Por que nem todo o pensamento obsessivo é TOC? No meu caso músicas ficaram presas na minha cabeça

5 respostas
Por que nem todo o pensamento obsessivo é TOC? No meu caso músicas ficaram presas na minha cabeça do nada (tinha sintomas de tristeza e sono ruim), numa noite qualquer, que causam falta de foco,problemas na memória, sono, desorientação. Já são 150 dias com isso e já descartei problemas fisiológicos.
Comece a observar seus pensamentos. Esse hábito ajudará com que seus pensamentos não se transformem em seus músculos, seu sangue e seus sentimentos. Quando você . começa a testemunhar seus pensamentos eles descolam de você! Você olhará seu pensamento como se eles estivessem numa tela; então, poderá escolher o pensamento útil, produtivo e que é em prol do seu desenvolvimento daquele que é destrutivo e poderá descarta-lo.
Lembre-se, você é soberano sobre a sua mente. Ela é sua serva e não você é servo da mente!
Um grande abraço,
Lea

Nem todo pensamento obsessivo é TOC porque é um quadro caracterizado por outros sinais também.
Independente de diagnóstico, uma psicoterapia ou análise poderia ser um espaço para você falar deste sintoma e dos outros que o precederam.
Esta possibilidade de colocar em palavras e ser acompanhado por um profissional pode ser um caminho para você.
Olá não podemos categorizar tal conflito ou pensamento, para evitar ficar preso a um CID, o ideal seria fazer uma psicoterapia para se aprofundar melhor no que está acontecendo. Talvez um momento de conflito, questões financeira, problemas no relacionamento, ou alguma medicação.
O legal seria Fazer um questionamento que tente se aproximar daquilo que estar te preocupando.
O pensamento obsessivo é um sintoma. O Transtorno Obsessivo Compulsivo não se define por um único sintoma; Pelo seu relato, acredito que o tratamento aplicado ao seu quadro seria semelhante ao de uma paciente diagnosticado com TOC. O EMDR é uma abordagem que tem altas taxas de sucesso nesses casos. Procure quanto antes tratamento para que o seu quadro não se agrave.
Um pensamento obsessivo não é toc, porque para ser toc é necessário passar do pensamento para os rituais compulsivos. Um exemplo é acreditar que "a mãe irá morrer se o sujeito não pisar no chão", por enquanto o quadro é só de um pensamento. Quando o sujeito passa do pensamento e começa a fazer as ações para que isso não ocorra é o momento das compulsividades. Nesse ponto o indivíduo passou de um pensamento obsessivo, para um ritual de necessidade, logo isso virou um toc, porque o sujeito precisa pisar no chão, pensar somente não basta mais para satisfazer suas necessidades. Logo, seus pensamentos estão apenas no campo da mente, por isso são somente obsessividades, porque não são compostos por rituais. Uma boa psicoterapia pode ajuda-lo (a) a melhorar desses pensamentos. Procurar um profissional empático, que você crie um vínculo e confie para contar sobre seus sentimentos é a chave para melhorar dos pensamentos obsessivos. Abraços e tenha uma ótima semana!