Posso ter uma vida normal com um diagnóstico psiquiátrico?

3 respostas
Posso ter uma vida normal com um diagnóstico psiquiátrico?
Sim, o diagnóstico não impede que você tenha uma vida normal, mas é preciso se atentar em alguns pontos importantes: Psicoterapia, mudanças no estilo de vida e tomar a medicação corretamente (quando indicada) são essenciais no processo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, é possível ter uma vida normal mesmo com um diagnóstico psiquiátrico. A expressão “vida normal” depende do manejo adequado da condição: adesão ao tratamento, acompanhamento psicológico e/ou psiquiátrico, uso de medicação quando indicado, estratégias de regulação emocional e manutenção de hábitos saudáveis. Muitas pessoas com transtornos mentais conseguem estudar, trabalhar, manter relacionamentos e realizar atividades sociais de forma satisfatória. É importante lembrar que alguns transtornos são crônicos e podem apresentar oscilações nos sintomas, mas isso não impede que o indivíduo tenha qualidade de vida e funcionalidade. O engajamento ativo no tratamento, a rede de apoio e a aprendizagem de estratégias de enfrentamento são determinantes para construir estabilidade e bem-estar a longo prazo.
 Philipe Pedrosa
Psicólogo
Duque de Caxias
Sim, absolutamente possível.
Mas antes precisamos entender o que é interpretado como “normal”.
Uma pessoa com diagnóstico psiquiátrico não deixa de ter uma vida comum, relações, desejos e singularidades. O diagnóstico não define quem ela é, apenas nomeia um aspecto do seu sofrimento. A noção de “normalidade” é sempre cultural e variável; o que importa é como o indivíduo consegue criar modos de viver, cuidar e se relacionar consigo mesmo e com os outros.

Especialistas

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Liézer Cardozo

Liézer Cardozo

Psicólogo

Curitiba

Claudia Matias Santos

Claudia Matias Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Anabelle Condé

Anabelle Condé

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2023 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.