posso ter ansiedade sem ter a crise de ansiedade? ou só sei que tenho se tiver a crise?

34 respostas
posso ter ansiedade sem ter a crise de ansiedade? ou só sei que tenho se tiver a crise?
Primeiramente a ansiedade é uma reação do organismo que também envolve pensamentos e emoções frente a um perigo eminente. O que naturalmente é normal, mas o problema é quando essa ansiedade se torna constante em nosso dia a dia frente a estímulos que não são um perigo real.
Quando você fala de crise de ansiedade, suponho que está se referindo ao transtorno. O transtorno só é possível quando a ansiedade atrapalha significativamente a sua vida, mesmo sem ter uma crise intensa por si só.
O sintomas da ansiedade geralmente são palpitações intensas e contínuas do coração, mãos suadas, dores de cabeça, cansaço sem razão aparente, em alguns casos pode haver tosses e vômitos, pensamentos irreais sobre a própria realidade, medos excessivos, insônia ou má qualidade do sono, comportamentos de esquiva, superestimar o perigo, em alguns casos pode acontecer de perder a fala e se sentir paralisado.
Se você se identificou com mais de 50% do que falei é bom ir a procura de um profissional qualificado que vai estudar o seu caso e estabelecer melhores estratégias para te ajudar.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 207

Olá. Sim. A ansiedade é uma emoção natural que todos têm, seu objetivo é colocar o indivíduo em estado de alerta como proteção frente um perigo, é natural por exemplo, ficarmos ansiosos para uma prova. A ansiedade passa ser patológica quando ela se torna frequente, nos impedindo até de executarmos tarefas diárias da forma habitual. O que caracteriza a crise são os pensamentos e sensações corporais elevados a potência máxima, quase como um curto-circuito no corpo, trazendo, entre outros sintomas, o medo de morrer, taquicardia, falta de ar, fraqueza, sensação de estar se vendo fora do próprio corpo. Aconselho que busque a ajuda de um psicólogo/analista para que possa avaliar se é um caso de ansiedade. Para maiores dúvidas ou se quiser marcar uma entrevista, estou à disposição.

Olá! A ansiedade, assim como várias outras emoções, possui níveis de intensidade, ou seja, podem ser leves ou intensas. Complemento que, uma ansiedade leve, porém muito constante, pode ser muito prejudicial a médio/ longo prazo. Os problemas com a ansiedade não são apenas ter uma crise ou não, mas sim, pode nos prejudicar em relacionamentos, concentração em atividades, produtividade no trabalho ou alcançar um objetivo ou meta de vida. Sendo assim, o ideal é que, se tiver com algum prejuízo em alguma área de vida devido à ansiedade, deve-se procurar ajuda, não necessariamente esperar ter uma crise.
Oiê...
Sim, é possível que possa ter ansiedade sem ter uma crise de ansiedade. Tendo em vista que a ansiedade natural é composta por pensamentos do futuro deixando você em estado de alerta, mas sem impedir que realize suas tarefas normalmente. Quando a crise se manifesta através dos sintomas fisiológicos exacerbados, faz com o que o medo te paralise, impedindo o raciocínio e atenção, focando apenas naquele pensamento automático, trazendo então diversos sintomas e reações.
É necessário que você possa observar em que situações você está sentindo ansiedade.
A terapia mais indicada seria Terapia Cognitivo Comportamento que através de técnicas lhe ajudará a enfrentar, lembrando que a ansiedade vai sempre andar junto a você, a diferença é como vai lidar com ela.
Espero ter ajudado!

Olá, Olá, como tem passado?
A ansiedade faz parte da vida de todos nós, mas não pode nos dominar e nos paralisar de forma a nos prejudicar. A ansiedade se manifesta de diferentes formas, isso varia de pessoa para pessoa, mas ando ela começa a atrapalhar nossa vida cotidiana, ai fica o alerta.
Independente de um diagnóstico, o que você precisa é de tratamento para entender da onde vem as raízes da tua ansiedade, e poderá te ajudar a entender sua ansiedade, se e episódica ou crises.
Se isso esta te incomodando,e eu acho que esta, pois voce esta aqui, eu recomendo voce a buscar um profissional da psicologia que voce se identifique, sinta confiança e se sinta acolhido.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.
@leticiafernandespsi

Ola, como vai? Sim com certeza. Necessário entender que a ansiedade é uma emoção, como todas as outras, e em vários momentos da vida a sentiremos. A ansiedade é uma reação natural, que se torna boa e importante pois aciona um alarme de possível perigo, e te faz entrar em movimento e se preparar, por exemplo para uma prova. Mas quando a ansiedade é sentida de uma forma que te mostra um perigo muito exacerbado e irreal, normalmente ela te paralisa e vem em forma de pensamentos catastroficos e negativos, e sintomas fisiológicos que podem ser vivenciados como assustador, como a sensação de estar morrendo, que é quando se é falado sobre "crise de ansiedade". Nestes momentos, tente não focar nos sintomas e nos pensamentos, foque no aqui agora e na sua respiração. Espero que tenha te ajudado.
Te convido a conhecer meu trabalho @psiluanamarys
Olá! Sim, a ansiedade, medo, tristeza, alegria são emoções que transitam no nosso cotidiano. O que é necessário é estar atento se essas emoções estão impedindo o andamento esperado da sua vida, se for o caso é importante buscar ajuda profissional afim de entender o que está ocorrendo. Um abraço.
Olá, como você está? Que pergunta importante! Primeiramente, é crucial compreender a distinção entre a ansiedade normal e a patológica. A ansiedade é uma emoção comum que todos experimentamos em algum momento de nossas vidas. No entanto, quando ela se torna excessiva, persistente e começa a interferir nas atividades diárias e no bem-estar geral, pode indicar um transtorno de ansiedade. Refletindo sobre o transtorno de ansiedade, é importante ressaltar que muitas pessoas lidam com diferentes níveis de ansiedade sem experimentar necessariamente uma crise completa. @kelly_psicologa
Oi, todos sentimos ansiedade, em intensidade mediana não atrapalha, porém quando aumenta aparecem sintomas físicos e psíquicos que podem ser percebidos, interferindo no funcionamento e comportamento da pessoa.. Então sim, pode ter ansiedade sem ter crise; e com autoconhecimento poderá identificar os sintomas quando a crise tiver iniciando.
A ansiedade é parte integrante da nossa existência, entretanto, quando se apresenta de forma extremada, pode se manifestar através de diversos sintomas somáticos. Agora, se você está com dificuldades para lidar com os sintomas, percebendo que essas alterações lhe apresentam algum prejuízo, atrapalhando sua rotina, com impacto significativo em sua vida, seria um bom momento para você procurar por uma ajuda profissional, sendo a Psicoterapia um importante recurso. Espero ter contribuído de alguma forma.
Olá! É possível ter ansiedade sem apresentar a crise.
Por exemplo, ao ter um pensamento ansioso, ou um comportamento ansioso.
Os sintomas físicos de uma crise são: sudorese, falta de ar, taquicardia, sensação de pânico, dor de cabeça etc
Os sintomas mentais de uma pessoa ansiosa, são sobre; preocupações excessivas, preocupações com o futuro, impulsividade, atitudes mal pensadas, angustia.
Como você está se sentindo?
Terapia pode auxiliar na melhora da sua saúde mental, e principalmente no tratamento da ansiedade. Ao compreender os motivos que o levam a ser uma pessoa ansiosa.
Fico à disposição para falarmos sobre o cuidado com a sua saúde mental e emocional.
Sim, você pode ser ansiosa sem ter crises de ansiedade. O não tratamento da ansiedade pode evoluir e conjugar com insônia, depressão e somatizações. Busque um especialista e comece a terapia! Um forte abraço

Olá! A ansiedade é um traço natural da nossa constituição humana. Achar que está em crise de ansiedade por estar ansioso pode, sim, potencializar a ansiedade e levar a ter uma crise. Ser ansioso é diferente de estar ansioso. Explicando melhor: podemos ficar ansiosos mediante um fato, um acontecimento ou por alguns pensamentos intrusivos, mas permanecer em estado constante de ansiedade significa que algo não deva estar bem. Busque ajuda de profissionais especializados.
Pode sim! A ansiedade é algo normal e saudável. O problema é quando a quantidade de sofrimento que ela traz é muito grande ou impede muitas vezes que façamos alguma coisa. Por vezes precisamos de terapia mesmo sem ter um transtorno de ansiedade. Conversar com um profissional que te entenda, acolha e ajude é importante. Entre em contato, podemos marcar uma consulta!
Olá tudo bem?
Sim, a ansiedade moderada faz parte da vida de todo ser humano, nem sempre estamos ansiosos por motivos ruins, e é normal sentir um pouco ansiedade em diversos momentos da nossa vida. A ansiedade só se torna um transtorno, a partir do momento em que começa a causar um grande desconforto, quando você deixa de fazer algo importante por medo, quando você tem sintomas fortes frequentemente, quando pensamentos intrusivos e obsessivos passam a controlar a sua vida e as suas ações, aí sim é um sinal de que você tem o transtorno de ansiedade e quando não há tratamento, é muito provável a recorrência de crises.
Espero ter ajudado com isso. Fico a disposição caso precise de ajuda.
Te convidamos para uma consulta: Acompanhamento a pacientes com: ansiedade,depressão, fobias e traumas psicológicos
Olá, a resposta é sim. A ansiedade faz parte da vida do ser humano, logo é algo natural de se ter. Você pode senti-la diante de fatos ou situações que ocorrem no seu dia-a-dia.
No entanto, quando há um grande excesso, a ansiedade pode trazer desconfortos, prejudicar a saúde mental do indivíduo e trazer diversas outras consequências.
Uma ansiedade mal cuidada pode levar o indivíduo a ter diversos transtornos no futuro, como Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtorno de Ansiedade Social (TAS), Transtorno do Pânico, Transtorno-Obsessivo Compulsivo (TOC), Depressão, entre outros.

Caso perceba uma alteração no seu nível de ansiedade e sinta prejuízo em sua qualidade de vida, procure um Psicólogo e inicie psicoterapia. Fico a disposição. Um abraço.
Sim, é possível ter ansiedade sem experimentar uma crise de ansiedade. A ansiedade é uma emoção natural e parte da vida de muitas pessoas. Ela pode se manifestar de diversas formas, incluindo sintomas físicos, cognitivos e emocionais. Algumas pessoas vivenciam ansiedade de forma mais crônica, como preocupações constantes, tensão e apreensão, enquanto outras podem ter episódios de ansiedade mais aguda, que podem incluir crises de ansiedade.

As crises de ansiedade são episódios intensos de ansiedade que podem envolver sintomas como batimentos cardíacos acelerados, falta de ar, sudorese e uma sensação de pânico. No entanto, muitas pessoas que têm ansiedade crônica não experimentam essas crises.

A ansiedade pode se manifestar de diferentes maneiras e em diferentes intensidades. Se você acredita que está vivenciando sintomas de ansiedade, mesmo sem crises, é importante procurar ajuda de um profissional de saúde mental. Eles podem avaliar seus sintomas, fornecer um diagnóstico, se necessário, e oferecer orientação sobre tratamento e estratégias para lidar com a ansiedade, independentemente de você ter ou não tido uma crise de ansiedade. É fundamental abordar a ansiedade precocemente para melhorar sua qualidade de vida e bem-estar emocional.
É natural oscilarmos em nossas emoções e afetos até certo ponto. O que deve ser avaliado é se existe algum prejuízo no seu dia a dia por conta disso e qual o grau de sofrimento envolvido. Assim como estar triste em alguns momentos não significa estar com depressão, estar mais ansioso não necessariamente vai te levar a uma crise. De qualquer forma, a psicoterapia é sempre válida, pois nos ajuda a elaborarmos nossos conflitos.
Sim! A ansiedade é um mecanismo natural do nosso corpo e, em uma medida saudável, é importante que a tenhamos.
Sim, é possível ter ansiedade sem ter uma crise de ansiedade. A ansiedade é uma condição de saúde mental que envolve sentimentos de preocupação, medo e tensão. A crise de ansiedade é um episódio agudo de ansiedade que pode envolver sintomas físicos como taquicardia, falta de ar, tremores e sensação de desmaio. Nem todas as pessoas que têm ansiedade experimentam crises de ansiedade. É importante procurar ajuda profissional para obter um diagnóstico adequado e discutir os sintomas que você está enfrentando.
A ansiedade faz parte da experiência humana, em algum grau, todos experimentamos isso. Ela se torna patológica quando compromete o funcionamento social do indivíduo, dificultando o desenvolvimento de atividades da rotina e relacionamentos interpessoais. É importante identificar os padrões de pensamento associados a ansiedade, a fim de que ela não evolua para um transtorno. E, caracterizando-se como um transtorno de ansiedade, é importante tratá-lo para que não se desenvolvam comorbidades. A psicoterapia é fundamental para avaliação e tratamento. Abraço, fique bem!
Olá. Pode sim, pensamentos ansiosos recorrentes é normal em quase todos socialmente. O importante é você poder procurar ajuda para que essa ansiedade não se torne um potencial maior em sua vida de sofrimento psicológico, afetando ainda mais o seu dia a dia.
Olá. Sim, é possível sentir ansiedade sem ser em crise. Abraço.
Sim, é possível ter ansiedade sem experimentar crises de ansiedade ou ataques de pânico. A ansiedade é um estado emocional que pode se manifestar de várias maneiras, e as crises de ansiedade são apenas um dos sintomas mais intensos e visíveis da ansiedade.

A ansiedade pode assumir muitas formas, incluindo preocupação constante, inquietação, tensão muscular, pensamentos obsessivos, medos irracionais, insônia, irritabilidade, entre outros sintomas. Nem todas as pessoas com ansiedade experimentam crises de pânico, e a ansiedade pode ser uma condição crônica que afeta a vida diária, mesmo sem a ocorrência de crises agudas.

É importante entender que a ansiedade é uma condição ampla e variada, e as manifestações dela podem ser diferentes de uma pessoa para outra. Se você suspeitar que está sofrendo de ansiedade, mesmo sem crises de ansiedade, é importante buscar ajuda profissional. Um terapeuta ou psicólogo pode avaliar seus sintomas e oferecer orientação e tratamento adequados para ajudá-lo a lidar com a ansiedade e a melhorar sua qualidade de vida. O tratamento para a ansiedade pode incluir terapia cognitivo-comportamental, técnicas de relaxamento, mudanças no estilo de vida e, em alguns casos, medicação.
Sim, é possível ter ansiedade sem necessariamente experimentar uma crise de ansiedade. A ansiedade é uma condição de saúde mental que abrange uma ampla gama de sintomas e manifestações, que vão desde preocupações constantes e inquietação até crises de ansiedade agudas.

A ansiedade pode se manifestar de várias formas, incluindo:

Preocupações excessivas: Preocupações persistentes e irracionais sobre eventos futuros, que podem interferir na vida diária.

Sintomas físicos: Os sintomas físicos da ansiedade podem incluir tensão muscular, sudorese, tremores, palpitações, dores de cabeça, náuseas e outros.

Pensamentos intrusivos: Pensamentos ansiosos ou obsessivos que são difíceis de controlar.

Evitação de situações: Evitar situações que causam ansiedade, como lugares lotados, viagens de avião, ou falar em público.

Dificuldade de concentração: Dificuldade em se concentrar devido à preocupação constante.

Sintomas emocionais: Sentimentos de apreensão, nervosismo, medo, irritabilidade e tensão.

Embora as crises de ansiedade sejam uma manifestação mais aguda e intensa da ansiedade, elas não são o único indicador desse distúrbio. A ansiedade pode se manifestar de maneira crônica e mais leve, muitas vezes como uma sensação de desconforto ou preocupação constante.

É importante notar que a ansiedade pode variar de pessoa para pessoa, e nem todos que sofrem de ansiedade experimentarão crises de pânico ou ataques de ansiedade. Se você suspeita que tem ansiedade, mas não teve uma crise de ansiedade, é importante prestar atenção aos sintomas que você está experimentando e buscar orientação de um profissional de saúde mental. O tratamento adequado pode ajudar a gerenciar a ansiedade, independentemente de a manifestação ser uma crise aguda ou uma preocupação crônica.
Sim. Sentir ansiedade é normal, como, por exemplo, ao ter um primeiro encontro ou apresentar um trabalho para muitas pessoas. No entanto, devemos ficar atentos quando essa ansiedade começa a causar prejuízos, pois isso já não é normal. A ansiedade tem a função de nos proteger; imagine como seria se não tivéssemos medo de nada. Portanto, é normal que nos "armemos" contra o que pode ser uma ameaça, e quanto mais próxima a ameaça, mais ansiosos nos sentimos.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Sim, é possível ter ansiedade sem experimentar crises de ansiedade. A ansiedade é um estado constante de preocupação, medo ou tensão, enquanto as crises de ansiedade são episódios agudos de intensa ansiedade. A ansiedade pode se manifestar de diversas formas, não se limitando a crises. Sintomas como tensão, inquietação, insônia e preocupações constantes podem indicar ansiedade crônica. Se suspeitar de ansiedade, é importante buscar ajuda de um psicólogo.
Olá, boa tarde! Sim, é possível. A ansiedade faz parte da nossa vida em determinadas situações. No entanto, se esses sintomas persistirem e/ou ficarem difíceis de lidar, afetando a sua vida negativamente, aconselho você a procurar a ajuda de um Psicólogo para uma avaliação e acompanhamento.
Com a Psicoterapia será possível entender os pensamentos, as emoções, as situações e os sentidos envolvidos que estejam causando esses sintomas. Através do autoconhecimento é possível encontrar outros caminhos para lidar com essas questões que nos afligem, em busca de uma melhor qualidade de vida.
Espero ter conseguido te ajudar.
Ansiedade é algo inseparável do ser humano, vivemos a ansiedade em diversas situações no decorrer da nossa vida, contudo podemos nos encontrar nestas situações de "crises" onde temos um comprometimento das nossas atividades e comportamentos esperados, por conta da intensidade com que a ansiedade se encontra nestes momentos, mas também podemos ter situações em que não sejam picos de intensidade onde a ansiedade esteja atrapalhando o funcionamento diário da vida do sujeito, em qualquer uma das situações quando há um certo grau de comprometimento do sujeito buscar ajuda é indispensável. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Na análise do comportamento, é totalmente possível identificar e entender a ansiedade mesmo na ausência de crises agudas. A ansiedade pode se manifestar através de padrões comportamentais, como evitação, tensão muscular, ou comportamentos repetitivos. Observar esses comportamentos e analisar suas relações com o ambiente é crucial para compreender a influência da ansiedade no repertório comportamental do indivíduo. A intervenção comportamental pode então ser direcionada para modificar esses padrões e promover respostas mais adaptativas.
Olá, como tem passado?
A pergunta é interessante e simples de responder, é possível ter ansiedade sem ter crise de ansiedade, a crise em si é um momento repentino e mais intenso de afetos e emoções em torno de uma ansiedade que já estava por aí, uma angústia que passa um pouco batida e que não se fala, pensa, reflete ou age em cima dela. Por isso é importante e interessante falar sobre a ansiedade antes que se tenha alguma crise, mas caso exista a crise ainda assim pode-se tratá-la e a crise em si.
Espero ter ajudado.
posso ter ansiedade sem ter a crise de ansiedade? ou só sei que tenho se tiver a crise?

Boa tarde, espero que esteja bem!

Sim, podemos ter ansiedade sem termos necessariamente a crise de ansiedade. O que acontece com muitas pessoas é que elas não entendem muito bem o seria essa classificação de sintomas que chamamos de 'ansiedade' e apenas vivem as suas vidas achando que é normal se sentirem dessa forma. Até que chega um ponto em que a situação fica insustentável e elas têm crises de ansiedade, passam por vários médicos até que receberem o diagnóstico de ansiedade. A ansiedade, quando não é percebida, compreendida e tratada de alguma forma, pode se tornar tão intensa ao ponto da pessoa ter uma crise de ansiedade ou ataque de pânico. O ideal é sempre desenvolver uma maior consciência sobre o seu próprio estado psíquico, físico e espiritual para conseguir identificar com maior clareza o que está sentido e, consequentemente, lidar com esses sentimentos. É como ir retirando lentamente a pressão da panela de pressão e evitando que ela se acumule e exploda. Se você estiver sofrendo com ansiedade, recomendo fortemente que busque ajuda profissional. Espero que corra tudo bem, um abraço!
Olá, tudo bem? Sim, é possível. Na verdade a crise de ansiedade é o ápice da ansiedade, situação na qual ela aumenta de intensidade.
É possível sim ter ansiedade sem experimentar uma crise específica. A ansiedade pode se manifestar de várias maneiras e intensidades, não se limitando apenas às crises agudas. Sintomas como preocupação excessiva, nervosismo e tensão muscular podem indicar ansiedade, mesmo na ausência de uma crise.