Os sintomas do transtorno de estresse pos-traumatico (pesadelos recorrentes, por exemplo) podem reap

52 respostas
Os sintomas do transtorno de estresse pos-traumatico (pesadelos recorrentes, por exemplo) podem reaparecer depois de terem desaparecido por anos?
Podem sim! Traumas não tratados podem ficar adormecidos e com o tempo voltarem à tona! Procure um profissional capacitado.

Bom dia! Consideramos que sim. Os nossos sonhos, segundo Freud, é uma manifestação do nosso inconsciente. É normal que sejam recorrentes. Caso não deseje mais conviver com esses epsisódios, procure um psicanalista e inicie uma anålise. Abraço.
Sim, é possível sintomas relacionados ao transtorno de estresse pós-traumático reaparecer depois de alguns anos. Às vezes passamos por algumas situações que podem nos tirar do “eixo”; as vezes fatos não muito relevantes e que podem não ter relação direta com fatores relacionados ao estresse pós-traumático, porém, nosso inconsciente é uma espécie de compartimento onde ficam alojados tudo o que já vivemos durante toda nossa vida. O inconsciente é um sistema ainda pouco conhecido. Assim, toda e qualquer emoção ou sentimento vivenciado, geram um impacto em todos nós e muitas vezes esses impactos “reabrem” portas ou canais que esbarram em nossas vivências que achávamos estarem intactas. O inconsciente é ainda uma caixinha de surpresas para todos nós. Se alguém estiver passando por uma situação semelhante, talvez seria importante buscar uma terapia para entender melhor esse processo.
Tenham um bom dia!
Ola É possível, pois se a impressão causada pelo trauma não foi resolvida totalmente na época do acontecido...fica adormecido no subconsciente e ode ressurgir quando algo ou situação semelhantemente se apresentar! Vale a pena retornar ou iniciar uma terapia para resolver de vez as questões pendentes! Espero ter clariado a sua questão!
Sim, esse tipo de trauma pode trazer recorrências em função de gatilhos emocionais! Importante procurar um terapeuta capacitado!
Podem aparecer sim! Os sintomas são produções do nosso inconsciente dos traumas que não damos conta de revolver. Como o inconsciente é atemporal, esse trauma pode ter gatilho em outras situações que vivencimos que aparentemente não tem correlação ao fato inicial!

Nesse caso, procurar especialista adequado para trabalhar essas questões é o mais indicado!
Os traumas não trabalhados e não elaborados retornam no formato de sonhos, pesadelos, ansiedades, pânico, agressividade, TOC, etc. Se faz necessária uma escuta qualificada e uma elaboração real do trauma.

Abraços
Bom dia , podem sim reaparecer, importante retomar o tratamento e avaliar os motivos que fizeram ressurgir os sintomas.
Olá! Os sintomas podem retornar sim, principalmente quando não tratados. Algumas situações acabam nos remetendo ao ocorrido anterior que causou tamanho trauma e, devido à esse e outros fatores, os problemas que até então ficaram esquecidos voltam a incomodar.
Geralmente o Stress pós-traumático pode ser acionado,de forma involuntária,por uma situação que traz à sua memória sensorial, emoções/sentimentos q o corpo capta como sendo igual/parecido com os sintomas que teve durante o evento traumático, causador do stress.Bom reavaliar e buscar ajuda de um psicólogo de sua confiança.
Pode sim, e se acontecer é sinal que não foi elaborado totalmente, neste caso é fundamental um acompanhando com um psicólogo para compreender qual foi o gatilho, ou seja, o que acionou o trauma ao ponto de retornar os sintomas indesejáveis do transtorno. Procure um profissional qualificado para trabalhar esta questão.
Bom dia.
Primeiramente, não é por acaso que o trauma se instalou. Já existe algo em você que permitiu a intensificação do trauma. Ou seja, não é recorrência, diz de algo que sempre esteve lá. Procure um profissional capacitado para tentar se livrar destes problemas. O prognóstico é de agravamento.
Sim. Trauma que não foi processados neurofisiologicamente, podem ser ativado novamente.
Por isto uso o EMDR e Brainspotting.
Sim, é possível. A superação da vivência da situação adversa está diretamente relacionada ao estado de resiliência, que varia de pessoa para pessoa. Quanto mais estivermos em condições para entrarmos em contato com sentimentos/atitudes que surgirem no decorrer dos dias pós evento traumático, melhor vamos integrando a experiência vivida, de forma a não causar um impacto significativo no cotidiano. É justamente neste exercício de compreensão do sofrimento, que se caracteriza a ideia de superação do trauma. Quando não é possível a compreensão/integração da experiência pelo cérebro na sua totalidade, ficamos num limiar entre situações estressantes e o trauma ocorrido, que podem ser a raiz de muitos transtornos psicológicos.
Os eventos passados podem reaparecer no presente porque ficam armazenados em uma rede de memórias de forma disfuncional e , a priori, acionados por eventos ocorridos no presente, os quais, denominamos gatilhos emoconais. A terapia para Psicotrauma com EMDR(Dessensibilizaçao e Reprocessamento por Meio de Movimentos Oculares) é uma abordagem terapêutica eficaz, pois ativa a rede de memórias e tras à consciência o material traumático.
Olá. Sim, os sintomas podem tornar a aparecer depois de um tempo. Uma hipótese para pensar pode ser essa, por exemplo: Pesadelos recorrentes podem estar relacionados a um padrão emocional insuficiente para lidar com o conflito iniciado pelo trauma. Amedrontada pela imagem do trauma a pessoa pode se esforçar em dirigir a atenção para outros lugares negligenciando o seu próprio amadurecimento frente à questão. Procurar um psicólogo para falar sobre o trauma e o pesadelo recorrente pode ser um bom começo para amadurecer a situação. Boa sorte e abraço.
Sim é possivel! O conteúdo traumático fica no cérebro subcortical mais profundo até que seja reprocessar e limpo , esses conteúdos vem em forma de sonhos . Procure as psicoterapia focadas no cérebro elas são efetivas para traumas complexos. EMDR e Brainspotting
Olá! Você não falou se fez tratamento farmacologico e psicoterapia quando surgiu estes sintomas.Se você apenas tomou medicamentos na época,seria aconselhável fazer uma terapia agora, e ,se o fez na época, voltar ao seu terapeuta para ver o que fez com que estes sintomas voltassem e trabalhá-los para se livrar deles.
A resposta para sua pergunta é sim. O TEPT pode ficar desativado por até muito tempo e reaparecer. Você pode ter vivenciado alguma situação que de alguma maneira a levou a fazer uma associação com o trauma. Procure um terapeuta para uma avaliação inicial. Os estudos mostram que a Terapia Cognitivo Comportamental é uma abordagem com ótima resposta para a sua situação.
Sim, principalmente se você estiver passado por algum período com mais demanda e sendo pressionado. Essa tensão pode disparar os sintomas.
Procure um tratamento assim que possível e não aguarde os sintomas aumentarem.
Sim podem ser reeditados novamente. Segundo o DSM-IV o Transtorno de Stress Pós Traumático caracteriza-se por exposição a evento traumático onde a pessoa foi confrontada com a morte ou grave ferimento reais ou ameaçados, em si ou em pessoas próximas, com resposta envolvendo intenso medo, impotência ou horror.
O evento traumático é persistentemente revivido em recordações aflitivas, recorrentes e intrusivas; sonhos aflitivos recorrentes com o evento; agir ou sentir como se o evento traumático estivesse ocorrendo novamente (flashback); presença de esquiva a estímulos relacionados ao trauma e entorpecimento da responsividade geral; e ainda sintomas persistentes de excitabilidade aumentada.
Um fenômeno frequente e aparentemente paradoxal em várias destas pessoas é a reexposição compulsiva a novos eventos potencialmente traumáticos semelhantes a situação vivida no trauma.
Como você já pode observar SIM, os sintomas podem voltar. Nem sempre os sintomas manifestam-se imediatamente, e às vezes quando se recorda do fato, revive o episódio, como se estivesse ocorrendo naquele momento e com a mesma sensação de dor e sofrimento que o agente estressor provocou. Observo que a maioria das pessoas só procura ajuda tempos depois do início dos sintomas.
Hoje temos bons recursos e métodos para o tratamento do TEPT, entre eles posso citar Terapia Cognitivo Comportamental, EMDR e Brainspotting. O mais indicado é procurar ajuda profissional.
O trauma impõe um árduo trabalho ao aparelho psíquico no sentido de ser elaborado. Por isso ele pode retornar através de sonhos (pesadelos), pensamentos recorrentes ou outras manifestações sintomáticas. Procurar um acompanhamento psicológico é muito importante para esse trabalho de remissão sintomática.
Pode sim!
Podem sim...
Se esse trauma não for tratado, provavelmente poderá voltar a incomodar no futuro, devido a alguns gatilhos ( eventos) que você pode enfrentar novamente e que vai lhe remeter a essas lembranças do trauma, fazendo com que você sinta todos esses sintomas novamente!
É importante buscar ajuda!
Sim, é possível sintomas relacionados ao transtorno de estresse pós-traumático reaparecer depois de alguns anos, pois podem aparecer alguns eventos desencadeadores.
Sim, podem retornar. Situações em que a emoção ou sentimento assemelham-se ao trauma original. Busque auxílio psicológico o quanto antes, para remissão dos sintomas.
Sim. Você pode tratar esse trauma com EMDR para reprocessar essa memória dolorosa via movimento bilateral dos olhos.
Sim, isso pode ocorrer mesmo que o trauma tenha acontecido há anos.
Att
A situação que produziu inicialmente os sintomas se mantém presente na forma mesma como arrumamos nosso cotidiano para um equilíbrio, qualquer situação, inclusive casual e não observada de um modo evidente, mas que atravesse nossa vida pode trazer de volta à nossa consciência de processo aquilo que anteriormente foi recalcado e dela se retirou.
Pode sim. Mesmo que já tenha ocorrido há anos.
Podem sim, seria interessante fazermos uma investigação avaliando a situação para um tratamento adequado.
Boa noite! Sim pode voltar. Esse sintoma de estresse pós traumático é um distúrbio de ansiedade que se manifesta no indivíduo de situações traumáticas mal resolvidas. Sugiro que procure um especialista para melhor entendimento.
Olá boa tarde. Sim, quando não damos a devida atenção para os sintomas eles podem e irão reaparecer e as vezes de formas novas, então deve-se estar buscando um profissional para "regular" para evitar que os sintomas venham atrabalhar o seu dia a dia.
Boa tarde! É importante compreender que, por mais que pareçam pertencer a um momento passado, a priori, as vivência não "retornam do passado" como um evento fantasmagórico e desconectado do momento presente; se está vivenciando algo neste momento, é a este momento que pertence. Desta forma, é interessante que seja analisado o que estas vivências (pesadelos recorrentes, como a seu exemplo) têm a ver com o seu momento presente, experimentado na atualidade. Sugiro que estude a possibilidade de iniciar uma análise com uma psicóloga (o) de sua escolha e confiança.
Espero ter contribuído.
À disposição.
Sim, podem! Associados a questões passadas ou atuais.

Att.
Olá!! Os sintomas de transtorno de estresse pós- traumático podem reaparecer a qualquer momento se as causas não forem tratadas adequadamente. Oriento que você procure ajuda profissional.
Podem sim! "Traumas" não tratados podem ficar adormecidos e com o tempo voltarem à tona.
Às vezes, fatos não muito relevantes e que podem não ter relação direta com fatores relacionados ao estresse pós-traumático fazem com que nosso inconsciente faça alguma ligação e assim desperte esse estresse não tratado que estava adormecido.
Os nossos sonhos, segundo Freud, são manifestações do nosso inconsciente.
Procure um profissional capacitado. Comece a análise e trabalhe esse trauma. Dessensibilize para os traumas.

Procure ajuda.
Boa noite!
Pode sim. Mas vc fazendo um tratamento sério e continuo vai mudar essa situação.
Olá, tudo bem? O TEPT (Transtorno de estresse pós traumático) em muito dos casos é controlado com o acompanhamento psicoterápico e as vezes farmacológico. A diminuição das angústias do transtorno não significa exclusivamente que ele sumiu ou foi curado, apenas que foi controlado, portanto, se algo acontecer em sua vida, que remeta ou relembre o episódio causador do TEPT, os sintomas podem sim retornarem.
Olá !
Podem sim.
É Preciso realizar o tratamento adequado.. Procure ajuda profissional.
Nossos gatilhos estão sempre presentes . Busque um psicólogo para que vc possa compreendê-los melhor Z
Olá! Como vai?
Os eventos traumáticos relacionados a vivência do episódio podem retornar, pois há possibilidade de que os gatilhos presentes no contexto original se vinculem ou se desloquem para outras questões. Assim, as revivescências podem se apresentar sob diversas formas: sonhos vívidos, pesadelos, pensamentos ou sentimentos incontroláveis, flashbacks...
Olá, o trauma sempre pode ser rememorado. Para que seja possível lidar melhor com esse trauma, é importante compreender o núcleo do trauma, por quais motivos esses traumas estão voltando a tona. Por meio da fala é possível se dar conta dessas questões que antes estavam escondidas, assim como os sonhos, e buscar uma nova maneira de lidar com elas. Espero ter ajudado, estou à disposição.
Olá tudo bem?
Sim. Muitas vezes traumas que consideramos como superados podem estar somente "adormecidos" e virem a tona novamente diante de algo que você nem perceba que tenha relação com isso. É importante que você procure um psicólogo para trabalhar o seu trauma e te ajudar com essa questão. Um grande abraço.
Olá, como vai. Podem ressurgir sim, e é interessante fazer psicoterapia com o intuito de tratar o trauma. Boa sorte na sua busca.
Olá, tais sintomas podem reaparecer sim... considerando que eles não desaparecem; seria mais como um "adormecimento". O importante é lidar com eles da melhor forma possível e, claro, manter um acompanhamento psicoterapêutico é mais que necessário em casos de Transtorno do estresse pós-traumático (TEPT).
Sim, é possível. É importante lidar com as questões relacionadas ao trauma. Psicoterapia vai te ajudar. Abraço
Sim, os sintomas do transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), como pesadelos recorrentes, podem ressurgir após terem desaparecido por um período. Isso pode ocorrer devido a eventos estressantes adicionais, desencadeadores ou simplesmente emocionais da natureza do TEPT, que podem ter sintomas recorrentes e remissões. É importante buscar apoio e tratamento se os sintomas reaparecerem, para aprender a lidar com eles e promover o bem-estar emocional.
Olá! Sim, é possível que os sintomas voltem, caso ocorram gatilhos que se relacionem ao mesmo. Seria importante que voltasse a terapia ou, caso já o faça, retomar esse tema, para reaprender a lidar com os sintomas e gatilhos relacionados.
Sim, os sintomas do Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), como pesadelos recorrentes, podem reaparecer mesmo após anos de remissão. Fatores desencadeantes, estressores ou situações semelhantes ao trauma original podem provocar uma recorrência dos sintomas. É crucial buscar apoio profissional para lidar com o retorno dos sintomas, com tratamento contínuo e estratégias de enfrentamento.
" estresse pos-traumatico (pesadelos recorrentes, por exemplo) podem reaparecer" , sim, eles ficam eternamente na memoria. Um bom profissional pode te ajudar a trabalhá-los e retirá-los da memória, te devolvendo uma vida mais saudável.