Quando criança trocava o S pelo 3 e até hoje quando vou ler troco um pouco as letras e acabo lendo

21 respostas
Quando criança trocava o S pelo 3 e até hoje quando vou ler troco um pouco as letras e acabo lendo um palavra diferente. Isso é dislexia? Tem tratamento?
Olá. É precoce falar se é dislexia
O mais seguro é você procurar uma avaliação neuropsicológica a fim de trazer a luz sua dificuldade.
Assim será possível realizar um trabalho objetivo é te passarei o diagnóstico preciso.
Existem transtornos neurológicos que não são detectados pelo exame laboratorial e sim por testes específicos.
Algumas lesões cerebrais também podem ser determinadas por testes específicos.
O importante que existe tratamento

Procure um profissional da fonoaudiologia que atue com dislexia, pois o mesmo poderá através de avaliações confirmar se você realmente é portador de dislexia.
Att
Carmen C.Gonçalves
É possível que seja dislexia, sim. Para verificar isso, é necessário fazer uma avaliação neuropsicológica (feita por um psicólogo especialista) e psicopedagógica (idem, podendo ser psicólogo ou pedagogo). Muitas pessoas acreditam que o psicopedagogo trata apenas crianças e isso não é verdadeiro.
Sugero procurar fazer uma Avaliação Neuropsicólogica para investigar através das baterias especializadas para o caso e chegar ao diagnóstico junto com a equipe multidisciplinar, assim diante deste diagnóstico fazer uma reabilitação com os profissionais!
Atenciosamente!
Neuropsicóloga
Dizer que é dislexia é um pouco precipitado;
Qual sua idade? Qual uso contínuo você faz de leituras?
Como a escola atendeu às suas trocas de letras? Eram ortográficas? Eram perceptivas? Como é sua coordenação motora? Qual sua predominância lateral? Costuma escrever só com auxílio do computador?
São muitas questões para serem consideradas antes de considerar-se disléxico. Procure um especialista que pode ser um psicopedagogo ou fonoaudiólogo desde que sejam estudiosos e pesquisadores destas questões.
Boa sorte.
PODE ser Dislexia sim, deve buscar ajuda com Fonoaudiólogo que é o profissional mais indicado, seguido pode também ter uma orientação pedagógica .
A troca das letras na escrita, na leitura e em alguns casos na fala é o principal sintoma de dislexia.
Como Psicóloga aproveito para te orientar a cuidar e buscar também um terapeuta e colocar sua questão , isso pode te trazer vergonhas que vão impedir seu crescimento pessoas, profissional e principalmente intelectual. É muito importante que você fale sobre isso com alguém que possa ouvir e te acolher com sensibilidade. Aparentemente a questão de trocar letras é “simples” mas com o passar dos anos vai tendo um peso social que pode te trazer outros danos . Falo com profundo conhecimento.
Espero que de tudo certo . Boa sorte e não desista .
Abraços
Sayonara Machado
Essa pergunta é muito difícil de responder apenas com as informações que estão colocadas aí. Concordo com a colega Maria Alice que é necessário obter mais dados sobre sua história e seu percurso escolar para poder falar em dislexia. Se você está preocupada com esta questão ou se você tem algum prejuízo social ou na sua produção de trabalho por conta destas trocas, recomendo que busque ajuda de um psicopedagogo ou fonoaudiólogo que poderá avaliar e fazer as devidas orientações.
Na primeira infância pode ser comum trocar algumas letras ou não conseguir reproduzir a letra corretamente. A medida da evolução neuropsicomotora, da socialização e do aprendizado escolar, isso vai se corrigindo. Se não se corrige, o mais indicado seria buscar um diagnóstico neuropsicológico preciso com um fonoaudiólogo e um psicólogo especialista já que a aquisição da linguagem (escrita, oral, visual, de leitura, etc) depende tanto das capacidades biológicas, como do ambiente social, familiar e educativo.
Olá , não é prudente afirmar sem uma avaliação precoce.
pelo sintoma levanta uma grande hipótese porem necessita prioritariamente uma avaliação neuropsicológica .
Existe essa possibilidade, mas não poderia afirmar sem antes fazer uma avaliação neuropsicologica. Indico que procure um profissional, para que se possa levantar todas as hipóteses possíveis e então testá-las, para depois poder afirmar.
Espero ter te ajudado.
Bom dia
É um assunto muito delicado e realmente se faz importante uma avaliação de um profissional. Você pode procurar um fonoaudiólogo, psicopedagogo ou mesmo um psicólogo. É provável que seja uma Dislexia, mas é prematuro afirmar sem uma avaliação mais detalhada e precisa. O melhor caminho é pedir ajuda profissional. De repente a escola pode dar-lhe um apoio quanto a isto.
Olá,sim a dislexia é uma possibilidade. Contudo é necessário fazer uma avaliação com neuropsicologia e/ou fonoaudiólogo para se certificar do diagnóstico e definir melhor tratamento.
Boa tarde . Sugiro um trabalho em conjunto com fono e psicólogo, pois possivelmente possa ser sim dislexia , contudo , é necessário descartar outras dificuldades associadas na aprendizagem .
Coloco-me a disposição.
Bom dia antes de definir se é ou não dislexia é importante ter um diagnostico mais preciso feito por uma fonoaudiologa, somente com um exemplo não é correto definir o que voçe tem.
Consulte um/a profissional e ela vai saber te ajudar a entender a causa desse problema e...se possivel supera-lo.
Depende, pode ser consequência e defesa do trauma de talvez seus pais ou alguém próximo implicarem e tentarem "corrigir" forçosamente tal escrita, ou a ridicularizarem (faço esta possível dedução porque se lembra até hoje desse detalhe, caso não lhe faça sentido, desprezá-la).
O fato é que o espelhamento de letras e números é muito comum em crianças em fase de alfabetização e nada preocupante, tendendo a desaparecer... Talvez as pessoas à sua volta não o soubessem e simplesmente isso tenha ficado marcado (encobrindo outras coisas?).
O fato de persistir em idade adulta, neste quadro, é perfeitamente compreensível, mas se lhe causa incômodo ou auto-estranhamento - e também por talvez estar ocupando o lugar de outras coisas mais complexas que lhe tenham marcado - sugiro uma terapia psicanalitica com um bom profissional.
Espero ter ajudado, tudo de bom.
Qualquer troca silábica ou fonética deve ser avaliada. A dislexia é um transtorno da aprendizagem da leitura e escrita. A troca de uma letra pode não significar um transtorno. Mas significa que há uma falha no processo de decodificação escrita. Sugiro que procure um profissional para avaliar melhor suas dúvidas.
Uma avaliação neuropsicológica seria interessante. São poucos dados para afirmar se é ou não dislexia. Abraço e boa sorte.
É importante que você passe por uma Avaliação mais cuidadosa, com uma equipe multidisciplinar como já foi dito: Neuropsicólogo, Psicopedagogo, Neurologista, Fonoaudiólogo, Psicólogo, etc. Sintomas emocionais também podem interferir nos resultados então é preciso avaliar seu nível de estresse, ansiedade, além de outras emoções e comportamentos. A Avaliação Psicológica com enfoque Neuropsicológico consiste em entrevistas, questionários, escalas, testes, observação clinica e pode apontar como está seu funcionamento cognitivo hoje além das habilidades sociais, comportamento como já disse e personalidade. Com o laudo em mãos vai ser possível delinear metas dentro de uma reabilitação holística, ou seja, visando qualidade de vida. Identifica-se suas potencialidades; estas irão "ajudar" as suas dificuldades e assim obter melhores resultados. Independente do diagnóstico lembre-se que sempre há novas possibilidades, então uma terapia ajudará você a trilhar esse caminho. Um abraço.
Não se pode dar um diagnóstico sem os devidos exames e avaliações. Há necessidade de consultar uma equipe multidisciplinar para que juntos possam fazer um estudo mais assertivo.
Olá, é importante fazer uma avaliação completa para entender o que está acontecendo.
Faz sentido pensar em dislexia, mas certamente é preciso avaliação para poder ter um diagnóstico. Procure especialistas e faça uma avaliação. Abraço