Olá Sou uma pessoa tímida, e sinto como se houvesse um bloqueio em mim. Em uma roda de conversa

27 respostas
Olá

Sou uma pessoa tímida, e sinto como se houvesse um bloqueio em mim. Em uma roda de conversa não consigo desenvolver uma linha de raciocínio, minha mente fica em branco , não consigo dar uma opinião/conversar por que não vem nada em mente , apenas um vazio e acabando sempre respondendo das maneiras mais óbvias ( “hum,verdade,nossa ) qual profissional eu deveria procurar?
Prezada, a terapia pode te ajudar na clarificação da sua questão, e ao longo do tempo melhorar a questão da socialização. O site terapêutico é um local seguro, onde você fala sobre essa questão sem julgamentos, além disso é analisado as principais situações que te levaram a isso. Como tipo de educação recebida, bullying na infância, pais repressores e falta de estímulo a exposição. O medo de errar é um dos grandes receios de quem sofre com a timidez. Fazer atividades em grupo e trabalhos de oratória pode ajuda-la, sempre com o auxílio da terapia. Te desejo sabedoria e saúde, forte abraço!

Boa tarde!
O processo de psicoterapia pode ser de grande valia para você, pois será realizado um trabalho de identificação dos motivos que te fazem sentir dessa forma, para que a mudança seja possível. Além de contribuir para seu autoconhecimento, proporcionando que você lide de forma satisfatória com suas questões. E ser uma pessoa tímida não é um defeito, mas dependendo do nível de timidez, isso pode lhe trazer prejuízos. Espero que fique bem! Estou à disposição.
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online - R$ 200
Olá! A timidez pode ser causada por vários fatores, como o medo de não ser aceito, insegurança, habilidades sociais baixas, perfeccionismo, enfim, vários fatores. Pode estar relacionada a ansiedade. O ideal é fazer acompanhamento psicológico para evitar a cristalização da questão, promovendo melhor qualidade de vida. Estou à disposição.
Olá, conforme meus colegas comentaram, a terapia é uma forte ferramenta para te ajudar nessa questão da timidez. De outro lado, buscar atividades como Teatro, dança ou até algum esporte coletivo, também podem trazer auxílio na questão que você relatou. Outro ponto sobre a questão da linha de raciocínio nas conversas, quando puder, em grupos que sinta-se mais a vontade, tente propor temas dos quais sejam de seu maior interesse, isso pode te auxiliar a fluir melhor a conversa. Espero que te ajude.
Olá! Espero somar e contribuir com o que já foi dito. Percebo o quanto é sofrido para você esta situação. A partir do seu relato eu compreendo que o grau de intensidade da ansiedade e do nervosismo quando você está em uma roda de conversa é intenso o suficiente para te 'paralisar', ao ponto de dar 'um branco' na mente. Ficar nervosa e ansiosa quando se está diante de algo importante e que você quer muito, é normal. Porém quando te impede de se expressar da forma que gostaria, trazendo prejuízo no seu convívio social, é indicado que você procure ajuda de um(a) psicólogo(a). Conseguir lidar com pessoas, conversar e se expressar é uma habilidade e, como qualquer outra habilidade, ela pode ser adquirida desde que haja o treino correto. Com um(a) psicólogo(a) você poderá aprender os comportamentos que fazem parte desta habilidade e ir treinando até o ponto em que você fique satisfeita com o seu avanço. Acredito que será libertador encarar este desafio. Te desejo sucesso! Obrigado pela pergunta. Estou à disposição.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250
Olá! Você falou algo importante a respeito da sua dificuldade; a impressão de que possa existir um bloqueio dentro de você. É possível que sua timidez, que a dificuldade de desenvolver uma linha de raciocínio em uma roda de conversa, que o vazio, estejam relacionados a um possível bloqueio mesmo. Entendo que você tem uma questão emocional para cuidar/tratar, e que o profissional que poderia te ajudar seria um psicólogo.
Boa tarde! Você já deu um primeiro passo procurando ajuda e falando da sua timidez. Pelo seu relato entendo que não é fácil para você situações de interação social. Tenho certeza que um processo terapêutico traria muitos benefícios pra você. Muitas coisas que não damos conta de lidar na vida passam por um não conhecimento de si mesmo. A terapia permite que você se conheça melhor ampliando a sua consciencia e melhorando as suas atitudes na vida.
Existem terapias de várias abordagens, mas acima de tudo é importante estabelecer uma boa relação com o profissional. Sentir-se bem com o profissional escolhido e confiar no processo que vão fazer juntos. Eu gosto muito de usar com pessoas tímidas uma técnica não verbal que se chama Sandplay ou Jogo de Areia. Sugiro que procure um pouco sobre ela na internet. Você faria alguns cenários como forma de expressar o que está sentindo, os cenários são fotografados como forma de registrar o que você fez. E em um segundo momento podemos retomar estas imagens e falar sobre elas. Fico à disposição para marcarmos uma primeira consulta. Um abraço.
Olá! Se relacionar, socializar, apesar de parecer algo simples e natural pode envolver diversos entraves, principalmente para os mais tímidos. O processo psicoterapêutico pode, inicialmente, auxiliar em sua compreensão acerca das motivações que a impedem de se relacionar de maneira mais fluida. Será que faz parte da sua personalidade ser uma pessoa mais tímida isso você sempre foi assim? Ocorreu algum episódio em algum momento de interação que intensificou sua retração? Como você se sente em tais situações? O que você gostaria que fosse diferente? Assim, além de te auxiliar na compreensão de tais aspectos, a terapia ainda pode favorecer o desenvolvimento de habilidades sociais. Tais habilidades podem ser desenvolvidas a fim de favorecer as suas interações de maneira mais fluida, respeitando, obviamente, os seus limites.
Olá, por meio de um acompanhamento com uma psicanalista é possível falar mais sobre essa timidez e buscar compreender o motivo pela qual você não consegue seguir uma linha de raciocínio em uma roda de conversa, bem como entender quando isso começou, o que causa esse tipo de comportamento/sintoma. A partir da análise é possível encontrar uma melhor maneira de lidar com isso e, assim, conseguir falar mais, seja na sessão ou nas interações com outras pessoas.
Espero ter ajudado. Estou à disposição. ;)
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 120
Olá! A psicoterapia pode te auxiliar na questão da timidez e na forma como você se relaciona com as outras pessoas. É um processo, no qual seria necessário compreender seus pensamentos e sentimentos, identificando as causas do seu bloqueio e da dificuldade de interação, para que posteriormente, a sua sociabilidade fosse desenvolvida.
Qualquer abordagem psicologica poderá te ajudar nesse quesito. Na própria terapia você será convidada a falar, sobre o que você quiser, então a partir daí você já começará a ter maior autonomia e segurança para expor sua perspectiva para os outros.
Olá! Em seu relato sugere ser timidez, haver medos de falar algo errado, medo de não agradar... São crenças que atrapalham no relacionamento social. Também pode indicar que não sabe como se comportar, sendo falta de repertório de comportamento. Você poderá superar e aprender na psicoterapia. O psicólogo da linha da terapia cognitiva comportamental poderá ajudar no processo de autoconhecimento, na mudanças de pensamentos distorcidos (crenças, medos), aprenderá técnicas para controle da ansiedade, desenvolvimento das habilidades sociais, aprimoramento da autoestima. Enfim, ajudará a superar esse momento, tendo uma vida mais feliz. Procure ajuda!
Olá!! Você já experimentou fazer psicoterapia??
Na terapia você vai conseguir trabalhar essas questões da timidez, do medo e outros pontos do seu jeito de ser que você acredita que precisa melhorar. Além disso, vai começar a entender os motivos que geram esses conflitos, além de começar a ganhar suporte interno para
enfrentar seus bloqueios.
Psicólogo. Busque por um que se identifique e inicie o processo psicoterapêutico.
Olá!
Pensando em um profissional da saúde, alguém da psicologia pode te auxiliar nessa questão te acompanhando em um processo de análise individual (psicoterapia individual), já que você diz de um bloqueio que acontece em momentos que aparentemente favoreceriam a socialização (como a roda de conversa) e não entende porque isso ocorre. Como isso é um incômodo para você, buscar ajuda para compreender o que acontece nesses momentos pode te auxiliar a abrir novas maneiras de se relacionar.
Fazer atividades que incentivem a expressividade podem te ajudar também, como por exemplo teatro, clube de leitura, psicoterapia em grupo e até esportes em equipe também são interessantes.
Abraços!
Olá. Bom, antes de tudo fiquei sensibilizada pela sua questão pois imagino como deve ser difícil se reconhecer tímida nos tempos atuais, não? Ao mesmo tempo, me parece que você é bastante exigente consigo mesma. Isso me chama a atenção.. Acho que buscar a ajuda de um psicoterapeuta é um primeiro passo para ajudá-la. Torcendo por você! Abraços.
Prezada (o), contar com a ajuda de um profissional da psicologia lhe permitiria compreender melhor que inseguranças e receios lhe acometem ao ponto de sentir-se bloqueada nas suas relações interpessoais. Uma escuta qualificada de uma psicóloga somada ao acolhimento e segurança de um espaço terapêutico lhe pemitiriam explorar melhor seus pensamentos, sentimentos e o que pode estar por trás dessa situação. Cuide-se! Fico à disposição, abraço.
Sugiro que procure um psicólogo incialmente para poder expor essas questões e avaliar melhor o seu caso. Se ele suspeitar de questões neurológicas te encaminhará para algum outro profissional. Mas em relação a timidez e esses "bloqueios" um psicólogo pode te ajudar!
Psicólogo. A terapia é um serviço voltado justamente para trabalhar questões emocionais como essa. Abraço
Olá, então está timidez pode ser um mecanismo de defesa, seria importante você procurar um terapeuta para trabalhar está sua dificuldade que você trouxe, o Psicodrama é uma abordagem interessante para se pensar

Olá, como vc está? espero que esteja tudo bem com você. Um ponto que pode te auxiliar a melhorar a timidez é trabalhar ela e isso é possível com o auxilio de um profissional psicólogo que possa te orientar no manejo dessas situações que ocorrem e são difíceis para vc, envolvendo a timidez, como por exemplo as relações humanas. O psicólogo, junto a vc, vai trabalhar as raízes do seu comportamento, e ,possa entender junto com você qual o melhor caminho para que essa situação não volte a acontecer. Você pode buscar por atividade que incentivem a expressão corporal e impostação de voz, como canto, artes manuais, teatro entre outros, mas é válido lembrar que essas atividades não substituem o tratamento profundo do problema colocado em questão. Que bom que vc está bscando orientação hein? isso mostra um olhar de cuidado com vc msm! sou a Letícia, sou psicóloga e me coloco a disposição.
Olá. A timidez é um atributo de pessoas que costumam construir juízos incorretos sobre si mesmas, e até mesmo sobre outras pessoas.
A baixa autoestima também é um fator que pode acompanhar o(a) tímido(a). A pessoa pode acreditar ser avaliada negativamente por outros ainda que isso não seja verdade, ou ainda, deixar que mesmo avaliações negativas- de fato- paralisem suas ações no mundo, a timidez pode atrapalhar principalmente a comunicação.Diante disso nada melhor do que se fazer uma reavaliação de suas percepções e julgamentos, sobre si e sobre os outros.
Além de auxiliar em problemas e dificuldades pontuais a psicoterapia é uma grande aliada para o autoconhecimento. Desse modo, um(a) psicólogo (a) pode ajudar na promoção da sua autoconfiança e desenvolvimento pessoal, ajudando a superar a timidez ou mesmo desenvolver técnicas de controle emocional.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Oi, compartilhar o que você está sentindo já é um começo. Veja, a sua timidez não necessariamente é um problema. A timidez é uma qualidade da personalidade. O que me chamou atenção foi o "branco" que você experimenta quando tenta se comunicar com outras pessoas. Esse "branco" pode sinalizar que sua ansiedade está lá nas alturas, por exemplo. E, se de fato for ansiedade, precisamos entender o que ela (a ansiedade) está tentando falar com você. Será que é medo de ser julgado(a)? Será que é medo de errar as palavras? Quando isso acontecer novamente, tente perceber quais pensamentos vêm a sua mente. Esses pensamentos serão pistas sobre o que está acontecendo. Outra possibilidade para este "branco" pode ser falta de habilidade na comunicação mesmo. Porém, qualquer que seja a situação é possível melhorar, avançar. Procure uma psicóloga da linha cognitivo-comportamental. Fica bem!
Olá! Se você está enfrentando dificuldades em se expressar e sente que há um bloqueio em suas habilidades de comunicação, pode ser útil procurar a ajuda de um psicólogo ou terapeuta. Esses profissionais são especializados em ajudar as pessoas a lidarem com questões relacionadas à timidez, ansiedade social e dificuldades de comunicação.

Um psicólogo ou terapeuta pode realizar uma avaliação completa da sua situação, identificar possíveis causas subjacentes da timidez e oferecer estratégias e técnicas para superar essas dificuldades. Eles podem ajudá-lo a desenvolver habilidades sociais, melhorar sua autoconfiança e encontrar maneiras de se expressar de forma mais eficaz em situações sociais.

Além disso, você também pode considerar a possibilidade de participar de grupos de apoio ou programas específicos voltados para pessoas tímidas ou com dificuldades de comunicação. Esses grupos oferecem um ambiente seguro e acolhedor para praticar habilidades sociais, compartilhar experiências e aprender com os outros que enfrentam desafios semelhantes.

Lembre-se de que a timidez é algo comum e muitas pessoas enfrentam dificuldades em situações sociais. Buscar apoio profissional pode ser um passo importante para superar esses desafios e se sentir mais confiante ao se comunicar com os outros.

A timidez é uma característica comum, e é importante saber que existem estratégias e abordagens para ajudar a melhorar a timidez. Na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), por exemplo, trabalhamos com muitas pessoas que desejam superar a timidez. Aqui estão algumas dicas que podem ser úteis: Autoconhecimento: O primeiro passo é entender suas próprias emoções e pensamentos em situações sociais. Tente identificar quais pensamentos negativos ou autocríticos surgem em situações sociais. Reestruturação cognitiva: A TCC envolve a identificação e a mudança de pensamentos negativos e autocríticos. Por exemplo, em vez de pensar "As pessoas vão me julgar", você pode trabalhar para mudar isso para "As pessoas estão ocupadas demais pensando em si mesmas para me julgar". Exposição gradual: A exposição gradual a situações sociais pode ajudar a aumentar a confiança. Comece com pequenos passos, como conversar com amigos ou familiares, e gradualmente desafie-se a enfrentar situações mais desafiadoras. Técnicas de relaxamento: Aprender técnicas de relaxamento, como respiração profunda, pode ajudar a reduzir a ansiedade em situações sociais. Desenvolvimento de habilidades sociais: Às vezes, a timidez está ligada à falta de habilidades sociais. Trabalhar em melhorar suas habilidades de comunicação e expressão pode aumentar sua confiança. Apoio de um terapeuta: Um terapeuta pode ajudar a orientar o processo, fornecer suporte emocional e ensinar estratégias específicas para lidar com a timidez. É importante lembrar que a timidez não é algo que precise ser eliminado completamente. Muitas pessoas são naturalmente tímidas e isso é um traço de personalidade de quem são. No entanto, se a timidez está causando sofrimento significativo ou dificultando sua vida, é válido buscar ajuda. A terapia, como a TCC, pode ser uma ferramenta eficaz para ajudar a gerenciar a timidez e a viver uma vida mais gratificante. Se você está interessado(a) em explorar a terapia para lidar com a timidez, sinta-se à vontade para agendar uma consulta comigo pelo Doctoralia. Fico à sua disposição para apoiá-lo(a) em sua jornada. Bruna Barrada Psicóloga CRP 06/165918
Oi! É super compreensível sentir-se assim. Se a timidez está impactando sua comunicação, um psicólogo pode ser uma ótima escolha. Na terapia você irá entender as raízes dessa sensação de bloqueio e desenvolver estratégias para se sentir mais à vontade em situações sociais. Às vezes, é só uma questão de ganhar confiança. Lembre-se, cada um tem seu ritmo, e está tudo bem ser você mesma. O importante é dar o primeiro passo. Estou torcendo por você e estou aqui se precisar!
Olá! O psicólogo que atua com a Terapia Cognitivo Comportamental pode te ajudar, cuidando das emoções e pensamentos sobre si, sobre os outros e sobre o mundo que envolve essa timidez, além de realizar treino de habilidades sociais, que pode te ajudar a se adaptar melhor às situações que você sente dificuldade. Fico a disposição!