Quais são os principais testes psicométricos para avaliar a personalidade no âmbito clínico?

23 respostas
Quais são os principais testes psicométricos para avaliar a personalidade no âmbito clínico?
Olá. Dos testes psicométricos válidos, aprovados pelo SATEPSI, são usados principalmente o NEO PI-R e Bateria Fatorial da Personalidade (BFP). O NEO PI-R possui alguns problemas, como o baixo índice de consistência interna das escalas, o que pode sugerir que alguns itens que se propõem a avaliar o mesmo fator (por exemplo, Extroversão), talvez estejam avaliando outras coisas. A BFP seria mais indicada tendo em vista a limitação da versão adaptada do NEO PI-R.

Eu utilizo o BFP.
Particularmente gosto muito do Rorschach. É o que escolhi trabalhar.
O teste fornece índices que permitem verificar, por exemplo, condições intelectuais, afetivas e emocionais, controle geral de processos racionais e afetivos, adaptação e ajustamento social e controle de impulsividade. É uma avaliação muito completa que dá ao paciente muitas informações e que pode, inclusive, detectar algum tipo de psicopatia.
Escolha muito bem o profissional para a aplicação do mesmo.
Olá, eu trabalho muito com testes, e em termo de testes de personalidade eu sempre opto pelo Palográfico, ele é muito utilizado e na minha opinião um dos mais fidedignos que existem. Ele é um teste de personalidade que mede características comportamentais via técnicas gráficas. É considerado um teste expressivo, pois analisa o tipo de resposta dada pela pessoa quando focado em uma mesma tarefa. Espero ter ajudado. Um abraço.
Gosto muito de utilizar o Palográfico e as Pirâmides de Pfister para avaliar a personalidade, ajuda muito no diagnóstico . Dependendo o caso, uso também testes de memória e atenção para uma avaliação psicológica completa do caso. Abraço.
Os testes projetivos são uma boa opção para fazer uma avaliação sobre a personalidade. Os que já usei são o HTP e TAT.
Na clinica não utilizo testes psicometricos para avaliação da personalidade, utilizo a análise funcional.
Existem diferentes testes que podem ser utilizados para analisar aspectos da personalidade como o Zulliger , Palográfico , Rorschach e as Pirâmides de Pfister. Através da consulta o psicólogo irá te conhecer e escolher qual bateria de teste irá utilizar de acordo com o que for mais adequado para você.
Existem diversos testes psicológicos, mas cabe ao profissional avaliar qual o teste adequado a cada necessidade.
O mais importante em relação à sua personalidade, é você compreendê-la...perceber o quanto é benéfico (ou não) o SEU jeito de lidar com as pessoas que precisa conviver, o SEU jeito de fazer suas escolhas... desde as pequenas escolhas até grandes decisões, que podem facilitar ou dificultar o desenvolvimento e a fluidez em sua vida.
Caso queria saber mais a respeito, entre em contato e conversamos.
Tenho algumas técnicas projetivas de avaliação que podem ser usadas se necessário. Mas a percepção, o olhar do profissional que vai atender, a empatia e o vínculo criado no setting terapêutico são primordiais para a melhora das questões que te fazem buscar um psicólogo. Até mais!
Existem vários testes aprovados, cabe ao profissional trabalhar de acordo com seu atendimento clínico e no momento que achar apropriado. São úteis para detalhar, aprofundar e tabular o que é visto em entrevista clínica. Favorece a clareza na integração com outras áreas caso seja necessário encaminhamento. O importante e você estar sentindo-se bem com o profissional que lhe atende e que cubra as suas necessidades. Além dos testes.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 105
Boa noite!
O profissional vai avaliar qual teste é o mais adequado pra investigar o que ele precisa e o teste tem que estar validado no SATEPSI. Eu costumo utilizar, por exemplo, Rorschach, TAT, HTP e outros.
São chamados testes psicométricos aqueles que apresentam certa relação de medida para determinados aspectos psicológicos. Entre eles, hoje os que acho mais práticos são o BFP e o IFP-II. Eles se opõem aos testes projetivos, estes operando com maior recurso interpretativo, ou seja, dependendo da interpretação criteriosa do profissional que aplicar o teste. Entre estes testes ficam o HTP, o Rorschach, o TAT, etc.

Hoje em dia existem tanto testes projetivos quanto psicométricos em circulação para a avaliação da personalidade. A escolha de um teste ou outro depende efetivamente do objetivo da aplicação e da situação em que se encontra o paciente.
Eu utilizo diversos testes, mas os mais comuns é o Palográfico, que por ser subjetivo não é manipulável e realmente me mostra muito do paciente. Dependendo do objetivo, trabalho com o Quati e para ir mais profundo na questão de ansiedade, depressão, angústia, pânico, utilizo a Neurometria Funcional, que fornece diagnóstico e tratamento realmente incomparáveis.
Existe a lista de testes de psicológicos aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia. Procuro adequar os testes ao objetivo da avaliação e ao paciente. Tenho preferencia por alguns que dão dimensões qualitativas e quantitativas como o Palográfico, o Zulliger, o Pfister. Complemento com as escalas com o objetivo de obter elementos confirmadores. Neste caso posso citar o BFP, a escala da avaliação de impulsividade, a escala de Baptista de depressão entre outros.
Os tradicionais, como o Rorchach e o TAT (Teste de Aperpção Temática), ambos, projetivos. No entanto, uma escuta psicanalítica acurada e em processo mais abrangente torna mais eficaz a compreensão de traços de personalidade do sujeito.
Olá. Os principais testes psicométricos válidos são NEO PI-R e Bateria Fatorial da Personalidade (BFP). Existem diversos testes disponíveis, porém é importante ressaltar que os testes devem ser aplicados por profissionais autorizados e cabe a eles, definir o mais adequado para cada necessidade.
Olá !
Os colegas já deram excelentes indicações.
A questão importante antes dos testes é saber quais resultados você procura, para que é porque!
Os testes constituem um dos muitos recursos da Psicologia. Sugiro buscar um profissional que confies, ou que tem chances de você confiar! Ele indicará os recursos mais apropriados para a sua demanda!
Abraço

Olá! Os principais testes psicométricos válidos são NEO PI-R e Bateria Fatorial da Personalidade (BFP). Existem diversos testes disponíveis, porém é importante ressaltar que os testes devem ser aplicados por profissionais autorizados e cabe a eles, definir o mais adequado para cada necessidade. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Acredito que os testes psicométricos são muito eficazes para avaliações; eu não utilizo na minha prática clínica, por trabalhar com famílias e casais, utilizo outros questionário da Terapia Sistêmica e Terapia do Esquema. Sempre que necessário encaminho para colegas autorizados que trabalham com testes pela sua complexidade..Espero ter contribuído, fico a disposição para outras dúvidas. Grande abraço!
Olá, As vezes em que achei necessário utilizar os testes psicológicos, preferi o H-T-P, gosto muito. É um teste de grafismo! Acho muito interessante a leitura imediata do sentimento do paciente logo que pega a folha do papel e começa expressar traços de sua personalidade. Analisamos os traços, a posição das figuras, o conteúdo dos desenhos.
Já utilizei em adolescentes e adultos e os resultados são muito importantes!
Desejo que tenha sido útil me colocando a disposição!
Olá!
Quando planejamos uma avaliação psicológica, o ideal é que escolhamos os testes por meio dos objetivos e finalidades da própria avaliação, assim como frente as especificidades do paciente ou do grupo de pessoas que serão avaliadas (idade, gênero, localidade, de origem urbana/rural...), além de considerar também os próprios estudos psicométricos de cada testes, isto é, se cabem ou não para determinada população.

Na dúvida faça levantamento de literatura científica para saber o que é mais aplicado em determinadas situações, além disso procure um profissional para prestar supervisão do processo para evitar qualquer questão ética com o conselho: 60% das faltas éticas em tramitação no CFP são relacionadas ao processo de avaliação psicológica.

Qualquer dúvida, estou à disposição.

Abraço,
Olá. O profissional vai avaliar qual método é o mais adequado para cada caso. Mas os testes mais conhecidos são os projetivos, o HTP, onde são analisados amplamente, o traço, a forma, enfim, todo o contexto. Espero ter contribuído, fico a disposição para outras dúvidas. Grande abraço!