Ola, tenho 1,60 de altura e 64,4 kg. Quero emagrecer uns 4 kg.. mas não saio dos 64 de jeito nenhum.

9 respostas
Ola, tenho 1,60 de altura e 64,4 kg. Quero emagrecer uns 4 kg.. mas não saio dos 64 de jeito nenhum. Alguma dica? Estou com sobrepeso? Tenho 25 anos, sou mulher.
 Iuliane Guerra
Nutricionista
Samambaia
Melhor que trabalhar o peso corporal, é pensar na distribuição corporal! uma pessoa pode ter 64 kg e uma composição corporal que indica obesidade ou hipetrofia, mas como dica para emagrecer 4kg é aumento de fibras na dieta o que melhora a sua saciedade, e consumo de proteínas magras. Evite alimentos processados e bebidas adoçadas

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Thaíse Paim
Nutricionista
Porto Alegre
Para emagrecer você precisa realizar uma dieta elaborada para você, com base no seu consumo alimentar e que seja possível de seguir.
 Andréia Silva
Nutricionista
Araraquara
Olá, tudo bem? Com 1,60 m e 64,4 kg, você está muito próxima da faixa de normalidade — não é um sobrepeso importante. Esse “peso travado” é bem comum e, na maioria das vezes, não tem a ver só com comer menos, mas com estratégia, rotina, sono, estresse, hormônios e composição corporal.

Às vezes o corpo muda por dentro (medidas, roupas, disposição) antes de mudar na balança. Por isso, olhar o contexto completo faz toda a diferença.

Se quiser, te convido para uma Sessão Clareza gratuita, onde eu conheço sua rotina, entendo seus objetivos e te explico como funciona meu acompanhamento.
É sem compromisso e pode te ajudar a destravar esse processo
Dra. Silzie Elaine Pires de Araujo
Nutricionista
São Paulo
Precisa avaliar sua alimentação em termos de qualidade e quantidade e também se você realiza atividade física. É interessante avaliar sua bioimpedância, pois seu IMC pode ser classificado como sobrepeso por exemplo, mas sua % de massa muscular é alta e % gordura é baixa. O IMC não é o melhor critério de avaliação. No seu caso caso queira perder peso precisamos investigar o que precisa ser corrigido. Somente na consulta conseguimos melhor avaliação da sua configuração do seu corpo e da sua ingestão alimentar.
Oiee, com 1,60m e 64,4kg, seu IMC está em 25,2 - tecnicamente no início do sobrepeso, mas bem no limite. O mais importante aqui é avaliar composição corporal (% de gordura) e não só o peso na balança. Quando a balança "trava" assim, geralmente são alguns fatores, pode ser ingestão calórica próxima do gasto (mesmo sem perceber), pouca proteína na dieta (dificulta perda de gordura e manutenção muscular), retenção hídrica (hormonal, sono, estresse), metabolismo adaptado (precisa revisar estratégia). Mas pra destravar de vez e perder esses 4kg de forma saudável, o ideal é uma avaliação personalizada, analisando sua rotina, alimentação atual e composição corporal. Se quiser marcar uma consulta estou a disposição pra te atender e priorizar suas particularidades. Um abraço.
Com 1,60 m de altura e 64,4 kg, seu IMC fica em torno de 25,1, o que entra tecnicamente como sobrepeso leve, bem no limite. Emagrecer cerca de 4 kg é um objetivo realista, saudável e totalmente possível, sem necessidade de dietas radicais.

Algumas orientações práticas:

Déficit calórico leve, nada muito restritivo, para evitar efeito rebote

Priorizar proteínas em todas as refeições (ajudam na saciedade e preservam massa magra)

Ajustar a qualidade dos carboidratos, reduzindo refinados e açúcares frequentes

Manter atividade física regular, especialmente musculação combinada com algum aeróbio

Atenção ao sono, estresse e ciclo hormonal, que influenciam diretamente o emagrecimento

Evitar “beliscos automáticos” e comer com mais consciência, observando fome real x vontade emocional

Não é sobre passar fome, e sim sobre organizar melhor a alimentação para o seu corpo, rotina e metabolismo. Pequenos ajustes bem feitos costumam gerar ótimos resultados.

Caso precise de uma avaliação individual, estou à disposição para ajudar.
Dra. Vânia Da Silva Donato
Nutricionista
Santo Antônio Da Patrulha
Olá, seu IMC é 25,2.Isso fica no limite inicial do sobrepeso, mas não define sozinha sua saúde, o ideal seria analisar a composição corporal com percentual de gordura, músculos, retenção de líquidos. Caso seja necessário e importante para você perder esses 4 quilos considere melhorar a qualidade de alguns fatores que podem passar despercebidos mas são muito importantes como sono de qualidade , equilibrar a ingestão de proteina e carboidrato, aumentar a ingestão de água, fazer exercícios físicos e controle até mesmo da ansiedade. Também precisamos considerar deficiência de nutrientes que são importantes no metabolismo da gordura.
 Alessandra Lima Bispo da Silva
Nutricionista
Praia Grande
O ideal é passar em consulta com Nutricionista para fazer uma reeducação alimentar, se você se acostumar a comer do jeito certo vai emagrecer sem reganho de peso. Mas se diminuir ultraprocessados, comer mais proteínas magra e alimentos in natura, diminuir o açúcar, já ajuda muito!
Olá! Entendo sua frustração. O ideal é buscar um nutricionista para que ele faça uma avaliação corporal e te de instruções personalizadas, pois hoje em dia o calculo de IMC (Altura x peso) não é mais o ideal. Teria que ver seu percentual de gordura e massa muscular. Mas posso te dar algumas dicas que ajudam a perder peso:

Ajuste fino na alimentação: Foque em porções menores e mais alimentos naturais (vegetais, proteínas magras).
Hidratação: Beba bastante água ao longo do dia.
Consistência: Mantenha uma rotina de exercícios e sono de qualidade.

Especialistas

Flavia Almeida

Flavia Almeida

Endocrinologista

Lavras

Marinna Bárbara

Marinna Bárbara

Pediatra

Campos Dos Goytacazes

Caroline Nishi

Caroline Nishi

Pediatra

São Paulo

Ana Laura França

Ana Laura França

Pediatra

Luziânia

Ana Júlia Barros Diniz Gomes

Ana Júlia Barros Diniz Gomes

Pediatra

Montes Claros

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 366 perguntas sobre Distúrbios de crescimento
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.