Qual perfil de psicólogo(a) devo procurar? Estou me sentindo desanimado, desinteressado e desestimulado

28 respostas
Qual perfil de psicólogo(a) devo procurar? Estou me sentindo desanimado, desinteressado e desestimulado por conta de aspectos profissionais, não estou lidando bem com as dificuldades de crescer na carreira e enfrentar o desemprego, especialmente por considerar ter um currículo de altíssimo nível
Olá! Procure um profissional capacitado que te passe segurança e que você se sinta a vontade de dividir suas dificuldades, sentimentos, preocupações, etc.

Acontece de muitas pessoas não se identificarem com o profissional e acabarem interrompendo o processo terapêutico.

Que bom que você está interessado em começar a terapia, com certeza irá te ajudar muito nesse momento difícil que você está passando

Se precisar de algo fico a disposição! Boa sorte!

Olá! Não existe um perfil "correto" de psicoterapeuta. Há pessoas que escolhem por gênero, outras por profissionais mais experientes ( se bem que os novatos podem lhe dar mais atenção por se tratar de seus primeiros pacientes). As pessoas geralmente chegam por indicação de colegas/amigos ou por se identificarem com determinadas características do profissional que encontram aqui na plataforma. O mais importante é você dar uma chance ao tratamento e não desistir no primeiro profissional que deu errado. Lembre-se que o profissional vai apenas facilitar o seu processo de mudança, o agente real da mudança é você! Boa sorte, abraços!
Não existe um perfil mais adequado que outro. Vc pode escolher se sentir melhor com homem ou mulher, mais novo mais velho. O que sim importa é que seja bem indicado, tenha boas referências . O restante é com você.
Olá. Tua questão é muito relevante. Perceba que você deve buscar um terapeuta cujo caminho profissional possa te levar, de uma forma segura e eficiente, ao encontro com as causas emocionais que estão te levando a viver como vive. Existem várias escolas psicoterapêuticas, e todas tem o objetivo de nos levar ao encontro conosco mesmos, independente do quadro que esteja apresentando. O importante é você se informar, o mais especificamente possível, sobre de que forma cada método fará isso, quais caminhos o terapeuta irá trilhar, de que forma ele irá conduzir o processo terapêutico. Esse é o caminho que você deve seguir antes de iniciar teu processo terapêutico. Estou à disposição para mais informações. Boa sorte.
O perfil de profissional mais adequado para você é aquele com quem você se sinta acolhido e te passe confiança para estabelecer um bom vínculo no processo terapêutico. Além do vínculo, outros fatores que você pode levar em consideração vão desde a formação do profissional, a faixa etária com que você se sinta mais confortável em ser atendido e também a abordagem que o psicólogo segue. Em algumas linhas teóricas, o profissional é mais diretivo como na cognitiva, que trabalha com a modificação de crenças disfuncionais do cliente que o levam ao seu sofrimento atual, já na psicanálise o psicanalista trabalha com a associação livre, ou seja, o paciente traz seus conteúdos de forma não direcionada pelo psicólogo. Existem outras abordagens que não citei aqui e que também podem ser muito úteis para o seu processo terapêutico. Espero ter contribuído com sua questão. O importante é você estar disposto a iniciar a psicoterapia. Já é um grande passo ! Parabéns!
O bom profissional é aquele que te escuta sem julgamentos. É acolhedor. Não minimiza suas dificuldades e não te dá ordens.
Existem diversos profissionais com abordagens diferentes. Você só vai saber se é o adequado quando for atendido por ele e sentir confiança nele.
É sempre bom verificar se há reclamações do profissional ou se ele tem boa avaliações. Isso pode te ajudar a se sentir mais seguro na hora de escolher o psicólogo.
Boa sorte na busca!
O atendimento psicanalítico trata o mal-estar e o sofrimento em sua condição singular.

É uma forma de abordagem do humano tem particularidades e método clínico. A clínica psicanalítica é um conjunto de procedimentos exige diagnostica (sintoma), semiologia (signos) e etiologia (causa)

Contemporaneamente nos definimos e nos percebermos, e através de ideais e construções sócio -históricas, categorizadas, e muitas vezes, de forma objectificável, imposta, repetida e também transmitida de forma desapercebida, mas não sem consequências.

Catalogação patologizante de sinais, sintomas e distúrbios (TOC, depressão, ansiedade, déficit de atenção, hiperatividade, estresse pós-traumático, somatização etc.) Faixa etária, fases da vida, gerações (criança, adultescente, terceira idade, y, x, boomers, nem-nens, millennials etc.); cor de pele, raça, etnia; anatomia, identidade de gênero, orientação afetiva (cis, trans, hétero, homo etc.); papéis familiares, profissionais e culturais (casais, pais, separados, mães, filhos, gestantes, puérperas, adotados, empresários, aposentados, desempregados etc.) ; diagnósticos biofísicos, intelectuais, comportamentais.

Essas categorizações falham ao não levar em conta a particularidade da vivência pessoal diante dos acontecimentos da vida.

Todavia, cada termo possui um conjunto de características próprias que o qualifica e nos identifica, constitui-nos, dão-nos lugar. O que torna possível definir previamente o público a quem se destina nossos serviços, e delimitar assim especializações psicoterapêuticas e especificações para a efetivação de políticas públicas e outros fins.

Lembrando, a psicanálise privilegia o encontro, no um a um e a cada sessão de análise. Sem a necessidade de ter um nome, uma descrição para legitimar, acolher e tratar o sofrimento. Leva em conta as narrativas de cada sujeito, sem medidas normatizadas as quais se adequar.
Atendimento a pacientes com: Depressão; Estresse; Ansiedades; isolamento; dificuldades de relacionamento; medos; fobias; síndrome do pânico; transtorno afetivo bipolar; transtorno obsessivo-compulsivo; transtornos alimentares, entre outros diagnósticos descritos pelo CID 10 – Classificação Estatística Internacional de Doenças. Levando em conta uma experiência de cura , calcada em uma confrontação com a verdade do sujeito, que não se define apenas pelo comportamento objetificável, mas pela relação que o sujeito estabelece com aquilo.

O sintoma tem relação com nossa vida, nossa família e nossa cultura. Respeitar o sintoma até que o sujeito não precise mais disso, e possa estar com o outro e reconhecer seu desejo de outra maneira
Olá! Eu sugiro que busque um profissional que seja qualificado, tenha boas recomendações e esteja credenciado ao Conselho Federal de Psicologia. Todavia, é fundamental que você experiencie com o profissional a construção de uma relação terapêutica, pois na maioria dos casos, a relação terapêutica com a competência do profissional e vontade do paciente, possibilitam uma análise psicológica que seja estruturante e eficiente para o paciente. Att., Pedro Pádua.
O perfil que você se sentir a vontade. O processo terapêutico só acontece de fato quando terapeuta e paciente estão confortáveis, afinal, o set terapêutico é um lugar onde o paciente leva suas angustias, desconfortos e questões a serem trabalhadas. Se você não se sentir a vontade para isso, não importa o quão qualificado seja o profissional. Permita-se encontra esse lugar. Agende uma consulta, pode ser por indicação ou qualquer outro critério de escolha, mas não esqueça: esse espaço deve ser acolhedor para você. E se não encontrar de primeira, não desista, porque garanto a você que esse espaço existe.
Olá, concordo com os meus colegas que o mais importante é o vínculo que você estabelece com o profissional. A relação por si só já é terapêutica. Por você ter dito que está se sentindo mal com a condição que se encontra, tal profissional poderá desenvolver essas questões com você para que você se sinta de bem de novo com sua vida.
Olá, na verdade não existe um perfil/ abordagem/ sexo, o adequado é o que você se sinta à vontade para dividir suas angústias e te acolher.
Na verdade ele precisa ser um profissional ético, acolhedor e que você consiga criar um vínculo.
Olá, sugiro que procure um profissional da psicologia que possa entender os seus questionamentos e que te ajude a construir um caminho sólido minimizando esses sofrimentos.
Ele pode te ajudar a entender o seu perfil comportamental, suas habilidades e o momento no qual está passando.
Olá, sugiro que busque um psicanalista. Marque um horário e fale sobre isso. Veja como você se sente. A análise é um processo, uma construção. Se permita falar e aos poucos ir entendendo seu sintoma. O importante é você encontrar seu lugar.
Espero ter ajudado
Bom dia vi que meus colegas já deram muitas sugestões, o que posso acrescentar é convida-lo a ir para terapia desarmado sem se preocupar com resultados imediados, se deixe envolver no processo sem medo, o importante é confiar no profissional que você escolheu e deixa fluir pode ser que chegue em pontos que você nunca pensou importantes ou determinantes para motivar teu desinteresse e ou falta de motivação, relaxe e confie no processo terapêutico! espero ter ajudado.
A psicologia tem várias abordagens e em cada uma o psicólogo irá atuar de uma maneira. Então, você deve procurar a que se sentir bem, pois todas irão conseguir te atender satisfatoriamente. O importante é procurar a ajuda!
Qualquer profissional competente e ético.
Em primeiro lugar será importante se sentir a vontade e seguro com o profissional escolhido, pois a aliança desenvolvida é essencial para o sucesso do tratamento. Entretanto, para escolher o profissional, seria interessante, buscar depoimentos, indicações de colegas e pesquisar as experiências no site do profissional. Outro aspecto importante, será conhecer as abordagens existentes e com a qual melhor se adapta, o profissional, poderá lhe explicar sobre isso. Vale ressaltar que se continua com os sintomas citados, deverá buscar ajuda o quanto antes, evitando assim o agravamento dos sintomas e impacto negativo na sua performance.
Procure um psicólogo que te ajude a identificar as causas desse desânimo na sua história, e que assim que forem identificadas e trabalhadas, continue o acompanhamento através de mentoria, coaching psicológico ou consultoria, visando a organização da suas metas pessoais, profissionais e de carreira. Espero ter ajudado.
No Doctoralia há centenas de profissionais disponíveis. Procure aquele que se identificar pelo perfil em um primeiro momento e estabeleça um contato. Caso não se identifique, você poderá procurar outro.
Procure um profissional capacitado que te passe segurança e que você se sinta à vontade para dividir seus sentimentos e suas angustias . O mais importante é buscar ajuda, com certeza irá te ajudar muito no atual momento.
Olá, o mais importante é você se sentir bem com o profissional, independente da abordagem que ele use, assim você poderá perceber os resultados que busca. Abçs!
Olá, olha não existe um perfil ou linha certa para procurar. Você deve buscar um profissional que você tenha empatia e confiança e que você consiga estabelecer uma boa aliança terapêutica. Todas as abordagens ajudam, você precisa ver com qual delas se identifica mais.
Olá! Na psicologia existem diversas abordagens psicoterapêuticas. É interessante que você pesquise um pouco e veja com qual se identifica mais e inicie seu processo de autoconhecimento. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Procure um profissional pelo qual consiga sentir-se a vontade para abrir suas questões. Busque ajuda!
Olá! Veja, qualquer abordagem psicológica (perfil de psicólogo) consegue lhe auxiliar, todas as abordagens possuem ferramentas que lhe conseguem abarcar nesse sentido. O ideal mesmo é que você procure alguém com quem se sinta a vontade pra iniciar terapia, isso é importante.
Alguém que você se sinta a vontade e diga coisas que façam sentido a você.
Entendo que você esteja passando por um período desafiador em relação à sua carreira e ao enfrentamento das dificuldades profissionais. A busca por um psicólogo é um passo importante para lidar com esses sentimentos e desafios. Ao considerar o perfil de um psicólogo(a) para ajudá-lo, aqui estão algumas características que podem ser relevantes:

Encontrar um psicólogo com experiência em orientação profissional pode ser valioso para ajudá-lo a explorar suas opções de carreira, entender suas metas e descobrir maneiras de lidar com as dificuldades que está enfrentando.

Um terapeuta que seja empático e não julgador pode criar um espaço seguro para você explorar seus sentimentos de desânimo e desinteresse, sem medo de ser criticado ou incompreendido.

Um psicólogo que valoriza a autoexploração e o autoconhecimento pode ajudá-lo a entender melhor suas próprias motivações, valores e interesses.
Olá. O perfil que te traga confiança, você se sinta a vontade para falar suas questões e que entregue resultado. A orientação teórica não tem papel importante se você não tem conhecimento sobre nenhuma delas. Abraço.