quais os exames que se fazem a uma pessoa com ataces de panico?

12 respostas
quais os exames que se fazem a uma pessoa com ataces de panico?
Olá, exames específicos não tem. Se faz uma avaliação com um psicólogo e com um psiquiatra se estiverem muito agudos. Se vc relatar algo mais específico físico, pode se proceder a fazer alguma avaliação neurológica. A síndrome ou ataques de pânicos são crises muito aguda de medo, pânico provenientes de distúrbios psíquicos. Pôde-se pedir um hemograma completo também e medir o nível de cortisol, que mediria um
pouco o stress.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 200

Boa tarde! É frequente a busca por atendimento com médico cardiologista por pessoas que sofrem de ataque de pânico, se você já passou por cardiologista e não foi identificado nem nenhum problema cardíaco o ideal é buscar uma avaliação psicológica para verificar o nível da ansiedade e fazer tratamento psicológico, o profissional irá avaliar se encaminhará para avaliação psiquiátrica.
Olá !! Normalmente, não é necessário fazer exames, o questionamento do médico psiquiatra ou psicólogo na primeira consulta junto ao paciente, quanto aos sintomas e descrição da crise, lhes dará base para o diagnóstico e tratamento. Caso constato uma crise muita aguda, é indicado que o paciente, também, faça uma consulta com cardiologista. A síndrome do pânico é uma patologia que necessita de intervenção psicoterápica para controle das emoções, autoconhecimento para aprendizado na prevenção de futuras crises. Espero tê-lo ajudado.
Não existem exames específicos para avaliar uma crise de pânico, o acompanhamento é feito com os profissionais que são o psicólogo e psiquiatra que irá fazer uma avaliação diante das queixas e sintomas apresentando em atendimento.
Ataques de pânico são produzidos por um nível de ansiedade indaquedado. Não há exames para diagnosticar a ansiedade, logo, não há exames para diagnosticar ataques de pânico. O diagnóstico é clínico. Com frequência, na presença dos sintomas (taquicardia, dificuldade para respirar, tontura, sudorese excessiva, etc), as pessoas pensam estar tendo um ataque cardíaco e procuram um cardiologista. O próprio médico pode perceber e encaminhar o paciente para psicólogo e psiquitra para iniciar o tratamento adequado.
O exame é realizado através das entrevistas preliminares. Depois de feito um diagnóstico inicial, detectando as causas das crises de pânico recomendamos o tratamento adequado. Geralmente a pessoa está deprimida, com altos níveis de ansiedade com um fator desencadeante. Terapia semanal alivia muito os sintomas.
Primeiramente o paciente passa pela clínica para descartar possíveis patologias. Uma fez feito check-up e constatado um possível transtorno de ansiedade, é indicado a psicoterapia e em casos mais severos o acompanhamento com um psiquiatra. O paciente vai passar por um processo de avaliação, onde será realizado uma análise funcional sobre o problema identificando os agentes estressores que disparam o mecanismo de luta e fuga que dão origem a crise de ansiedade. Uma vez identificados os fatores precipitantes, predisponentes e mantenedores ansiogênicos, elaboramos um plano terapêutico e iniciamos o tratamento.

Concordo com a Dra. Magali, pois em todos os casos que atendi com Síndrome de Pânico, o cliente estava aguentando situações de estresse e muita ansiedade. Acaba ficando deprimido, sem perceber uma saída. E ai surge a Síndrome de Pânico, que é um alerta para a pessoa começar a se perceber melhor e consultar um psicólogo. E, para minimizar as sensações apavorantes da Síndrome, seria bom também consultar um psiquiatra para dar a medicação necessária.
Essa medicação é por tempo limitado, para ajudar também na psicoterapia.
Quero adiantar que a pessoa deve ser constante na psicoterapia, pois a melhora vem aos poucos.
Não existem exames específicos, mas o psicólogo, através da descrição dos sintomas e conhecimento dos eventos causadores de pânico podem auxiliar no diagnóstico e tratamento para o controle dos sintomas. Além do psicólogo, pode ser necessário a intervenção psiquiátrica, nos casos mais extremos, onde é necessário medicar.
Olá,
apesar do paciente sentir alguns sintomas físicos quando está em crise de pânico, eles não são detectados em exames médicos. Quem pode auxiliá la no diagnóstico e orientar para um tratamento adequado são o psicólogo e o psiquiatra.
Olá! É comum a pessoa procurar um médico quando desenvolve sintomas de uma crise de pânico, por acreditar que está tendo um ataque do coração ou algo similar. Daí o médico explica seu quadro e o direciona para um psicólogo e um psiquiatra para tratamento. O psicólogo vai investigar as causas, através de entrevistas e testes psicológicos para avaliar a aplicar os métodos necessários para estabilizar e cessar as variáveis que estimulam os sintomas.
Boa tarde
Uma vez diagnosticado que a pessoa apresenta ataques de pânico, não é necessário mais nenhum exame. Será necessário sim, um tratamento psicoterápico para que a pessoa possa entender melhor o que originou essa condição e como supera-la.
Boa sorte