Olá! Me considero uma pessoa normal até precisar entrar num local com água (mar, lagoa), sinto que

11 respostas
Olá! Me considero uma pessoa normal até precisar entrar num local com água (mar, lagoa), sinto que isso não me pertence, gostaria de vencer essa dificuldade.. n lembro de ter acontecido algo que tenha feito em sentir medo, somente qndo tenho a oportunidade n entro..Que tipo de profissional ajudaria?
Alguns medos que temos são frutos de experiências que vivenciamos ao longo de nossa vida e isso nem sempre é claro, pois alguns fatos são tão traumatizantes que são aguardos pelo nosso inconsciente. Mas independe de você saber a origem do seu medo, se é algo que causa-lhe angústia é importante que você busque o auxílio de um psicólogo para que juntos vocês trabalhem isso. Um abraço.

Sugiro que procure um Psicólogo, pois falar sobre seu medo vai ser uma das maneiras de vencê-lo.
A Psicoterapia proporcionará autoconhecimento, fazendo com que você se dê conta de coisas e fatos que antes não dava importância e que são as chaves para abrir esse baú que você deixou empoeirado e escondido com o passar dos anos.

Boa sorte!

Abraços Fraternos,
Sugiro um psicólogo para tratar o trauma que originou está tua fobia por água. É importante que seja um profissional com quem tu te sintas à vontade para lidar com as tuas dificuldades. Meu pai diz que só o não tem jeito nesta vida é a morte. E a clínica tem mostrado que a qualidade de vida é possível, até em situações bem difíceis. É preciso ter perseverança. Boa sorte na tua jornada. Abs.
Pelo que você relata parece uma fobia de água. Para casos como esse a psicoterapia é um instrumento muito útil para promover uma reflexão sobre o problema que lhe aflige.
Para você perder esse medo, acredito que um psicólogo vai lhe ajudar bastante. Procure um psicólogo da terapia cognitiva comportamental. Acredito q seja o mais indicado. Assim ele traça um tratamento adequado para perder seu medo. Espero tê-la ajudado.
A agua é um elemento muito presente no nosso inconsciente, afinal fomos gerados e gestacionados em agua.O bebê fica até 9 meses envolto pelo liquido amniótico na placenta maternal..Assim sugiro que você procure um Psicólogo(a) para te ajudar a compreender este medo, já que você conscientemente não consegue lembrar e nem associar o bloqueio a qualquer evento que tenhas vivenciado!
Boa Sorte!
As fobias pode ter seu fator genético, assim como, pode ser um comportamento aprendido através de um evento traumático. A terapia EMDR vem se destacando nos tratamentos onde a terapia verbal tem falhado. Os procedimentos empregados nessa terapia possibilita o reprocessamento de memórias negativas. Isso ocorre naturalmente em nossa mente quando dormimos. O que o EMDR faz é favorecer esse movimento de reprocessamento. Por ser um comportamento aprendido, o EMDR pode atuar na origem e dissolvê-lo. Então, uma terapia adequada poderá ajudá-lo a vencer esse dissabor que está tendo. Boa sorte...
A principio não dá para saber se é só uma antipatia ou uma fobia. Primeiro é importante saber exatamente qual é a dificuldade, se há medos semelhantes, que outras coisas estão relacionadas. Hipnoterapeutas podem te ajudar bem nesse sentido. Psicólogos de modo geral também, principalmente os que trabalham com visualização e dessensibilização. Um Abraço
Olá. Em primeiro lugar não se preocupe: você É uma pessoa normal. Estes pensamentos, sentimentos e ações ocorrem justamente a pessoas ditas como normais.
A terapia que pode ajudá-lo (a) a superar este desconforto em relação á água, é a Cognitivo-Comportamental. O terapeuta investiga junto com o paciente quais os pensamentos disfuncionais e quais as crenças ligadas aos seus sentimentos no momento de encarar esta situação. Estas emoções são trabalhadas através da "dessensibilização progressiva" (que inclui a visualização, que o colega citou acima), juntamente com outras técnicas específicas para cada caso. O objetivo é promover a extinção da reação exagerada apresentada pelo paciente. O primeiro passo você já deu, que foi reconhecer o problema. Espero ter ajudado. Um abraço.
Claro que o seu relato é apenas um recorte da sua história. Precisaríamos conhecê-la bem mais.
Mas o que fica claro é que tu tens uma fobia, um medo quando confrontado com a situação relatada.
Se o seu objetivo é aprender a lidar com essa situação e superá-la procure um Psicólogo que trabalhe com TCC (Terapia Cognitivo Comportamental) que ele está apto a utilizar técnicas que poderão ajudá-lo de forma rápida (conforme a sua resposta ao tratamento) e eficaz.
O sentimento do lugar não te pertencer gera medo? Não ficou claro. De qualquer forma, se isso tem incomodado você procure ajuda com um psicólogo, com certeza ajudará nessa sua dificuldade.

Quanto a questão dos medos, nem todos os medos que nós temos estão relacionados com interações ou associações diretas com um episódio traumático. Exemplo: se tenho medo de cachorro, não necessariamente eu fui atacado por um algum dia. Outros detalhe é que nem sempre conseguiremos chegar ao ponto zero do medo, entende? Nem sempre chegaremos onde tudo começou, mas é possível tratar e dar uma direção para o que sentimos hoje e como nos relacionamos hoje com aquele elemento (no meu exemplo o cachorro e no seu caso a água).

Tudo de bom!