Olá! Tenho 21 anos e eu possuo Transtorno Alimentar Seletivo, desde criança odeio queijo, leite e de

28 respostas
Olá! Tenho 21 anos e eu possuo Transtorno Alimentar Seletivo, desde criança odeio queijo, leite e derivados, todo tipo de massas, vegetais, tenho mta dificuldade para comer coisas novas. Sinto ânsia de vomito só de pensar em ter q comer alguma coisa q não gosto. Frutas eu como todas, como apenas feijão preto e biscoitos. Eu particularmente não me importo de ter o transtorno, mas as pessoas ao meu redor me julgam muito, me humilham, me chamam de fresca, nojenta, e isso desgasta minhas relações sociais. Sinto q ninguém pode me ajudar, minha mãe é dura comigo e quando as pessoas me dão atenção aí q eu pioro e desabo a chorar mesmo sem motivo. Eu não quero me tratar do Transtorno Alimentar pq tenho medo de engordar e nem da ansiedade, por medo de não da certo. Minha vida é pautada por medo, eu vivo por conta das experiências traumáticas q sofri no passado (bullying), não consigo mais dançar e nem conviver bem em festas. O q eu procuro ou faço?
Seu relato está pautado por diversos medos, aconselho a marcar uma avaliação com psicólogo para entender as causas desses medos e tentar buscar melhores resultados na sua restrição alimentar e qualidade de vida.

Bom dia, entendo a resistência ao tratamento e o incomodo que o palpite de qualquer pessoa sobre tuas atitudes provoca em você; considero importante que para aguentar tudo isso necessita de ajuda de um psicologo/a para te escutar e ajudar a entender as causas que te levam a ter esse transtorno. O bullying que sofreu no passado criou em você um trauma que precisa ser trabalhado e liberado, porque pode ser ele a causa do Transtorno Alimentar Seletivo, procure um profissional que trabalha com traumas ele pode ser mais indicado, Os profissionais que utilizam o EMDR e o Brainspotting podem ser os mais indicado. Se precisar de esclarecimentos pode entrar em contato.
O profissional mais indicado é sem dúvidas o psicólogo. Você dá o nome de medo a resistência em abandonar padrões de comportamentos que, mesmo causando grande desconforto e sofrimento, possuem alguma funcionalidade na sua maneira de ser. É importante investigar como é seu relacionamento com a comida, que lugar ela ocupa, o que ela representa, para então poder compreender os "medos" e ressignificar esta relação.
...um processo analítico pode ser um bom caminho. A psicanálise investiga a origem de dores ou sofrimentos como o seu, trazendo materiais inconscientes a tona e a partir disso, a uma ressignificação de velhas histórias. Um processo de elaboração de antigos traumas.
Olá, nesse caso faz-se necessário buscar um serviço de psicoterapia. O profissional avaliará o caso. Além disso, no processo psicoterapêutico será possível averiguar os motivos e a origem desses medos apontados por você, do qual a limita em diversos comportamentos e atividades diárias. A psicoterapia propicia compreensão e melhora na qualidade de vida, não hesite em buscar a ajuda profissional.
Procure um psicólogo, pois ele poderá trabalhar com você não só as questões alimentares mas também todo o medo e ansiedade envolvidos. As situações inacabadas (por exemplo, o bullying que você sofreu) interferem muito na nossa vida e em como enxergamos o mundo. Se acontece uma rejeição, revivemos essa rejeição e tudo fica mais doloroso. A comida representa o que recebemos primeiro da nossa mãe, e segundo do mundo. São assuntos complexos e delicados. Procure a ajuda de um bom profissional, pois ele saberá te acolher e isso é muito importante.
Talves seja interessante levar a uma psicóloga ou psicólogo exatamente o que você escreveu. Ela ou ele irá trabalhar com você o ponto exato que você mostra como sofrimento, como por exemplo os traumas relacionados ao bullying e as formas rígidas percebidas por você em relação à sua mãe. Penso que desta forma você conseguirá uma boa adesão e vínculo no processo terapêutico.
Abraço!
Boa noite! Primeiramente, de acordo com o que relata, penso que pode estar vivenciando um momento de bastante ambiguidade entre deixar que as coisas permaneçam como estão (que por mais que lhe cause sofrimento, fazem parte do universo conhecido) e a experimentação do novo, do desconhecido. Refere algo muito importante quando diz que sente que ninguém pode te ajudar. De fato, assim como alguns colegas, eu poderia fazer a sugestão para que inicie uma análise pessoal com uma Psicóloga (o) a sua escolha porém, o fundamental para a inserção em uma análise psicoterápica, é que seja de livre escolha do paciente.
Espero ter respondido sua pergunta.
À disposição.
Olá! Vc está com um nível alto de sofrimento.
O transtorno seletivo de alimentos gera muito preconceito e retaliação social, o que pode também ser muito traumático.
Vc conta em seu relato que sofreu bullyngs e tem traumas, e isso provavelmente pode também ter alguma relação com esse transtorno.
Sugiro que vc busque um profissional de Psicologia EMDR que trabalhe com transtornos alimentares. Caso vc tenha interesse posso lhe atender à distância.
As terapias EMDR e Brainspotting são abordagens neurocerebrais de alta eficácia e os T. A. costumam ser casos que precisam ser trabalhados por um profissional com experiência, pois são casos de tratamento específico e complexo mas que possuem grande melhora quando tratados adequadamente.
Abraços!
Eu te entendo! Tem pessoas que realmente são sensíveis a alguns alimentos, o mais importante é vc fazer um checkup/exames e verificar se está tudo bem do ponto de vista físico. Eu sugiro q depois disso vc procure um psicólogo e trate suas questões emocionais/conflitos da sua história de vida. Cuide também da sua saúde mental. Abçs!!!
Olá, imagino a dor que você sinta. Mas infelizmente a gente só consegue ajudar quem quer ser ajudado, né? Sugiro que você repense sobre não querer tratamento. Comer de tudo não significa engordar, significa ser mais saudável. Todo o tratamento é feito com uma equipe multidisciplinar pra evitar que você melhore de um problema e desenvolva outro. Fora que esses medos podem ser vistos na terapia, entender o porquê deles existirem etc. Você só tem a ganhar buscando tratamento. Boa sorte
Bom dia. Apenas pelo seu relato não é possível avaliar a severidade dos sintomas clínicos, entretanto, um sentimento fica bem evidente: sua insegurança em relação a como lidar com todo esse sofrimento. É natural algumas vezes termos medo de mudar situações já existentes, mesmo que essas situações estejam nos causando sofrimento. Nesse caso a orientação seria que busque um/a psicólogo/a que lhe transmita segurança e confiabilidade e dê início a um processo de abordagem das questões que você menciona. É importante esclarecer que as mudanças deverão acontecer a partir de você, sem outras imposições. Pode ser um caminho longo a ser percorrido, mas, em algum momento você poderá sentir-se mais aliviada.
Você quer ser feliz?
Então busque uma Psicoterapia para autoconhecimento.
Isso lhe ajudará a entender seus aspectos psico emocionais e investir em seus projetos, viver melhor com você e com os outros.
Abraços
Olá! Tudo bem?
Imagino a sua dor e angústia. Saiba: você não está presa a viver sua vida assim. Mudanças são difíceis, demandam tempo e necessitam de dedicação. Cabe a você fazer escolhas. Eu sugiro que você busque ajuda multiprofissional (nutricionista ou nutrólogo, psicólogo) para ter suporte e acolhimento. Você crê em determinadas questões que não necessariamente são verdadeiras. Não precisa passar por tudo isso sozinha. Se permita ser acolhida.
Boa tarde!
Em seu relato entendo que a restrição alimentar não te incomoda tanto quanto as críticas que recebe das pessoas ao seu redor, principalmente no núcleo familiar. Essas críticas lhe trazem um sofrimento psíquico muito grande.
Teria que entrar em contato com essas experiências traumáticas vividas na infância, entender o sistema familiar e isso só será possível com a intervenção de um Psicólogo. Este profissional lhe dará o suporte necessário para que possa trilhar um novo caminho.
Mas, percebo que o primeiro passo você já deu - buscar ajuda.
Abraço
Olá... Obrigada pelo desabafo.
O psicólogo neste caso é profissional mais indicado para lhe ajudar.
Imagino que esteja em sofrimento grande, a ponto de relatar que não quer tratamento do transtorno alimentar, entendo.
Mas se o medo lhe causa tantos prejuizos emocionais, o que acha de conversar com um psicólogo sobre seus medos?
Você precisa de um espaço de escuta.
Sucesso!
Por seu relato percebo a importância de você procurar além de ajuda psicológica, procurar também uma nutricionista para as questões alimentares, que possivelmente ira orientar o que e melhor para si. Parabéns pela iniciativa de procurar ajuda mesmo virtual. Boa sorte
Você precisa urgentemente de ajuda psicoterápica. Procure um
Psicólogo. Ele a orientará. Confie nele, fale de seus medos, do que você quer ou não quer com esse tratamento. O psicólogo respeitará inteiramente suas necessidades e não fará com que nada que você queira aconteça . Mas fale com ele, apresente suas dúvidas, temores, receios, explique como se sente, tudo que sente e juntos vão encontrar a melhor saída para um bom tratamento.
Marque uma avaliação com um psicólogo para entender sua relação com estes alimentos que te causam tanta aflição. Posteriormente inicie um Plano alimentar com um Nutricionista para que ele consiga te ajudar a incluir alguns alimentos gradativamente. Inicie um plano de exercícios físicos regulares, pois irá te ajudar muito na liberação de alguns hormônios. Fico à disposição para quaisquer esclarecimentos!! Um abraço Tais Rímoli, Nutricionista e Personal Trainer
Pelo que você está dizendo não comer determinados alimentos é o menor dos seus problemas. Existem outras questões aí. Você sabe o que tem quer ser feito, entretanto não quer se tratar por que tem crenças distorcidas em relação ao tratamento. Você diz que se tratar o transtorno alimentar vai engordar... mas isso não é necessariamente verdade. Quais são as evidências de que isso é real? Com uma boa nutricionista e exercicios isso se resolve,? Tem uma colega nutricionista acima que pode te ajudar. Tem medo de tratar a ansiedade e não resolver. Mas você já tratou sua ansiedade antes? Pense nas vantagens e desvantagens de se tratar. Como você está agora? Acha que pode piorar? E se de repente você melhorar? Já pensou nessa possibilidade? No momento você parece estar sofrendo muito e seu medo está te paralisando. O medo é um mau conselheiro. Como você agiria se não sentisse medo? Imagine essa situação. Seu tratamento tem que ser multiprofissional. Médico, psicoterapeuta, nutricionista. Os transtornos alimentares sao progressivos e graves e tem uma comorbidade gigante com depressão e transtornos ansiosos. Se cuida. Abraço
Você precisa se encorajar e buscar ajuda profissional. Sozinha, sem fazer nada, você não conseguirá sair desse ciclo da vida. A tendência é que seus sintomas progridam caso não tenha nenhum tratamento. Busque ajuda.
Olá! Você deve buscar ajuda de um Psicólogo e dar início ao processo terapêutico. Você não precisa passar por isso sozinha. O autoconhecimento, os pensamentos, os medos, traumas, a identificação e manejo dos comportamentos, poderão ser auxiliados pelo psicólogo, trabalhando todas questões que estão te causando sofrimento psíquico. Uma vez que existe uma inquietação ou um conflito interno, já é motivo para um acompanhamento psicológico. Será um prazer te ajudar. Estou à disposição! Abraço!
Olá!
Iniciar o processo de psicoterapia será importante pra você. O que parece é que essa sua seletividade alimentar está mais ligada aos seus medos e fobias do que o gosto do alimento em si. Um abraço! Fico à disposição
Olá! Pelo seu relato, me parece que sua vida está sofrendo um nível alto de prejuízo em função dos seus sintomas. Entendo que a idéia de trazer um profissional para trabalhar com você nessas questões pareça assustador ou até ineficaz. Provavelmente você sente isso em função do seu histórico relacional, onde me parece não ter havido muitas experiências de cuidado e acolhimento adequados. Dito isso, acredito que seria preciso você dar esse passo de procurar tratamento, caso queira ver uma evolução no seu quadro. Me parece que seu transtorno alimentar está conectado com questões de auto imagem, que pode sim ser transformada com o tratamento psicoterapêutico adequado. Além disso te pergunto: se considera uma pessoa ansiosa? Digo isso em função do medo e da antecipação em relação ao tratamento dar certo ou não.
Procure um psicólogo com que se sinta à vontade e acolhida. O bom vínculo já pode te ajudar muito.
Olá! Pense o quanto é confortável ter o rótulo de quem "é fresca", "não come nada". Ou ainda: o que você ganha e o que você perde com esse comportamento. Quando você diz ter medo de engordar, me faz pensar numa certa dificuldade em ver o hoje. Embora eu não te conheça, penso que esta pode ser a chave da sua questão que precisa ser trabalhada. Pode também estar associado a algum trauma da infância, que você talvez não lembre, mas que está aí dentro de você. Medo paralisa. Por onde você tem vontade de tentar mudar? Quais desafios pensa que pode enfrentar hoje? Pensar no que pode ser do futuro assusta muito. Usemos outras técnicas! Buscar alguém que você sinta que pode dar esse apoio, pode ser o 1o passo de muito que virão. Que tal o convite? Aquele abraço!
Busque ajuda terapêutica. Quebrar algumas crenças é inclusive parte do processo analítico.
Olá! Toda situação que relatou expressa um sofrimento, prejuízo em sua vida (em todas as áreas). A mudança desse cenário pode ocorrer por meio da psicoterapia. Procure um psicólogo para ajudar com todas as questões mencionadas. "Nada muda se eu não mudar"... busque a mudança! Procure um psicólogo!
Psicoterapia com certeza vai te ajudar. Falar sobre seus medos, entender como esse passado te afeta e também sua relação com a comida e buscar formas de ressignificar e ampliar sua visão. Abraço