Por que nem todo o pensamento obsessivo é TOC? No meu caso músicas ficaram presas na minha cabeça

5 respostas
Por que nem todo o pensamento obsessivo é TOC? No meu caso músicas ficaram presas na minha cabeça do nada (tinha sintomas de tristeza e sono ruim), numa noite qualquer, que causam falta de foco,problemas na memória, sono, desorientação. Já são 150 dias com isso e já descartei problemas fisiológicos.
 Léa Michaan
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Comece a observar seus pensamentos. Esse hábito ajudará com que seus pensamentos não se transformem em seus músculos, seu sangue e seus sentimentos. Quando você . começa a testemunhar seus pensamentos eles descolam de você! Você olhará seu pensamento como se eles estivessem numa tela; então, poderá escolher o pensamento útil, produtivo e que é em prol do seu desenvolvimento daquele que é destrutivo e poderá descarta-lo.
Lembre-se, você é soberano sobre a sua mente. Ela é sua serva e não você é servo da mente!
Um grande abraço,
Lea

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Bárbara Adele de Moraes
Psicanalista, Psicólogo
Sorocaba
Nem todo pensamento obsessivo é TOC porque é um quadro caracterizado por outros sinais também.
Independente de diagnóstico, uma psicoterapia ou análise poderia ser um espaço para você falar deste sintoma e dos outros que o precederam.
Esta possibilidade de colocar em palavras e ser acompanhado por um profissional pode ser um caminho para você.
Olá não podemos categorizar tal conflito ou pensamento, para evitar ficar preso a um CID, o ideal seria fazer uma psicoterapia para se aprofundar melhor no que está acontecendo. Talvez um momento de conflito, questões financeira, problemas no relacionamento, ou alguma medicação.
O legal seria Fazer um questionamento que tente se aproximar daquilo que estar te preocupando.
 Cíntia Ribeiro Thomaz
Psicólogo
São Paulo
O pensamento obsessivo é um sintoma. O Transtorno Obsessivo Compulsivo não se define por um único sintoma; Pelo seu relato, acredito que o tratamento aplicado ao seu quadro seria semelhante ao de uma paciente diagnosticado com TOC. O EMDR é uma abordagem que tem altas taxas de sucesso nesses casos. Procure quanto antes tratamento para que o seu quadro não se agrave.
 Giovanne Vicentin Bertotti
Psicólogo
São Paulo
Um pensamento obsessivo não é toc, porque para ser toc é necessário passar do pensamento para os rituais compulsivos. Um exemplo é acreditar que "a mãe irá morrer se o sujeito não pisar no chão", por enquanto o quadro é só de um pensamento. Quando o sujeito passa do pensamento e começa a fazer as ações para que isso não ocorra é o momento das compulsividades. Nesse ponto o indivíduo passou de um pensamento obsessivo, para um ritual de necessidade, logo isso virou um toc, porque o sujeito precisa pisar no chão, pensar somente não basta mais para satisfazer suas necessidades. Logo, seus pensamentos estão apenas no campo da mente, por isso são somente obsessividades, porque não são compostos por rituais. Uma boa psicoterapia pode ajuda-lo (a) a melhorar desses pensamentos. Procurar um profissional empático, que você crie um vínculo e confie para contar sobre seus sentimentos é a chave para melhorar dos pensamentos obsessivos. Abraços e tenha uma ótima semana!

Especialistas

Michelle Esmeraldo

Michelle Esmeraldo

Psicanalista, Psicólogo

Rio de Janeiro

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Juan Pablo Roig Albuquerque

Juan Pablo Roig Albuquerque

Psiquiatra

São Paulo

Liézer Cardozo

Liézer Cardozo

Psicólogo

Curitiba

Rene Jesus Acosta

Rene Jesus Acosta

Generalista

Petrolina

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1172 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.