Quando fico um tempo sem tomar sertralina e volto a tomar, sinto que meus ouvidos trancam como se eu

33 respostas
Quando fico um tempo sem tomar sertralina e volto a tomar, sinto que meus ouvidos trancam como se eu estivesse na serra, uma pigarra na garganta e falta de apetite.
Olá,
Em alguns casos a medicação pode agir de varias maneiras, mas seria de fundamental importância procurar o seu médico e falar sobre as reações. E paralelamente fazer uma psicoterapia com o intuito de se aprofundar melhor em relação a essa necessidade de tomar remédios.
Boa sorte.

Olá! A interrupção da medicação é um momento importante que pode sim causar reações. Essa interrupção e a volta da medicação é acompanhada por seu psiquiatra? Caso a resposta seja não, te oriento a buscar avaliação de um profissional, pois retirar medicação deve de forma gradual. Num segundo momento, após resolvida a questão da medicação, é indicado dar início a um acompanhamento com psicóloga para poder buscar alternativas para lidar com as emoções, pensamentos e comportamentos indesejados. Um abraço psicóloga Ana Paula R.
Todo efeito colateral deve ser comunicado ao médico. Interromper a medicação ou tomar por conta própria não ajuda o tratamento. O ideal será você, além do acompanhamento médico, ter o apoio de uma terapia para que os fatores que causam adoecimento psíquico sejam identificados e você tenha ganhos no tratamento. Se cuide!
Te convidamos para uma consulta: Acompanhamento a pacientes com: ansiedade,depressão, fobias e traumas psicológicos - R$ 130
Olá. Você deve tomar sertralina dentro de um tratamento psiquiátrico, portanto qualquer parada deve ser comunicada e combinada com o psiquiatra, assim como esses efeitos colaterais que sentiu. Abraços
Olá, espero que tudo esteja indo bem dentro do possível.
Tanto o início, quanto o final de um tratamento medicamentoso deve ser SEMPRE feito sob supervisão médica (médico psiquiatra). Muitas vezes o uso desregulado e não programado de medicações pode gerar efeitos contrários aos desejados.
Psiquiatria + Psicoterapia são a chave para uma boa saúde mental.
Olá, qualquer medicação deve ser tomada com a supervisão de seu médico, os antidepressivos e ansiolíticos devem ser receitados de preferencia pelos psiquiatras. Cuide-se. Abraço
Olá! Não sei quem te prescreveu a sertralina, mas entendo que não chegastes a falar com o profissional que prescreveu. Então, a sugestão é para buscares um profissional em que confies para verificar também o porquê das paradas, se podes tomar outra medicação com menos efeitos colaterais para ti, ou até parar (se for possível, claro, para isso, precisas falar com o médico). Em geral, tomar "as vezes", parar e voltar não costuma ter um bom efeito em qualquer tratamento e gera frustração com os tratamentos. Espero ter ajudado!
Não é indicado interromper a medicação sem indicação médica devido exatamente a alguns efeitos colaterais. Procure seu médico e converse a respeito
Olá
Uma medicação psiquiátrica precisa de todo cuidado para sua indicação e início de tratamento. As interrupções devem ser indicadas pelo médico, pois a retirada também exige cuidado. Tudo isto porque o efeitos sobre o sistema nervoso central atingem várias funções além das causas que levam à medicação. Portanto, não podem ser tomados de maneira negligente. Busque seu médico.
Relate estes sintomas ao seu médico. É importante que ele acompanhe a retirada do medicamento (se for este o caso). Não é recomendável fazer interrupções sem a devida orientação médica. Boa sorte.
Cabe aqui uma pergunta importante a você. Qual tem sido o critério de você tomar tal medicação, foi indicação médica? Observo que jamais podemos nos automedicar principalmente com tais medicamentos. Procure urgente um psiquiatra para te acompanhar neste processo. Seria importante também você procurar um psicólogo para fazer um acompanhamento psicológico.
Olá! Para um possível desmame seguro, duas medidas poderão te ajudar: acompanhamento com Terapia EMDR + Pain Management e com psiquiatra. Um abraço!
Concordo com os colegas e reforço o contato com o psiquiatra para vê essa forma de uso da medicação!
Abraço fraterno
Olá, incialmente parabéns pela iniciativa em buscar ajuda; contudo; vale salientar o seguinte: 1) quais as razões te levam a fazer uso desta medicação? 2) vc recebeu orientações do psiquiatra, inclusive em parar de tomar ou parou por conta? 3) esta medicação, algum componente pode estar lhe causando efeito colateral como uma alergia?. Mediante a estas hipóteses, fundamental você levar ao seu psiquiatra estas queixas e seguir as recomendações do mesmo, aliando, ainda, a psicoterapia para que você lide melhor com os possíveis fatores desencadeadores para o uso desta medicação. O trabalho desta dupla de profissionais contribuirá para sua evolução emocional e afastamento da medicação. Boa sorte e estou à disposição.
Olá! Existem algumas coisas importantes na sua pergunta. Uma delas é a necessidade de sempre conversar com sua(o) médica(o) psiquiatra para poder parar de tomar o remédio, muitos medicamentos psiquiátricos precisam que você vá diminuindo a dose aos poucos, gradativamente até poder parar 100% e os detalhes de como fazer isso só a(o) médica(o) poderá dizer. Outra questão a ser considerada é que medicamentos (todos eles) apresentam algum efeito colateral seja no início, durante ou final do tratamento, você precisa discutir com sua(o) médica(o) se os benefícios do remédio superam os efeitos colaterias desagradáveis, e caso não, buscar outras opções que estejam acessíveis para você. E por fim e não menos importante, o ideal seria você fazer terapia ao mesmo tempo que faz o tratamento medicamentoso para que enquanto o remédio alivia seus sintomas você possa cuidar das suas questões mais subjetivas, seus afetos e emoções.

Espero ter ajudado, fique bem! Abraços, Taíla.
Olá, o correto é que a sertralina esteja sendo um tratamento acompanhado por um médico e que haja uma constância no tratamento, pois não adianta iniciar o tratamento medicamentoso e parar do subitamente e mais subitamente ainda retomar a medicação. Remédios devem ser consumidos com cautela e prescrição médica. Porém, nunca soube desses tipo de sintomas causados pela sertralina, acho válido informar ao médico e caso tenha acompanhamento psicológico, que informe ao terapeuta para que possa olhar com atenção e investigar uma possível sintomatização que possa estar fazendo inconscientemente vinculado a medicação, mas é válido que ambos os professores que lhe assistem possam lhe informar melhor sobre esses sintomas.
Espero te ajudado.
Abraco
Olá, é de extrema importância passar por uma consulta com o profissional que prescreveu a medicação para uma avaliação. Mas também procurar um profissional de psicologia para o acompanhamento terapêutico.
As medicações podem apresentar efeitos colaterais . Caso esteja te incomodando tanto é importante voltar ao psiquiatra que te passou a medicação. O uso da medicação precisa ter um acompanhamento contínuo com o médico além de psicoterapia.
Deve-se evitar ao máximo a interrupção do tratamento medicamentoso, pois ao interrompe-lo inicia-se um novo ciclo de readaptação. Caso os sintomas persistam, informe ao seu médico para que possa te orientar melhor. Importante também, manter um acompanhamento contínuo com o médico e com o psicólogo.
Olá. Você não colocou se essa pausa foi feita por recomendação médica. É importante que qualquer pausa em seu medicamento seja feita por um psiquiatra, lembrando que a retirada tende a ocorrer de forma gradativa exatamente para que não ocorra nenhum mal e/ou recaída. Um forte abraço e melhoras
Em geral esse tipo de medicação é de uso contínuo e não deve ser interrompida e retomada por conta própria. Converse com seu médico.
Olá! Sertralina é um antidepressivo, ou seja, medicação para tratamento de depressão. Esse tipo de medicação leva tempo para fazer os efeitos esperados (os efeitos colaterais, por outro lado, já são ligeiros: podem ocorrer logo após o uso no 1o dia!). Deve ser consumido de forma contínua (sem interrupção) a menos que seu Psiquiatra tenha lhe dado alguma outra informação mais personalizada. Cada paciente pode fazer referência a efeitos colaterais diferentes. Porém, a bula deste prevê a falta de apetite. Assim, sugiro retornar na consulta com Psiquiatra para rever o que pode ser feito nesse caso. Os outros sintomas (ouvido tampado e pigarro) me fazem pensar em outras questões. O que, simbolicamente, você não quer ouvir e nem falar sobre? Talvez seja algo dolorido emocionalmente. Fico à disposição. Até mais!
Olá! Todo medicamento tem um jeito correto de ser administrado, a sertralina é um remédio de uso controlado que requer alguns cuidados importantes principalmente em sua forma de iniciar e parar o tratamento. Pelo seu relato não me parece que seja feito um acompanhamento nem médico nem psicológico, e se esse for o caso , indico que busque o quanto antes um psiquiatra para acompanhar o seu caso e também um psicólogo para fazer um acompanhamento terapêutico (psicoterapia) , pois os dois profissionais juntos poderão te ajudar para que você possa parar de vez com o uso dessa medicação. Esses sintomas podem estar relacionados com a forma incorreta da administração dessa medicação, junto com questões de ordem emocional. Busque e realize um tratamento adequado com profissionais adequados e você ficará bem ! Me coloco a sua disposição. Um forte abraço!
Sugiro que procure seu médico para relatar tais reações. O uso de toda medicação deve ser acompanhado da observação cuidadosa dos efeitos esperados e das possíveis reações adversas, a fim de que proporcione o melhor resultado para o tratamento.
Olá! É necessário relatar isso ao seu médico. E lembre-se, toda medicação deve ser acompanhada por profissional. Um abraço!
Olá! Para começar ou parar uma medicação, busque sempre orientação do seu psiquiatra. Seria importante fazer acompanhamento psicológico para que você possa levar suas questões de ordem emocional. Fico
à disposição. Um abraço!
Medicamentos tem efeitos colaterais. Busque orientação médica.
Você comunicou isso ao psiquiatra? É importante falar para ele sobre os sintomas. Você também está em acompanhamento com psicólogo? Porque o tratamento funciona melhor quando é combinado a Psiquiatria com a Psicologia. Um abraço!
Sugiro consulta com psiquiatra.
Olá, como vai? O organismo costuma se adaptar a medicação, caso você interrompa por conta própria e volte a tomar é como se seu corpo tivesse que se adaptar novamente, caso não esteja em acompanhamento médico, sugiro que procure pelo seu psiquiatra e siga corretamente as instruções para que essa sensação não ocorra mais.
É importante ressaltar que a interrupção ou alteração da dose de medicação antidepressiva, como a sertralina, deve ser feita apenas sob a supervisão do seu médico psiquiatra. A interrupção abrupta ou a redução inadequada da medicação pode levar a efeitos colaterais e piora dos sintomas.

Os sintomas que você está relatando, como sensação de ouvidos tampados, pigarro na garganta e falta de apetite, podem ser efeitos colaterais ou sintomas de retirada da sertralina. A sertralina é um medicamento antidepressivo da classe dos inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRS) e pode causar efeitos colaterais quando iniciado, ajustado ou interrompido.

Os sintomas de retirada da sertralina podem variar de pessoa para pessoa e podem incluir tontura, vertigem, alterações sensoriais, náuseas, vômitos, irritabilidade, ansiedade, agitação, entre outros. É importante seguir as orientações do seu médico quanto ao uso e descontinuação da medicação, e relatar quaisquer efeitos colaterais ou sintomas que você esteja experimentando.

Se você está tendo esses sintomas ao interromper ou alterar a dose da sertralina, é importante entrar em contato com o seu médico psiquiatra imediatamente para avaliação e ajustes adequados na medicação. O médico pode orientá-lo sobre a melhor forma de interromper ou ajustar a dose da medicação de forma segura e minimizando os efeitos colaterais.

Lembrando que a medicação antidepressiva é apenas uma parte do tratamento para a depressão e outros transtornos mentais. A terapia psicoterapêutica, o autocuidado, a adoção de hábitos saudáveis de estilo de vida e o suporte social também são componentes importantes do tratamento global. É fundamental trabalhar em conjunto com seu médico e terapeuta para encontrar a abordagem mais adequada para o seu caso.

Olá! Seria interessante saber em qual ponto do tratamento você está. Se estiver no começo dele, seu corpo precisa de um tempo para se adaptar aos novos medicamentos. Caso esteja há um tempo maior, essa falta de mudanças devem ser comunicadas ao médico psiquiatra para que ele avalie se há necessidade de ajuste de dosagem ou troca do remédio.
Sugiro consultar com um psicólogo, que a ajudará a entender seu estado , fazer um tratamento em conjunto e ajudar você a se entender melhor e saber administrar melhor sua vida e diminuir seus sintomas. Te convido à conhecer meu Trabalho. Abraço
O medicamento deve ser tomado conforme prescrição médica, consulte um psiquiatra.