É possível só despertar o interesse em usar drogas por causa do álcool?

9 respostas
É possível só despertar o interesse em usar drogas por causa do álcool?
Olá, o uso de álcool não necessariamente desperta o interesse e curiosidade pelas drogas. O momento de vida, o ambiente social ,a estrutura de personslidade e de família são fatores determinantes na busca por experiências com drogas. O jovem é mais suscetível as influências do grupo ao qual pertence, mas seu envolvimento pode acontecer apenas superficialmente ou conforme os fatores citados acima levá-lo ao uso constante e até ao vício .

Existem vários fatores que predispõem o indivíduo ao uso das drogas. Um desses fatores é o biológico, pessoas que têm histórico de dependência química na família, podem ter uma predisposição biológica maior do que indivíduos que não tem. Há estudos que comprovam que pessoas que tem a proteína delta-fosB no sague também apresentam maior vulnerabilidade para desenvolver a dependência química. Porém, não necessariamente só a predisposição biológica vai levar o indivíduo a desenvolver o problema. Muitas vezes há fatores do meio ambiente que concorrem para o desenvolvimento do transtorno como, estresse, estrutura familiar e social, dentre outros. Há também o fator relacionado às crenças que o indivíduo tem sobre o uso das drogas. Ex: ‘usar drogas me faz mais feliz’, ‘se usar drogas serei aceito pelo grupo’, dentre outros. Em resumo, a combinação desses fatores podem levar ao uso das drogas.
O álcool também é uma droga, sendo em muitos casos a primeira que a pessoa usa na vida devido principalmente a facilidade de acesso e a reação social que tanto pode tolerar, quanto incentivar o uso. A sua pergunta não deixa claro qual relação com outras drogas você gostaria de saber, mas posso dizer que o álcool tanto deixa a pessoa vulnerável ao uso de outras drogas quanto a pessoa está bêbada, quanto é mostrada em algumas pesquisas como a primeira droga usava por atuais usuários de outras drogas, ao contrário do que diz o senso comum, que habitualmente faz essa relação com a maconha, por exemplo.
O uso de álcool, em diversos modos, recreativo ou abusivo, não tem relação direta com uso de outras substâncias psicoativas. Porém, sendo o álcool uma substância legal e de fácil aquisição, pode levar a um uso abusivo, apontando para a importância de investigar a função que a substância tem na dinâmica psíquica do sujeito.
Olá! O álcool também é uma droga, só que como o tabaco é uma droga lícita (aceitável). Não necessariamente o uso do álcool vai ter como consequência o uso de drogas ilícitas, porém a pessoa tem uma probabilidade maior no uso de outras substâncias;pode ser considerado a porta de entrada para outras drogas.As drogas inicialmente provocam sensações de bem estar, felicidade, coragem e outros; porem a longo prazo incluem efeitos danosos no fígado,coração, pulmão e no cérebro, podendo levar a overdose e a morte em alguns casos. Espero ter tirado sua dúvida. Abç!
Olá!Acredito que o uso do álcool por si só não é um critério para predisposição ao uso de outras drogas ,mas, em muitos momentos um disparador. Como foi dito por outros colegas, o que leva o sujeito a usar drogas depende de várias circunstâncias. Penso que, é importante se atentar quanto á frequência e a intensidade do uso, bem como, a função que a droga exerce na vida da pessoa, seja o álcool, a maconha ou qualquer outra droga. O sujeito pode usar drogas na tentativa de aplacar angústias e medos dentro de si, que ele próprio desconhece a origem, o que compromete a sua dinâmica de vida e pode leva-lo a um quadro de dependência.
O consumo de substâncias sempre deve ser analisado de acordo com singularidade de cada um , sempre digo que a questão não é a substância em si, mas a relação que se estabelece com ela.
Para algumas pessoas, o fato de consumir álcool, não significa que irá consumir alguma outra substância ilícita em seguida, porém para outras, isso pode ser uma verdade.
Acontece de acordo com características de personalidade e contexto ao qual está inserida.
O álcool, como abaixa a censura e o autocontrole, pode abrir o caminho para uso de outra substância que a pessoa já teria uma inclinação a experimentar ou consumir, e não podemos esquecer do contexto ao qual ela está, que pode atuar como um estimulante também.
Não. O álcool pode ser um motivador, porém por se só não podemos considerar o fator determinante. Não podemos deixar de levar em conta que o ambiente, o contexto social, familiar, o emocional podem ser também um fator precipitando. Mas a estrutura de emocional também leva em conta, porque dois indivíduos podem estar no mesmo contexto e um pode optar por não fazer uso e o outro pode sim querer fazer o uso. O importante é estar atento quando se sentir vulnerável buscar ajuda.
Você está perguntando se há relação do uso de álcool (que é considerado droga), desperta o interesse em outras substâncias? Sim e não. Vai depender do contexto no qual o sujeito está inserido. Não necessariamente quem bebe faz uso de outras substâncias e vice versa. Partindo desse lugar, é possível perceber que quem procura outras substâncias é o próprio sujeito, independentemente do uso de uma substância x ou y. O álcool em si não faz ninguém buscar outras substâncias, mas a pessoa alcoolizada, dependendo do contexto, pode ficar mais suscetível ao uso não por conta da bebida em si, mas pelo fato de que é comum outras substâncias circularem juntamente com o mesmo. Vai do sujeito bancar o que não quer pra si próprio ao invés de deslocar a responsabilidade para uma substância específica.