Qual especialista pode diagnósticar TDHA, existe algum teste especifico?

9 respostas
Qual especialista pode diagnósticar TDHA, existe algum teste especifico?
Olá! O TDAH pode ser diagnosticado por psiquiatras, neurologistas e psicológos (mediante aplicação de uma avaliação neuropsicologica). Geralmente os médicos solicitam tal avaliação para ter um diagnóstico mais embasado.

O TDAH pode ser diagnosticado, pelo neurologista e psiquiatra, porém os médicos solicitam testes neuropsicológicos que são instrumentos da Avaliação Neuropsicológica , que investigam o funcionamento das áreas executivas do cérebro, atenção, memória, capacidade de concentração, QI entre outras áreas . A Avaliação Neuropsicológica é realizada exclusivamente por psicólogo especialista e confirma o diagnóstico clínico.
Um bom psiquiatra pode fazer um diagnóstico de TDAH.
Esse diagnóstico é feito através de uma entrevista para colher dados da história, uma observação do paciente, entre outros.
Sobre a avaliação, existem sim alguns testes que podem auxiliar, fortalecendo ou não o diagnóstico. Porém o profissional que pode aplicar esses testes é o psicólogo, já que muitos testes são exclusivos a essa classe profissional.

Espero ter ajudado, se precisar de algo fico a disposição!
Olá. Os profissionais capacitados para diagnosticar o TDAH são o psicólogo e o psiquiatra.
Alguns testes realizados por psicólogos contribuem para a identificação ou não desse transtorno, mas eles são apenas um complemento do diagnóstico que se dá pela avaliação clínica.
Boa sorte!
Olá, alguns profissionais podem participar da avaliação do TDAH: neuropediatra, neuropsicólogo, psicopedagogo. Juntos podem chegar a uma conclusão. Existem avaliações a partir de testes, entrevistas, observações etc.
Boa noite, os profissionais indicados para avaliação de TDAH, são todos os indicados acima pelas colegas, apenas ressalto, a importância da avaliação neuropsicológica, que identifica se há disfunção, principalmente, nas áreas das Funções Executivas(controle inibitório e impulsividade) Planejamento e Atenção, que são as áreas mais afetadas em pacientes com esse transtorno.abraços
Olá;
Esse diagnóstico pode ser realizado por psiquiatra, neurologista e psicólogo. Recomendo a realização de uma Avaliação Neuropsicológica para a investigação ampla das funções executivas: percepção, atenção, memória, linguagem. Essa avaliação é de grande relevância para o estabelecimento do diagnóstico.
Olá! O diagnóstico de TDAH pode ser dado por um psiquiatra, neurologista e psicólogo quando utiliza testes, mas o mais interessante é que esse diagnóstico possa ser um conjunto de avaliações multidisciplinares. Levando em consideração o histórico da vida, mas também o momento em que o paciente se encontra. Muitas vezes pode estar passando por uma fase conturbada em que afeta sua saúde emocional desencadeando em esquecimentos, distrações, falta de foco, desorganização, entre outros. Essa descrição pode ser observada em pacientes que têm o quadro de TDAH já diagnosticado, mas também pode ser algo de um quadro pontual que o paciente esteja atravessando. Até mais.
O diagnóstico de TDAH na infância e adolescência é realizado por neuropediatras e quando adulto, neurologista e psiquiatra. Por se tratar de uma patologia neurobiologica, faz se necessário o uso de drogas psicotrópicas estimulantes. O acompanhamento deverá ser com psicólogos, pois ocorre o déficit na aprendizagem em função dos diversos estímulos ambientais que interferem no tratamento. A psicoterapia mais indicada é a terapia cognitivo-Comportamental