Qualquer coisa me deixa em pânico (coisas tolas, fáceis de resolver). Já não sei o que fazer e venho

32 respostas
Qualquer coisa me deixa em pânico (coisas tolas, fáceis de resolver). Já não sei o que fazer e venho pedir uma orientação: Qual profissional poderia me ajudar? Estou paralisado de tanta ansiedade.
Olá.

O psicólogo irá te ajudar. Procure Terapia Cognitivo Comportamental, essa é a abordagem da psicologia mais indicada para tratar ansiedade e demais transtornos, como por exemplo o Transtorno de pânico.

Você e o psicólogo serão uma equipe em prol do seu tratamento e juntos encontrão a melhor solução. Junto a isso você precisará de atendimento psiquiátrico, você e seu psicólogopoderão conversar sobre isso.

Seria importante ir ao psiquiatra
A ansiedade disfuncional, ou seja, aquela que não é útil para a nossa vida, é exatamente esta que nos deixa paralisado. Há uma ansiedade que é saudável, aquela que faz com que você se prepare para uma prova, uma viagem, uma reunião, mas não parece ser o seu caso, conforme descrito.
Procure um psicólogo e/ou psiquiatra de confiança, a psicoterapia associada ao tratamento medicamentoso possui maior eficácia, entretanto, a origem dos "gatilhos" que provocam tal ansiedade deve ser tratada em psicoterapia.
Procure um psicanalista para falar sobre essas questões que lhe paralisam. Dependendo do quadro, poderá ou não ser encaminhado para um psiquiatra. Entretanto, tal recomendação medicamentosa se faz necessária somente em casos onde há grande prejuízo psíquico, acarretando perdas em várias esferas da vida da pessoa.
Mas pense, se é tão tolo, porque te paralisa? Talvez não seja tão tolo como você pense.
Como a Dra. Virginia orientou, primeiro contate um psiquiatra para o diagnóstico. Se necessário será medicado o que fará diminuir muito seu sofrimento. Juntamente com o atendimento médico pode iniciar uma psicoterapia para sua qualidade de vida melhorar. Tenho certeza que logo estará melhor.
Olá, através da sua descrição às atividades rotineiras provocam-lhe sofrimento. Ao meu ver, tudo que provoca sofrimento é indício de que algo não está bem, precisando neste caso de uma investigação especializada. Sugiro que você procure um psiquiatra e um psicólogo. O psiquiatra, realizará a efetivação do diagnóstico e a recomendação de medicamentos, com a intenção da diminuição do seu quadro ansioso. Já o psicólogo, auxiliará você a administrar os sintomas do dia a dia, através das sessões de psicoterapia. Com a ajuda destes especialistas, você conseguirá viver de forma saudável e com qualidade de vida. Um abraço!
Olá! Que bom que já está dando um primeiro passo que é procurar orientação e ajuda. Acho que seria fundamental para você agora estar em um espaço de acolhimento e escuta, onde possa falar, tentando dar sentido àquilo que está difícili de nomear e entender nesse momento. A abordagem psicanalítica poderá lhe ser muito útil, pois tem se mostrado eficiente para casos de ansiedade, sem necessidade de medicação. O tratamento é possível e um bom profissional psicólogo saberá auxiliá-lo nesse processo. Espero ter te ajudado. Estou à disposição!
Olá! procure por um bom Psicoterapeuta cognitivo comportamental e hipnoterapeuta. Paz e Bem!
Conforme a colega psiquiatra mencionou, de acordo com sua sintomatologia, é importante você procurar auxílio médico - no primeiro momento. Um psiquiatra poderia avaliar e lhe prescrever a melhor medicação para que os sintomas diminuam.

Em seguida, é importante que você trate de sua ansiedade do ponto de vista cognitivo, ou seja, que você procure um terapeuta cognitivo-comportamental para que ele possa lhe ajudar a identificar seus pensamentos e a lidar com eles. Além disso, a TCC poderá lhe ajudar a reestruturar suas crenças e será util na resolução de problemas que lhe parecem muito ameaçadores.

Espero ter lhe ajudado nas orientações.

Abs
Importante procurar por profissionais da área de psicologia e psiquiatria. É necessário investigar sobre estes eventos, frequência, intensidade, relação com alguma situação, etc... Recomendo que procure por profissionais, que serão realizados os encaminhamentos necessários. Abraços.
Primeiramente, Neurologista ou Psiquiatra para medicação ansiolítica se for necessário. E a terapia para examinar seus pensamentos.
Respire fundo e dê o primeiro passo. Ficará bem. Confie em você. Beijinhos
Quando o medo e a ansiedade paralisam atividades da vida diária, é importante uma avaliação psiquiátrica. Em geral os medicamentos ansiolíticos dão bom suporte. Como toda grande dificuldade começa com um pequeno detalhe, é importante refletir sobre a forma como tem vivido atualmente. A psicoterapia feita por psicólogo é indicado, caso você queira saber qual comportamento seu, te levou a sentir-se assim. Se você já decidiu melhorar, agora é o momento prático de buscar o profissional que começará a trabalhar com você. Algumas vezes demoramos para perceber que sozinhos, não damos conta de resolver uma situação, mas certamente é bom ter tentado, pois você já conhece seu esforço e vontade de sentir-se melhor.
Ola, Procure ajuda médica de um psiquiatra e mantenha terapia em conjunto. Até mais,
Olá! No seu caso o profissional mais indicado para tratar da ansiedade é o psicólogo. Caso ele perceba que existe TAG (transtorno de ansiedade generalizada), ele lhe encaminhara para o auxilio psiquiátrico.
Abs
Olá! Informação é muito importante e o ajudará a procurar o tratamento mais adequado para você! Concordo com meus colegas nas orientações que lhe foram sugeridas quanto a um diagnóstico preciso e correto junto a um profissional de sua confiança que poderá ou não prescrever o uso de medicamento. Mas o acompanhamento psicológico é imprescindível pois tratará não apenas o sintoma, mas a causa! Não deixe de procurar acompanhamento médico e psicológico! Saúde para você!
Cabe uma avaliação detalhada dos seus sintomas, sua queixa, tempo, etc. Uma avaliação realizada com psicólogo ou psiquiatra será útil para encaminhamentos e tratamentos. Procure um o quanto antes para compreensão e cuidados necessários.
Abraço
Marlene Galdino.
Olá!! Nada do que sentes é tolo, e sim importante, pois se trata de você, dos seus sentimentos. Para entrar em contato com aquilo que o leva ter essa sensação do pânico e compreender melhor o processo dessa ansiedade, precisa se conhecer e aprender a lidar com estes sintomas.
Os profissionais sugeriram que buscasse ajuda psicológica e eu concordo com essa busca. Bom, desejo muito sucesso neste encontro.
Você deve procurar um(a) psicólogo(a), com certeza, ele(a) poderá te ajudar a encontrar as causas e superar seus medos e ansiedades. Estou a disposição. Um abraço!
Recomendo procurar um psicólogo. Caso seja necessário ele recomendará também um psiquiatra. O importante é não deixar de buscar ajuda, uma vez que você não precisa continuar a sofrer só. É possível conseguir progressos rápidos. Cuide-se.
Olá, acredito que você deva procurar um psiquiatra para avaliação da restrição que estes sintomas estão causando na sua qualidade devida e pensar em um esquema de medicação e/ou mudanças de hábitos que podem lhe ajudar.
Para facilitar o processo de mudança de hábitos, obtenção de comportamentos mais saudáveis e entender seu funcionamento psicológico de gatilho da ansiedade conte também com um psicólogo.
Boa sorte!
Olá!
Ansiedade leve faz parte da vida, como alguns colegas escreveram. A ansiedade profunda que traz sofrimento precisa ser tratada. É o PSICÓLOGO que vai te ajudar a entender porque se sente assim. É através da psicoterapia que vai encontrar as causas dos seus comportamentos. Os ansiolíticos orientados por psiquiatras após avaliação médica podem ajudar, mas não tratam as causas e gatilhos que inciam o processo de aumento da ansiedade. Eles "anestesiam" o sofrimento e parece que a dor e sofrimento diminuem. Mas enquanto não aprender a lidar com os seus incômodos e como resolver as dificuldades, mesmo que você considere tolas, os sintomas de ansiedade continuarão a surgir. Importante ao procurar um psicólogo, escolha alguém que se sinta à vontade, independente da linha de trabalho que diversos colegas sugeriram aqui. O bom psicólogo é aquele que independente da sua linha de atuação, consegue alcançar as demandas do cliente e ajudá-lo a resolver suas questões. Boa sorte!
As preocupações de um ansioso sempre tem relação ao seu estado futuro, um medo de algo que nem ocorreu. Quando você se refere a coisas tolas, à princípio para você pode ser sem importância, mas pode esconder medos maiores ou ativações de esquemas, estruturas mais enraizadas. O estado emocional exacerbado sempre tem seus prejuízos, precisa trabalhar a racionalidade, ou seja, a preocupação que pode te trazer uma solução. Assim equilibra a emoção e razão. O processo terapêutico sempre ajuda, mas dependendo o quadro, o auxilio de um psiquiatra, exercícios ou outros recursos terapêuticos podem reduzir o estado de nervosismo. Seria interessante buscar profissionais em que sinta confiança e empatia, para dar início na sua melhora.
Concordo com o colega sobre um grau de ansiedade aceitável e natural, pois a ansiedade até certo ponto é útil para nossa sobrevivência. Ela nos faz reagir em determinadas situações, porém quando existe sofrimento, como você nos relata deve ser tratada. Um psiquiatra no caso, pode prescrever medicamentos para o alívio dos sintomas que associados a psicoterapia poderá trazer bons resultados, ajudando de forma que consiga superar as crises e retomar uma vida ativa.
Olá, antes de qualquer coisa é importante saber que seu quadro não é incomum e que existem vários tratamentos possíveis para ansiedade e para transtorno do pânico.
O diagnóstico é feito por um médico Psiquiatra e pode ser indicado medicação e/ou psicoterapia para seu tratamento.
Abraço,
Dr. Allan Santos
Olá! Quando você afirma que sua ansiedade está te paralisando esse já é um sinal de alerta. Explicando de forma simplificada a ansiedade é a vivência constante do futuro, com desejo de prever e/ou resolver situações que não estão sob controle. Essa busca pelo inalcançável leva a outros sentimentos como impotência, frustração, desânimo, etc.

Muitas vezes é difícil sair desse ciclo de pensamentos negativos, e a ajuda de um profissional psicólogo é fundamental para reconstrução das próprias potencias, além da compreensão daquilo que lhe faz paralisar.
Não deixe que essa situação se arraste por mais tempo te gerando tanto sofrimento. Permita-se receber ajuda, você merece!

Um forte abraço!
Olá, boa noite.
Que bom que você está buscando ajuda diante de um momento difícil, este já é o primeiro passo.
Diante desse quadro é muito importante que procure um psicólogo, ele irá trabalhar com você a origem dessa ansiedade, e o que faz com que você se sinta assim. Este é o caminho para que essa sensação de pânico melhore. O psicólogo também avaliará sua situação para ver se será necessária a presença de um psiquiatra nesse tratamento.
Procure um psiquiatra ou psicólogo para se certificar do diagnóstico. O tratamento mais indicado para seu caso é a terapia cognitivo comportamental aliada a medicação, essa última, se necessário.
Olá!
Você está apresentando sintomas característicos de um transtorno ansioso.
Seria interessante procurar por um médico psiquiatra e pelo atendimento psicológico.
Busque primeiramente um psiquiatra pois ele na condição de médico pode investigar melhor questões fisiológicas que podem influenciar nessas sensações que você tem sentido.
Acredito que não se trate de nenhum transtorno em particular, mas uma questão de insegurança generalizada, que deve ter origem em sua formação. Evidente que as condições ambientais de seu crescimento assim como a condução de sua formação, modelam suas respostas perante as adversidade da vida. Uma boa investigação e remodelação comportamental vão te ajudar.
Olá ! O Profissional Psicólogo está habilitado para tratar essas questões emocionais. Juntos vcs podem pensar em uma estrategia saúdavel de enfrentamento diante dos estressores de sua rotina.
Procure um profissional que vai ajudar você a chegar nessa compreensão e não apenas responder às dúvidas... afinal, você é um ser único e a psicoterapia deve ser levada a sério quando observamos sua história de vida!