Pessoas com depressão conseguem rir? Rir é o mesmo que se sentir feliz?

9 respostas
Pessoas com depressão conseguem rir?
Rir é o mesmo que se sentir feliz?
Boa tarde!

Existem muitos mitos a respeito da depressão, um deles é que a pessoa fica sempre triste. Existem diversos sintomas depressivos e não só a tristeza. Se acredita que tem algo errado, aconselho procurar um profissional como psiquiatra ou psicólogo para uma melhor analise da situação e condução do tratamento.
Espero ajudar.

Olá amigo(a)!
Recomendo que procure um psicólogo para melhor avaliação do que você chama depressão. A depressão ocorre em diversos níveis ou estágios, de forma que a pessoa pode estar tendo momentos depressivos, é isso não significa ser desnecessário o acompanhamento do psicólogo. O fato de rir não significa estar feliz, apesar de ser um dos sinais de alegria na felicidade. Coloco-me à disposição! Um abraço!
Bom dia,

Sim, pessoas com depressão conseguem rir, o que não quer dizer que estejam felizes. Muitas vezes reagimos às situações como é esperado pela sociedade. Como o colega acima mencionou, o riso pode representar prazer, alegria, mas pode também, mascarar a tristeza, o desespero. A depressão deve ser acompanhadoa por um profissional especializado como um psicólogo ou um psicanalista, e em alguns casos, se faz necessário o acompanhamento conjunto com um psiquiatra.

Espero ter respondido sua pergunta.
Ser feliz é um conceito subjetivo, cada indivíduo é singular, logo a felicidade é singular também, o que pode me fazer bem e feliz, pode ter efeito contrário no outro e vice-versa. Os sintomas da depressão remetem à tristeza sem motivo aparente, muitas vezes o choro excessivo, falta de vontade de viver, fome excessiva ou a falta de fome, sono excessivo ou insônia e etc., nesse cenário o sorrir torna-se difícil, porém não é impossível, muitas pessoas com depressão riem para aparentar estar bem, esconder a tristeza, muitas outras conseguem ter momentos de alegria genuínos, mesmo com depressão.
O fato é que a depressão é uma doença, deve ser levada a sério e ser tratada. Se estiver apresentando os sintomas, procure um Psicólogo, ele vai com certeza te ajudar e fazer encaminhamentos, se necessário.
De acordo com o grau da depressão, até este tipo de reação pode ficar com pouca frequência pois a pessoa acometida pode passar a não sentir prazer nas coisas ao seu redor. O psicodiagnóstico estabelece em escala de resultados, a intensidade da depressão bem como outros acometimentos que podem estar ocorrendo. Tratamentos multidisciplinares costumam ter bons resultados na redução dos sintomas.
É bem indicado a psiquiatria e psicologia.
Sim, pessoas com depressão podem expressar emoções e agir coerentemente com aquilo que é esperado pela sociedade em determinadas ocasiões.

No entanto, ela não se sente feliz e carrega consigo um sentimento de desesperança, de desespero e desalento diante da vida. Surge uma sensação de que tudo chegou ao fim, a vida não faz mais sentido; tudo se torna pesado, difícil.

Existem tipos diferentes de depressão, e também de estágios: leve, moderado e grave.

O riso pode indicar felicidade, mas também pode ser uma forma de mascarar a tristeza e a angústia. Afinal, nós não lidamos bem com sentimentos tristes e parecer deprimido poderá trazer mais prejuízos sociais.

Espero que tenha respondido sua pergunta.

Abraços e ótima semana!
Sim, pessoas com depressão conseguem rir. Porém, rir não é o mesmo que se sentir feliz. Expressa-se felicidade e tristeza de diversas formas, levar a sério um processo depressivo é o melhor caminho sempre. Paramos de cultivar a alma e camuflamos tudo que é sombrio e nebuloso com riso fácil ou selfie service... (sim, aquelas fotos felizes a serviço da nossa maquiagem social de vida de sucesso).
Trilhar o caminho para alcançar a felicidade é muitas vezes, não enxergar o quão sombrio todos nós somos, e é isso que precisa ser levado a sério. Encarar os monstros com seus risos e choros e ressignificar as passagens da vida é um dos caminhos terapêuticos para rir de felicidade. À disposição para seguir nesta trilha.
Rir é um fenômeno natural das emoções, de fato depressivos também dão risada, as vezes uma pessoa que ri muito também pode ser um depressivo que tenta mascarar a sua própria dificuldade de lidar com a tristeza. Felicidade não está ligado somente a dar risada, existem muitas pessoas que são tristes e felizes ao mesmo tempo. A ambivalência é necessária para que tenhamos um equilíbrio psicológico.. Abraços.
Conseguir rir é um ato que não está ligado à depressão. Mesmo na depressão, há a possibilidade de ter momentos de altos e baixos, momentos de felicidade sim. Então é possível rir estando feliz ou não.