Remédios antipsicóticos administrados em baixa dosagem para insônia podem afetar a memória e função

12 respostas
Remédios antipsicóticos administrados em baixa dosagem para insônia podem afetar a memória e função cognitiva?
Veja ... o profissional médico que prescreve toda e qualquer medicação é a pessoa mais indicada para explicar os efeitos colaterais...Há pesquisas que relatam que algumas medicações que atuam no sistema nervoso Central interferem na cognição...memória...enfim..no entanto qdo o neurologista e ou psiquiatra prescrevem uma medicação pra insônia fica atento a quantidade....tempo de uso...combinação de medicações visando o melhor benefício....esses disques me disques já deveriam ter caído no esquecimento .

Olá, infelizmente sim. Podem afetar logo após a tomada da medicação como também a longo prazo. Não somente os antipsicóticos, benzodiazepínicos causam declínio cognitivo a longo prazo também. Essas informações são obtidas através de estudos médicos, sendo sólidas e confiáveis.
Olá. Todo medicamento afeta de alguma forma a capacidade cognitiva e memória.
Isto significa que para cada benefício existem vários efeitos colaterais
O profissional que é responsável para receitar tal tipo de medicação conhece e também relata ao paciente os benefícios e malefícios dos medicamentos
O que importa é seu benefício se supera o efeito colateral.
Olá. Os antipsicóticos, de forma geral, interferem em funções como atenção (sustentada e dividida - ou seja, dificulta a concentração e a capacidade de prestar atenção em duas coisas ao mesmo tempo), velocidade de processamento mental e/ou motor (gera um "enlentecimento" no pensamento e/ou na ação), a memória operacional (conseguir memorizar simultaneamente dois estímulos diferentes - exemplo: nome do lugar e telefone). Como a atenção é o mecanismo de base do funcionamento da memória, pode impactar secundariamente na memória de longo prazo (ler alguma coisa e depois de trinta minutos não conseguir mais lembrar muita coisa do que leu). Caso tenha mais dúvidas, entre em contato. Será um prazer ajudar!
Os remédios anti psicóticos são medicamentos muito fortes, e podem provocar problemas cognitivos , se for mau usados, por isso sempre consulte um medico
Ola! A medicação administrada com cuidado dificilmente trará danos a sua saúde, a questão é como vc funciona dentro de um estilo de vida que possivelmente pode não ser saudável! Seu médico poderá lhe informar sobre efeitos colaterais etc, mas é fundamental adotar uma responsabilidade sobre sua vida: atividade física funcional como caminhadas, yoga, pilates, alimentação equilibrada, diminuição do estress e álcool, tabaco entre outros estimulantes. Fazer escolhas inteligentes faz parte do processo da qualidade de vida! Abraço
Os remédios antipsicóticos e benzodiazepinicos tem a função de alterar o funcionamento celular no sistema nervoso, o que por si só não é recomendável, sendo que os especialistas informam sobre os efeitos colaterais que com certeza estarão atuando.
É recomendável que se verifique as verdadeiras causas da insônia que podem estar na alimentação, no uso de drogadição, tais como fumo, bebidas alcoólicas, uso excessivo de cafeína, etc., bem como na falta de exercícios físicos, caminhadas, etc.
Acredito que o seu objetivo seja melhorar a qualidade ou tempo do seu sono. Para que isso aconteça, é fundamental um manejo suficientemente neutralizador das preocupações e da ansiedade no momento de dormir, bem como alguma capacidade de auto induzir relaxamento corporal. Pesquise esses temas e tente modificar seu ritual de ir dormir. Caso queira mais informações, terei prazer em ajudar
Não só antipsicóticos como outras medicações e substâncias em geral "para dormir" podem fazer isso. No entanto, no caso dos antipsicoticos, apesar de hoje haver evidências de que talvez exista um segundo relógio biológico relacionado a dopamina que eles antagonizam, não se recomenda o uso dos mesmos para tratamento de insônia devido a outros efeitos colaterais
A insônia deve ser tratada de preferência com uma boa higiene do sono. Se ela tem alguma causa específica, isto deve ser resolvido para que o sono volte ao normal. Quando há necessidade de medicamentos, os antipsicóticos em baixas doses afetam menos a memória e outras funções cognitivas do que os tranquilizantes (benzodiazepínicos). O uso crônico expõe a pessoa a efeitos colaterais piores, como a discinesia tardia. O ideal é que o médico especialista em Medicina do Sono seja consultado e sua principal função é ajudar o paciente a "aprender" a dormir novamente.
Pacientes com insônia devem ser adequadamente avaliados por um médico especializado em Medicina do sono ,que irá solicitar exames para detectar se ha possíveis doenças que estão ocosionando a insonia. Apos diagnóstico pode ser importante buscar um psicologo afim de ajudá-lo a identificar comportamentos que podem piorar a insônia atuando em função de modifica-los ou interrompe-los. Em relação ao medicamento, todos os antipicoticos podem alterar a memória cognitiva.
Podem afetar logo após a tomada da medicação como também a longo prazo. Não somente os antipsicóticos, benzodiazepínicos causam declínio cognitivo a longo prazo também.