Quais os beneficios do futebol freestyle pramente e como isso pode ajudar na ansiedass e depressao

21 respostas
Quais os beneficios do futebol freestyle pra mente e como isso pode ajudar na ansiedass e depressao
Boa noite!
Todo exercício físico tem múltiplos benefícios para saúde mental!
O exercício físico sistematizado tem benefícios tanto na esfera física como mental do ser humano, ao proporcionar uma melhor qualidade de vida. O segredo está numa atividade que seja agradável para quem a pratica, optando por uma modalidade na qual a pessoa se sinta bem e que realmente goste. Se vc gosta de futebol invista nisso. Mas saiba que isso auxilia no tratamento, mas o TRATAMENTO em si para ansiedade e depressão consiste em psicoterapia com psicologo, e quando precisa, de um psiquiatra. Caso queira conversar, sou a letícia e sou psicologa. @leticiafernandespsi

Olá! De um modo geral, a atividade física auxilia muito na melhoria dos sintomas de ansiedade e depressão. No futebol free style, poderá exercitar também a criatividade e o equilíbrio em manobras que mexem com várias partes do corpo. Importante é escolher alguma de que gosta, para se exercitar e sentir prazer em realizar.
O tratamento da ansiedade e da depressão é potencializado em conjunto com terapia ou psicanálise,
Olá!
É interessante a pergunta para além do esporte específico, já que estamos falando sobre atividade física, ou seja, uso do corpo e uso da energia corporal e do açúcar no sangue para o movimento e para um objetivo concreto. A ansiedade, como outras emoções, são uma disposição corporal, ou seja, uma ativação corporal de uma forma específica. A ansiedade dispõe ao nosso corpo para a fuga, para a defesa, para correr e ter mais força do que em momentos sem ansiedade ou medo. Podem existir situações nas relações, na vida, na saúde, na socialização, etc., que não sejam plenamente compreendidas pela pessoa, que estejam causando medo e ansiedade. Quando a lógica dessa necessidade de correr ou se defender não é muito entendida no contexto social e pessoal do paciente, fica esse excedente de energia e açúcar no corpo, disponíveis para serem usados na hora, mas sem saber o objetivo e sem poder então fazer algo útil com isso. A psicoterapia e a psicanálise auxiliam nesse entendimento das razões ou causas dessa emocionalidade, mas o esporte vai ajudar a usar o excedente energético e dessa forma, você vai conseguir ficar mais saudável, ao não saturar ao corpo com recursos que ele não tem condições de usar no cotidiano de outras formas já que não vivemos mais num ambiente natural, igual aos nossos antepassados, onde fazia muito sentido correr e usar a força física para evitar a morte todos os dias.
Fico por aqui, caso tenha interesse em fazer um trabalho psicoterapêutico para compreender as razões dos medos e a ansiedade atual.
Boa sorte!
;)
Olá, como está?
Esportes em grupo podem ter inúmeros benefícios e podem surgir questões interessantes a partir do trabalho em grupo também.
Participar de esportes em grupo pode ser interessante para trabalhar questões de atividades em grupo, responsabilidades, atitudes, decisões e iniciativas, claro que tudo isso dependendo da forma com que te toca e como você se sente com isso pode ser trabalhado em terapia também a fim de que você possa lidar com essas questões de uma forma diferente e melhor para você.
Espero ter ajudado também.
Atividades físicas, esportivas podem ser grandes aliados para uma vida criativa e saudável. Quando há a vontade de procurá-las mas a inibição é um impedimento, a ajuda de uma psicanalista pode ser essencial. Manter-se em movimento, com boa alimentação e sono adequado, juntamente com uma mente silenciosa, é um bom caminho para a saúde. Se o ruído for impeditivo, a psicanálise é uma alternativa. Abs
Uma bela atividade, que pode trazer alegria, saciedade e fortalecer seu corpo e sua mente , pelas estrategias e ahbilidade de ação e reação mas lembre-se de que o futebol freestyle, embora possa ser uma ferramenta valiosa no manejo da ansiedade e depressão, não deve substituir tratamentos médicos ou terapias. É sempre importante buscar o suporte adequado de profissionais de saúde mental quando se lida com questões de saúde mental. Se você estiver enfrentando ansiedade ou depressão, considere consultar um bom terapeuta.a para obter orientação e apoio adequados.
Olá! Todo exercício físico tem um potencial terapeutico. Além de estimular a produção de substâncias que propiciam prazer, relaxamento e ânimo, também pode atuar na parte de interações sociais. Lembrando que, o que é terapeutico não é terapia, então por isso a importância de não praticar como substituto ao acompanhamento profissional. Caso tenha mais dúvidas ou sinta a necessidade de avaliação do seu caso, me coloco a disposição.
Todo exercício físico, de preferência executado sob supervisão profissional, colabora com a saúde física e mental do indivíduo. A ansiedade é um sintoma que pode estar associado à depressão ou a outros transtornos também. O ideal é que a atividade física te traga prazer e não seja mais uma obrigação. Sucesso! @lysipsicologa
Psicólogo @adrianogalocha aqui.
É de conhecimento que atividades físicas são fundamentais para a saúde e qualidade de vida, pois liberam alguns hormônios fundamentais para o nosso bem estar, por exemplo: a endorfina ajuda a melhorar a qualidade do sono, fortalecer o sistema imunológico, aumentar a disposição, favorecer o emagrecimento, a serotonina chamada de hormônio da felicidade, traz impactos também em diversas funções cognitivas, como memória, atenção, flexibilidade mental, já a dopamina tem uma forte influência na motivação, na atenção, na determinação e no prazer durante a realização das atividades físicas etc.
Mas saiba que o tratamento de Ansiedade e Depressão é a psicoterapia com psicólogo, quando necessário uso de medicamentos com psiquiatra em conjunto. Atividade física é fundamental, mas não anula ou substitui a psicoterapia que é essencial para estes casos.
Estou pronto para te ajudar e fico a sua disposição.
Não da pra listar todos os benefícios nem em 10 páginas...Acho que vai ficar feliz em saber que está no caminho certo para seu alívio :)
Como foi dito, os benefícios orgânicos, físicos, interacionais vão repercutir positivamente. Mas depressão e ansiedade não são fenômenos apenas desta ordem. Há a história de vida, o contexto e a posição subjetiva que esta pessoa ocupa. Portanto, um tratamento psicológico é indicado justamente para desacomodar as condições que levam à depressão e ansiedade .
Olá! Que legal você praticar o futebol freestyle cujas principais características são a liberdade de movimento, a concentração, o equilíbrio e perseverança. Certamente essas características inerentes à prática regular podem te ajudar na melhoria da sua saúde mental, todavia, o tratamento para ansiedade e depressão deve ser feito com Terapia e, se necessário, buscar um médico Psiquiatra para a prescrição de medicamento.
Sou a Cíntia Garcia, Psicanalista, e me coloco à disposição para continuar esse bate papo. Te convido a conhecer o meu trabalho através do @terapeutanaestrada.
Um abraço carinhoso e sorte nas suas acrobacias!
Bom dia. A prática de exercícios físicos, não apenas o futebol free style, são ótimos aliados para melhoria dos sintomas de depressão e ansiedade. Além do que, o free style, além de requerer uma enorme capacidade corporal para se fazer as piruetas com a bola, contribui bastante com o desenvolver da criatividade, que também é bastante importante para quem convive com a ansiedade e depressão.
Vale lembrar que a prática de esportes não substitui a terapia, e é importante procurar um profissional para acompanhá-lo e orientá-lo neste processo.
Espero ter ajudado
Todo exercício é bom para liberar determinados hormônios que só nos fazem bem.
Mas se tratando desta modalidade de futebol, além do prazer tem toda uma mobilidade que requer mais concentração e mexe com variantes importantes como equilíbrio, tônus e etc. Sem dúvida para quem gosta, que também é um fator a ser considerado, gostar do que se faz, é muito eficiente.
Toda e qualquer atividade que te traga prazer e possa te conectar com o momento, vai te trazer um ganho psíquico relevante. Como digo sempre: - As atividades esportivas e hobbies não são terapias, mas são terapêuticos. As atividades que você se conecta, deixando sua mente esvaziada de outras coisas, com foco no momento, trazem um alívio significativo para nossa mente.
toda atividade física potencializa a saúde física, contudo, o maior ganho é quanto ao controle das emoções em lidar com as perdas e ganhos, e lidar com as frustrações, a relação social e estratégia em equipe. Assim como traz a vivacidade todos que o praticam.
Fazer exercícios físicos é extremamente importante!
A prática do futebol freestyle envolve movimentos físicos, proporcionando uma forma de exercício que pode ajudar a liberar endorfinas, substâncias químicas no cérebro associadas ao bem-estar.
A execução de truques e malabarismos exige foco e concentração, o que pode ajudar a distrair a mente de pensamentos negativos e preocupações, reduzindo a ansiedade.
O futebol freestyle é uma forma de arte, permitindo que os praticantes expressem sua criatividade. A expressão criativa pode ser terapêutica, oferecendo uma saída para emoções reprimidas.
A superação de desafios e a aprendizagem de novas habilidades no futebol freestyle podem proporcionar um senso de realização, ajudando a melhorar a autoestima e a autoconfiança.
Participar de comunidades ou eventos de futebol freestyle pode proporcionar oportunidades de socialização, o que é importante para combater o isolamento associado à depressão.
A prática de habilidades técnicas pode ser uma maneira eficaz de liberar o estresse acumulado e a tensão física, contribuindo para um estado de relaxamento.
Focar no presente durante a prática do futebol freestyle pode funcionar como uma forma de mindfulness em movimento, ajudando a reduzir a ruminação de pensamentos negativos.
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 220
Boa noite! É verdade que a prática de exercícios físicos traz benefícios incontestáveis tanto para a saúde física quanto mental, promovendo uma melhor qualidade de vida. A chave para aproveitar esses benefícios é encontrar uma atividade que lhe traga prazer e satisfação. Se o futebol é o que você ama, por exemplo, vale a pena dedicar-se a ele. Contudo, é importante lembrar que, embora o exercício físico contribua positivamente, o tratamento principal para condições como ansiedade e depressão envolve psicoterapia com um psicólogo e, quando necessário, acompanhamento psiquiátrico. Meu nome é Rafaela, sou psicóloga e estou à disposição.
O futebol freestyle, além de ser uma forma divertida de praticar habilidades com a bola, pode trazer uma série de benefícios para a mente, auxiliando no combate à ansiedade e à depressão. Aqui estão alguns dos principais benefícios:
Exercício Físico: A prática do futebol freestyle envolve movimentos corporais diversos, o que ajuda a liberar endorfinas, neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar. O exercício físico regular também está associado à redução do estresse e à melhoria do humor.
Foco e Concentração: Para executar truques e manobras no futebol freestyle, é necessário um alto nível de concentração e foco. Esse tipo de atividade pode ajudar a mente a se concentrar no momento presente, afastando preocupações e pensamentos negativos associados à ansiedade e à depressão.
Autoconfiança e Autoestima: Conforme você aprimora suas habilidades no futebol freestyle, sua autoconfiança e autoestima tendem a aumentar. A superação de desafios e a melhoria progressiva no desempenho contribuem para uma sensação de realização pessoal e satisfação, elementos importantes na luta contra a depressão.
Expressão Criativa: O futebol freestyle oferece uma plataforma para expressar sua criatividade através da bola. Experimentar novos truques, criar sequências de movimentos e desenvolver um estilo próprio podem ser formas de liberar emoções e sentimentos reprimidos, ajudando a aliviar a tensão emocional.
Socialização e Pertencimento: Participar de comunidades de futebol freestyle, seja online ou presencialmente, proporciona oportunidades de interação social e conexão com outras pessoas que compartilham interesses semelhantes. O sentimento de pertencimento a um grupo pode ajudar a reduzir sentimentos de solidão e isolamento, comuns em casos de ansiedade e depressão.
Desafio e Superando Limites: O futebol freestyle oferece constantes desafios e oportunidades de superação de limites pessoais. A conquista de novas habilidades e a melhoria do desempenho ao longo do tempo podem fortalecer a resiliência mental e a capacidade de enfrentar dificuldades tanto dentro quanto fora do campo.
É importante ressaltar que, embora o futebol freestyle possa trazer benefícios significativos para a saúde mental, ele não substitui o tratamento profissional adequado para ansiedade e depressão. Se você está enfrentando esses problemas, é fundamental buscar a orientação de um profissional de saúde mental qualificado, que poderá oferecer um plano de tratamento personalizado e adequado às suas necessidades individuais.

Olá ! O futebol freestyle, assim como qualquer forma de exercício físico, pode trazer uma série de benefícios para a mente e, consequentemente, ajudar na ansiedade e depressão.´É importante notar que o futebol freestyle, assim como qualquer forma de atividade física, não é uma cura definitiva para a ansiedade e a depressão, mas pode ser uma ferramenta útil como parte de um plano abrangente de cuidados com a saúde mental, que pode incluir terapia, medicamentos e outras estratégias de autocuidado. Qualquer outra dúvida, me coloco a disposição.
O futebol Freestyle , trás benefícios para saúde mental e física, para ajudar na ansiedade e depressão com autoanalise acompanhadao com um profissional da saúde mental, vai ter mais resultados.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100