Olá, então. Eu suspeito que eu tenho HOCD, me identifico com todos os sintomas. Mas pelo o que eu es

20 respostas
Olá, então. Eu suspeito que eu tenho HOCD, me identifico com todos os sintomas. Mas pelo o que eu estava lendo na internet, várias pessoas foram procurar ajuda psicológica e acabaram tendo o diagnóstico como pessoas Bissexuais, ou que estavam apenas "Saindo do armário". E isso eu tenho certeza que não sou essas coisas aí. Qual o profissional que eu devo procurar? O que eu devo fazer se ele me diagnosticar erroneamente?
olá, seria muito bom para você procurar um psicólogo da linha cognitivo comportamental pois, temos tratamento para esses casos o que pode ajudar muito nesse processo. A Psicoterapia ajuda o paciente a construir um trajeto menos angustuoso e entender qto ao seu funcionamento.

Olá, é importante você fazer psicoterapia para o seu autoconhecimento.
Você precisa fazer psicoterapia com Psicólogo.
É importante avaliar seus sintomas e procurar um psicólogo para essa avaliação. A psicoterapia ajuda a controlar angústia e ansiedade, especialmente a linha cognitivo comportamental.
Terapia cognitiva comportamental é o melhor caminho para o tratamento. Para evitar diagnóstico “errado” procure profissionais conceituados e segunda opinião.
Olá, você precisa buscar ajuda psicológica, terapia cognitiva comportamental é bem eficiente nestes casos!
Olá!

Diante das informações ressaltadas, seria interessante que você procurasse um profissional da psicologia para compreender melhor essa experiência. No entanto, assim como em qualquer trabalho que envolva empatia, confiança e seriedade, um trabalho terapêutico demanda que vc se identifique com quem está lhe atendendo; que você sinta que esta pessoa está caminhando com você naquilo que está sendo pensado.
Em casos relacionados à compreensão do sentido da experiência da sexualidade e qualquer identificação com uma imagem de gênero, talvez seja interessante ter em mente o sentido da sua vivência nestas questões. Se alguém te diagnostica com bisexualidade, homosexualidade, heterossexualidade, etc. sem a sua ratificação, isso acaba refletindo por dois equívocos: 1) que estes conceitos não são diagnósticos, pois não são nem vistas como patologias pela literatura. 2) O conteúdo do diagnóstico foi feito parcialmente, sem sua compreensão do assunto.

Caso queira conversar mais sobre isso, será um prazer agendarmos uma consulta.
Olá, te aconselho a procurar ajuda de um psicólogo. Ele tem a capacidade e o treinamento para trabalhar com você sua autoestima, controle de emoções e seus pensamentos. Através do tratamento você vai adquirir autoconhecimento, o que vai te possibilitar ter mais controle sobre si mesmo.
Independente da abordagem psicológica ou tratamento que você procurar, não sofra com rótulos: o nome que darão para o que você tem não vai mudar quem você é (seja homo, hetero ou bi). Entender porque estes pensamentos te perturbam tanto talvez seja um bom caminho para abrir as portas para aceitar ajuda e conseguir encontrar um profissional em quem possa confiar. Quando finalmente você não ficar tão perturbado pela existência deles conseguirá ter espaço interno pra lidar com seus sintomas. Boa sorte!
Ola, tudo bom? Busque um bom profissional - psicologo comportamental ou cognitivo comportamental. Ele/a procura lhe ajudar com seus sintomas/queixas e não buscando diagnósticos. Conte comigo!
Boa tarde, vejo que há inúmeras respostas para seu caso, porém, acho importante acrescentar algumas informações. Concordo com quem diz que seria importante para você procurar um tratamento, até por que é através dele que poderá ter a chance de entender o que se passa (fazer um auto diagnóstico por pesquisa e/ou pelo DSM/CID, logo, sem a competência de um profissional do ramo, leva a chances incríveis de erro). Outro pó tô de EXTREMA importância é você procurar a terapia que lhe faça sentir à vontade. Seja ela: fenomenológica, sistêmica, psicanálise, etc. Todas são qualificadas para o caso, não existe somente um jeito de ver ou resolver as coisas, portanto, procure a terapia mais adequada para você. Assim, caso não se de bem na primeira (seja qual for), não desista. Espero ter ajudado.
Olá! Muitos colegas já se manifestaram sobre o seu sofrimento.Agora você precisa se permitir à analise.Invista em você!Faça uma boa escuta.Certamente você terá respostas para dúvidas atuais.Abraço
Olá! Tudo bem? Primeira coisa, não se baseie pela experiência de outras pessoas, você é um ser único´, e provavelmente o seu caso é diferente do caso dos seus amigos. Segundo, não fique tirando conclusões pelo que lê na internet. Terceiro, você deve procurar um psicólogo ou psicóloga que você tenha empatia e confiança. Quarto, se sentir que o diagnóstico foi errado, procure a avaliação de outro profissional da área. Grande abraço e boa sorte!
Olá!
Esse é um tema incompreendido por muitos profissionais pois não se especializam na área.
Como foi dito por alguns colegas é importante que você seja acompanhado por um profissional experiente.
Muitas pessoas, por se sentirem atraídas por pessoas do mesmo sexo fazem uma interpretação errônea desse sentimento.
Por não estarem acompanhadas de um profissional com experiência no assunto se apossam dessa incompreensão e fazem disso um sofrimento interminável.
Para psicanálise não existe um encontro com o outro onde você também não esteja lá, sendo o outro também, e viver essa experiência nos possibilita uma interpretação, às vezes deturpada, da nossa sexualidade.
Sucesso no seu encontro com esse profissional.
Um grande abraço.
Se você tem paciência para ler mais uma opinião, recomendo você se interessar no que significa a masculinidade na nossa cultura. Parece que você está sobremedida querendo seguir este modelo, mesmo talvez brincando com o seu contrário. A psique é dialética, ela pode obter alívio de uma maneira ou da maneira contrária. Tudo bem, psicoterapia para aliviar a compulsão ou seja, a anxiedade que supostamente a cria. Mas pode não ser suficiente. Seria importante você entender a cultura de gênero a travês da sua própria leitura. Pode ser que a sua obsessão-compulsão migre para outro assunto. Mas vai ficar menos forte.
Ola Bom dia ! Respondendo a sua pergunta vc deve procurar um profissional da área de psicologia (Psicólogo), para que possa lhe ajudar neste primeiro momento, fazendo as orientações devidas, pois dependendo do grau de dificuldade precisará aliar o processo de terapia com acompanhamento Psiquiátrico. Com relação ao diagnóstico fique tranquilo. Busque um bom profissional e confie, pois o profissional de Psiquiatria que tem autonomia para dar o "Diagnóstico" isso lhe trará segurança para realizar seu tratamento. Neste caso recomendo a Terapia Cognitiva Comportamental. Pois ira ajuda-lo a identificar suas crenças e padrões de funcionamento disfuncionais. Tendo dentro do processo de terapia a oportunidade de corrigi-las. Abrçs
O HOCD, também conhecido como Transtorno Obsessivo-compulsivo Homossexual, é uma forma de TOC que uma pessoa tem quando tem medo de pensamentos indesejáveis, de forma que pode ser atraída para o mesmo sexo. Pessoas que têm esses pensamentos muitas vezes sentem que estão perdendo o controle ou sentem que estão tendo algum tipo de paranoia.
Esses sentimentos são causados ​​por um medo de atração pela pessoa do mesmo sexo. Na maioria das vezes, uma pessoa terá pensamentos em sua mente, como "eu não sou tão bonito quanto ele" ou "ele é realmente bonito", o que acabará levando a pensamentos como uma pessoa perguntando se eles são gays porque pensam que um pessoa do mesmo sexo é bem parecido. Mas isso não tem nada a ver com uma pessoa ser homossexual.
Quando uma pessoa tem HOCD, ela está tendo pensamentos falsos e inseguros para a pessoa afetada. Uma pessoa frequentemente se sentirá como se algo não estivesse certo ou algo não se encaixasse na realidade com a situação. Esses pensamentos e sentimentos muitas vezes causam ansiedade, confusão, estresse e dor.
Acredito que esteja sofrendo com pensamentos, sentimentos ou sensações contrárias a sua orientação sexual ou algo semelhante. Isso de fato causa muito desprazer. Um psicólogo poderá te ajudar a lidar melhor com tais questões, sem dúvidas ou polêmicas nenhuma até aí. Tenho certeza que ficar diante dessa insistência desses pensamentos é muito sofrido, e tenho certeza, também, que sessões de psicoterapia seria muito útil no seu caso.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia adulto - R$ 100
Busque ajuda de um psicólogo, especialmente psicanalista para te ajudar no seu processo de autoconhecimento.
Olá,
Espero que esteja bem.
Eu sou gestalt terapeuta e acompanho uma pessoa com o mesmo diagnóstico.
No tratamento psicológico cuidamos da ansiedade provocada pelos pensamentos intrusivos e ajustando mecanismos próprios para identificar e lidar com as crises quando elas vierem.
O acompanhamento psiquiátrico também é necessário. A medicação auxilia no controle dos sintomas de TOC.
Estarei a disposição.
Olá! No meu entendimento, acolher e cuidar do sofrimento do paciente está acima de qualquer diagnóstico. Achei interessante quando você relata que algumas pessoas foram diagnosticadas como bissexuais, pois a bissexualidade não é uma doença ou transtorno, é a sexualidade do indivíduo, então me preocupa o que alguns profissionais podem estar fazendo nesse sentido. Sugiro que você busque terapia para que seja acolhid@ na sua demanda. Fico à disposição. Abraço. Esther Araújo
Encontre um médico de sua confiança e então faça uma consulta com fim de diagnóstico. Abraço