluência durante a fala e a lidar com os desafios emocionais associados à gagueira.