Olá.tenho ansiedade estou na academia com quantos tempo posso me livrar da ansiedade fazendo exercíc

30 respostas
Olá.tenho ansiedade estou na academia com quantos tempo posso me livrar da ansiedade fazendo exercícios ?
Olá, boa noite. Praticar atividade física regularmente, além de fazer bem à saúde como um todo, é um grande aliado no combate a ansiedade. Com a liberação de endorfina e serotonina nosso corpo reage com sensações de energia e bem estar, o que é muito bom. Mas a ansiedade é uma questão de ordem psicológica, e deve ser tratado como tal. Como disse, os exercícios físicos ajudam no sintoma, acalmam, mas a raíz do problema que gera ansiedade em você, a questão que faz com que você reaja com aflição e desespero se dá início na sua mente, e portanto, apenas com atividade física você não vai alcançar o resultado desejado, mas aliar essas atividades com a psicoterapia com certeza lhe trará resultados positivos.

Uma terapia ira ajudar em relação a fatores que contribuem para que tenha os sintomas de ansiedade. Em casos mais graves, pode-se pensar junto com o psicologo (a) a necessidade de um tratamento medicamentoso através da intervenção de um psiquiatra. Mas cada caso é um caso. Foque na terapia e siga com a academia. Cuide-se
Te convidamos para uma consulta: Consulta em psicanálise online - R$ 140
Olá, a ansiedade é uma questão psicológica, com origem psicológica, muitas vezes não se tem controle sobre os sintomas, gatilhos e reações que ela provoca. A atividade física é muito boa para corpo, para nutrir níveis mentais e emocionais também, como forma de autocuidado, é uma ótima aliada para a ansiedade, mas ela não "cura" esses sintomas. O ideal seria buscar apoio na psicoterapia para entender o que te causa essa ansiedade, da onde ela vem e como você pode lidar com ela melhor no dia a dia. Espero ter te ajudado. Fique bem.
A atividade física sem dúvidas é algo muito bom para o corpo e a mente, porém ela não é um tratamento em si para ansiedade. Sugiro que você busque ajuda de um psicólogo para que o tratamento seja feito adequadamente e você possa melhorar.
A prática de atividade física é sim um grande aliado no combate a ansiedade, porém não é o único meio necessário para a redução da mesma.

Se você não compreender como funciona, como é disparada sua ansiedade, como ela se manifesta, o que ela está tentando te dizer (sim, o sintoma é uma mensagem) e quais são seus gatilhos, pode não adiantar muita coisa.

Procure ajuda Psicológica. Ao ampliar seu autoconhecimento, você entenderá mais sobre o como lidar com a ansiedade!

Forte abraço!
A atividade física nos casos de ansiedade funciona como um "medicamento leve" para o controle dela, ou seja, não vai te "curar", apenas controlar.
Outro ponto importante é que a ansiedade em si não é uma doença, ela serve para te deixar alerta nos momentos necessários (para você se afastar de uma cobra peçonhenta vindo em sua direção, ou te manter ativo durante uma prova importante, por exemplo), então não tem como se livrar da ansiedade, mas tem como adequar sua ansiedade às situações que são realmente delicadas e aos perigos que são reais. Se você sofre com ansiedade, então provavelmente precise de ajuda psicológica para avaliar e fazer essa adequação.
Olá!!! A academia com certeza te auxiliará nesse processo, mas se a sua questao de ordem emocional (ansiedade) nao for solucionada, nao adiantará muito. Por tanto o melhor que voce tem a fazer é buscar tratamento psicologico e dependendo tb psiquiatrico e juntamente o exercicio físico...
Primeiramente voce precisa descobrir a causa da sua ansiedade.. quais os gatilhos, aprender sobre como voce funciona, quando a ansiedade pode vir e fazendo esse tratamento, junto com o exercicio fisico, logo logo voce se sentirá melhor ... Mas se nao houver atitude mental correta..e emocional desenvolvido e tratado... apenas exercicio fisico nao lhe ajudará totalmente.
Olá! Fazer exercícios físicos pode ser um excelente aliado no controle de uma ansiedade acentuada. No entanto, é um equívoco bastante comum achar que a ansiedade deve ser eliminada ou que seja uma emoção ou sentimento ruim por si só. A ansiedade possui importantes funções na vida, dentre elas, de impulsionar o sujeito a se movimentar e realizar atividades do dia a dia e projetos futuros. Contudo, se exagerada, pode gerar intenso mal-estar e sofrimento, podendo adquirir inclusive efeito contrário, de paralisia. Neste caso, buscar ajuda psicológica é fundamental. Espero ter ajudado. Abs, Bruna.
Olá! Antes de tudo, é importante entender o que é a ansiedade. A ansiedade nada mais é do que um mecanismo de defesa natural do nosso corpo. Ou seja, por mais que os sintomas causem desconforto, é uma emoção benéfica para a nossa sobrevivência, sendo um problema apenas quando não está em um nível equilibrado. Como alguns colegas já sinalizaram acima, não é possível eliminar a ansiedade das nossas vidas. É interessante que entenda isso para que não lute contra essa emoção com o objetivo de elimina-la e acabe adicionando um novo sofrimento. Se você tem notado que os sintomas da ansiedade tem surgido de maneira desproporcional ao contexto (frequência e intensidade elevadas...), procure ajuda para que possa aprender a lidar melhor com ela e reduzir os prejuízos em sua qualidade de vida. Quando a ansiedade está acima do normal, é necessário tratamento psicológico e, dependendo da situação, psiquiátrico também. Para finalizar, a prática regular de atividade física auxilia no manejo dos sintomas e, por isso mesmo é uma importante aliada, mas não substitui o tratamento com profissionais de saúde mental. Cuide-se bem!
Somos seres biopsicosociais, logo cuidar só do biológico e negligenciar o psíquico e o social, não é uma solução adequada.
Cuide de você como um todo, como esse ser corpo e mente que é.
Provavelmente terá mais resultados.
Nada como uma boa terapia para poder se libertar desse sofrimento. Procure um psicólogo para lhe ajudar
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 70
Olá! Exercício físico é uma prática incrível e sempre recomendada para melhor qualidade de vida, mas é somente um dos fatores que influenciam na melhora da ansiedade, que precisa estar aliado à alimentação saudável, sono restaurador, práticas meditativas e também ao processo psicoterapêutico para que possa ser feita uma maior investigação ao que está te causando essa ansiedade, o que muitas vezes são motivos que desconhecemos. Abraços!

Olá boa tarde!
Sem dúvidas que atividade física ajuda a diminuir a ansiedade, mas ela por si só não lhe trará o resultado que procura. A ansiedade é um estado emocional do ser humano e pode ser algo muito bom desde que em nível equilibrado, sendo assim uma psicoterapia vai analisar melhor esse nível de ansiedade e junto com você entender o que pode ser melhor trabalhado para que tenha recursos próprios para lidar de forma mais saudável. Estarei à disposição, um forte abraço!
Olá! Atividade física é um dos processos para diminuir ansiedade, ela sozinha não irá fazer um excelente trabalho. Procure ajuda psicológica para lhe auxiliar nessa ansiedade. Estou à disposição.
Olá! Que ótimo que começou na academia para reduzir a ansiedade. Porém, o combate a ansiedade é multifatorial. É preciso criar um mapeamento para identificar o que provoca o aumento da sua ansiedade, criar planos estratégicos para enfrentamento e resolução de problemas, e claro, autorregulação emocional. O bom disso tudo, mesmo parecendo e sendo muitas coisas, é que a partir da terapia é possível realizar de forma adaptada para sua realidade e no seu tempo.
Fico a sua disposição. Abraços!
Não acredito que você poderá se livrar totalmente da sua ansiedade fazendo exercício, embora isso possa ajudar. Recomendo fazer terapia para ajudar a identificar o porque deste alarme no seu corpo.
Olá! Como os colegas mencionaram, a atividade física é um dos pilares da vida saudável. Junto com uma boa alimentação e sono adequado, você vai ter sim muito mais qualidade de vida e, possivelmente, menos ansiedade. Mas, a não ser que o que te cause ansiedade seja não ter uma rotina de atividades físicas, apenas o exercício não vai resolver seu problema. Entende? E aí a psicologia pode te ajudar te ensinando a lidar com a ansiedade de forma a reduzir o sofrimento que ela acarreta e a acabar com a sua dificuldade em lidar com ela.
A ansiedade é inerente ao ser humano, ou seja, todos sentem e "tem". Entretanto cabe avaliar se, no seu caso, trata-se de um Transtorno de Ansiedade. Essa avaliação deve ser feita por Psiquiatra e Psicólogo. A prática de atividade física é importante para a saúde, uma vez que o corpo foi feito para estar em movimento, entretanto não é o principal tratamento em casos de Transtorno de Ansiedade, funcionando como uma alternativa completar à medicação (quando necessária) e terapia.
O exercício físico ajuda porém você não vai conseguir se livrar da ansiedade. A ansiedade faz parte do movimento da vida, se você vai fazer uma apresentação, uma prova, se sente exposto ao perigo, é natural que sinta ansiedade. Portanto, o que você precisa é saber lidar com essa ansiedade de uma maneira mais positiva e a Psicoterapia pode ser muito eficaz neste processo. Entenda que o trabalho psicoterapêutico não é e não tem a intenção de ser algo desgastante e desafiador e quanto mais precocemente buscar ajuda, mais efetivos podem ser os resultados.
Complexo dizer que é possível se livrar da ansiedade. Eu te diria que na minha experiência clinica é possível conviver com ela. Essa convivência se dá, na via psicológica, pela compreensão dessa ansiedade na sua vida. Já a biológica é passível com exercícios e/ou acompanhadas de remédio (receitados por um psiquiatra que te acompanhe).
A ansiedade é uma emoção adaptativa (útil para nós) que, quando excessiva, desproporcional e frequente, torna-se prejudicial e às vezes patológica. Transtornos de ansiedade são multifatoriais (a sua existência e manutenção se dá por diversos fatores - psicológicos, biológicos e contextuais), sendo assim, um tratamento efetivo perpassa por todos esses elementos. Já é cientificamente comprovado que atividade física regular é um ótimo aliado para regulação da ansiedade, MAS, dependendo do tipo e da gravidade do seu quadro clínico, o exercício de forma isolada não será suficiente. De qualquer forma, você já deu um grande passo, parabéns por isso. E se precisar, procure ajuda profissional. Abraços!
Olá! Ansiedade tem disso né? Pressa até de resolver tudo! Incluindo a saúde! Mas é o passo a passo que vai lhe ajudar a mudar o rumo da sua vida. E precisa se mobilizar... Responsabilizar-se por seus atos... Pensa naquilo que deve estar incomodando e você ainda não achou como lidar. Esse é material riquíssimo para psicoterapia. O tempo de cada um é de um jeito. Formas de ajuda? São várias. E acontecem simultâneas. Atividade física é uma parte. A Ansiedade também aparece ao fazer o exercício? Ou consegue relaxar e ter melhores ideias? Fico à disposição. Até mais!
Olá, é importante lembrar que ansiedade é uma emoção normal e tão importante como todas as outras, pois é ela que te deixa em alerta em momentos necessários. Ela se torna patológica quando ocorre frequentemente e persistente, quando te traz prejuízos. O exercício físico auxilia na produção de substancias que te ajudam a relaxar, desta forma reduz os sintomas da ansiedade. Mas é importante buscar a psicoterapia para te auxiliar a compreender de que forma ela tem se tornado prejudicial, a origem de tudo isso e estratégias para enfrentar/ lidar da melhor forma possível.
Olá! Que tal pensar nas atividades físicas como um suporte e um meio de colocar para fora sua ansiedade? O que é muito importante e saudável. No entanto é necessário cuidar mais especificamente de sua ansiedade, se ela for um transtorno. No caso de ser uma ansiedade patológica é indicado o tratamento ouro: Psicoterapia + Psiquiatria, inclui-se também as atividades físicas. Portanto, é um cuidar mais global da sua saúde, é um cuidar físico, psíquico e fisiológico para que assim possa ter uma vida mais saudável e funcional. Deixo de presente uma reflexão: "O que importa não é o que acontece, mas como você reage" - Epicteto. A psicoterapia pode te oferecer muitos recursos para lidar com o que sente. Dê o segundo passo! O primeiro você já deu. Abraços!
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da ansiedade - R$ 140
Olá! A atividade física com certeza ajuda, mas não será suficiente para que você supere a ansiedade. Se você sente ansiedade a ponto de prejudicar seu dia a dia será necessário que você compreenda os aspectos mentais e emocionais envolvidos na forma como você vivencia e manifesta a ansiedade. Cada pessoa tem suas particularidades quanto a ansiedade. Ela não é de todo ruim, mas quando em níveis elevados pode trazer sérios prejuízos. É importante avaliar sua condição para então ter mais clareza da melhor conduta. Procure ajuda profissional para orientação mais direcionada ao seu caso.
Que bom que já está ativa fisicamente! Essa é uma das várias estratégias eficazes para lidar com a ansiedade. Mas a ansiedade é um fenômeno influenciado por inúmeros fatores. Não pense que apenas a atividade física vai acabar com sua ansiedade. Até porque não pensamos em acabar com a ansiedade, ela é um sentimento humano natural e precisamos aprender a lidar com ela. Se a sua estiver exagerada, é importante entender as várias coisas que podem estar influenciando nisso nesse momento da sua vida. Seria legal procurar um profissional pra poder entender isso mais a fundo! Que fique tudo bem por aí logo!
Olá! É importante você manter hábitos saudáveis como praticar exercícios físicos, mas esse lugar é para que você cuidar muito mais do seu corpo do que da sua mente, pois é para a sua saúde física. A atividade física libera hormônios de bem-estar, diminuição do estresse e apresenta um efeito ótimo para a melhora da ansiedade, mas é apenas na terapia que você vai aprender a se conhecer e entender quais as situações que surgem esses sinais. :)
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Olá. Fazer exercício por si só não vai te livrar da ansiedade, é preciso fazer psicoterapia principalmente e em alguns casos medicação. Minha orientação é agendar consulta com psicólogo e iniciar processo de terapia. Abraço
Olá! Tudo bem?
Você diz na sua pergunta que sente ansiedade, minha recomendação é saber as causas, por exemplo, se de ordem psicológica, outras alterações, por exemplo, hormonais, etc. Para, então, direcionar o tratamento.
Você comentou que está indo na academia, isso é excelente! Cuidar do corpo é importante! Mas ir a academia não é um tratamento específico para ansiedade, é algo complementar. Por isso, sobre sua dúvida sobre em quanto tempo você poderia se livrar da ansiedade fazendo exercícios, talvez seja necessário rever a escolha para o tratamento de ansiedade. Entendi que atualmente o ir a academia seria a única forma de tratamento, o que não é o ideal, por não ser um protocolo tradicional.
Importante também dizer que, geralmente, muitas pessoas relatam sentir benefícios emocionais após algumas semanas de atividade física consistente. Mas não é necessariamente a resolução da ansiedade.
Outro ponto importante que devo ressaltar é que a atividade física deve ser parte de uma estratégia abrangente para lidar com a ansiedade, que pode incluir também a terapia, quando e se necessário medicação, a adoção de hábitos saudáveis gerais e do sono, bem como, a gestão do estresse.
Além disso, é recomendável consultar um profissional de saúde, como um psicólogo ou um médico, para um plano de tratamento personalizado. Entender seu histórico de vida e de saúde pode ser fundamental para a melhor indicação de um tratamento.
Reforço que cada indivíduo é único, e o processo de lidar com a ansiedade pode ser diferente para cada pessoa. O mais importante é ser consistente ao incorporar a atividade física em sua vida, pois os benefícios podem se acumular ao longo do tempo. Estou à disposição para lhe acompanhar na sua jornada de bem estar emocional! Sucesso naquilo que busca e até breve!
Praticar atividade física ajuda no controle da ansiedade, mas também dê atenção às atividades que são prazerosas para você e que gosta de fazer e não deixe de buscar ajuda psicológica para iniciar o acompanhamento terapêutico e obter melhores resultados no controle da ansiedade. Destaco que a ansiedade é algo que todos têm e sempre estará presente, pois está ligada às nossas expectativas. Por isso, o tratamento visa evitar que a ansiedade provoque prejuízos ou qualquer dano em nosso dia a dia.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120