Quais são as possíveis intervenções que uma escola pode fazer para ajudar crianças com a síndrome de

20 respostas
Quais são as possíveis intervenções que uma escola pode fazer para ajudar crianças com a síndrome de Asperger?
Agradeço desde já pelas respostas!
Depende da criança . Algumas crianças precisam de apoio pedagógico ou mediadora , já outras precisam da mediação nas habilidades sociais. Essa realmente é uma pergunta muito extensa e impossível de clarear sem conhecer a criança .Converse com algum terapeuta que a atenda juntamente com a família para , juntos , fazerem uma intervenção com objetivo mais funcional .

leia este livro muito interessante , talvez possa te auxiliar em uma perspectiva mais ampla : livro A Parent’s Guide to Asperger Syndrome and High Functioning Autism [Um Guia para
os Pais sobre a Síndrome de Asperger e Autismo de Alta Funcionalidade], Ozonoff, Dawson e
McPartland afirma que uma regra padrão é aprender a abordar as dificuldades de seu filho,
canalizando os seus pontos fortes.
As opções de tratamento incluem:
Treinamento e Educação dos Pais, Treinamento das habilidades sociais e Fonoaudiologia, Terapia Comportamental Cognitiva, Análise Comportamental Aplicada (ABA), Integração Sensorial / Terapia Ocupacional e medicação.
Boa noite, é importante a psicoterapia individual após um atento diagnostico do psiquiatra infantil. Em sala de aula pode ter apoio de um especialista/psicopedagogo que dão suporte a professora. Porém o que mais considero importante in casa controlar muito o tempo que a criança passa na internet, no computador ou tablet. Estudos neurologicos apontam o uso demasiados desses aparelhos como uma causa da sindrome. Neurologistas, psiquiatras infantis sugerem no maximo uma hora por dia para as crianças e duas horas para adolescentese jovens até 18/20 anos. Quando se passa demasiadamente questo tempo a sindrome de Asperger pode bater na porta. Em consideração disso acredito que um controle em casa do uso da tecnologia ajuda muito o trabalho da escola que por sua vez precisa se organizar para ter algum especialista para dar suporte a criança e professora. Espero ter ajudado.
Olá, uma vez fechado o diagnostico, a escola pode oferecer suporte psicopedagogo para a criança, orientação para os pais e cuidadores.
Você está perguntando sobre as intervenções da escola, nesse sentido, depende muito da escola que vc escolher, sugiro que opte por uma pequena que tenha perfil construtivista, que disponibilize um auxiliar em sala para ajudar no sentido das adaptações da criança em sala e nos intervalos.
Mas quem melhor poderá te ajudar a escolher é um psicoterapeuta que conheça a criança e saiba e quais recursos necessários ter a escola ou mesmo recursos que a família tenha que disponibilizar.
Hoje as escolas públicas com as políticas de inclusão tem a obrigação de matricular as crianças com TEA, no entanto algumas escolas não tem estrutura e profissionais capacitados para acompanhar Las no processo de socialização e aprendizado, algumas tem uma psicopedagoga para dar um suporte, mas a criança com TEA tem o direito de frequentar espaço escolar e isto vai depender da família e da escola além da dificuldade que cada criança possa apresentar. Existem algumas escolas especiais que tem custo e também alguns institutos filantrópicos que atendem crianças com TEA, todas as crianças tem direito as escolas e e muito importante para elas para ajuda las na socialização e na redução de sintomas. Cabe a casa família procurar a escola que se ajuste ao perfil familiar.
Primeramente, parabenizo pelo interesse em receber crianças portadoras de psicopatologias, mas que, no fundo, são apenas pessoas com suas singularidades! Únicas e irrepetíveis! Tanto em suas características pessoais mais marcantes das fragilidades, quanto naqueles traços que desvendam uma alma única e múltipla, porque cheia de possibilidades!! Isto é um bom olhar para uma escola! E agora, mais objetivamente, respondo com a fala seguinte. A escola inclusiva precisa de 3 bases fundamentais: 1) Bom aparato técnico multidisciplinar, 2) Capacitação humana da equipe para o acolhimento/ afeto/ humanização destas relações e 3) Capacidade Pedagógica na Formação das Crianças para este Entendimento ( acolhida, troca de experiências, empatia, abertura a este preparo para a vida) . Escola não é só local de aquisição de conteúdo programático, ou portadora de um conjunto de técnicas didático-pedagógicas. É também o local onde todos( professores, equipe, alunos-- os ditos normais e os inclusos--, pais, colaboradores em geral) sintam-se e percebam-se como tanto " aprendentes", quanto " ensinantes", segundo Alicia Fernandes! Parabéns pela iniciativa!!
A maioria das escolas infelizmente ainda enfrentam muitos desafios para acolherem e integrarem as diferenças de aprendizagem e comportamento entre seus alunos. Isso exige a coordenação entre diferentes profissionais (psicólogos, pedagogos, professores), alunos e família. Dentro do possível é importante que se mantenha um diálogo constante com professores e direção da escola, procurando juntos encontrarem alternativas de melhor acolher às demandas do aluno. Importante sempre contar também com uma rede de profissionais e instituições especializadas fora da escola e que, constantemente, precisam dialogar entre si.
Olá!
Esta questão vincula-se diretamente ao importante processo de inclusão da criança com Asperger.
Na linha psicanalítica, nos ocupamos com alguns eixos centrais, tais como: brincar o estatuto da fantasia, psicomotricidade, a fala e a posição da linguagem, corpo e imagem corporal, reconhecimento de regras e posicionamento diante destas.
Através de avaliações, produzimos as intervenções, sem deixar de lado o respeito à singularidade de cada pessoa.
Abraço
Olá! Aqui está sua resposta: proporcionar treinamento da mente para professores, pais e alunos. Treinar a mente é uma ato de amor consigo e com os outros. Treinar a mente para ir além da "tagarelice intelectual" e tocarmos o que de fato interessa, sabedoria e compaixão. A maneira mais eficaz para isso chama-se Meditação. Mesmo a atividade que alguém se identifica pode, com instruções específicas, ser usada como uma prática de meditação. Algumas conseguirão sentar e meditar formalmente, usando o foco da atenção, outras podem fazer isso usando outra ação como suporte. Algumas abordagens terapêuticas utilizam esta ferramenta para compor o tratamento. Posso afirmar que isso ajuda.
Oi boa noite!
A síndrome de asperger é um
Transtorno de desenvolvimento que afeta a capacidade de socializar e se comunicar com eficiência... é um estado do espectro autista, geralmente com maior adaptação funcional.
O tratamento é feito por meio de terapia comportamental e um treinamento comunicacional que podem ajudar a pessoa com a síndrome a aprender a conviver melhor. Sendo assim oriento a buscar escolas que tenha um suporte maior neste sentido, como terapeutas, psicopedagogos, ... uma pessoa disponível para a criança especial.
A escola não fará todo o trabalho será apenas um complemento da casa da criança.
A diferença estará na escolha desta escola, do método de ensino, equipe multidisciplinar, atividades extras curriculares,...
Uma AP pode ajudar também
O TEA tem características muito individuais. É necessário saber a idade da criança e quais dificuldades a mesma apresenta, para sabermos que tipo de intervenções serão necessárias e mais adequadas para o desenvolvimento desta criança, não só para a escola, mas para todos que fizerem parte do convívio social e pedagógico da criança.
Acredito que o amor, cainho e respeito são as palavras chave para lidarmos com crianças com estas características, e com isto agravarmos todo estímulo adequado para cada criança.
A criança com síndrome de asperger tem singularidades de comunicação e comportamento em relação às outras, assim, a escola (professores, funcionários e colegas) também deve ser singular em relação a ela, com relações humanizadas, acolhimento e capacidade técnica. Muitas crianças com síndrome de asperger são excepcionalmente inteligentes com aptidões acima da médias para algumas matérias, como matemática, por exemplo, podendo ter um ótimo desenvolvimento no conteúdo programático e de interação social para a vida.
Olá , a criança com o diagnóstico de TEA, precisa realmente se fazer o diagnóstico diferencial , visto que há diversos tipos de quadros no autismo e que o Asperger não apresenta transtornos cognitivos e até pode apresentar altas habilidades .Geralmente apresenta ótimo vocabulário e não apresenta transtornos motores . Suas dificuldades são restritas mais ao contato , atividades em grupo , preferem rotinas ....Em resumo , pode apresentar ótimo desempenho escolar , se a escola e a família se estiverem bem orientados nessas diferenças .
Olá! Boa noite!
A escola pode fazer várias intervenção com a criança, afim de fazê-la se sentir pertencente, treinar habilidades sociais dentre outras técnicas, depende de cada criança, o apoio psicopedagógico é muito importante nesse processo.
Olá!
A escola primeiramente tem que investigar a causa desta síndrome para poder entender melhor o que levou o sujeito a desencadear esta síndrome. A partir disso, pensar em estratégias eficientes para o sujeito em específico. Isso é, entender a subjetividade do sujeito e a partir deste conhecimento, pensar em intervenções juntamente com apoio pedagógico, psicológico, de amigos e familiares.
Espero ter ajudado!
Vai depender das dificuldades que essa criança apresenta. Ajudar na interação social através de mediação é importante, se apresentar dificuldades na motricidade pode incentivar com esportes e na grafia fina. Pode aumentar o tempo para provas caso haja dificuldade na escrita. Enfim, tudo depende da dificuldade da criança. Como citado por uma colega uma escola menor, com menos alunos por turma pode ser interessante. Pode também ser inserido um acompanhante terapeutico para a criança. Mas é importante ter uma avaliação neuropsicologica da criança, um acompanhamento de psicologo especializado e um neuropediatra para orientarem a escola e o tratamento.
São várias as interferências que a escola pode adotar para ajudar, e tudo isto depende da escola, da preparação dos professores, dos pais e da própria criança. É importante após o diagnóstica realizado, que os pais ou responsável agendar uma reunião com a direção da escola para uma conversa.
Minha orientação é começar entendendo que tipo de ajuda as crianças da escola precisam e então pensar em intervenções. Abraço